Zeekr revela imagens teaser da 007 GT, a versão station wagon do sedã 007, na China
Zeekr revela as primeiras imagens teaser e oficiais da sua primeira station wagon, a 007 GT, baseada no sedã 007; elétrica, ela estreia em breve
A Zeekr terá a sua primeira station wagon na China neste ano
de 2025. Trata-se da 007 GT, que será a versão SW do sedã 007, lançado em 2023.
A novidade vai agregar ainda mais no portfólio da empresa para atender
famílias, além da minivan 009 e dos utilitários esportivos X e 7X. A 007 GT
começou a ser desenvolvida ainda ano passado, quando os primeiros rumores sobre
ela começaram no mês de maio de 2023, como um dos principais produtos a ser
oferecido na Europa.
Desde então, a Zeekr foi trabalhando no modelo até revelar
agora as primeiras imagens teaser da novidade. Em termos de design, a 007 GT se
destaca pela proximidade com o sedã até a coluna B. Dali em diante é um novo
modelo, como acontece habitualmente. Na dianteira, a SW possui faróis bem
afilados com dois projetores de LED e uma faixa superior com luzes diurnas
(DRL) dentro de um acabamento em preto brilhante que sustenta o logotipo da
marca, ao centro. Assim como acontece com o 007, essa faixa em preto brilhante
também funciona como tela que pode trazer informações a pedestres ou apenas se
comunicar.
O para-choque dianteiro possui um desenho mais limpo, com o
espaço para a placa e nas extremidades traz entradas de ar verticais com um
acabamento em preto brilhante. A partir das entradas de ar das extremidades,
existe um vinco horizontal e outro vinco que segue o desenho trapezoidal da
entrada de ar inferior, passando por detrás do espaço da placa. A entrada de ar
inferior possui acabamento em preto brilhante com grelha que se abrem quando o
veículo está em movimento no estilo venezianas. O grande capô também possui
vincos que o definem até de forma agressiva.
Há um par de vincos mais centrais e um outro par de vincos mais nas extremidades, que criam pequenos ressaltos. Em ambos os casos, os vincos terminam ainda no capô. De perfil, os vincos mais definidos ficam por conta das caixas de rodas, que delimitam o desenho dos faróis e de um acabamento preto brilhante no para-lama dianteiro (que deve esconder câmeras e sensores de condução). Os vincos das caixas de rodas se conectam com um outro vinco na parte inferior da carroceria. A partir da entrada de ar inferior do para-choque dianteiro, nasce um acabamento preto brilhante que percorre a lateral da 007 GT.
Ele termina nas laterais do para-choque traseiro e fica maior na parte inferior das portas. Outro vinco nasce próximo da porta traseira e avança na traseira. O desenho dos vidros também possui um desenho esportivo. O caimento do teto é suave a partir da porta traseira enquanto a parte inferior ele cresce ascendentemente. Um acabamento em preto brilhante está no contorno dos vidros e este continua na coluna D e se conectando com o vidro traseiro, deixando o teto suspenso formando uma espécie de barbatana. Por fim, as rodas são de liga leve de 19 polegadas, cinco raios e pinças de freio amarelas expostas.
No teto, a GT se destaca por trazer rack de teto, teto solar panorâmico e um radar Lidar que indica que ela terá sistemas avançados de auxílio à condução, possivelmente com condução semiautônoma. De traseira, destaque para o aerofólio traseiro com a parte central rebaixada, que facilita a aerodinâmica da 007 GT. O vidro traseiro é inclinado e existe uma espécie de aerofólio na própria tampa do porta-malas, com acabamento preto brilhante. As lanternas são quase iguais às do sedã, com faixa horizontal em LED que quase se interligam entre si.
As lanternas abrem junto com a tampa e um pequeno prolongamento das lentes, em preto brilhante, invade um pouco as laterais. A tampa do porta-malas possui um vinco horizontal que corta da tampa, enquanto o para-choque traseiro possui espaço para a placa, um vinco que atravessa a traseira e se conecta com um acabamento preto brilhante nas laterais do para-choque traseiro. Ela também possui refletores e luzes de ré dispostas horizontalmente. A parte inferior possui defletor de ar com acabamento preto brilhante. Do sedã, a 007 GT compartilhará muitos componentes e será desenvolvida a partir da plataforma modular PMA2+.
Esta permite que a SW possa ser carregado em estações de recarga de 800V, tendo uma suspensão de duplo braço triangular. Na mecânica, estamos falando de um motor elétrico de 204cv e 35,7kgfm nas versões mais simples. Com esse conjunto, ela poderá acelerar de 0 a 100km/h em menos de 7,0 segundos e terá uma capacidade de recuperar a bateria completamente em 30 minutos quando plugado em uma estação de recarga rápida. Também deve contar com uma opção de dois motores elétricos, formando tração integral. Internamente, ele terá uma central multimídia com chip Qualcomm Snapdragon 8295. Conhecida internamente como CC1E, a 007 GT estreia em breve na China.
Fotos: Zeekr / divulgação
Comentários
Postar um comentário