Skoda apresenta o novo Scala, que ganha reestilização de meia-vida e tem até 150cv
Skoda revela as primeiras mudanças visuais para o Scala, que passa por reestilização de meia-vida; hatch médio está mais tecnológico e sustentável
A Skoda apresentou as primeiras imagens e informações da
reestilização que o seu hatch médio Scala passou na Europa. Lançado em 2019 por
lá, o hatch ganha atualizações de meia-idade que trazem mais equipamentos de
série e avanços em termos de sustentabilidade. Desenvolvido a partir da mesma
plataforma modular MQB-A0, o novo Scala passa a ser vendido de acordo com a
nova identidade visual da marca tcheca, que muda especialmente a dianteira com
faróis mais afilados. A lista de equipamentos também aumentou e isso será
aprofundado nos próximos parágrafos.
Começando pelo design, o novo Scala passa a contar com faróis
mais afilados com um desenho mais refinado e com uma iluminação mais moderna,
chamada de Top LED Matrix e vendido na versão topo – que traz módulos LED
cristalinos foram projetados para evocar pequenos blocos brilhantes de gelo ou
pedras preciosas. Os faróis recebem luzes diurnas (DRL) em LED na parte
superior e em ‘L’ nas extremidades laterais inferiores. Com design mais
dinâmico, o Scala também ganhou uma nova grade dianteira, que traz novo
formato. Enquanto a parte superior da grade não muda, ela fica um pouco mais
retangular, com contorno prateado e em preto brilhante.
A grelha ainda continua com barras verticais. O para-choque
dianteiro também trouxe mudanças como uma nova entrada de ar inferior com um
desenho mais trapezoidal que se conecta com as entradas de ar das extremidades
do para-choque. A grelha da entrada de ar inferior recebeu um novo desenho de
barras transversais e com vincos das extremidades desta entrada de ar inferior
que quase se conecta com a grade dianteira. Nas extremidades, existem entradas
de ar que se conectam com os faróis de neblina com três pontos de iluminação.
Há um acabamento em preto brilhante em ‘L’ nas laterais deste acabamento.
O capô continua o mesmo, com o logotipo da marca emoldurado por dois vincos centrais que criam um ressalto central – que altera, inclusive, o desenho da grade com um pequeno degrau. Nas extremidades, o capô ainda conta com um par de vincos que nascem logo acima dos faróis e terminam nas colunas A do hatch. De perfil, a Skoda redesenhou as rodas de liga leve que variam de acordo com cada versão. Agora, elas variam de 16 polegadas (com pneus 205/55 R16), 17 e a 18 polegadas, que podem contar com acabamento prateado.
De traseira, as mudanças ficam por conta do nome da marca que recebe uma nova serigrafia, enquanto as lanternas receberam mudanças sutis no layout interno. De LED, as lanternas podem contar com piscas dinâmicos em forma de ‘L’. O para-choque traseiro também muda com um novo desenho. Agora a peça dá continuidade a um vinco presente na parte inferior das portas, que possui continuidade no desenho nas laterais do para-choque. Uma parte inferior também recebeu um novo desenho com novos refletores horizontais, que foram alocados para uma posição mais inferior.
A parte inferior em plástico preto possui detalhes prateados nas extremidades e imitam falsas saídas de escape, mas formando um difusor de ar. Por dentro, as novidades ficam por conta do quadro de instrumentos com tela digital de 8,0 ou 10,25 polegadas e a central multimídia Skoda Infotainment de 8,25 ou 9,2 polegadas. A central recebe navegação GPS nativa e auxílio de quatro portas USB-C que permitem carregamento de smartphones. As duas centrais contam com rádio digital (DAB), conectividade Bluetooth para chamadas viva-voz e transferência de sinais de áudio de um smartphone.
Duas portas USB-C com 15W e duas de 45W de potência e quatro alto-falantes padrão. Outra adição da reestilização é um novo volante de dois raios com controles multifuncionais, que traz detalhes prateados e em preto brilhante. O painel em si não muda, mas ganha um novo sistema de ar-condicionado chamado de Climatronic. Há uma personalização da faixa do painel, que pode ser o Loft (tecido cinza), presente nos assentos e uma almofada decorativa no painel de instrumentos. O Lodge vem com microfibra Suede, em cinza, e Hot-Stamping na cor cobre, além de trazer iluminação ambiente LED capaz de alternar de branco para vermelho como padrão.
O volante, manopla de câmbio e a alavanca do freio de mão são revestidos em couro. Há ainda o Suite voltado para o conforto vem com bancos estofados em couro, aquecidos e ajustados eletricamente como padrão. O Hot-Stamping tem um visual cromado. O Dynamic é focado mais fortemente na esportividade, com bancos esportivos com apoios de cabeça integrados parcialmente estofados com Suede em preto, que também é usada para a almofada do painel de instrumentos. O forro do teto é novamente preto.
No interior, o Scala conta com acabamento com fibras vegetais naturais de cânhamo e kenaf, que são usados nos painéis de acabamento das portas e na estrutura do acabamento do teto. Os bancos, piso e tapetes são feitos de materiais reciclados. “O Scala redefine a classe compacta para nossa marca e além quando foram lançados. Agora refinamos ainda mais ambos os modelos, levando o design, os interiores e a funcionalidade para o próximo nível. O novo Scala complementa nossa linha ICE e mantêm suas fortes posições no mercado.”, disse Klaus Zellmer, Presidente do Conselho da Skoda.
Ainda falando sobre sustentabilidade, a Skoda confirmou que o hatch conta com reservatório de água sob o para-brisa e os revestimentos dos arcos das rodas são feitos de plásticos reciclados. Desenvolvido a partir da plataforma modular MQB-A0, o Scala possui 4,362 metros de comprimento, 2,636 metros entre os eixos, 1,793 metro de largura e 1,514 metro de altura. O hatch também oferece um porta-malas de 467 litros de capacidade e um peso que varia de 1.199kg a 1.271kg, dependendo da versão. O tanque de combustível é de 50 litros de capacidade com ambos os motores.
Com quase 230.000 unidades vendidas globalmente, em 57 mercados, desde seu lançamento, a Skoda manteve a gama de motores do modelo que conhecemos. Com isso, ele é equipado com o motor 1.0 12v TSI a gasolina de 95cv e 17,8kgfm, associado a uma transmissão manual de 5 marchas. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 10,8 segundos e velocidade máxima de 192km/h. Esse mesmo motor ainda pode contar com uma calibração mais forte, o 1.0 12v TSI de 115cv e 20,4kgfm, com transmissão manual de 5 marchas ou automatizada de dupla embreagem DSG de 7 marchas.
Com essa mecânica, o Scala acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos (MT) ou 10,1 segundos (DSG) e tem máxima de 202km/h. Ele também conta com opção de motor 1.5 TSI de 150cv e 25,5kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas. Em termos de desempenho, o Scala acelera de 0 a 100km/h em 8,2 segundos e máxima de 221km/h. No caso do 1.5 TSI, o novo Scala conta com sistema de desativação de cilindro (ACT), que desliga automaticamente os dois cilindros do meio quando sua potência não é necessária.
Os motores 1.6 TDi e o 1.0 G-TEC (GNV) saem de cena. A suspensão possui um sistema onde ela pode ser rebaixada ou levantada em 1,5 centímetros por meio do Sport Chassis Control. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e na traseira ela é semi-independente, com freios a disco ventilados na dianteira e a disco sólido na traseira. De série, as novidades ficam por conta Front Assist com Monitor de Pedestres, Lane Assist e Reconhecimento de Sinais de Trânsito. A lista ainda é complementada com um total de nove airbags nas versões mais caras. Também nessa versão topo ele vem com Pedal Virtual para a porta traseira elétrica.
“Esta atualização do Scala coloca muita ênfase na segurança. O amplo equipamento de segurança agora também inclui faróis TOP LED Matrix como opção – pela primeira vez nestes modelos. Em linha com a iniciativa internacional Vision Zero, a Skoda Auto quer contribuir ativamente para reduzir o número de fatalidades no trânsito. O Scala atualizado oferece, portanto, uma ampla gama de sistemas de assistência avançados, alguns dos quais são geralmente vistos em segmentos mais altos.”, adiciona Johannes Neft, Membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Skoda.
O pacote Technology inclui Adaptive Cruise Control (ACC), Adaptive Lane Assist e Hands-on Detection, enquanto o Assisted Drive Plus também oferece Side Assist. O pacote Winter inclui funções de aquecimento para o volante e para-brisa, enquanto os vários pacotes Convenience vêm com uma câmera de ré, entrada sem chave Kessy e uma porta traseira elétrica completa com Virtual Pedal. As opções individuais incluem um sistema de alarme, um engate de reboque, bancos traseiros aquecidos, ajuste elétrico do banco e um sistema de som.
Produzido na fábrica de Mladá Boleslav, na República Tcheca, o Scala é vendido na Europa com as versões SE, SE L e Monte Carlo. Essa última é uma homenagem à história da marca no Rally de Monte Carlo. Com desenho mais esportivo, ele se destaca por detalhes extras em preto brilhante no exterior. Internamente, o Scala Monte Carlo traz bancos em couro Carbon sintético no interior. A marca tcheca também comenta que existe nove opções de cores para a carroceria.
Fotos: Skoda / divulgação
Comentários
Postar um comentário