Volkswagen revela o primeiro teaser do 'ID.1' que dará sequência a história de Lupo e Up!
Volkswagen revela primeiro teaser do seu futuro hatch subcompacto elétrico que dará continuidade ao legado de Lupo e Up com a família ID
A Volkswagen confirmou que haverá um elétrico ainda menor na
sua linha ID. Além do médio ID.3 (que no futuro poderá ser chamado de ID. Golf)
e do futuro ID.2 (que pode ser chamado de ID. Polo), a alemã prepara um hatch subcompacto
elétrico que vai dar continuidade ao legado de Lupo e Up. O novo modelo foi
confirmado em Wolfsburg, na Alemanha, por meio do CEO da Volkswagen, Thomas
Schäfer. A marca possui planos de ter seu elétrico com preço na casa dos 20.000
euros.
Em termos de design, se percebe que o futuro subcompacto
possui um design diferente em relação ao ID.2, por exemplo. O irmão menor
possui faróis com desenho mais retangular, com luzes diurnas (DRL) em LED e com
projetor em LED. O vídeo-teaser mostra que estes faróis podem trazer uma
tecnologia que muda o layout da iluminação. Entre os faróis, existe uma barra
que une os faróis e sustenta o logotipo iluminado da marca. O para-choque
dianteiro parece limpo, com uma entrada de ar inferior trapezoidal e com faróis
de neblina substituídos por luzes DRL verticais.
Se percebe a existência de vincos retangulares que unem a entrada de ar inferior e essas luzes DRL verticais. Já no capô, o compacto possui um desenho mais alto e reto, também com vincos mais marcados. Destaque para um par de vincos no capô, mais nas extremidades da peça. Os para-lamas são mais destacados, enquanto o teto possui uma parte central mais baixa. Os retrovisores ainda são conceituais. A marca não revelou outras imagens, como das laterais, traseira e nem do interior, que deve seguir um pouco da identidade visual da marca.
"Com a conclusão das negociações em dezembro, colocamos em prática o maior plano futuro da história da Volkswagen. Estamos trilhando um caminho ambicioso para garantir que alcancemos nossos objetivos compartilhados com total comprometimento. Um passo fundamental para isso é tornar a mobilidade elétrica atraente para todos – essa é a nossa promessa de marca", disse Schäfer. Querendo estabelecer um novo padrão na produção de automóveis, a VW prevê a estreia deste novo hatch para meados de 2027, mas antes disso ele será antecipado por conceito. "Um Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e rentável da Europa para a Europa – essa é a Liga dos Campeões da engenharia automotiva!", adiciona o executivo.
"O novo modelo de entrada totalmente elétrico será um Volkswagen no verdadeiro sentido da palavra. Portanto, é apropriado que nossos funcionários na fábrica de Wolfsburg sejam os primeiros a ter uma prévia do design – antes do público em geral.", fala Daniela Cavallo, presidente do Conselho Geral e de Trabalhadores do Volkswagen Group AG. O hatch pode ser desenvolvido a partir da plataforma modular MEB.Entry, mas há rumores de que ele use a Scalable Systems Platform (SSP). O novo compacto faz parte do plano para Wolfsburg. Schäfer confirmou que a unidade fabril continua como o coração da mobilidade da Volkswagen.
“A fábrica de Wolfsburg tem um futuro claro pela frente. Ao transferir a produção do Golf para o México, estamos criando espaço para tecnologias modernas. Novos processos de produção serão introduzidos no Pavilhão 54. Nosso objetivo é construir a próxima geração do Golf elétrico na nova plataforma SSP, juntamente com o T-Roc elétrico de alto volume. Isso estabelecerá Wolfsburg como a capital da nossa nova classe de compactos totalmente elétricos.”, destaca Schäfer. A Volkswagen já confirmou que a plataforma modular Scalable Systems Platform (SSP) é uma base totalmente elétrica e digitalizada, além de ser altamente escalável e com uma arquitetura de sistema uniforme.
“Wolfsburg, o coração do mundo do Grupo, enfrentará tarefas cruciais que precisaremos enfrentar com determinação. O Desenvolvimento Técnico realizará um trabalho pioneiro para todas as outras marcas de automóveis de passageiros com a plataforma SSP, que será utilizada em todo o Grupo. Essa alavanca será tão importante para o nosso sucesso futuro quanto a nossa estratégia de plataforma para os nossos atuais modelos ICE. Em nossa fábrica principal, não trabalharemos apenas no desenvolvimento, mas também em uma produção robusta nos próximos anos.”, disse Daniela.
“Os futuros carros-chefe elétricos – o Golf e o T-Roc, produzidos em Wolfsburg – representam atualmente um volume superior a 500.000 unidades por ano. A fábrica principal garantiu, portanto, um segmento de veículos altamente atrativo e dará continuidade à tradição do Golf de Wolfsburg, com mais de 50 anos de história. Agora será crucial trabalhar consistentemente nos preparativos necessários para o sucesso nos próximos anos. A Volkswagen deve definir o rumo em termos de complexidade, procedimentos de trabalho e efeitos de sinergia. O Conselho de Empresa e a alta administração cooperarão estreitamente nesses desenvolvimentos. Nossa cooperação incluirá uma reunião conjunta de progresso a cada trimestre.”, concluiu a executiva.
A Volkswagen também lembrou a existência de um plano ‘Triple A’: Accelerate, Attack e Achieve ou a tradução de acelerar, atacar e alcançar. Esse plano prevê uma combinação de estabilidade econômica, emprego e liderança tecnológica na área de mobilidade sustentável. Esse plano quer recuperar o atraso com a competitividade fortalecida por meio da otimização das estruturas de custos e da ampliação do portfólio de modelos existentes de forma direcionada, com lançamento de nove modelos elétricos até 2027.
Vídeo-Teaser
Fotos: Volkswagen / divulgação
Comentários
Postar um comentário