Na Rússia, Chery terá uma nova marca chamada Tenet e antecipa primeiro teaser com SUV

Tenet é nova marca russa que vai nascer em parceria com a Chery e vai produzir em ex-fábrica que era da Volkswagen, em Kaluga



A Rússia sofreu bastante quando decidiu iniciar a guerra contra a Ucrânia com uma debandada de marcas e a desativação de uma série de fábricas. Sendo um dos 15 maiores mercados automotivos do mundo na época, o país detinha um grande parque industrial que foi quase aniquilado por inteiro – tendo até mesmo fábrica vendida por centavos. A China se tornou uma grande parceira para absorver essa saída de marcas ocidentais e agora algumas destas marcas vão começar a produzir em solo russo.

O primeiro caso é a nova marca Tenet, que é uma marca que nasce em parceria com a Chery e terá seus produtos muito ligados com a linha Tiggo. O primeiro membro da marca Tenet foi antecipado em primeira imagem teaser (acima) e percebe-se que ele nada mais é que o Chery Tiggo 8 (abaixo), com algumas mudanças em seu design. Apesar de compartilhar muitos componentes, o modelo da Tenet deve ter um design dianteiro que vai diferenciá-lo bastante do Chery. Os faróis parecem ter um desenho muito semelhante, com a grade dianteira com um acabamento retangular com o nome escrito por extenso.

A grade dianteira parece trazer uma grelha com elementos verticais, enquanto o para-choque dianteiro possui um novo desenho, com destaque para os faróis de neblina com um acabamento triangular e com um prolongamento vertical nas extremidades laterais. A entrada de ar inferior possui um desenho trapezoidal, enquanto poucas outras coisas conseguem ser notadas, uma vez que ele aparece com uma capa que esconde grande parte do seu design. A Tenet nasce por meio do AGR Automotive Group, que surgiu em 2023.

A empresa nasceu após assumir as instalações da Volkswagen em Kaluga. A AGR já é dona da marca Solaris, que vende dois sedãs compactos chamados de HS (Hyundai Accent) e KRS (Kia Rio Sedan), KRX (Kia Rio) e o HC (Hyundai Creta). Estes modelos são hoje produzidos na fábrica de São Petersburgo, onde ficava a antiga fábrica da Hyundai. Em Kaluga, o governador da região onde fica a fábrica, Vladislav Shapsha, disse que a produção vai iniciar ainda neste ano e a empresa espera produzir anualmente cerca de 110.000 unidades, sem falar qual marca atuaria na fábrica que estava congelada.

Ao que tudo indica, o modelo começa a ser produzido com um motor a combustão. O escolhido deve ser o 1.6 TGDI a gasolina com injeção direta de combustível que desenvolve 187cv e 28,0kgfm, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem DCT de 7 velocidades. De acordo com informações, sabe-se que a Tenet terá uma gama de três SUVs. O primeiro deles é o ‘3XT’ (nome de projeto), que é primo do Tiggo 5X e o ‘31T’ dará vida ao modelo baseado no Tiggo 8. Possivelmente um terceiro seja baseado no Tiggo 7.



Fotos: Tenet / divulgação | Chery / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Primeira Quinzena, junho de 2023: SUVs são destaque no mês e VW T-Cross é vice-líder

Mercedes-Benz revela o primeiro teaser do 'mini-Classe G', que estreia em meados de 2027

Audi revela a primeira imagem teaser da nova geração da A6 Avant a combustão

XPeng divulga primeiras imagens teaser do novo G6 na China, que ganhará reestilização

Volkswagen Group confirma investimento em pesquisas para desenvolver novas tecnologias

Dacia Sandero ganha nova opção de motor 1.0 12v Turbo na Europa com o TCe 110

Fang Cheng Bao registra as primeiras imagens de patente do Leopard 8 no MIIT, na China

Na Europa, Jeep abre maior caminho para o Avenger equipado com motor 1.2 PureTech

Volkswagen confirma nome Tera para seu novo SUV subcompacto em um segundo teaser