Toyota registra imagens de patente de uma pintura que consegue mudar de cor no USPTO

Toyota registra imagens de patente no United States Patent and Trademark Office sobre uma pintura que muda de cor e novidade pode surgir no futuro



A Toyota registrou novas imagens de patente de uma novidade que pode ser revelada dentro de alguns anos. A novidade é uma pintura que poderá mudar de cor, permitindo que seus proprietários possam mudar a cor dos seus veículos rapidamente. Isso já é algo que a BMW vem trabalhando, especialmente com alguns conceitos como o i Vision Dee Concept. Agora no caso da japonesa, as imagens registradas no United States Patent and Trademark Office, o USPTO, comprovam a busca por desenvolver a tecnologia.

De acordo com a patente, a japonesa entende que seus consumidores podem acabar optando por mudar a cor dos seus veículos a fim de acompanhar tendências ou apenas para conseguir ter uma mudança em seu veículo. O registro também comenta que as concessionárias poderiam conseguir mudar a cor dos carros a fim de conseguir revendê-los mais facilmente. Sem apelar para nenhum tipo de vinil ou envelopamento, a marca quer desenvolver uma tinta que seja capaz de poder alterar os tons em reação ao calor e à luz. O carro seria levado até uma vaga com elementos de aquecimento semelhantes a túneis que cercariam o veículo por todo lado.

Conforme a superfície com a tinta for aquecida, um dispositivo ‘modulador de cor’ (segundo a patente) seria o responsável por emitir luz que passaria pela superfície da tinta a fim de completar a transformação. Este ‘modulador de cores’ poderia ser controlado tanto por pessoas como também por robôs, funcionando autonomamente. Caso esse último seja a escolha, ele poderia se comunicar com um servidor remoto e ter sensores de temperatura embutidos na carroceria do veículo para determinar as configurações para uma cor específica. As imagens de patente também revelam mais detalhes.

Entre alguns deles está uma tecnologia chamada e-Readers, uma tecnologia eletroforética que causa um efeito de mudança de cor como foi usado no BMW iX Flow Concept durante o CES 2022. Nesse caso, a pintura conta com milhões de microcápsulas suspensas por um envoltório externo. Com isso, uma corrente elétrica faria com que pigmentos circulassem dentro dessas microcápsulas, mudando a cor do exterior de branco, para cinza e para preto com apenas um toque de botão. Esse registro da Toyota parece ser um pouco diferente, mas ainda não se sabe se seria uma alternativa mais simples ou ainda mais sofisticada.



Foto: Toyota / divulgação

Patentes: United States Patent and Trademark Office – USPTO / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Volvo lança promoção no mercado brasileiro neste mês de janeiro com toda a linha

Terceira geração do Peugeot 508 chega depois de 2025 como um modelo 100% elétrico

Importados, abril de 2023: Kia Bongo retoma 1ª enquanto SUVs da Land Rover são destaques

Porsche admite um SUV elétrico acima do Cayenne que será "parte sedã, parte crossover"

Ford lança promoção no Brasil com Maverick, Ranger, Bronco Sport e Transit até dia 4/02

Jetour lança oficialmente o Traveller e o Shanhai T2 na China, um off-road de até 619cv

GWM registra imagens de patente do novo Haval H6, que vai ganhar reestilização na China

MINI lança a nova geração do Cooper E no Brasil, elétrico de 184cv e por R$ 209.990

Mercedes-Benz revela nova imagem teaser do SUV da AMG previsto para meados de 2026