Chevrolet lança oficialmente o Equinox EV no Brasil, com motor de 292cv e por R$ 419.000

Chevrolet lança no Brasil o Equinox EV, que estreia como segundo elétrico de nova geração em nosso mercado, com 292cv e preço de R$ 419.000



A Chevrolet continuou com a sua ofensa de elétricos no mercado brasileiro com a chegada do inédito Equinox EV ao país. O modelo vai conviver com o Equinox a combustão e estreia como opção mais acessível ao Blazer EV. Tanto o Blazer como o Equinox a bateria são o que a Chevrolet chama de elétricos de terceira geração, desenvolvidos a partir da base BEV3 e usando as modernas plataformas Ultium, que oferecem uma autonomia maior em relação aos elétricos de segunda geração, como Bolt e Bolt EUV.

Chegando em versão única de acabamento, Equinox e Equinox EV são produtos bem diferentes. Em termos de design, a novidade se destaca por trazer faróis divididos em dois andares. A parte superior possui luzes diurnas (DRL) em LED que se conectam entre si por meio de uma barra iluminada, interrompida apenas pelo logotipo da Chevrolet, ao centro. Os faróis principais ficam camuflados em um acabamento plástico preto, onde fica o projetor em LED, nas extremidades – e em posição intermediária – que garantem iluminação Full-LED. Esse acabamento plástico preto possui um formato trapezoidal e esconde onde seria o espaço de uma entrada de ar – fazendo também as vezes de uma grade.

O acabamento possui entradas de ar com pequenas aberturas verticais, enquanto este acabamento nas extremidades possui entradas de ar verticais – que ficam todas camufladas se não observadas de forma mais atenta. Dentro deste espaço há elementos tridimensionais e o espaço da placa com um vinco em ‘V’. A parte inferior do para-choque dianteiro possui uma entrada de ar trapezoidal mais compacta, com barras horizontais. Logo abaixo, ele possui um acabamento prateado. Em termos de vincos, o para-choque dianteiro possui esse vinco em ‘V’ no para-choque e outros vincos nas extremidades laterais e inferiores.



Os vincos da parte superior da entrada de ar inferior crescem e se conectam com o desenho dos faróis. O capô possui um desenho bem aerodinâmico, marcado por um par de vincos mais centrais em ‘V’ que terminam próximo do para-brisa e um vinco central que nasce no para-choque dianteiro, é interrompido pelo logotipo da Chevrolet e divide o capô. Por fim, há vincos nas extremidades laterais do capô, terminando nas colunas A. De perfil, se nota como o Equinox EV possui uma dianteira mais aerodinâmica. O capô e a coluna A favorecem a aerodinâmica, enquanto o teto tem caída suave.

O desenho dos vidros até lembra o Equinox, mas o elétrico não possui uma janela vigia. O desenho dos vidros acompanha o arco do teto e a parte inferior possui um desenho ascendente. Todo o contorno inferior dos vidros traz frisos cromados, em ‘L’. A parte superior traz acabamento preto brilhante. Esse acabamento também liga os vidros laterais com o vidro traseiro, na coluna C. Em termos de vincos, destaque para um vinco horizontal na parte inferior das portas que termina de forma decrescente na porta traseira. Os para-lamas são bem delimitados com vincos e um acabamento na cor da carroceria. Já a parte inferior da carroceria possui acabamento preto brilhante.

Nesse acabamento ele possui um friso cromado abaixo das portas. Ainda falando nas portas, ele possui o nome Equinox na parte inferior das portas dianteiras, as maçanetas são retráteis (pop-up) e os retrovisores possuem base na coluna das portas – com repetidores de setas integrados. Por fim, há um outro vinco que nasce nas portas traseiras e terminam acima das lanternas. Deixando claro suas raízes estadunidenses, ele possui luzes nos arcos das rodas dianteiras e traseiras – tipicamente da legislação dos EUA. Por fim, as rodas são de liga leve de 19 polegadas, calçadas com pneus 245/55 R19.



No teto, ele possui um teto solar panorâmico dividido em dois vidros e na parte traseira do teto ele traz uma antena estilo barbatana de tubarão. Indo para a traseira, o Equinox EV se destaca pelo aerofólio com brake-light e um vidro traseiro levemente inclinado. O grande destaque são as lanternas horizontais, que invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si – com uma iluminação com estilo 3D que traz sensação de movimento até chegar ao logotipo da marca, ao centro. Acima das lanternas existe um vinco horizontal, que terminam nas duas lanternas.

Já a tampa do porta-malas possui um vinco trapezoidal e um outro vinco horizontal na parte inferior da tampa e invadindo as linhas do para-choque traseiro. Falando nele, o para-choque possui o espaço para a placa logo abaixo da tampa, com acabamento em preto brilhante. Nas extremidades inferiores e laterais deste acabamento estão os refletores horizontais. O difusor de ar possui um acabamento prateado na parte inferior. “Para se diferenciar, muitos elétricos apelam para um estilo demasiadamente minimalista ou exageradamente excêntrico. O consumidor busca veículos capazes de reforçar a sua personalidade.”, diz Alexandre Ameri, gerente de design da GM América do Sul.

"No caso do Equinox EV, seu visual consegue unir sofisticação, sustentabilidade e tecnologia de forma equilibrada”, adicionou Ameri. No interior, o SUV traz um quadro de instrumentos com tela de 11 polegadas (totalmente configurável com mais de 20 opções de setup) e uma central multimídia também com tela de 17,7 polegadas. A central multimídia aposta alto na conectividade do mercado conta ainda com Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções do SUV à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos. A central possui conectividade com sistema Google Built-in, que possui Google Assistant, Google Maps e Google Play.



O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital pré-estabelecido pelo usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados. Ele ainda terá um head-up display (HUD) de 14 polegadas. O painel traz um volante de três raios com comandos multifuncionais e com detalhes cromados. O painel possui saídas de ar circulares nas extremidades e ao centro traz saídas de ar duplas, centrais e horizontais. Logo abaixo, o painel do SUV possui o controle do sistema de ar-condicionado, com controles físicos. 

O sistema de ar-condicionado é moderno e faz com que a temperatura interna, volante e bancos se ajustem automaticamente conforme o clima externo. Falando em painel, a unidade que vem ao Brasil possui detalhes em tom azul. O console central possui espaço de recarga por indução para smartphones, enquanto uma parte mais alta traz dois porta-copos. Ao lado deste compartimento ele possui duas entradas USB e um porta-objetos para celulares. Entre os bancos, ele possui um porta-objetos que também serve de descansa-braço. Dentro, há 26 litros de capacidade. Para trazer um ambiente mais moderno, a Chevrolet confirma que ele possui faixas em LED internas que são personalizáveis em 26 cores.

“O modelo EV complementa a linha Equinox. É uma opção adicional ao portfólio de alta gama da Chevrolet e foi pensado para atender famílias que buscam um SUV à frente do seu tempo”, explica Paula Saiani, Diretora de Marketing de Produto da GM na América do Sul. “O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica superior transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada para o consumidor. Tudo isso com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de se fazer com um smartphone”, explica Plinio Cabral, diretor Engenharia Elétrica da GM América do Sul.



Desenvolvido a partir da plataforma modular BEV3, o Equinox EV se destaca por contar com 4,840 metros de comprimento, 2,954 metros entre os eixos, 1,954 metro de largura e 1,646 metro de altura. O SUV elétrico também oferece um porta-malas com 441 litros de capacidade e um peso de 2.336kg. Há uma altura em relação ao solo de 16,2 centímetros, ângulo de ataque de 17,8º e de saída de 23,3º. Mecanicamente, ele é equipado com um par de motores elétricos, um em cada eixo. Cada um dos motores entrega 146cv e 23,0kgfm.

Assim, a força combinada é de 292cv e 46,0kgfm, com transmissão automática e uma tração integral sob demanda (chamada de eAWD). Eles trabalham junto de uma bateria Ultium de 85kWh capaz de oferecer uma autonomia de 443km, no ciclo PBEV do InMetro. Em termos de recarga, ele pode ser plugado em estação de carga WallBox de corrente alternada (CA) de 22kW ou estações de recarga rápida (DC) de até 150kW, que segundo a marca é cerca de 3,5 vezes mais eficiente que os elétricos tradicionais – ele consegue recuperar 130km de autonomia em 10 minutos em estações de 150kW ou recuperar de 15% a 80% em 48 minutos.

Com WallBox, ele recupera 100% da bateria em pouco mais de 4h30. A bateria Ultium possui dez módulos e conta com carregador doméstico e garantia de oito anos ou 160.000km. Em termos de desempenho, a Chevrolet confirma que ele acelera de 0 a 100km/h em 5,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 184km/h – com retomada de 80km/h a 120km/h em 4,8 segundos. Em termos de condução, a Chevrolet confirma que ele pode ser guiado com One Pedal, favorecendo a regeneração da bateria com a força cinética dos freios. A recuperação funciona com dois níveis de atuação e aleta de regeneração, que tornam a condução muito mais prática.



No estágio de recuperação intensa é possível conduzir sem pressionar o pedal do freio. “Assim que o motorista passa a explorar todo potencial do One Pedal de duplo estágio no trânsito urbano, hábitos mudam. Não ter que acionar o freio a todo momento é tão cômodo quando a praticidade da ausência de pedal da embreagem proporcionada pela transmissão automática”, opina André Gali, engenheiro de desenvolvimento de EVs da GM América do Sul. Com o One Pedal, a Chevrolet aferiu em testes que ele consegue economizar bateria em até 40% de energia com o modo mais intenso de recuperação.

Ele também oferece os modos de condução como Normal, Sport e Snow, que mudam o comportamento do SUV. Há ajustes também para a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador. De acordo com a Chevrolet, o elétrico será vendido nas cores Prata Shark, Vermelho Radiant, Branco Summit e Preto Global. A GM também confirmou que ele poderá ser alugado por meio do GM Fleet, com planos de assinaturas mensais. Em pós-venda, a Chevrolet confirmou que ele será vendido com alguns benefícios aos interessados.

Entre eles, vai oferecer carregador WallBox de 22kW ou carregador portátil, quatro anos de serviços OnStar, 1.200kWh para usar na rede EZvolt com reserva de carregador e três anos de revisões programadas gratuitas. No nosso mercado, o Equinox EV chega em versão única, a LT. O SUV já está à venda em nosso mercado. Os modelos elétricos da marca são vendidos apenas em 31 concessionárias no Brasil. O Equinox EV é atualmente produzido na fábrica de Ramos Aripze, no México, de onde vem ao nosso mercado importado. 



Equinox EV LT

De série, o SUV médio elétrico é vendido com faróis e lanternas Full-LED, ar-condicionado automático e inteligente que adapta não só a temperatura interna como volante e bancos se ajustam automaticamente conforme o clima externo, quadro de instrumentos com tela de 11,0 polegadas, personalizável, além de central multimídia com tela de 17,7 polegadas com sistema Google built-in com Google Assistant, Google Maps e Google Play. A central possui Wi-Fi, OnStar e conectividade por nuvem, além dos apps como myChevrolet. Sistemas como ar-condicionado e sistema de som operam também por comandos de voz, além de interagir em inteligência artificial. Em termos de segurança, ele é equipado com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão e de tráfego cruzado, da frenagem autônoma de emergência, inclusive para manobras de ré, além de correção da direção em caso de risco de colisão lateral. Outro equipamento é o alerta de ponto cego até para bicicletas, que permanece ativo mesmo após o carro ser desligado para auxiliar o desembarque, e o assistente de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, câmera 360º e outros. A lista de segurança é complementada pelos oito airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos), sistemas eletrônicos de tração, estabilidade e frenagem. Ele traz também banco do motorista com ajuste elétrico, memória e alerta vibratório, teto solar elétrico panorâmico, tampa traseira com abertura elétrica por aproximação, alerta de esquecimento de pessoas no banco de trás e pneus e vidros antirruído, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, indicador de distância, sensor de estacionamento traseiro. Ele também oferece o One Pedal com dois modos de regeneração, três modos de condução, entre outros. 



Preço

  • Chevrolet Equinox EV LT – R$ 419.000 






Fotos: Chevrolet / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Nissan vai produzir baterias de estado sólido na quase centenária fábrica de Yokohama

Surgem novos rumores de que a nova geração do Nissan Skyline será um SUV cupê elétrico

BMW X1 alcança 1.000.000 de unidades produzidas em Regensburg, na Alemanha

Baojun registra primeiras imagens de patente do Yunhai no MIIT e antecipa SUV eletrificado

Audi e SAIC Motor assinam acordo de cooperação estratégica para elétricos na China

Dacia Sandero ganha nova opção de motor 1.0 12v Turbo na Europa com o TCe 110

Fang Cheng Bao registra as primeiras imagens de patente do Leopard 8 no MIIT, na China

Na Europa, Jeep abre maior caminho para o Avenger equipado com motor 1.2 PureTech

Mercedes-Benz revela o primeiro teaser do 'mini-Classe G', que estreia em meados de 2027