Subaru já trabalha na chegada do Forester Hybrid e antecipa teaser do motor HEV
Subaru revela a primeira imagem teaser da nova geração de motores híbridos, que vai estrear com a nova geração do Forester, que deixará de ser um MHEV
A Subaru apresentou a primeira imagem teaser do seu próximo
híbrido (HEV). E sim, ele será um HEV e não um híbrido-leve de 48V (MHEV), como
acontecia com as gerações anteriores, chamado de e-Boxer (abaixo). O novo motor
em desenvolvimento para os modelos da marca japonesa será desenvolvido em
conjunto com a sua compatriota, a Toyota, que também é parceira de criação em
alguns modelos, como a dupla Toyota bZ4X e Subaru Solterra e os cupês GR86 e
BRZ, respectivamente. Agora, a parceria entre ambas estará também debaixo do
capô.
O modelo, que foi avistado rodando em testes ao longo de
2024, deve ser lançado neste ano de 2025 com a nova opção de motor que não será
o mesmo conjunto da Toyota. Nessa parceria, a Toyota entra apenas como auxiliar
no desenvolvimento de um motor próprio para a Subaru, que será criado a partir
do 2.5 16v Boxer. Junto a ele, serão acoplados dois motores elétricos, sendo um
motor elétrico ligado ao eixo traseiro e um outro motor elétrico que terá a
função de geração de energia para a bateria, que será bem compacta – e não vai
permitir que ele ande em modo 100% elétrico, isso é com os PHEVs.
Há alguns meses, a marca japonesa confirmou o seu desejo de criar um motor próximo com o que a Toyota possui. “Nós apresentaremos uma versão híbrida de próxima geração do Forester baseada no [Toyota Hybrid System], que será um HEV distinto da Subaru com o motor horizontalmente oposto”, destacou a empresa. Nessa mesma época, a Subaru ainda destacou que a produção destes motores começaria na primavera de 2024 na fábrica de Kitamoto, no Japão, e a produção nos veículos aconteceria nos meses seguintes.
Aliás, seria desta fábrica no Japão que o sistema seria exportado para ser usado em outras fábricas da Subaru, como a unidade de Indiana, nos Estados Unidos. A japonesa ainda destacou que a nova geração de híbridos “garantirão flexibilidade em nossas ofertas de produtos e fornecerão mais opções para nossos clientes”. Chamado de Symmetrical All-Wheel Drive, o novo sistema híbrido oferecerá uma tração integral. Em relação ao sistema mais simples, chamado de e-Boxer, a empresa vê uma melhoria de 20% na eficiência de combustível.
“Em meados de 2025, o versátil e capaz Forester atingirá um novo nível de eficiência de combustível e tecnologia com o SUV Subaru Forester Hybrid 2025. Combinando a capacidade para todas as condições climáticas do lendário Subaru Symmetrical All-Wheel Drive com um trem de força híbrido, o Forester Hybrid oferece valor inteligente em um pacote robusto e para qualquer lugar. Você aproveitará todos os recursos aventureiros que os motoristas adoram no Forester, além de ainda mais eficiência e emissões mais baixas no novíssimo Forester Hybrid 2025.”, disse a marca em seu site, nos Estados Unidos, antecipando a estreia.
Para antecipar a novidade, apenas o novo logotipo foi apresentado. Ele estará na tampa do porta-malas e no para-lama dianteiro dos novos híbridos, assim como acontecia com os e-Boxer anteriores. A expectativa é que esse novo motor seja lançado primeiro no Japão e nos Estados Unidos, mas deve se tornar global, chegando a outros mercados posteriormente. Eles fazem parte de um primeiro passo de eletrificação da linha como um todo, além dos elétricos, que se tornarão mais presentes no lineup da empresa nos próximos anos.
Fotos: Subaru / divulgação
Comentários
Postar um comentário