Skoda revela o novo Kamiq na Europa, que ganha reestilização e fica mais equipado
Skoda revela a primeira reestilização do Kamiq na Europa; SUV compacto passa por mudanças de acabamento e também ganha novos itens de série
A Skoda apresentou as primeiras imagens oficiais e detalhes
da primeira reestilização que o Kamiq recebe na Europa, depois do seu
lançamento em meados de 2019. O SUV compacto tcheco recebeu novidades na
dianteira, traseira e retoques no interior. Falando nele, a marca também
apostou em mudanças no acabamento, com uso de materiais sustentáveis pela
primeira vez no Kamiq, assim como fez no Scala (veja aqui). Mecanicamente, nada
muda e o Kamiq continua com motores TSI, mas perdeu opções de motores a diesel.
Em termos de design, basta olhar para o Kamiq e notar que
algumas coisas estão diferentes em relação ao anterior. Ele mantém os faróis
divididos em dois andares, sendo que a parte superior ficou mais fina em
relação ao antecessor. Afilado, ele conta com espaço para as luzes diurnas
(DRL) em LED. Os faróis principais sim, mudaram inclusive de formato. Maior,
ele fica com desenho mais quadrado que retangular, como era no Kamiq anterior. Agora,
com desenho mais quadrado, ele possui projetores em LED e as versões mais caras
(ou opcionalmente) ele pode ser vendido com os faróis TOP LED Matrix, tendo módulos
Matrix hexagonais distintos, disponíveis pela primeira vez para o Kamiq.
A grade dianteira também recebeu um novo desenho, marcado principalmente por uma grade mais larga que ganha um desenho mais octogonal. A grade dianteira possui um acabamento cromado no entorno, enquanto a grelha possui as barras verticais características da marca. O para-choque dianteiro também muda em relação ao antecessor, como um vinco que corta os faróis principais e ficam na parte inferior da grade dianteira. O para-choque também traz uma nova entrada de ar inferior com um desenho trapezoidal que se conecta com o desenho das entradas de ar das extremidades.
Com desenho em formato de pentágono, as entradas de ar das extremidades possuem faróis de neblina com três pontos de iluminação. Ele ainda oferece um acabamento abaixo da entrada de ar inferior, com três entradas de ar inseridas dentro de um acabamento prateado. O capô continua o mesmo, com o logotipo da marca próximo da grade dianteira junto de dois vincos que alteram desde o desenho da grade dianteira e terminam só próximo do para-brisa. Existe também um par de vincos que nasce acima da grade dianteira e terminam na coluna A do SUV.
De perfil, ele muda apenas nas novas rodas de liga leve. Falando nelas, a Skoda adicionou rodas de liga leve em todas as versões e variam de 16 polegadas (205/60 R16), 17 polegadas (205/50 R17) ou 18 polegadas (215/45 R18). As versões mais caras ganharam apenas uma nova saia lateral, com um acabamento prateado e em plástico preto, como acontece com a versão topo de linha Monte Carlo. Indo para a traseira, as novidades ficam por conta do nome da marca escrito por extenso, que ganha uma nova serigrafia.
Além disso, as novidades ficam por conta do layout das lanternas, que recebem uma iluminação em LED, com um desenho em ‘L’. Os refletores, que ficam posicionados logo abaixo das lanternas, recebem um desenho em ‘L’ e ficam maiores em relação ao antecessor, que era mais fino e com desenho horizontal. O para-choque traseiro também recebeu novidades como o acabamento em plástico preto na parte inferior, com elementos mais destacados nas extremidades. Ao centro, ele possui um novo difusor de ar com um acabamento com desenho prateado.
Por dentro, as novidades ficam por conta de poucas coisas como nova padronagem de bancos e materiais empregados diferentes, com pegada mais sustentável. Há um quadro de instrumentos com tela digital de 8,0 ou 10,25 polegadas (dependendo da versão) e a central multimídia Skoda Infotainment de 8,25 ou 9,2 polegadas. A central recebe navegação GPS nativa e auxílio de quatro portas USB-C que permitem carregamento de smartphones. As duas centrais contam com rádio digital (DAB), conectividade Bluetooth para chamadas viva-voz e transferência de sinais de áudio de um smartphone.
Duas portas USB-C com 15W e duas de 45W de potência e quatro alto-falantes padrão. Outra adição da reestilização é um novo volante de dois raios com controles multifuncionais, que traz detalhes prateados e em preto brilhante. O painel em si não muda, mas ganha um novo sistema de ar-condicionado chamado de Climatronic. Há uma personalização da faixa do painel, que pode ser o Loft (tecido cinza), presente nos assentos e uma almofada decorativa no painel de instrumentos. O Lodge vem com microfibra Suede, em cinza, e Hot-Stamping na cor cobre, além de trazer iluminação ambiente LED capaz de alternar de branco para vermelho como padrão.
O volante, manopla de câmbio e a alavanca do freio de mão são revestidos em couro. Há ainda o Suite voltado para o conforto vem com bancos estofados em couro, aquecidos e ajustados eletricamente como padrão. O Hot-Stamping tem um visual cromado. O Dynamic é focado mais fortemente na esportividade, com bancos esportivos com apoios de cabeça integrados parcialmente estofados com Suede em preto, que também é usada para a almofada do painel de instrumentos. O forro do teto é novamente preto. Internamente, as novidades também ficam por conta de materiais sustentáveis com uso de fibras vegetais naturais de cânhamo e kenaf.
Eles são usados em partes como painéis das portas e na estrutura do revestimento do teto, assim como tecidos vistos nos bancos, piso e tapetes. Falando em tapetes, eles usam matérias-primas naturais e renováveis parcialmente feitos de fibras de cânhamo e kenaf, um tipo de hibisco. O forro do teto também contém uma proporção dessas fibras para maior resistência. Outros incrementos sustentáveis ficam por conta do reservatório de água sob o para-brisa e os revestimentos dos arcos das rodas são feitos de plásticos reciclados.
“O Kamiq redefine a classe compacta para nossa marca e além quando foram lançados. Agora refinamos ainda mais ambos os modelos, levando o design, os interiores e a funcionalidade para o próximo nível. O novo Kamiq complementa nossa linha ICE e mantêm suas fortes posições no mercado.”, disse Klaus Zellmer, Presidente do Conselho da Skoda. Desenvolvido a partir da plataforma modular MQB-A0, o Kamiq possui 4,241 metros de comprimento, 2,651 metros entre os eixos, 1,793 metro de largura e 1,562 metro de altura. Há porta-malas com capacidade de 400 litros que pode ser ampliado para 1.395 litros com a segunda fileira de bancos rebatidos.
O peso vai de 1.223kg a 1.288kg e o tanque de combustível é de iguais 50 litros com ambos os motores. Mecanicamente, o SUV compacto é equipado com os motores TSI sempre a gasolina, da família EVO2. Entre eles, estão o 1.0 12v TSI a gasolina de 95cv e 17,8kgfm, associado a uma transmissão manual de 5 marchas. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 11,0 segundos e velocidade máxima de 183km/h. O 1.0 possui uma calibração mais forte, o 1.0 12v TSI de 115cv e 20,4kgfm, com transmissão manual de 5 marchas ou automatizada de dupla embreagem DSG de 7 marchas.
Com essa mecânica, o Kamiq acelera de 0 a 100km/h em 9,7 segundos (MT) ou 10,2 segundos (DSG) e tem máxima de 196km/h. Ele também conta com opção de motor 1.5 TSI de 150cv e 25,5kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas. Em termos de desempenho, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 8,3 segundos e máxima de 214km/h. No caso do 1.5 TSI, o novo Kamiq conta com sistema de desativação de cilindro (ACT), que desliga automaticamente os dois cilindros do meio quando sua potência não é necessária.
Os motores 1.6 TDi e o 1.0 G-TEC (GNV) saem de cena. A suspensão possui um sistema onde ela pode ser rebaixada ou levantada em 1,5 centímetros por meio do Sport Chassis Control. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e na traseira ela é semi-independente, com freios a disco ventilados na dianteira e a disco sólido na traseira. “Esta atualização do Kamiq coloca muita ênfase na segurança. O amplo equipamento de segurança agora também inclui faróis TOP LED Matrix como opção – pela primeira vez nestes modelos. Em linha com a iniciativa internacional Vision Zero, a Skoda Auto quer contribuir ativamente para reduzir o número de fatalidades no trânsito.”, disse Johannes Neft, Membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Skoda.
O Kamiq atualizado oferece, portanto, uma ampla gama de sistemas de assistência avançados, alguns dos quais são geralmente vistos em segmentos mais altos.”, adiciona Neft. Em termos de equipamentos, as novidades ficam por conta de itens do pacote ADAS, que ganham Front Assist com Monitor de Pedestres, Lane Assist e Reconhecimento de Sinais de Trânsito, entre outros recursos. Em caso de acidente, até nove airbags protegem os ocupantes. Falando no pacote Technology, como a Skoda chama seu pacote ADAS, ele inclui Adaptive Cruise Control (ACC), Adaptive Lane Assist e Hands-on Detection (verifica em intervalos regulares se o motorista tem as mãos no volante e ainda está no controle do veículo), enquanto o Assisted Drive Plus também oferece Side Assist.
O pacote Winter inclui funções de aquecimento para o volante e para-brisa, enquanto os vários pacotes Convenience vêm com uma câmera de ré, entrada sem chave Kessy e uma porta traseira elétrica completa com Virtual Pedal. As opções individuais incluem um sistema de alarme, um engate de reboque, bancos traseiros aquecidos, ajuste elétrico do banco e um sistema de som. Desde seu lançamento em 2019, o Kamiq já teve 351.000 unidades vendidas em um total de 60 países. A reestilização faz com que ele seja vendido com as versões SE, SE L e Monte Carlo, que presta homenagem à história da marca no Rally de Monte Carlo.
“O Skoda Kamiq tem sido nosso SUV mais popular nos últimos dois anos. Isso prova que nosso SUV urbano atende totalmente às expectativas de nossos clientes e é o companheiro perfeito para esses Exploradores Contemporâneos. Com a atualização abrangente, agora melhoramos ainda mais o Kamiq – com seu design aprimorado, bem como novos recursos de segurança e conforto, ele tem todos os pré-requisitos para fortalecer ainda mais sua posição no segmento de SUVs em expansão e entusiasmar nossos clientes.”, disse Martin Jahn, Membro do Conselho de Vendas e Marketing da Skoda.
Assim como alguns de seus irmãos, o Kamiq é produzido na fábrica de Mladá Boleslav, na República Tcheca. O SUV conta com nove opções de cores, sendo duas cores sólidas e sete acabamentos de pintura metálica. Entre as novidades do catálogo estão as opções de cores metálicas como o Phoenix Orange e o Colour Concept.
Fotos: Skoda / divulgação
Comentários
Postar um comentário