Jetour lança oficialmente o Traveller e o Shanhai T2 na China, um off-road de até 619cv

Depois de ter sido antecipado em primeiras imagens oficiais, Jetour revela oficialmente o Traveller e a sua versão híbrida plug-in chamado de Shanhai T2



A Jetour, uma marca pertencente ao Chery Group, revelou mais uma novidade na China. Trata-se da dupla Traveller e Shanhai T2, que são basicamente o mesmo veículo, mas com mecânicas diferentes. Enquanto o Traveller aposta apenas em motores a gasolina, o Shanhai T2 aposta toda a sua mecânica a um motor híbrido plug-in (PHEV), com tração dianteira ou 4WD. O fora-de-estrada já tinha sido antecipado em primeiras imagens oficiais em 2023, mas ganhou os detalhes mais recentemente. Com design parrudo, a novidade quer conquistar consumidores de modelos como Land Rover Defender.

Em termos de design, Traveller e Shanhai T2 (também chamado apenas de T2 em alguns mercados) não se diferem para nada além dos logotipos que indicam a mecânica na tampa do porta-malas (o logo C-DM indica o híbrido). Nas linhas, se observa um SUV de proposta off-road com uma carroceria mais quadrada que os demais modelos que a Jetour já apresentou. Ele possui faróis com um desenho mais quadrado que possuem ao centro um duplo projetor em LED e quatro elementos de luzes diurnas (DRL) em LED no entorno. Existe também um pequeno prolongamento dos faróis nas extremidades laterais.

Os faróis ainda se conectam com a grade dianteira, que possui um acabamento em preto brilhante e com uma barra com estilo em ‘X’ (se conecta com os faróis), que ao centro possui quadrados, cada um deles com uma letra do nome da marca. Além da barra, existe uma grelha com entrada de ar acima e abaixo dela. O para-choque dianteiro possui um acabamento em plástico preto que na sua parte central possui um acabamento cinza onde ao centro fica o espaço da placa e nas extremidades existem dois faróis de neblina de cada lado, com desenho quadrado e com iluminação 100% em LED.



A parte inferior possui uma entrada de ar com contorno prateado e nas extremidades laterais desta entrada de ar existem ganchos de reboque em tom verde, como aparece no modelo das imagens. Mais abaixo ele se conecta com um peito de aço com novas entradas de ar retangulares. Nas extremidades laterais do para-choque, ele possui faróis de neblina compactos inseridos dentro um acabamento cinza. No capô, Traveller e Shanhai T2/T2 contam com dois pares de vincos mais nas extremidades que criam um ressalto central na peça.

Existe um outro vinco horizontal que passa acima dos faróis, enquanto um acabamento preto brilhante conecta o para-brisa com o capô, com saídas de ar nas extremidades laterais superiores do capô – que são mais bem observadas quando visto o SUV de cima, mais abaixo. O para-brisa possui um desenho mais reto, assim como a carroceria. É de perfil que se nota como o Traveller/Shanhai T2 possui essa carroceria mais quadrada ao estilo de um Land Rover Defender, por exemplo. O capô quase reto, junto de um para-brisa reto e um teto plano conversam com as janelas mais quadradas, tudo para dar uma cara mais parruda ao SUV.

Falando nos vidros laterais, o Traveller/Shanhai T2 possui um acabamento em preto brilhante que une os vidros laterais com o para-brisa e também com o vidro traseiro, deixando o que é chamado de ‘teto flutuante’. Além das janelas laterais, ele possui uma janela vigia que aumenta a visibilidade. Como a proposta é ser um SUV mais parrudo, o Jetour conta com vincos nas caixas de rodas. Ele possui caixas de rodas com desenho mais quadrado, com um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria. Acima das rodas e no acabamento plástico das caixas de rodas, ele possui um pequeno friso horizontal em tom verde.



Os vincos dos para-lamas são ressaltados com um desenho mais quadrado, indo da parte inferior da carroceria até quase chegar nos vidros laterais. Há um outro vinco na parte inferior das portas e outro logo abaixo dos vidros, que nasce ainda na dianteira do SUV. No para-lama dianteiro, ele possui um acabamento vertical na cor da carroceria, enquanto as maçanetas são convencionais. Os retrovisores possuem base nas portas, com desenho mais quadrado e com repetidores de setas. As rodas variam de acordo com cada versão, sendo uma de 18 polegadas (com pneus 235/65 R18), 19 polegadas (255/60 R20) ou 20 polegadas (255/55 R20), todas de alumínio.

No teto, a Jetour desenhou o Traveller e o Shanhai T2 com um enorme teto solar panorâmico de duas folhas de 64 polegadas, além de racks de tetos funcionais e uma antena estilo barbatana de tubarão mais na traseira do SUV. Visto de traseira, ele possui um desenho mais reto que conta com aerofólio em plástico preto com brake-light integrado e um vidro retangular. As lanternas são verticais e em LED em três faixas, tendo apenas dois elementos das lanternas com desenho horizontal (na parte superior e outra na parte inferior). Mais abaixo, existem refletores horizontais.

As lanternas e os refletores estão inseridos dentro de um acabamento em preto brilhante que se conecta com o acabamento que é responsável por unir os vidros do SUV. A tampa do porta-malas possui uma caixa quadrada que guarda o estepe e nas versões mais simples o estepe é aparente. A capa que o protege possui acabamento na cor da carroceria e a parte superior e central conta com um acabamento preto brilhante que possui o logotipo e a câmera de ré. A tampa do porta-malas abre da esquerda para a direita, lateralmente – com a maçaneta vertical, do lado esquerdo.



No para-choque traseiro, o SUV possui um acabamento em plástico preto com espaço da placa ao centro, emoldurado por duas lanternas de neblina verticais, posicionadas uma acima da outra – com iluminação em LED e com um estilo muito parecido com o que é visto na dianteira, por exemplo. Internamente, o SUV possui um habitáculo moderno ao trazer um quadro de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas, que é configurável. O volante de quatro raios conta com base superior e inferior achatada, com controles multifuncionais nas extremidades.

Dependendo da configuração, ele possui um interior em até três tons. No painel, o destaque sem dúvidas fica por conta da enorme central multimídia com tela de 15,6 polegadas com um chip Qualcomm Snapdragon 8155 integrado com GPS, chamada SOS de emergência, conectividade Baidu Auto e Apple CarPlay. A central também é equipada com suporte Huawei HiCar, Bluetooth, Wi-Fi, controle de voz e assistente inteligente 3D VPA. Há atualizações Over-The-Air (FOTA) também. Abaixo da central multimídia, ele oferece saídas de ar-condicionado centrais e horizontais duplas, com o botão de pisca-alerta separando as suas saídas de ar. O painel possui linhas horizontais, até chegar nas saídas de ar das extremidades.

Com um desenho vertical, as saídas de ar contam com elementos verticais internos que imitam os faróis e as lanternas com quatro pontos internos, enquanto as linhas que unem as duas saídas das extremidades são horizontais, com um painel central. Na frente do passageiro, possui uma iluminação em LED que trilha um caminho e na frente do motorista é onde o quadro de instrumentos está alocado. No console central, a Jetour adicionou duas almofadas de carregamento por indução para smartphones de 50W cada e a alavanca de câmbio possui um desenho grande, porém baixa, com acabamento que imita cristal.



Com um acabamento prateado no console, ele ainda possui alguns botões físicos que estão envolta de um seletor dos modos de condução. Mais atrás, ele possui um porta-copos que possui peça retrátil e logo em sequência aparece um porta-objetos entre os bancos. Os painéis das portas possuem um acabamento que também presente também no painel, com detalhes em prata e cinza. O pega-mão das portas possuem um desenho hexagonal, além dos controles dos vidros e no lado do motorista ainda possuem funções de todos os vidros e dos retrovisores. Há dois alto-falantes nas portas, sendo um próximo das maçanetas internas e outro na posição inferior.

O interior ainda possui um sistema de faixas em LED com 128 cores diferentes, que são personalizáveis pela central. Com espaço para cinco ocupantes, o Traveller/Shanhai T2 é desenvolvido a partir da plataforma modular chamada pela Jetour de Kunlun Architecture e possui 4,785 metros de comprimento, 2,800 metros entre os eixos, 1,910 metros de largura (2,006 metros de largura com os retrovisores) e 1,880 metro de altura. O porta-malas possui capacidade de 580 litros, expansível com a segunda fileira de bancos rebatida. Aliás, os bancos possuem sistema de rebatimento 60:40. O peso é de 1.700kg a 1.934kg no Traveller e de 2.050kg a 2.194kg no Shanhai T2.

Ele ainda possui altura em relação ao solo de 22,0 centímetros e um tanque de combustível de 70 litros. A capacidade de reboque varia de 2.000km a 4.000km, dependendo do reboque (sem freio e com freio, respectivamente). O híbrido possui capacidade menor, de 1.600kg. Em termos de habilidades, ele possui ângulo de ataque de 27º, ventral de 25º e de saída de 30º, além de atravessar trechos alagados de até 70,0 centímetros de profundidade. Mecanicamente, o Traveller é equipado com motores a gasolina, sendo 1.5 Turbo e 2.0 Turbo. O 1.5 Turbo desenvolve 183cv e torque de 29,6kgfm que trabalha junto de uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 marchas DCT – de tração dianteira (FWD).



Já o motor 2.0 Turbo a gasolina entrega 254cv de potência e torque de 39,8kgfm, acoplado a um mesmo câmbio automatizado de dupla embreagem DCT de 7 marchas. O 2.0 Turbo pode ser equipado com tração dianteira ou tração integral (XWD), com velocidade máxima limitada em 180km/h. No caso do Shanhai T2, o modelo é equipado com um motor 1.5 Turbo a gasolina de 156cv e 22,4kgfm que trabalha junto de um motor elétrico síncrono de ímã permanente de 224cv e 39,8kgfm e uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 26,7kWh. Esta oferece uma autonomia puramente elétrica de 100km no ciclo WLTP e 129km no ciclo CLTC.

Os motores a combustão e elétrico são operados por uma transmissão automática desenvolvida especificamente para híbridos, chamada de DHT e que possui três marchas que juntos oferecem 381cv e 62,2kgfm. Além da bateria de 26,7kWh, a Jetour oferece uma opção de bateria maior, de 43,24kWh, da CATL. Essa é capaz de oferecer uma autonomia de 161km no ciclo WLTP ou 208km no CLTC, em autonomia 100% elétrica – e 1.300km de autonomia híbrida. Nas duas opções de bateria, a Jetour confirma que o SUV possui uma tração dianteira unicamente.

Já as duas opções de bateria recuperam de 30% a 80% em apenas 30 minutos para recarregar 100% em estações de recarga tipo WallBox, de 6,6kW. Para solucionar a falta de uma tração integral, a marca oferece a opção C-DM 4WD, que alia o motor 1.5 Turbo de 156cv e 22,4kgfm junto de dois motores turbo, um em cada eixo. Cada motor desenvolve 224cv e 39,8kgfm com um segundo de 238cv e 31,6kgfm na traseira que juntos ambos os elétricos entregam 462cv e 71,4kgfm. Os três motores oferecem potência de 619cv e 93,8kgfm, com o mesmo câmbio automatizado para híbridos, DHT de 3 velocidades.



Nessa opção de motor, a bateria é de 43,24kWh da CATL capaz de oferecer uma autonomia puramente elétrica de 160km no ciclo WLTP ou 206km no CLTC. Para recarga, a bateria é plugada em um WallBox de 6,6kW que recupera de 30% a 80% em 30 minutos. A suspensão é dianteira independente McPherson e a suspensão traseira é multilink, enquanto o freio é a disco ventilado na frente e disco sólido na traseira. Ambos os motores a gasolina possuem injeção direta de combustível e são feitos em alumínio.

A Jetour ainda confirma que o Traveller possui os modos de condução chamados de 7X que incluem os modos Sport, Eco, Normal, Snow, Sand, Rock e X-Mode Intelligent. De série, ele será vendido com uma longa lista de equipamentos como oito airbags como airbag duplo para motorista/passageiro, airbags laterais dianteiros/traseiros e airbags de cabeça dianteiros/traseiros (airbags de cortina), monitoramento da pressão dos pneus, lembrete de cinto de segurança não colocado, fixação de cadeirinha infantil (ISOFIX), freios ABS, distribuição da força de frenagem (EBD/CBC), assistência à frenagem (EBA/BAS/BA), controle de tração (ASR/TCS/TR), controle de estabilidade corporal (ESP), monitoramento de ponto cego (BSD), aviso de saída de faixa (LDW), assistência de manutenção de faixa (LKA) e mais.

A lista avança com reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), frenagem ativa (AEB), monitoramento de direção sonolenta (DMS), sistema de alerta de colisão frontal (FCW), aviso de colisão traseira (RCW), sistema de aviso de abertura de porta (DOW), sistema de prevenção de capota mento (RMI), controle de freio em curva com manutenção de faixa de emergência (ELK), sensor de estacionamento dianteiro/traseiro, imagem panorâmica de 360°, visão inferior transparente do carro em 180°, sistema de alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), sistema de cruzeiro, assistência a engarrafamentos (TJA), assistência de cruzeiro rodoviário, interruptor do modo de condução e modo de deslocamento inteligente estacionamento automático.



Com tecnologia start-stop do motor estacionamento automático, ele também possui assistência de partida em subida (HHC), assistência em descida, função de bloqueio do diferencial central e bloqueio inteligente do diferencial de deslizamento limitado. A lista aumenta com teto solar panorâmico de 64 polegadas, porta traseira com sucção elétrica mágica, rack de teto, chave com partida sem chave e função de entrada sem chave, estribos, controle remoto de carro por APP e mais. Entre as adições, estão o volante multifuncional em couro, ajuste de quatro direções do volante, mudança de marcha do volante com paddle-shifts, aquecimento do volante e lembrete de vibração do volante.

O câmbio de cristal, quadro de instrumentos com tela LCD completo de 10,25 polegadas, carregamento rápido sem fio de celular de 50W, ar-condicionado com filtro CN95, saídas de ar exclusivas para a fila traseira, controle inteligente de temperatura, purificador de ar com filtro PM2.5 e sistema de ar fresco de íons negativos, sistema de fragrância personalizado e esterilização UV do ar, banco do motorista ajustável em seis posições e ajuste lombar do banco do motorista em quatro posições. Há banco do passageiro ajustável em quatro posições, descanso de perna do passageiro, ajuste elétrico do banco principal/passageiro e sistema de som com oito alto-falantes ou sistema de som premium da Sony de 12 polegadas e outros.

Na China, será vendido com as cores Lime Green, Polar Night Black, Highway Gray, Danxia Orange, Snow Mountain, Fog Gray e Rain Green. Internamente, ele terá combinações de cores como Black/Red, Green/Orange, Black/Brown e Blue/White. Ele é produzido na fábrica de Fuzhou, na província de Soueast, na China, de onde é exportado a outros mercados. Os preços começam em 139.900 a 193.900 yuans para o Traveller e de 179.900 a 224.900 yuans para o Shanhai T2. A garantia é de 10 anos ou 1.000.000km, o que ocorrer primeiro. 





Fotos: Jetour / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Terceira geração do Peugeot 508 chega depois de 2025 como um modelo 100% elétrico

Ford lança promoção no Brasil com Maverick, Ranger, Bronco Sport e Transit até dia 4/02

Volvo lança promoção no mercado brasileiro neste mês de janeiro com toda a linha

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Skoda apresenta o novo Scala, que ganha reestilização de meia-vida e tem até 150cv

Kia revela mais imagens e vídeos teaser do Syros, que estreia em breve na Índia

Porsche admite um SUV elétrico acima do Cayenne que será "parte sedã, parte crossover"

Importados, abril de 2023: Kia Bongo retoma 1ª enquanto SUVs da Land Rover são destaques