BMW revela as primeiras imagens teaser do Vision Driving Experience com o 'Heart of Joy'
BMW revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do Vision Driving Experience Concept, que antecipa o que devemos esperar de um i3
A BMW revelou as primeiras imagens teaser do desenvolvimento
do futuro i3, que será um dos primeiros produtos desenvolvidos a partir da
plataforma modular Neue Klasse, desenvolvida especialmente para modelos
eletrificados. O sedã será apresentado no Salão do Automóvel de Xangai como um
conceito chamado ‘BMW Vision Driving Experience Concept. O modelo ainda não se
trata de um modelo de produção em série, mas serve como um banco de testes
móvel para a tecnologia de gerenciamento de transmissão e dinâmica de direção
desenvolvidos para automóveis com a nova plataforma modular.
A nova geração de veículos elétricos da BMW, chamados pela
alemã de ‘Heart of Joy’, teve seu primeiro protótipo com suas capacidades testadas
no BMW Performance Driving Center em Spartanburg, nos EUA. A marca alemã
forneceu as primeiras informações sobre o programa de desenvolvimento para a
experiência de direção elétrica a bordo do sedã, antecipando o que deve ser
visto pelo modelo que produção que vai estrear ainda neste ano de 2025 e será
produzido na fábrica de Debrecen, na Hungria. O protótipo das imagens usa o
software ‘Heart of Joy’, responsável por trazer uma quarta dimensões de ‘puro
prazer ao dirigir’.
Característica da nova plataforma modular, criada em cima de
três pilares (Electrical, Digital e Circular), ela quer marcar como
característica uma boa condução. “O Heart of Joy nos permite levar o prazer de
dirigir não apenas a um novo patamar, mas a um patamar ainda maior. Além disso,
estamos aumentando ainda mais a eficiência e, portanto, a autonomia, já que, no
futuro, o motorista freará quase exclusivamente com regeneração de energia.
Isso é Efficient Dynamics ao quadrado.”, afirma Frank Weber, Membro do Conselho
de Administração da BMW AG, responsável por Desenvolvimento.
A unidade de controle do Heart of Joy é a responsável por fazer as subfunções de transmissões, freios, carregamento, recuperação e direção e processa informações dez vezes mais rápido que sistemas anteriores. O novo controle possui todas as funções de dinâmica de direção com um nível totalmente novo de velocidade e precisão. O software foi desenvolvido por inteiro pela BMW, com base na experiência em dinâmica de direção acumulada pelos engenheiros da empresa alemã ao longo de mais de um século. O protótipo das imagens possui software com capacidade de entrega de 18.000Nm de torque.
Logo, se o sistema de controle é capaz de lidar com tamanho explosão de potência, ele consegue lidar com demandas de direção cotidiana com facilidade. O protótipo vai trazer um sistema de recuperação de energia durante a frenagem que vai fazer com que transmissão e freios dos elétricos formem uma simbiose. Criada para ser uma das quatro unidades de controle central e combinando funções de transmissão e dinâmica de direção pela primeira vez, as funções de controles foram protegidas por vários pedidos de patente na fase de desenvolvimento. A unidade de alto desempenho controla a aceleração e a frenagem, a estabilização do veículo, as funções de direção dinâmica e o gerenciamento de recarga das baterias.
Ele também conta com a unidade central de processamento e o software BMW Dynamic Performance Control perfeitamente coordenado, desenvolvido internamente, permitem que todos os atuadores conectados respondam diretamente e com atraso mínimo: as latências estão na faixa de milissegundos. Em contraste, os sistemas convencionais têm algoritmos de controle separados para o sistema de transmissão e os freios. Isso significa que todo o potencial de manuseio de veículos com sistemas de transmissão elétrica potentes não pode ser totalmente explorado. No modelo de produção, é esperado que motorista e passageiro experimentem uma sensação de condução harmoniosa e silenciosa.
Isso independente da situação e da velocidade a que se deslocam. Em uma condução dinâmicas com a combinação dos softwares Heart of Joy e BMW Dynamic Performance Control, o carro terá um equilíbrio e uma segurança incomparáveis em curvas – com uma precisão excepcional. Com ambos ativados, serão necessários menos comandos de controle e a trajetória do automóvel pode ser mantida com maior precisão e estabilidade. Isso deve ajudar a desenvolver um automóvel com comportamento consistente e reproduzível nas curvas, permitindo uma condução mais intuitiva e suave. Há reflexos também quando conduzido em baixas velocidades.
Com os sistemas ativados, as transmissões diretas de sinais e o rápido processamento de informações vão garantir uma experiência de condução ainda mais envolvente. Nos modos de condução D ou B, ou ao utilizar o Controlo de Cruzeiro Ativo, o sensor de estacionamento ou o freio de estacionamento, a frenagem e a aceleração fundem-se perfeitamente. O novo software também vai permitir que os carros possam ser mais eficientes. Cerca de 98% das vezes o freio não precisará ser acionado, podendo ser conduzido com One Pedal. Isso porque a potência de frenagem vai trabalhar para ajudar na regeneração de energia para a bateria.
Somente em frenagens bruscas, como em emergências, é necessária a intervenção dos freios por meio do motorista. Esse novo sistema de freios deve aumentar a eficiência em até 25% e permitir um uso mais sustentável da energia da bateria. O protótipo Vision Driving Experience mostra como o sistema Heart of Joy funciona usado códigos de cores iluminados nos aros das rodas. A aceleração traz a cor verde, a recuperação de energia o tom azul e a frenagem usando os freios em tom laranja. Ao todo, o carro contará com quatro supercérebros que funcionam como computadores de alto desempenho, combinando de forma inteligente vários elementos que antes funcionavam separadamente.
Com isso, as quatro unidades de controle serão gerenciadas por apenas um computador de alto desempenho. Outros três supercérebros são responsáveis por recursos que incluem direção automatizada e altamente automatizada, infoentretenimento e funções básicas, como sistema de ar-condicionado e sistemas de aumento de conforto, acesso ao veículo e iluminação interna e externa.
Vídeo-Teaser
Fotos: BMW / divulgação
Comentários
Postar um comentário