Atrasada para 2025, fábrica da Tesla no México acaba virando dúvida de ser construída

Anunciada em 2023, nova fábrica da Tesla seria erguida no México e na região de Monterrey, mas desde a eleição do ano passado o assunto morreu



A Tesla foi rápida na sua expansão pelo mundo. Além das suas fábricas em Fremont, na Califórnia (Estados Unidos), Xangai (China), Berlim (Alemanha) e em Austin, Texas (EUA), a marca norte-americana confirmou que expandiria ainda mais a novos países e a novos mercados. A quinta fábrica confirmada seria no México, na região metropolitana Santa Catarina, na cidade de Monterrey, estado de Nuevo León, no México, localizada mais ao norte do país. A fábrica foi confirmada durante o Investor Day 2023 e tinha previsão de estreia em meados de 2024.

No entanto, em 19 de outubro de 2023, foi confirmada que a fábrica atrasaria para meados de 2025. De acordo com a Agência Reuters, Elon Musk, CEO da marca, estava preocupado com o impacto das altas taxas de juros sobre os compradores de veículos e estava hesitante em erguer a fábrica mexicana por conta de perspectivas econômicas. A decisão de Musk de recuar sobre a fábrica veio principalmente depois dos resultados financeiros esperados por Wall Street não serem atingidos quanto à margem bruta, lucro e receita do terceiro trimestre de 2023.

"Se as condições macroeconômicas forem tempestuosas, até mesmo o melhor navio ainda passará por momentos difíceis", disse ele. Essa foi considerada uma mudança de tom após dizer em 2022 que a Tesla era "resistível à recessão". A queda na lucratividade acendeu um alerta dentro da empresa para novos investimentos, especialmente após a queda de receita na China, um dos maiores mercados para a marca. Outra grande pá de cal sobre a fábrica no México é os resultados das eleições norte-americanas, com a vitória do republicano Donald Trump de volta à Casa Branca.

Com uma política que promete ser mais protecionista e tarifária, a Tesla pode adiar os planos de uma fábrica no México por tempo indeterminado. Tanto, que o assunto não voltou mais. Nesse mesmo período, o México também passou por eleições e elegeu Cláudia Sheinbaum. Antes de assumir o governo, o então Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também já tinha pressionado Musk sobre o investimento no país. Já no novo governo, o Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, também questionou o CEO da Tesla sobre a fábrica de Monterrey.

De acordo com a Agência Reuters, Ebrard disse à Radio Formula: "Vou marcar uma reunião com (Musk) em breve para que ele me diga exatamente o que está pensando e vejamos o que podemos fazer para que esse projeto avance", destacou o ministro. No México, era cotado que a marca norte-americana enfim tivesse um modelo compacto, chamado provisoriamente de ‘Model 2’. O veículo em questão ser produzido praticamente no México e na China e a partir do México exportaria para as Américas e também para a Europa, muito possivelmente. No entanto, o destino da fábrica no México segue indefinido com este cenário.



Fotos: Tesla / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Mercado, junho de 2023: vendas avançam 8,6%, com destaque para Citroën, Audi e Lexus

Nissan vai produzir baterias de estado sólido na quase centenária fábrica de Yokohama

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em junho de 2023: VW Polo lidera pela primeira vez

Surgem novos rumores de que a nova geração do Nissan Skyline será um SUV cupê elétrico

BMW X1 alcança 1.000.000 de unidades produzidas em Regensburg, na Alemanha

Baojun registra primeiras imagens de patente do Yunhai no MIIT e antecipa SUV eletrificado

Mahindra ganha processo do Roxor nos Estados Unidos, movido pela Jeep por plágio

Audi e SAIC Motor assinam acordo de cooperação estratégica para elétricos na China

Toyota revela teaser de um novo possível membro da linha bZ, que estreia na Europa