Mercedes-Benz apresenta o novo EQA, que traz mudanças sutis em design e equipamentos
Mercedes-Benz atualiza o EQA, a versão elétrica do GLA, que desembarca primeiro na Europa com reestilização, maior conectividade e entretenimento
O menor elétrico da Mercedes-Benz, o EQA, recebeu as
primeiras mudanças visuais desde a sua estreia. O SUV compacto premium e
elétrico, versão 100% elétrica do GLA, estreou na Europa com mudanças bem sutis
em termos de design, mas com avanços em outras áreas como conectividade,
entretenimento e em termos de mecânica a fim de tornar o SUV compacto mais
atraente aos consumidores. Essas mudanças, às vezes, nem sempre estão no design
externo ou interno, mas ajudam a aprimorar o produto também.
Em termos de design, o EQA passa a contar com uma nova grade
dianteira mais lisa que a grade anterior. Com acabamento em preto brilhante, a
grade não tem mais a barra horizontal que era interrompida pelo logotipo da
Mercedes-Benz. Em seu lugar, o logotipo fica ali na mesma posição e a grade
traz uma série de estrelas de três pontas, seguindo o que é visto pelos demais
elétricos da marca. Ele também ganha um novo para-choque dianteiro, com um
acabamento em preto brilhante nas extremidades e com vincos em ‘C’ no entorno.
A parte inferior do para-choque possui um friso cromado e
uma entrada de ar trapezoidal com três barras cromadas horizontais, que
complementam o design. Os faróis continuam os mesmos, com luzes diurnas (DRL)
em LED que se conectam entre si graças a uma barra em LED que fica acima da
grade dianteira. Os faróis possuem projetores em LED, que garantem iluminação
Full-LED. O capô continua exatamente o mesmo. De perfil, as mudanças ficam por
conta de novas rodas de liga leve de 18 (235/55 R18), 19 ou 20 polegadas,
dependendo da versão.
Na traseira, as mudanças ficam por conta de um novo layout das lanternas em LED, que recebem um desenho quase igual ao do GLA. A diferença é que as lanternas do EQA se conectam entre si por meio de uma barra em LED. No caso do modelo com pacote AMG-Line, o EQA ganha acabamento em preto brilhante em mais partes da carroceria, enquanto as caixas de rodas ganham acabamento na cor da carroceria. Por dentro, o EQA também traz evoluções como um novo volante de três raios com botões touchscreen e um acabamento em madeira de poro aberto em marrom-limão.
Outras mudanças ficam por conta de uma atualização do sistema MBUX, que traz o quadro de instrumentos com tela de 10,25 polegadas e a central multimídia com tela de 10,25 polegadas, dispostas lado a lado. A aparência dos displays pode ser personalizada com três estilos de display (Subtle/Sporty/Classic) e três modos (Navigation/Assistance/Service). A apresentação dos recursos de carregamento dentro da MBUX também foi aprimorada, com o assistente de voz inteligente se tornando ainda mais capaz de dialogar a aprender. O sistema MBUX também adere ao padrão Zero Layer, ou seja, não é mais preciso rolar submenus ou dar comandos de voz.
Todos os aplicativos serão oferecidos na tela e o SUV passa a oferecer atualizações Over-The-Air (OTA), com conectividade sem fio ao veículo via Apple CarPlay ou Android Auto Wireless. A MBUX também ganha uma nova funcionalidade chamada de Range Monitoring, que monitora a autonomia e pode ajudar a economizar energia. Dependendo da situação, também é sugerida uma velocidade máxima de direção na qual uma parada de carga adicional pode ser evitada. Essa velocidade é exibida como uma linha vermelha no velocímetro. Os sistemas de assistência de direção do Active Distance Assist Distronic, opcional, tem controle de cruzeiro que segue a recomendação de velocidade do sistema.
A velocidade recomendada é calculada rapidamente na nuvem. O EQA mantém o sistema de iluminação em luzes em LED com 10 opções de cores diferentes que podem ser personalizadas. Desenvolvido a partir da plataforma modular MFA2, o EQA conta com 4,463 metros de comprimento, 2,729 metros entre os eixos, 1,834 metro de largura e 1,613 metro de altura. O porta-malas possui capacidade de 340 litros, mas rebatendo o banco traseiro (que pode ser repartido em 40:20:40), ele alcança 1.320 litros de capacidade. Mecanicamente, ele oferece a opção de entrada, a 250, com motor elétrico síncrono de ímã permanente de 190cv e 39,2kgfm de torque no eixo dianteiro.
Com uma bateria de 69,7kWm (66,5kWh úteis) de íons de lítio, ele oferece uma autonomia de 456km a 528km, dependendo do modo de condução. Esse conjunto acelera de 0 a 100km/h em 8,6 segundos e tem máxima de 160km/h. A versão 250+ oferece o mesmo motor, mas possui uma bateria de 73,9kWh (70,5kWh úteis) que oferece uma autonomia de 496km a 560km. Já a versão 300 4MATIC traz um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro que juntos entregam 228cv, 39,8kgfm de torque e tração AWD junto com a bateria de 66,5kWh que oferece autonomia de 411km a 459km.
Com esse motor ele acelera de 0 a 100km/h em 7,7 segundos e tem máxima de 160km/h. Por fim, a versão topo de linha é a 350 4MATIC que desenvolve 292cv e 53,0kgfm, tração AWD e a bateria é de 66,5kWh com autonomia de 411km a 459km, sempre no ciclo WLTP. Em termos de desempenho, essa versão acelera de 0 a 100km/h em 6,0 segundos e máxima de 160km/h. Ele pode ser recarregado em um WallBox de 11kW ou em estações de recarga rápida de até 100kW. No WallBox, ele pode ser carregado em corrente alternada em 6h07 e com carregador de 100kW ele recupera de 10% a 80% em 32 minutos.
O modelo traz os modos de condução Drive, Eco e Eco+. Em todas as opções mecânicas, ele oferece suspensão dianteira independente McPherson com molas helicoidais e suspensão traseira multilink de molas helicoidais. O freio é a disco na dianteira e traseira, sendo ventilado na frente e sólido na traseira. Em termos de eficiência, a arquitetura térmica do EQA pode fazer com que o calor residual do acionamento elétrico possa ser usado para o aquecimento interno graças a uma bomba de calor. Para a bateria, a marca adiciona a função Plug & Charge do Mercedes me Charge. Quando plugado, ele automaticamente começa a ser carregado e os clientes não precisam se autenticar adicionalmente.
O veículo e a estação de carregamento se comunicam diretamente por meio do cabo de carregamento. Durante o processo de carregamento, o alcance recarregado é indicado em quilômetros. Em termos de desempenho, a Mercedes-Benz confirmou que conseguiu aumentar o alcance do EQA graças a otimização aerodinâmica e pneus otimizados para resistência de rolamento. Entre uma das novidades é que o SUV ganha a opção de desligar display do ar-condicionado em favor de diminuir o consumo de energia e contribuindo um pouco com a autonomia. Em termos de tecnologia, o EQA passa a contar com um sistema de som que emite barulho para alertar que estamos próximos de um veículo elétrico.
Para isso, a marca alemã criou o Sound Experiences, em conjunto com o sistema de som surround Burmester, vendido como opcional. Ele conta com os modos “Silver Waves” e “Vivid Flux”, dois outros mundos sonoros podem ser desbloqueados online como parte do Individualisation Package. Em breve será oferecido também o “Roaring Pulse” e “Serene Breeze”, que serão adicionados em breve e podem ser ativados online. O novo sistema de som da Burmester está integrado com a nova MBUX, apresentando a experiência de áudio imersiva da Dolby Atmos. Isso dá à música mais espaço, clareza e profundidade.
Além disso, o Dolby Atmos se adapta ao ambiente de reprodução para que os ouvintes possam ouvir a música de maneira mais clara como se estivesse junto com o artista no estúdio. O modelo também ganha em comodidade com o sistema de ar-condicionado podendo ser operado via smartphones. Em termos de segurança, as adições ficam por conta do pacote opcional Driving Assistance, que ganha um sensor aprimorado com câmera mono-multiuso, uma nova câmera de ré e o Parking Package com câmera de 360 graus que dão suporte ao motorista ao estacionar dentro e fora de vagas de estacionamento longitudinais e transversais.
Outra novidade é o Active Lane Keeping Assist agora funciona mais confortavelmente com intervenção de direção em vez do ESP. A marca também confirma a chegada de duas novas opções de cores: Spectral Blue e High-Tech Silver. O EQA é atualmente produzido na fábrica de Rastatt, na Alemanha, e também em Beijing, na China.
Fotos: Mercedes-Benz / divulgação
Comentários
Postar um comentário