Porsche admite um SUV elétrico acima do Cayenne que será "parte sedã, parte crossover"

Porsche volta a comentar sobre o ‘K1’, seu novo utilitário esportivo de grande porte que ficará posicionado acima do Cayenne e é esperado para 2027



A Porsche atualmente conta com dois utilitários esportivos, Macan e Cayenne. De longe os veículos mais vendidos da marca terão a companhia de um terceiro membro, que é esperado para meados de 2027. A novidade foi brevemente comentada pela primeira vez em 2023 durante o Porsche Annual Press Conference e voltou a falar dele no Annual General Meeting 2023. No evento, a marca alemã confirmou que o ‘Projeto K1’ deve ser apresentada em meados de 2027 com foco em mercados gigantes como China e Estados Unidos.

No evento mais recente, Oliver Blume, CEO da Porsche, confirmou que o ‘K1’ é um "novo conceito de veículo" que oferece "desempenho impressionante" e uma "nova experiência interior". O executivo ainda confirmou que o seu terceiro (e maior) utilitário esportivo contará com novas funções avançadas de condução autônoma. Esperado para ter três fileiras de bancos, o ‘K1’ deve contar com um design bem diferente em relação aos seus irmãos. Estima-se que ele terá um perfil cupê, apesar de ser desenvolvido para ter espaço para três fileiras de bancos.

Segundo algumas informações ligadas à Porsche, o novo SUV terá uma proposta que fará dele ter "parte sedã, parte crossover". O que já foi confirmado é que ele será desenvolvido a partir da nova plataforma modular SSP Sport, que é desenvolvida pela Porsche com base na plataforma SSP regular, que estará em modelos da Volkswagen e Audi. Com um objetivo de eletrificar grande parte da sua linha, em menor escala apenas com o 911, a Porsche prevê lançar o ‘K1’ apenas como elétrico, mas os planos podem acabar mudando porque ainda falta um certo tempo para ele ser lançado.

Desenvolvido desde meados de 2020, o ‘K1’ terá mais de 5,00 metros de comprimento, ou seja, será no mínimo 20 centímetros maior que o Cayenne. Com foco em famílias, ele será de longe o maior produto já lançado pela alemã. Em entrevista em 2023, Blume disse que o ‘K1’ é “uma interpretação muito esportiva de um SUV. Este novo conceito de veículo foi projetado para oferecer desempenho forte e direção automatizada com a típica linha de fly da Porsche, juntamente com um design completamente nova experiência dentro do veículo.", disse o executivo.

Por conta da plataforma modular moderna, é esperado que ele tenha habilidades adicionais frente a seus irmãos elétricos. A nova arquitetura elétrica terá capacidade de 920V, que vai permitir uma recarga muito rápida em estações de recarga rápida (DC), podendo vir com uma bateria de 100kWh e autonomia superior a 700km. O carro também deve vir com uma direção nas quatro rodas, com o eixo traseiro direcional em 5º de ângulo de giro. Com a produção em Leipzig, na Alemanha, o preço deste terceiro SUV não será nada convidativo. Rumores apontaram que ele teria o triplo do preço do Cayenne, com preço na casa das 190.000 libras – mais de um milhão aqui.



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Volvo lança promoção no mercado brasileiro neste mês de janeiro com toda a linha

Terceira geração do Peugeot 508 chega depois de 2025 como um modelo 100% elétrico

Ford lança promoção no Brasil com Maverick, Ranger, Bronco Sport e Transit até dia 4/02

Importados, abril de 2023: Kia Bongo retoma 1ª enquanto SUVs da Land Rover são destaques

Stellantis manteve liderança na América do Sul nos primeiros quatro meses de 2023

MINI lança a nova geração do Cooper E no Brasil, elétrico de 184cv e por R$ 209.990

Jetour lança oficialmente o Traveller e o Shanhai T2 na China, um off-road de até 619cv

Toyota registra imagens de patente de uma pintura que consegue mudar de cor no USPTO