MINI lança a nova geração do Cooper E no Brasil, elétrico de 184cv e por R$ 209.990
MINI lança a nova geração do Cooper E no Brasil que estreia em R$ 209.990 e com motor elétrico de 184cv; em nova geração, hatch possui autonomia maior
A MINI apresentou a nova geração do Cooper, que desembarca em
nosso mercado primeiro com uma opção de motor mais simples. O hatch inglês,
agora produzido na China, desembarca em nosso país com um desenho evolutivo a
fim de não perder as características formas do hatch. Puramente elétrica, a
nova geração do Cooper passa a ser vendida somente com uma carroceria de duas
portas, que vai conviver com a antiga geração, que manterá as demais opções de
carroceria, como o Cabrio e o 5p.
A quarta geração desde o seu retorno, em 2000 (quinta se
contar com o clássico de 1959), o Cooper ganha um design mais limpo. Na dianteira,
ele se destaca por contar com faróis circulares com luzes diurnas (DRL) em LED
nas bordas, com projetor em LED ao centro. Os projetores contam com duas
barras, uma superior e outra inferior. Com um desenho mais limpo que o modelo
anterior, ele possui um para-choque dianteiro quase todo fechado, mas com um
octogonal que finge ser a grade dianteira, com uma borda preto brilhante. Ao
centro, ele possui mesma cor da carroceria, tendo o espaço da placa ao centro.
A parte superior possui um acabamento preto brilhante mais
grosso, fechado, enquanto a parte inferior possui a entrada de ar trapezoidal
com barras da grelha em forma horizontal. O logotipo da MINI aparece acima
desta falsa grade dianteira. A parte inferior do para-choque possui acabamento
plástico preto, presente em (quase) toda a parte inferior da carroceria. Há
vincos que nascem nas extremidades laterais da falsa grade dianteira que marcam
o capô e terminam próximo do para-brisa dianteiro – deixando as extremidades do
capô mais altas.
Há mais vincos dentro da ‘grade dianteira fechada’, que se conectam com o desenho da entrada de ar inferior. Outro vinco é visto na extremidade lateral do para-choque dianteiro. O formato da carroceria não muda muito, a fim de manter as clássicas linhas do Cooper. Ele possui o característico para-brisa dianteiro mais reto, mas que nesta geração está mais aerodinâmico. Ele possui vidros laterais com um desenho mais reto, com as linhas dos vidros laterais se conectando com para-brisa e vidro traseiro. Característica do Cooper, eles se conectam com um desenho preto das colunas, deixando o teto flutuante.
Falando em teto, ele pode ter diferentes opções de cores, podendo ser preto e branco, como mostram os modelos das imagens. Tendo apenas a carroceria de duas portas, o novo Cooper E possui portas generosas com maçanetas embutidas que melhoram a sua aerodinâmica, além dos retrovisores, que continuam com base nas portas. Em termos de vincos, o perfil do hatch conta com um vidro na parte inferior das portas com um desenho trapezoidal e vincos nas caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas dianteiros e traseiros. O bocal de recarga da bateria fica no para-lama traseiro e pode se passar facilmente por um bocal de um modelo a combustão.
Vindo em versão única num primeiro momento, a nova geração do Cooper E possui rodas de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/45 R17 – chamadas de Parallel Spoke 2-Tone. O teto possui um desenho limpo, contando apenas com uma antena estilo barbatana de tubarão, próxima da traseira, que fica ainda mais compacta que a geração anterior. Ele também possui a opção de um teto solar panorâmico. Visto de traseira, o Cooper de nova geração possui um vidro traseiro compacto com um acabamento preto brilhante nas extremidades. O aerofólio aparece como um prolongamento do desenho do teto, contendo brake-light integrado.
As lanternas continuam verticais, porém ficam mais compactas e com um desenho mais triangular. As lanternas mantêm iluminação com a representação da bandeira do Reino Unido. A novidade é que as lanternas passam a se conectar entre si por meio de uma barra em preto brilhante que traz o nome Cooper escrito por extenso ao centro. Acima desta barra, ele possui o logotipo da marca inglesa e abaixo da barra fica o espaço da placa, na tampa do porta-malas. A tampa do porta-malas fica mais larga e com uma amplitude de acesso melhor.
O para-choque traseiro possui um desenho mais limpo, marcado por refletores verticais nas extremidades que se conectam com um acabamento em plástico preto na parte inferior. Ao centro deste acabamento plástico está a luz de ré, centralizada. Próximo da tampa do porta-malas, o Cooper possui um vinco horizontal que corta toda a traseira do elétrico. Internamente, o Cooper traz um design que presta homenagem ao primeiro Cooper. A nova geração também apresenta materiais têxteis com um processo de tricô especialmente desenvolvido feito a partir de poliéster reciclado.
O consumidor ainda pode escolher diferentes cores para as superfícies têxteis e assentos, dependendo do design dos acabamentos. Esse acabamento está presente praticamente em toda a parte superior do painel, enquanto o volante é circular e tem um novo desenho, mais moderno. O volante de três raios possui o novo logotipo da marca ao centro e com controles multifuncionais, que aparenta ter um aro mais grosso. O destaque do painel é uma nova central multimídia de 9,4 polegadas, a primeira central multimídia do mundo a vir com um desenho circular, com tecnologia OLED, totalmente configurável.
Ela possui conectividade com internet 5G, assim como possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, com software Android Open Source Project (AOSP) e a vir com o sistema operacional MINI Operating System 9. A nova geração não possui quadro de instrumentos atrás do volante, mas traz um Head-Up Display (HUD). A central aglutina todas as informações e funções do veículo, podendo ser operada intuitivamente com toque ou comando de voz ‘Olá MINI’. A área superior contém informações relevantes relacionadas ao veículo, como velocidade e status da bateria.
Quando o indicador de velocidade é pressionado, aparece um display grande e impressionante com velocímetro em tela cheia que coloca um foco claro na direção. No menu inicial, os outros widgets são exibidos em miniatura à esquerda e à direita da função do menu atual. Eles podem ser exibidos e selecionados deslizando horizontalmente para o centro. Na área inferior do display OLED, os itens de menu Navegação, Mídia, Telefone e Clima podem ser selecionados diretamente a qualquer momento. O consumidor ainda pode contar com um carismático assistente pessoal chamado de Spike, um cachorrinho digital.
O painel ainda possui saídas de ar-condicionado horizontais, com duas saídas na frente do passageiro e uma outra saída de ar no lado do motorista. O painel ainda possui poucos controles físicos abaixo da central multimídia, onde estão: o freio de estacionamento no lado esquerdo, a alavanca de câmbio por meio de um seletor com câmbio automático, botão Start/Stop, modos de condução e volume do sistema de som. Logo abaixo existem mais controles como do ar-condicionado, outro é um atalho para os modos do MINI Experience, Core, Green e Go-Kart da central multimídia (que pode ser expandido com modos Balance, Timeless, Personal e Vivid).
Eles permitem que você se aprofunde na personalização), cada um com seu design de interface de usuário específico e, o último, bem na direita, tem controles do sistema de som. Mais abaixo, há sistema de fechamento das portas, o pisca-alerta e dois controles para sistema de ar-condicionado, que complementam os controles em uma área retangular circular. O Cooper 2024 ainda tem um painel com faixas em LED por meio de uma barra no painel, assim como no console central e nos painéis das portas, que são personalizáveis. Aliás, os painéis das portas possuem um desenho bem simples também.
Eles trazem superfícies com mesmo estilo do painel, com material feito em poliéster reciclado que cria um ambiente agradável e, ao mesmo tempo, conferem realces específicos com o seu design bicolor. Os painéis das portas possuem maçanetas mais abaixo e alto-falantes ficam na parte superior. O console central ainda possui um espaço vazado para recarga por indução e entradas USB e tomada 12V. Entre os bancos, existe um fino console central que traz porta-copos e um porta-objetos com uma faixa que possui logotipo MINI. As linhas claras e o espaço generoso nos bancos dianteiros conferem ao interior uma sensação moderna e arejada.
Os bancos dianteiros possuem encostos de cabeça fixos e os bancos traseiros oferecem maior conforto que o anterior, enquanto os acessórios de carga podem ser convenientemente arrumados num compartimento de arrumação adicional sob o piso do bagageiro, no porta-malas. O rebatimento do banco traseiro possui uma proporção de 60/40. Em sua nova geração, o Cooper elétrico estreia uma nova plataforma modular desenvolvida em parceria com a GWM, chamada de UKL1. O hatch possui 3,858 metros de comprimento, 2,526 metros entre os eixos, 1,756 metro de largura e 1,460 metro de altura.
Ele possui um porta-malas que ainda é pequeno, de 210 litros de capacidade, mas pode ser ampliado para 725 litros de capacidade com a segunda fileira de bancos rebatida. Pesando 1.540kg, a nova geração possui um coeficiente aerodinâmico de 0,28Cx. Mecanicamente, ele é equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente instalado no eixo dianteiro (FWD) de 184cv e 29,6kgfm, que permite que ele acelere de 0 a 100km/h em 7,2 segundos e máxima de 160km/h, limitado eletronicamente. Ele vem equipado com uma bateria de 40,7kWh e uma autonomia de 305km, no ciclo WLTP.
Aqui, no ciclo PBEV do InMetro, mais rígido, a autonomia é de 246km. Para recarga da bateria, o Cooper E chega com um WallBox de 11kW que recupera toda a autonomia em 4h15. Ele também pode ser carregado em estações de recarga rápida de até 100kW de 10% a 80% em apenas 28 minutos. Mecanicamente, essa nova geração possui suspensão dianteira McPherson e traseira do tipo multlink. O sistema de freio é a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira. Em termos de tecnologia, a nova geração possui um total de 12 sensores ultrassônicos são responsáveis por dar suporte aos sistemas de assistência ao motorista
No nosso mercado, a nova geração do Cooper será vendida com 11 opções de cores, uma das mais altas quantidades de opções. Entre elas, estão: Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Sunset, Azul Blazing, Cinza Legend, Azul Icy Sunshine e Verde Ocean Wave e Amarelo Sunny Side. Em relação a cor do teto, o MINI Cooper E tem três opções de cores: Preto, Branco ou da cor do carro). No revestimento interior, a versão conta com duas opções: combinação de Vescin e tecido na cor Preto ou na cor Cinza.
Em sua nova geração, o Cooper chega com uma garantia de dois anos. A MINI não revelou informações sobre os preços das revisões em nosso mercado, que não possuem preço fixo. O hatch chega importado da China, de onde ele é produzido na fábrica de Zhangjiagang, província de Jiangsu, na fábrica joint-venture da BMW com a GWM, chamada de Spotlight Automotive.
Cooper E
De série, a nova geração do hatch vem com Driving Assistant,
que adiciona um sistema baseado em câmera e radar e que inclui funções como o
Active Cruise Control (ACC), aviso de mudança de faixa e atuação ativa para
correção de trajetória, detecção de aproximação de outros veículos no “ponto
cego”, aviso de tráfego enquanto em marcha à ré com função freio e aviso de
desembarque do carro identificando itens em movimento próximos a ele. Ele
também possui o Parking Assistant, Steering e Lane Assistant, que oferece
suporte ao motorista para se manter dentro da faixa de rodagem. A lista
adiciona o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar
o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a
ventilação. Além disso, o MINI App verifica o status do carro, caso tenha
alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem,
autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com
concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber
notificações a cada atualização remota de software. A nova geração também é
equipada com assistente de voz completo da marca. O Assistente Pessoal
Inteligente MINI pode ser ativado com a saudação ‘Olá MINI’ ou usando o botão
no volante. A interação controlada por voz ocorre no display OLED redondo de
9,4 polegadas na forma de animação de elementos gráficos, tipografia e avatar
de um MINI estilizado. Desta forma, é possível controlar a navegação, a
telefonia, o entretenimento e inúmeras outras funções do veículo simplesmente
pronunciando o comando relevante. O MINI Digital Key Plus transforma o
smartphone na chave do carro através do MINI App. As portas são destrancadas
quando o condutor se encontra a uma distância inferior a um metro e meio e traz
rodas de liga leve de 17 polegadas chamadas de U-Spoke Vibrant Silver (opcionalmente
existem as rodas de 18 polegadas chamadas de Slide Spoke 2-Tone). Há bancos com
ajuste elétrico e suporte lombar, com assento do motorista conta ainda com
memória e função de massagem. Com o MINI Experience Modes, sistema que integra
iluminação, som ambiente e modo de condução, você pode personalizar ainda mais
o interior do seu MINI. Outros destaques para o interior desta versão ficam por
conta do sistema de som surround Harman Kardon e o MINI Head-Up Display (HUD). Ele
também é equipado com sistema de navegação AR com sugestão de faixa, instruções
de saída e pontos de interesse, câmera de ré com visão panorâmica, sensores de
estacionamento, assistente de estacionamento, visão 3D e panorâmica de
estacionamento (vista de cima do carro).
Preço
- MINI Cooper Electric – R$ 209.990
Fotos: MINI / divulgação
Comentários
Postar um comentário