Toyota confirma que vai apostar mais em híbridos e pode produzir PHEV Flex no Brasil

Toyota confirma aposta em híbridos flex no Brasil e vai trazer motor híbrido plug-in bicombustíveis nos próximos anos, diz executiva em evento



A Toyota atualmente é a única marca no Brasil que produz carros com motores Hybrid Flex, sendo este um híbrido verdadeiro (HEV). Isso começou a acontecer em 2019, com o lançamento do novo Corolla, e se expandiu ao Corolla Cross em 2021. Agora, a empresa japonesa possui uma nova meta em nosso mercado de trazer mais opções de motores híbridos e novos veículos. O próximo lançamento, Yaris Cross, ainda será um HEV Flex, mas a aposta deve crescer com a chegada de motores híbridos plug-in (PHEV) e bicombustíveis.

A informação foi confirmada por meio de uma executiva da Toyota em um evento no Brasil, o Electric Days Brasil, promovido pelo InsideEVs e o Motor1. De acordo com Vivane Mansi, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota, a nipônica possui planos de aplicar uma evolução aos motores híbridos usados em nacionais para passar a ser PHEVs. A única mudança que isso implicaria na vida dos consumidores é a necessidade de carregar a bateria dos plug-in, algo que hoje não é necessário com os HEVs. E isso pode começar com testes com o consumidor.

"Da mesma forma que iniciamos esta experiência com o Prius, podemos fazer o mesmo com os híbridos plug-in", disse Mansi ao site. Recentemente, a Toyota trouxe o RAV4 XSE PHEV ao Brasil. O SUV médio se tornou o primeiro híbrido da marca a ser vendido no país, mas o Prius pode acabar voltando ao país para antecipar uma nova tecnologia, mais moderna que a do SUV. O RAV4 usa o motor 2.5 16v a gasolina que desenvolve 185cv e 22,7kgfm junto com dois motores elétricos, sendo um de motor elétrico dianteiro de 182cv e 27,5kgfm e o motor elétrico traseiro desenvolve 54cv e 12,3kgfm, que juntos entregam 306cv.

Gerido por uma transmissão CVT Transaxle, ele também possui uma tração AWD e a bateria é de 18,1kWh com autonomia de 55km. Já o Prius usa o motor 2.0 16v Dynamic Force a gasolina de 148cv junto de um motor elétrico de 160cv e uma bateria de 13,6kWh que dão 223cv de potência de força combinada. A autonomia é de 75km. A executiva também discute o futuro da bateria quando o ciclo de vida útil do produto acabar. A diretora de comunicação da Toyota diz que no Japão, um Corolla é 99% reciclado e o 1% restante é transformado em energia, algo que poderia ser replicado em outros países. 



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança promoção no Brasil com foco em King e Song Pro, com descontos de até R$ 26 mil

Jaguar revela as primeiras imagens teaser do protótipo de um GT elétrico para 2025

Motor rotativo volta a ser produzido pela Mazda depois de 11 anos para o MX-30 R-EV

Jaguar revela o primeiro teaser do conceito que surge no Miami Art Week, nos EUA

Ford trabalha em uma Ranger Super Duty na Austrália e surge detalhes em teaser

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Kia revela um novo teaser do novo Sportage LWB, que estreia no Salão de Los Angeles

Forthing registra imagens de patente Xinghai S7 na China antes do sedã fazer sua estreia

McLaren apresenta o GTS, subtituto do GT, que ganha novidades visuais e mecânicas