Porsche apresenta a nova geração do Macan, que se torna 100% elétrico e ganha ares cupês

Porsche apresenta a segunda geração do Macan como o primeiro SUV elétrico da marca alemã, com perfil cupê, e estreia com uma potência de até 639cv



A Porsche apresentou oficialmente a nova geração do Macan como um SUV puramente elétrico. Em sua nova geração, um dos modelos mais vendidos da marca estreia com uma nova missão: continuar com o legado do utilitário esportivo que foi lançado em 2014. Dez anos depois, ele ganha uma nova geração com um design que lembra os atuais produtos da marca, a começar pelo Taycan, responsável por estrear essa identidade visual. Chamado de progressivo e atemporal, essa nova geração do Macan ganha até mesmo ares de um SUV cupê.

Vamos começar pelo design externo do Macan. Claramente, em relação ao primeiro Macan, existe uma clara evolução nas linhas do novo Macan. O design até mesmo parece estar mais limpo e isso acontece por conta da dianteira ser mais fechada. Ele traz faróis superiores retangulares com quatro barras horizontais, sendo duas na parte superior e duas na parte inferior, que trazem luzes diurnas (DRL) em LED. Os faróis divididos em dois andares colocam os faróis principais em posição intermediária, com dois projetores em LED ou opcionalmente em LED Matrix. Os faróis principais possuem um acabamento em plástico preto logo abaixo que funcionam como entradas de ar.

A entrada de ar principal possui um desenho trapezoidal com barras horizontais. Em termos de vincos, a dianteira se destaca por conta com um vinco superior que conecta os dois faróis superiores. Essa linha ainda quase se conecta com vincos que partem dos faróis principais e formam um ‘C’ no entorno dos faróis principais e da entrada de ar das extremidades. Também há um vinco horizontal que passa acima da entrada de ar principal e atrás da placa. Nas versões de entrada, ele possui um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria.

No capô, a Porsche desenhou o novo Macan para ser um SUV aerodinâmico. Ele traz dois vincos longitudinais que nascem próximo dos faróis superiores, enquanto acima dos faróis ele possui um ressalto, deixando a parte central do capô mais baixa. O logotipo da Porsche também está no capô, próximo do para-choque. De perfil, a nova geração do Macan se destaca pelo seu perfil mais cupê, com um caimento de teto mais suave que possui uma função muito importante, de ajudar na aerodinâmica. O desenho dos vidros lembra o Macan de primeira geração, com uma pequena janela vigia, com desenho arredondado.



O desenho dos vidros é ascendente e na parte superior possui um caimento de teto suave até chegar na janela vigia. As janelas não possuem molduras, o que confere um desenho mais refinado ao SUV. Já a coluna B possui um acabamento em preto brilhante, enquanto o contorno dos vidros possui acabamento prateado. Em termos de vincos, a lateral possui poucos. Destaque fica por conta de um vinco que nasce na porta dianteira e cresce ascendentemente até a porta traseira, enquanto as caixas de rodas possuem vincos que ajudam a alargar os para-lamas dianteiros e traseiros.

Com um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria, o novo Macan também traz um acabamento em plástico preto na parte inferior das portas, com um desenho trapezoidal – localizado abaixo do friso ascendente das portas. O bocal de recarga da bateria fica no para-lama traseiro e estão nos dois lados da carroceria, facilitando a recarga – enquanto o para-lama dianteiro traz o logotipo ‘Electric’. Os retrovisores contam com base nas portas e possuem repetidores de setas, enquanto as maçanetas são convencionais. Nas versões apresentadas, 4 e Turbo, a Porsche destaca que o novo Macan possui rodas de 20 polegadas calçadas com pneus 235/55 R20 na dianteira e 285/45 R20 na traseira, de cinco raios – opcionalmente terá rodas de até 22 polegadas.

No teto, dependendo da versão ele oferece um teto solar panorâmico. De traseira, o Macan conta com o vidro traseiro bem inclinado e ele possui um aerofólio adaptável que só deve ser ativado em velocidades mais elevados. As lanternas passam a contar com desenho bem horizontal, continuando invadindo a tampa do porta-malas e se interligam entre si. As lanternas possuem uma barra em LED que corta todo desenho das lanternas. Uma barra em preto brilhante traz o nome Porsche escrito por extenso A tampa do porta-malas traz o logotipo Macan (na versão Turbo, traz o ‘Turbo’ como destaque).

Em termos de vincos, a tampa do porta-malas possui um vinco horizontal que acompanha toda a largura da lanterna, enquanto nas bordas das lanternas existe um vinco em ‘L’ que corta este horizontal. O para-choque traseiro traz o vinco horizontal que passa próximo da tampa do porta-malas, enquanto a parte inferior possui um acabamento em plástico preto com espaço para a placa e os refletores horizontais nas extremidades. A parte inferior do para-choque traseiro possui um defletor de ar que ajuda na aerodinâmica.



"Estamos levando o Macan a um nível completamente novo - com E-Performance excepcional, a nova Driver Experience e um design muito impressionante", disse Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, por ocasião da estreia mundial em Cingapura. “Nosso objetivo é oferecer o modelo mais esportivo em seu segmento com o Macan totalmente elétrico”, diz Jörg Kerner, Vice-Presidente da linha de produtos Macan. Quando olhamos para o Macan Turbo, ele possui um design diferente. Todo o acabamento em plástico preto da carroceria sai em favor de um acabamento em preto brilhante.

O para-choque dianteiro do Macan Turbo também é diferente. Os faróis principais e a entrada de ar das extremidades são separadas por um acabamento na cor da carroceria, mas se conectam nas laterais por meio de um acabamento em preto brilhante. Toda a parte inferior da carroceria possui acabamento em preto brilhante, incluindo também o acabamento inferior das portas. O contorno dos vidros segue esse mesmo padrão, enquanto as rodas ganham um novo desenho. Na traseira, o Macan Turbo traz um novo para-choque traseiro. Este ganha, nas extremidades laterais do para-choque traseiro, saídas de ar com acabamento em plástico preto, com vincos no entorno em ‘C’.

As laterais das lanternas contam com um vinco que se conecta com o para-choque traseiro com um vinco em ‘U’, enquanto o acabamento inferior do para-choque é em preto brilhante com um difusor de ar com friso prateado. Ainda falando sobre design externo, o novo Macan conta com uma aerodinâmica aprimorada graças ao Porsche Active Aerodynamics (PAA), que, com elementos ativos e passivos, faz o SUV ter um coeficiente de arrasto de 0,25Cx. O SUV também possui aerofólio traseiro adaptável, abas de resfriamento ativas nas entradas de ar dianteiras e tampas flexíveis na parte inferior da carroceria, totalmente selada. Cortinas de ar abaixo do módulo do farol e a extremidade dianteira baixa otimizam o fluxo de ar.

Na traseira, bordas laterais destacáveis e o difusor com venezianas garantem eficiência aerodinâmica. “Com o Macan totalmente elétrico, estamos apresentando o primeiro Porsche que estamos tirando o elétrico de uma identidade de produto estabelecida. O novo Macan é claramente reconhecível por sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche. As proporções clássicas da Porsche foram ainda mais desenvolvidas e adaptadas de forma ideal aos desafios de um veículo elétrico. Isso aumentou ainda mais a aparência esportiva, moderna e dinâmica do Macan. O design deixa claro: o Macan continua sendo o carro esportivo em seu segmento, mesmo na forma elétrica.”, diz Michael Mauer, Vice-Presidente de Estilo da Porsche.



Por dentro, o novo Macan conta com um design bem característico de um Porsche. Ele possui um quadro de instrumentos com tela de 12,6 polegadas e um volante de três raios que possui comandos multifuncionais, além de trazer detalhes em preto brilhante. O volante também conta com Drive Mode no lado direito e inferior do volante, que altera os modos de condução com um botão giratório. Acima do quadro de instrumentos, existe um Head-Up Display (HUD) de realidade aumentada que auxilia na navegação da estrada, onde a imagem aparece para o motorista a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de um display de 87 polegadas.

Voltando ao painel, a Porsche adiciona uma central multimídia com tela de 10,9 polegadas, que usa o sistema Android Automotive OS, que possui conectividade com Android Auto – mas também conecta com Apple CarPlay. O Porsche Communication Management (PCM) padrão no novo Macan leva o desempenho da computação a um novo nível. Por exemplo, o assistente de voz “Hey Porsche” sugere rotas, incluindo paradas de recarga, na velocidade da luz. No novo Porsche App Centre, os passageiros podem acessar diretamente aplicativos populares de provedores terceirizados e instalá-los diretamente no novo Macan. Também existe uma tela de entretenimento de iguais 10,9 polegadas na frente do passageiro.

Essa tela de entretenimento é bem como seu nome diz, entreter. Ela terá capacidade de ter aplicativos como o TikTok e outros do gênero. Essa terceira tela na frente do passageiro pode transmitir conteúdo de vídeo enquanto o carro está sendo dirigido por meio de sua própria tela opcional de 10,9 polegadas. Toda essa porção das telas estão inseridas dentro de um acabamento em preto brilhante, que percorre todo o painel e que nas extremidades ainda trazem as saídas de ar-condicionado das extremidades. No lado esquerdo da central multimídia, ele ainda traz a alavanca de câmbio como interruptor, em uma solução que estreou na reestilização do Cayenne. O botão Start/Stop fica no lado esquerdo do volante.



Todo esse acabamento em preto brilhante possui uma faixa com uma iluminação em LED na sua parte superior, se conecta também com os painéis das portas. São 64 opções de cores personalizáveis, que mudam não apenas no painel, mas também nos painéis das portas. Dependendo da situação, ela fornece informações ou avisos - como para saudações, processos de carregamento ou em conjunto com os sistemas de assistência ao motorista. O topo do painel guarda um espaço para um relógio e saídas de alto-falantes. Abaixo da central multimídia, a Porsche desenhou duas saídas de ar-condicionado horizontais, com controles das saídas de ar e outros controles, como botão de pisca-alerta.

Descendo ao console central, a Porsche desenhou o novo Macan com um espaço de recarga por indução com tampa e um pequeno painel de controle do sistema de ar-condicionado. Estes trazem controles touch, um seletor giratório e cinco controles tipo alavanca como elementos físicos. Os bancos parecem ser de algum material ecológico e couro. Os painéis das portas possuem, além da iluminação personalizável, uma faixa prateada que se conecta com as maçanetas internas da porta e os controles de espelhos retrovisores e vidros. Assim como o antecessor, o Macan mantém espaço para cinco ocupantes na disposição tradicional 2+3.

Desenvolvido a partir de uma nova plataforma modular, Premium Platform Electric (PPE), o Macan possui maior capacidade de recarga das baterias. Moderna, a plataforma estreia com o Macan faz ele ter 4,784 metros de comprimento, 2,893 metros entre os eixos, 1,938 metro de largura e 1,622 metro de altura. Elétrico, o Macan ganha mais em espaço. Além do porta-malas traseiro de 540 litros de capacidade, ele ganha um frunk (porta-malas dianteiro) com capacidade de 84 litros. O porta-malas com a segunda fileira de bancos rebatidos ainda alcança os 1.348 litros de capacidade.



No Macan Turbo, o porta-malas é reduzido a 480 litros e com segunda fila rebatida baixa a 1.288 litros. Com peso variando de 2.330kg e 2.405kg, o Macan possui capacidade de reboque de 2.000km. Ele possui uma altura em relação ao solo de 18,4 centímetros, ângulo de ataque de 12,6º, de saída de 20,6º e ventral de 14,8º. Por conta da plataforma, o Macan elétrico possui assentos um pouco mais rebaixados que o anterior. Eles estão 28 milímetros mais baixos nos bancos dianteiros e 15 milímetros mais baixos no banco traseiro.

De acordo com a Porsche, a nova geração do Macan se destaca por contar com a nova geração de motores elétricos PSM, que são permanentes. Começando com a versão 4, o Macan traz dois motores elétricos que juntos entregam 387cv e torque de 66,2kgfm e chega aos 408cv com Overboost. Com dois motores, um em cada eixo, o Macan entrega uma tração All-Wheel Drive (AWD). Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 5,2 segundos e chega à velocidade máxima de 220km/h. Desenvolvido a partir de uma bateria de lítio de níquel-cobalto-manganês (NMC) de 100kWh (com 95kWh úteis), da CATL, que oferece autonomia de 613km no ciclo WLTP.

O Macan Turbo usa motores mais fortes, sendo um conjunto que entrega 639cv e torque de 115,2kgfm. Também são dois motores, um em cada eixo, que são mais potentes. A tração também é AWD na versão Turbo. Com esse motor, o Turbo acelera de 0 a 100km/h em 3,3 segundos e chega à velocidade máxima em 260km/h. A bateria do Macan Turbo é a mesma e oferece uma autonomia um pouco menor, de 591km. O SUV possui suspensão dianteira e traseira multilink, com freios a disco ventilados na frente e atrás.



Com uma arquitetura elétrica de 800V, a nova plataforma permite recargas mais rápidas. Em estações de carga de 400 volts, um interruptor de alta tensão na bateria permite o carregamento em banco, dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma tensão nominal de 400 volts. Em estações de 400V, ele pode ser recarregado em carregadores de 135kW. O SUV pode ser plugado em estações de recarga rápida (DC) de 270kW, que recupera de 10% a 80% da bateria em 21 minutos ou em um WallBox (CC) de 11kW que recupera 100% da bateria em 10 horas.

Outra novidade é que a nova geração do Macan pode recuperar 240kW de energia por meio dos motores elétricos durante a condução durante eventos de frenagem de até 0,5Gs. Com o Integrated Power Box (IPB) também contribui para a eficiência dos novos modelos Macan, ao mesmo tempo em que economiza peso e espaço. O inovador e compacto IPB combina três componentes – o carregador CA de bordo, o aquecedor de alta tensão e o conversor CC/CC. A bateria da CATL conta com um total de 12 módulos individuais, que facilitam a manutenção individual, além de 15 células embaladas individualmente, que melhora a estabilidade energética e de temperatura da bateria.

A bateria ainda possui uma distribuição de 80% de níquel, 10% de cobalto e 10% de manganês. Ambos as versões contam com dois motores elétricos são controlados pela eletrônica de potência quase em tempo real. O Porsche Traction Management (ePTM) controlado eletronicamente opera cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema convencional de tração nas quatro rodas e pode responder ao deslizamento em 10 milissegundos. A distribuição de tração nas quatro rodas é governada pelo programa de direção selecionado. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio do diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, também contribui para a tração, estabilidade de direção e dinâmica lateral do SUV.



Em termos de tecnologia, a nova geração do Macan é a primeira do SUV a contar com direção no eixo traseiro com amortecedores de duas válvulas. Chamado de controle eletrônico de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM), o SUV também possui uma suspensão a ar, tendo amortecedores com tecnologia de duas válvulas. Com um mapa de amortecedores mais expansivo, isso resulta em um espectro mais amplo entre conforto e desempenho. Isso torna as diferenças entre os programas de direção ainda mais tangíveis. Já o eixo traseiro direcionável funciona girando as rodas traseiras em cinco graus dependendo da velocidade. Ele permite um diâmetro de giro de 11,1 metros.

O SUV também conta com o Electric Sport Sound, onde o SUV cria o som de um veículo a combustão para o elétrico. O sistema ainda diminui "ruídos perturbadores da arquitetura de direção são deliberadamente minimizados, e sons harmoniosos e emotivos que combinam com o que o carro está fazendo são amplificados", disse a marca em comunicado. “Graças à sua posição de assento particularmente esportiva e baixo centro de gravidade, bem como sua dinâmica de direção impressionante e precisão de direção, o novo Macan proporciona uma sensação real de carro esportivo”, explica o Vice-Presidente da Linha de Produtos, Jörg Kerner. O Macan EV possui uma distribuição de peso de 48:52.

Desde seu lançamento, em 2014, a Porsche já vendeu 800.000 unidades do Macan em todo mundo. A segunda geração agora apresentada tem a difícil função de manter esse bom volume de vendas. O Macan EV será construído na fábrica da Porsche em Leipzig, na Alemanha, de onde será enviado para todos mercados. Os preços na América do Norte, por exemplo, começam em US$ 78.800 para o Macan 4 Electric e US$ 105.300 para o Macan Turbo Electric. 










Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan reajusta os preços do Versa novamente em até R$ 1.300 e parte de R$ 115.690

BMW revela as primeiras imagens teaser da M3 CS Touring, que estreará com cerca de 550cv

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Subaru revela primeiro teaser do novo Forester Wilderness de nova geração nos EUA

Nova marca italiana, Mignatta revela as primeiras imagens teaser do speedster Rina

Deepal revela primeiras imagens teaser do interior do S09, novo SUV topo de linha

Jetour revela as primeiras imagens teaser de um novo SUV na China, da linha Zongheng

Rezvani revela as primeiras imagens teaser do RR1 de produção, inspirado no Porsche 935

Volvo confirma que depois de 2030 não venderá mais carros com motor a combustão

Quem pediu um Lamborghini Revuelto em 2023 só recebe seu esportivo no final de 2025