Nissan apresenta oficialmente o Z Nismo, que estreia com motor V6 biturbo de 420cv

Nissan revela oficialmente o Z Nismo, que estreia com mudanças visuais e mecânicas; cupê passa a entregar 420cv de potência do motor 3.0 V6 biturbo 



A Nissan conta com uma gama de esportivos há alguns anos e nada mais icônico que a própria linha Z, que nasceu com o 240Z em 1969, passando por 280ZX, 300ZX, 350Z e 370Z. Maus recentemente, a marca japonesa aderiu apenas ao nome Z para dar continuidade à história e agora o Z foi apresentado oficialmente com a versão Nismo no mercado internacional. Revelado primeiro nos Estados Unidos, a nova versão se destaca por trazer uma mecânica mais refinada e por elementos de design que combinem com a sua proposta mais esportiva.

E é justamente pelo design que vamos começar essa conversa. O Z Nismo se destaca por trazer elementos como uma nova grade dianteira com um desenho diferenciado ao trazer um novo para-choque dianteiro chamado de Grand-Nose ou G-Nose. Totalmente redesenhado em relação às versões civis, o Nismo possui um vinco que corta toda a dianteira abaixo dos faróis e logo abaixo possui a grade dianteira com um desenho mais fino e mais largo que das versões civis. A grade possui um acabamento em preto brilhante com uma grelha estilo colmeia, com uma parte superior com uma barra preto brilhante.

Nela, a Nissan adicionou o logotipo Nismo no lado direito. A grade dianteira se conecta com a parte inferior da carroceria onde existe um splitter na cor da carroceria e com uma faixa vermelha, tradicional nos modelos da linha Nismo. Nas extremidades laterais e inferiores, note que o esportivo possui apêndices aerodinâmicos que melhoram o fluxo de ar da carroceria. Há ainda vincos que ajudam a levar o ar a passar pelo elemento. Chamados de ‘Canards’ pela Nissan, eles têm a função de criar vórtices sobre as rodas dianteiras, beneficiando ainda mais o desempenho aerodinâmico.

De perfil, as novidades ficam por conta do friso na parte superior dos vidros que passa a ser em cinza metálico escuro, enquanto as saias laterais são alargadas e possuem um desenho que ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico e a elevação. As saias contam com um vinco que cresce ascendentemente até ele ser interrompido próximo do fim do desenho da porta. A parte inferior dele possui a faixa vermelha que dá continuidade às linhas do para-choque dianteiro e termina no para-choque traseiro. Outra faixa vermelha é vista na capa dos retrovisores, pintado em preto brilhante.



Novidade também ficam pelas novas rodas de liga leve de 19 polegadas chamadas de Rays, de acabamento preto brilhante e desenho raiado. Mais largas (em 0,5 polegada) e mais leves, as rodas são calçadas com pneus Dunlop SP SPORT MAXX GT600, versão usada também no GT-R. Os pneus traseiros são 10 milímetros mais largos do que aqueles equipados no Z Performance (285/35R19 contra 275/35R19). O teto é pintado em preto e possui uma pequena antena estilo barbatana de tubarão. Na traseira, o esportivo conta com um novo aerofólio mais proeminente, ficando mais alto e largo – se estendendo até o para-lama traseiro.

O para-choque traseiro também foi redesenhado com um acabamento em preto brilhante com desenho mais quadrado, ocupando mais o espaço do para-choque. Acima do espaço da placa ele possui o logotipo da versão Nismo, além de trazer refletores horizontais nas extremidades deste acabamento. A Nissan também comenta que os cantos do para-choque foram remodelados para auxiliar na separação do ar e reduzir o arrasto aerodinâmico, graças a uma inspiração vinda do GT-R Nismo. Complementa o design do para-choque traseiro a faixa em vermelho na parte inferior, as duas saídas de escape e uma lanterna de neblina central e vertical, logo abaixo do espaço da placa.

Internamente, a marca japonesa adiciona novidades como botão de partida do motor (Start/Stop) e dos modos de direção com acabamento anodizado em vermelho (ambos no console central), bancos Recaro com ajuste manual (com acabamento Alcantara preto e vermelho) e um volante revestido em couro Alcantara e com o marcador vertical e central em vermelho, no aro superior. Bancos e volante contam com costura contrastante em vermelho. O esportivo também possui um quadro de instrumentos com um novo gráfico com tela TFT totalmente digital de 12,3 polegadas, com logotipo Nismo e detalhes em vermelho.

Ao entrar no esportivo também é possível perceber a nova soleira com o grafismo Z Nismo. Debaixo do capô, o esportivo possui o mesmo motor 3.0 V6 biturbo que estreou nesta nova geração e entregava 405cv e 48,4kgfm de torque. Agora, o Z Nismo entrega 420cv e 53,1kgfm, ganho de 15cv e 4,7kgfm. O torque é entregue entre 2.000 e 5.200rpm, garantindo mais força em baixas rotações. O câmbio continua o automático de 9 marchas e a tração é traseira. Os ganhos de potência vieram de uma combinação de melhor resfriamento, controle eletrônico de válvula de descarga revisado, proporcionando maior impulso do turbocompressor e velocidade da turbina, e uma estratégia de tempo de ignição independente.



O motor V6 também recebeu um novo resfriador de óleo do motor, aprimorado para maior desempenho em pista. Já a transmissão ganhou melhorias também, aprimorada para desempenho e trocando as marchas de forma mais rápida e dinâmica. Além do design, a Nissan aprimora uma série de elementos do cupê como motor, suspensão, freios, aerodinâmica e rodas. Com isso, existe um novo acerto dinâmico. A transmissão mesmo, por exemplo, recebeu pacotes de embreagem revisados, permitindo trocas de marchas mais rápidas. Junto com o software de gerenciamento do motor revisado, a transmissão do Z Nismo reduziu o tempo de redução de marchas em quase metade, em comparação com o Z Performance.

O esportivo conta com os modos de condução Normal e Sport, mas o Z Nismo adicionou um terceiro modo: o Sport+. Ele se destaca por oferecer uma troca de marchas mais dinâmica e ajustado para as pistas de corrida e para a direção do veículo, aproveitando a capacidade de redução de marchas mais rápida do motor. A programação das trocas de marchas também foi aprimorada para ser mais responsiva para direção de desempenho que o motorista não precisa usar as alavancas de troca de marcha. Ao acioná-lo, as trocas de marchas são até 50% mais rápidas e emprega uma lógica especial para uma resposta mais rápida do acelerador em marchas engatadas.

Outro avanço do Nismo é ser equipado com uma suspensão otimizada para precisão, previsibilidade e aderência em curvas. Para isso, ele ganha barras estabilizadoras exclusivas, molas mais rígidas e amortecedores maiores e reajustados. O chassi também foi reforçado e enrijecido que faz o Z Nismo acompanhar mais facilmente à melhor resposta em forças de curva permitidas pelos pneus da versão esportiva. Há também reforço adicional dianteiro, traseiro e traseiro sob o assoalho, ajudando a aumentar a rigidez torcional em 2,5% em comparação com as versões padrão.



A suspensão ganhou suspensão dianteira e traseira mais rígida e uma bucha de montagem mais rígida para a cremalheira da direção aumentaram ainda mais a rigidez lateral. O sistema de freio também é reforçado com pneus dianteiros com rotores maiores em 15,0 polegadas, combinando com os rotores dos freios traseiros maiores em 13,8 polegadas. O ganho traz novas pastilhas de freio de desempenho, desenvolvidos pela Akebono. Em termos de equipamentos, o Z Nismo adiciona uma central multimídia com tela de 9 polegadas com navegação, serviços NissanConnect com ponto de acesso Wi-Fi e ganha conectividade com Amazon Alexa Built-in.

O assistente pode tocar música, fazer chamadas, controlar dispositivos domésticos inteligentes compatíveis e muito mais, apenas com comandos de voz. O Z também mantém um pacote moderno de assistentes como o Automatic Emergency Braking com Pedestrian Detection, Blind Spot Warning, Lane Departure Warning, Rear Cross Traffic Alert, High Beam Assist e Intelligent Forward Collision Warning. Segundo a nipônica, ele será vendido com cinco opções de cores: Black Diamond Pearl, Brilliant Silver, Passion Red TriCoat, Everest White Pearl TriCoat e o exclusivo Stealth Grey, desenvolvido especialmente pela divisão Nismo.

No Japão, ele será vendido com preço de ¥ 9.200.400 e nos EUA começa em US$ 65.750. Ele também será vendido em mercados como a Austrália, onde as 100 primeiras unidades esgotaram em 60 minutos. “A excitação em torno de toda a linha Z tem sido fantástica, e isso só mostra que ainda há um apetite real por desempenho na Austrália. O novo Z Nismo atinge novos patamares de desempenho para esta placa de identificação incrivelmente icônica, e estou animado para que nossos clientes experimentem isso por si mesmos.”, disse o Diretor Administrativo da Nissan Austrália, Adam Paterson. O Nismo será produzido junto com as versões civis do cupê, em Kaminokawa, no Japão. 








Fotos: Nissan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Lynk & Co revela imagens teaser de um novo SUV, chamado previamente de 'L946', na China

Eletrificados, abril de 2023: vendas crescem 53% e atingem melhor abril da história

Tank registra imagens de patente do 500 com novo motor híbrido plug-in chamado Hi4-Z

Mercedes-Benz prepara nova geração do Classe S com volante yoke e sistema steer-by-wire

BYD revela teaser do Han L na China e antecipa sedã que deve ter porte do nosso Han

Toyota apresenta o novo Corolla Cross na Tailândia, com mudanças visuais de meia-vida

Volkswagen convoca recall de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross com falha em apoio de cabeça

Alfa Romeo revela teaser que pode antecipar a nova geração do Stelvio, que estreia em 2025

Subaru já trabalha na chegada do Forester Hybrid e antecipa teaser do motor HEV