Mercedes-Benz EQB ganha as primeiras mudanças visuais e melhorias de equipamentos
Mercedes-Benz apresenta a reestilização do EQB na Europa, que traz pequenas evoluções em design, mas melhorias em conectividade e equipamentos
A Mercedes-Benz apresentou o novo EQB na Europa, seguindo os
mesmos passos que o EQA recebeu. O SUV médio de sete lugares desembarca no
Velho Continente com mudanças muito sutis no design externo, alguma que outra
mudança no interior e avanços em outras áreas que não podem ser vistas como a
quantidade de equipamentos de série, melhorias para recarga da bateria e uma
conectividade que também foi revisada. Tudo isso para estar de acordo com o que
há de mais moderno quando comparado com outros Mercedes.
Começamos pelo design. O EQB, versão elétrica do GLB, ganha
mudanças com a nova grade dianteira, que mantém o formato, mas perde a barra que
sustenta a estrela da Mercedes. Em troca, a marca traz uma série de estrelas de
três pontas que fazem alusão ao logotipo. Os faróis continuam os mesmos, mais
horizontais com luzes diurnas (DRL) em LED na parte superior e tendo uma barra
em LED acima da grade que unifica as luzes DRL. No para-choque dianteiro, as
versões civis ganham um novo acabamento em preto brilhante nas extremidades
laterais, enquanto a entrada de ar inferior continua trapezoidal.
A entrada de ar possui entradas de ar com barras horizontais com acabamento cromado. De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve que variam de 18 (235/55 R18), 19 ou 20 polegadas, dependendo da versão, mas que também possui rodas opcionais. Na traseira, o EQB passa a contar com um novo layout das lanternas, que aproximam ele da sua versão a combustão, o GLB. O SUV ganha lanternas em LED que se conectam entre si, sendo este o principal diferencial em relação ao modelo a combustão.
No para-choque traseiro, nada muda. No caso do modelo com pacote AMG-Line, o EQB ganha acabamento em preto brilhante em mais partes da carroceria. Por dentro, as novidades ficam por conta de um novo volante de três raios com base inferior achatada. O novo volante possui detalhes em preto brilhante e elementos prateados. Internamente ele também pode ser vendido com acabamento em madeira de poro aberto em marrom-limão, vendido como opcional. Outra novidade fica por conta do sistema MBUX, que conta com o quadro de instrumentos com tela de 10,25 polegadas e a central multimídia com tela de iguais 10,25 polegadas.
No caso da central, ela ganha displays que são personalizados em três estilos (Subtle/Sporty/Classic) e três modos (Navigation/Assistance/Service). A apresentação dos recursos de carregamento dentro da MBUX também foi aprimorada, com o assistente de voz inteligente se tornando ainda mais capaz de dialogar a aprender. O sistema MBUX também adere ao padrão Zero Layer, ou seja, não é mais preciso rolar submenus ou dar comandos de voz. Todos os aplicativos serão oferecidos na tela e o SUV passa a oferecer atualizações Over-The-Air (OTA), com conectividade sem fio ao veículo via Apple CarPlay ou Android Auto Wireless.
A MBUX também ganha uma nova funcionalidade chamada de Range Monitoring, que monitora a autonomia e pode ajudar a economizar energia. Dependendo da situação, também é sugerida uma velocidade máxima de direção na qual uma parada de carga adicional pode ser evitada. Essa velocidade é exibida como uma linha vermelha no velocímetro. A exibição dos recursos de carregamento no MBUX foi aprimorada. Na aba de carregamento pode ser desbloqueada no display central por meio de uma tecla de função no menu de carregamento. Além disso, a potência de carregamento CC atualmente disponível, que depende do pré-condicionamento da bateria de alta tensão, é exibida.
Outras informações úteis: durante o processo de carregamento, o alcance recarregado é indicado em quilômetros. A central também possui o assistente de voz ‘Hey Mercedes’. O painel do SUV conta com um sistema de iluminação interna personalizável em LED com 10 cores diferentes. Desenvolvido a partir da plataforma modular MRA2, o EQB conta com 4,684 metros de comprimento, 2,829 metros entre os eixos, 1,834 metro de largura e 1,654 metro de altura. Ele possui uma capacidade de porta-malas de 495 litros de capacidade a 1.710 litros com a segunda fileira de bancos rebatidas.
Com espaço para sete ocupantes, o porta-malas possui 465 litros e alcança os 1.620 litros com as duas últimas fileiras de bancos rebatidas. Os encostos dos assentos na segunda fileira podem ser ajustados em vários estágios como padrão, e esta fileira pode ser movida 140 milímetros no sentido do comprimento como uma opção. Isso permite que o compartimento de bagagem seja ampliado em várias etapas em até 190 litros. Na mecânica, ele oferece um motor síncrono de ímã permanente no eixo dianteiro de 190cv e 39,2kgfm de torque no eixo dianteiro. Ele traz uma bateria de íons de lítio de 73,9kWh (70,5kWh úteis) que oferece uma autonomia de 463km a 536km.
Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 160km/h. Já a versão 300 4MATIC traz um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro que juntos entregam 228cv, 39,8kgfm de torque e tração AWD junto com a bateria de 69,7kWh (66,5kWh úteis) que oferece autonomia de 396km a 448km. Com esse motor ele acelera de 0 a 100km/h em 8,0 segundos e tem máxima de 160km/h. Por fim, a versão topo de linha é a 350 4MATIC que desenvolve 292cv e 53,0kgfm, tração AWD e a bateria é de 66,5kWh com autonomia de 396km a 448km, sempre no ciclo WLTP.
Em termos de desempenho, essa versão acelera de 0 a 100km/h em 6,2 segundos e máxima de 160km/h. Ele pode ser recarregado em um WallBox de 11kW ou em estações de recarga rápida de até 100kW. No WallBox, ele pode ser carregado em corrente alternada em 6h07 e com carregador de 100kW ele recupera de 10% a 80% em 32 minutos. O SUV possui capacidade de reboque incluindo estabilização de reboque (ESP) está disponível para o EQB de cinco lugares pela primeira vez. Ele possui capacidade de reboque de 1.400kg ou 1.700kg, com tração dianteira e integral 4MATIC, respectivamente.
Em todas as opções mecânicas, ele oferece suspensão dianteira independente McPherson com molas helicoidais e suspensão traseira multilink de molas helicoidais. O freio é a disco na dianteira e traseira, sendo ventilado na frente e sólido na traseira. Em termos de eficiência, a arquitetura térmica do EQA pode fazer com que o calor residual do acionamento elétrico possa ser usado para o aquecimento interno graças a uma bomba de calor. Em termos de recarga, a Mercedes-Benz adicionou o sistema Plug & Charge mais moderno, que permite que ele seja carregado de forma ainda mais conveniente em pontos de recargas públicos habilitados para o Plug & Charge.
Ao conectar o cabo, o processo de carregamento inicia automaticamente e os clientes não precisam mais se autenticar adicionalmente. O veículo e a estação de carregamento se comunicam diretamente por meio do cabo de carregamento. Ele também conta com o Mercedes me Charge, que dá acesso a uma rede de carregamento de 1,3 milhão de carregadores no mundo, sendo 500.000 deles apenas na Europa. Ele também apresenta o sistema Sound Experiences vendido como opcional. O sistema emite barulho para alertar que estamos próximos de um veículo elétrico.
Ele conta com os modos “Silver Waves” e “Vivid Flux”, dois outros mundos sonoros podem ser desbloqueados online como parte do Individualisation Package. Em breve será oferecido também o “Roaring Pulse” e “Serene Breeze”, que serão adicionados em breve e podem ser ativados online. O som de direção, que é reproduzido pelos alto-falantes do sistema de som no interior, também se move dentro do respectivo mundo sonoro. Outra experiência sonora é o som Aura, correspondente a saída e o travamento do EQB. Falando em sistema de som, ele também oferece o sistema de som Dolby Atmos junto com o sistema de som Burmester opcional.
Atuando em conjunto com a nova geração do MBUX, com experiência imersiva, isso dá mais clareza e profundidade de som. O Dolby Atmos se adapta ao ambiente de reprodução para que os ouvintes possam ser a música de forma clara. Em termos de tecnologia, o EQB passa a contar com uma nova câmera mono-multiuso e uma nova câmera de ré, que auxilia o Parking Package com câmera de 360º. O pacote opcional Driving Assistance contém funções aprimoradas como o Active Lane Keeping Assist, que passa a funcionar mais confortavelmente com intervenção de direção em vez do ESP.
Os sistemas de assistência de direção do Active Distance Assist Distronic, opcional, tem controle de cruzeiro que segue a recomendação de velocidade do sistema. A velocidade recomendada é calculada rapidamente na nuvem. Junto com o Active Distance Assist Distronic, ele possui o Traffic Sign Assist, o MBUX Augmented Reality para navegação e integração com smartphones e as funções OTA estão disponíveis na Mercedes me Store. Atualmente, o EQB é produzido na fábrica de Keckemet, na Hungria, além de ser feito em Beijing, na China.
Fotos: Mercedes-Benz / divulgação
Comentários
Postar um comentário