Tesla estaria interessada nas baterias da StoreDot que recuperam 160km em 5 minutos

Tesla estaria de olho em baterias da StoreDot que recuperam 160km em apenas 5 minutos quando plugado em estações de recarga rápida, chamada de XFC 



Sendo uma das empresas que ajudaram a popularizar os elétricos no mundo nos últimos anos, a Tesla não para de olhar para inovações para aperfeiçoar seus veículos frente a uma concorrência que também avança rapidamente. Prova disso é que a marca norte-americana estaria de olho nas recentes baterias criadas pela StoreDot, chamadas de XFC, de carregamento extremamente rápido (eXtremely Fast Charge). Desenvolvida pela empresa israelense de baterias StoreDot, a Tesla estaria interessada em uma colaboração com a empresa a fim de avançar ainda mais quando o assunto for baterias.

Para a sua moderna bateria, a StoreDot desenvolveu o componente com nanomateriais e compostos orgânicos para permitir um carregamento rápido sem comprometer a vida útil da bateria. Os rumores de que a Tesla faria testes com baterias XFC em seus carros mostra o interesse em oferecer um produto melhor e que precise de menos tempo plugado em estações de recarga, algo que ainda é empecilho para consumidores trocarem seus veículos a combustão. Os testes também devem colocar à prova a bateria que é plugada várias vezes em estações de recarga rápida e não em WallBoxes de recarga mais lenta.

Apesar dos testes por parte da Tesla com a bateria XFC não signifiquem uma futura parceria, ninguém é inocente de pensar que, se os testes forem positivos, uma real parceira possa surgir daí. Para uma startup como a StoreDot, seria muito importante. Testes mais rigorosos devem ser conduzidos nos próximos meses/anos, de acordo com o USA Today. Tudo isso para avaliar a segurança, confiabilidade e longevidade do componente. Atualmente, a Tesla possui parcerias com algumas empresas fornecedoras de baterias como é o caso da Samsung e a LG. De acordo com as primeiras informações da StoreDot, a bateria XFC suporta 1.100 recargas.

Neste ciclo, a bateria consegue manter sua capacidade em 80%. Atualmente, a bateria estaria com capacidade de recuperar 160km em 4 minutos em uma estação de recarga, mas ela poderia passar por um processo de atualização nos próximos anos. Em meados de 2028, por exemplo, conseguiria recuperar a mesma quantidade de quilômetros em 2028 em 3 minutos e em 2 minutos em meados de 2030. Isso seria possível com células mais densas. Atualmente, a bateria possui células de 300Wh/kg de densidade e passariam a 340Wh/kg em 2028 e podendo alcançar até 450Wh/kg em alguns anos. 



Fotos: Tesla / divulgação | StoreDot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Fiat prepara mudanças para a Toro com novo motor e ganhar reorganização do lineup

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Renault lança promoção no Brasil com Kwid a R$ 62.990 e quase toda linha em oferta

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander

BMW apresenta o novo Série 5 na China com inédita opção alongada entre os eixos, a Li

Pininfarina apresenta o PURA Vision Concept que pode antecipar primeiro SUV da marca