Daihatsu apresenta o Vizion-F Concept como furgão elétrico urbano no Salão de Jacarta
Daihatsu apresenta no Salão de Jacarta, na Indonésia, a Vizion-F Concept, uma pequena van conceitual e elétrica que pode antecipar nova geração do Gran Max
A Daihatsu apresentou no Salão do Automóvel de Jacarta, na
Indonésia, um conceito de uma nova van que pode antecipar o futuro da marca
neste segmento. De acordo com a japonesa, a Vizion-F Concept estreia como um
furgão compacto elétrico e conceitual que traz uma nova identidade de design,
antecipa tecnologias e também pode indicar o futuro da Gran Max, um furgão
compacto que está na mesma geração desde 2007, quando foi lançado lá na Ásia,
ou seja, já possui seus 18 anos.
Em termos de design, o conceito Vizion-F Concept possui um
desenho mais simples formado por faróis horizontais e afilados, com luzes
diurnas (DRL) em LED em forma de ‘L’ e dois projetores que no conceito são em
LED. Os faróis são conectados por meio de uma barra em preto brilhante, que traz
o logotipo iluminado da Daihatsu logo acima. O para-choque dianteiro possui um
desenho simples com um painel que se conecta com pedestres e outros motoristas.
Nele, ele pode formar palavras e frases, algo que muitos conceitos têm feito
nos últimos tempos e que muito dificilmente será visto tão cedo em um comercial
leve.
No canto superior direito desta área do para-choque está o
logotipo ‘EV’ em um tom amarelo. Por fim, a parte inferior do para-choque
dianteiro possui um acabamento cinza que parece ser feito de materiais
reciclados. Assim como outras vans deste porte, ela possui uma dianteira bem
compacta. O capô, por exemplo, é bem compacto e possui apenas o logotipo da
marca. O para-brisa é levemente inclinado e amplo. De perfil, a Vizion-F se
destaca por trazer desenho dos vidros que se conectam com as linhas do
para-brisa dianteiro, graças às colunas A pintadas em preto.
Há uma faixa no mesmo tom de amarelo do logotipo no para-choque que conecta os vidros laterais dianteiros e o para-brisa até o outro lado da carroceria. Em termos de vincos, há linhas que nascem a partir dos faróis e terminam ainda na porta dianteira, além de outro vinco que nasce no para-choque e também termina nas portas dianteiras. A parte inferior das portas possui um vinco trapezoidal e a porta lateral traseira é corrediça. A parte inferior desta porta possui o logotipo EV Battery. Um outro vinco nasce no fim da porta traseira e termina nas lanternas.
As rodas possuem calotas aerodinâmicas e a van possui retrovisores substituídos por câmeras. Já as maçanetas são retráteis (pop-up). A Daihatsu não revelou imagens oficiais da traseira, mas a internet felizmente nos permite dar mais detalhes. A traseira possui lanternas horizontais que se conectam por meio de uma barra em preto brilhante. As lanternas possuem iluminação em LED e possui um espaço para vidro traseiro que fica visível (veja mais abaixo), com um brake-light na parte superior. A traseira pode ter uma abertura convencional (para cima) ou para os lados. Assim como na dianteira, o para-choque traseiro possui um acabamento inferior em cinza.
Por dentro, a Daihatsu confirmou que a van possui luzes longitudinais em LED no teto e o painel é bem simples. Há um quadro de instrumentos com tela digital e um volante compacto com aro superior e inferior achatado, com acabamento em plástico preto e aro do volante em branco com amarelo. O central do painel possui uma central multimídia conectada por um acabamento preto brilhante que aglutina uma série de funcionalidades. Há saídas de ar-condicionado horizontais e finas, com detalhes prateados e em amarelo. O console central possui a alavanca de câmbio por botão com um porta-objetos ao centro.
Ao lado do passageiro, a van possui um deque que permite colocar objetos pessoais ou cargas extras. Os painéis das portas possuem acabamentos em branco com puxadores das portas com detalhes em amarelo. Mecanicamente, a Daihatsu confirmou que a van conceitual usa um motor elétrico de 48cv alimentado por uma bateria de 28kWh capaz de oferecer uma autonomia 200km, que pode ser recarregada em 9 horas quando plugado em um WallBox (CC) ou 60 minutos quando plugado em uma estação de recarga rápida (DC), sem revelar a capacidade das correntes elétricas.
“Com isso, a Daihatsu mostra novas possibilidades para a eletrificação de veículos comerciais na forma mais apropriada para a Indonésia, com uma visão de maior volume de transporte e resposta à demanda por logística de última milha eficiente em linha com o crescimento econômico da Indonésia, bem como as crescentes necessidades no futuro de neutralidade de carbono da indústria e empresas de transporte.”, disse a Daihatsu em comunicado. O conceito certamente vai antecipar uma nova geração da Gran Max, que ainda não possui uma definição de quando será apresentada em sua versão de produção.
Fotos: Daihatsu / divulgação
Comentários
Postar um comentário