Haval lança o Raptor na China, um SUV com cara off-road e motor híbrido plug-in de até 383cv
Haval, da GWM, apresenta na China seu novo utilitário esportivo, o Raptor, que estreia com um jeitão de Land Rover Defender e motor PHEV de 383cv
A GWM apresentou um novo utilitário esportivo na China para
a sua marca, a Haval. Por lá, o Haval Raptor estreia com um estilo quadradão e
será vendido com uma mecânica híbrida plug-in (PHEV) capaz de desenvolver até
383cv. Na China, o Raptor será chamado de Menglong e estreia com um estilo Land
Rover Defender, porém mais compacto. Situado como um SUV médio-grande, o Raptor
já tinha sido antecipado por imagens de patente e agora é lançado na China em
quatro versões de acabamento.
Em termos de design, o Raptor se destaca por trazer faróis
semi-circulares com luzes diurnas (DRL) em LED nas bordas (e um ‘H’ estilizado
ao centro) e a parte superior dos faróis sendo achatada – com dois projetores
em LED, garantindo faróis Full-LED. Os faróis estão inseridos dentro de um
acabamento plástico preto e de desenho quadrado que se conecta com a grade
dianteira retangular com três barras horizontais prateadas. Entre a primeira e
a segunda barra, ele possui o logotipo da Haval escrito por extenso, enquanto o
para-choque dianteiro possui um acabamento em plástico preto, com um acabamento
cinza na parte inferior que termina na parte inferior da carroceria.
Ele termina simulando como um ‘peito de aço’, que na parte
superior deste acabamento se conecta com uma entrada de ar retangular com uma
grelha estilo colmeia e com o espaço da placa entre a grade e esta entrada de
ar – com três entradas de ar retangulares na parte inferior deste acabamento
cinza. Nas extremidades laterais do acabamento cinza do para-choque, ele possui
falsas entradas de ar retangulares. Como é possível ver nas imagens, o Raptor
possui um capô alto e reto, com um par de vincos que cria um ressalto nas
extremidades do capô.
Os vincos mais nas extremidades laterais do capô terminam na coluna A e os vincos mais internos do capô se conectam entre si próximo do capô, formando um ‘U’ de estilo quadrado. O único vinco horizontal do capô está logo acima da grade dianteira, se conectando com a mesma. De perfil, a carroceria possui um desenho quadrado marcado pela traseira quase reta e pela coluna A nem tão inclinada assim. Com um desenho mais quadrado, o desenho dos vidros acompanha o mesmo desenho, tendo uma janela vigia bem ampla que ajuda na visibilidade.
Ele possui um vinco que nasce logo acima dos faróis, passam pelos para-lamas e terminam a linha de cintura do Raptor, terminando logo acima das lanternas. As caixas de rodas com um desenho mais quadrado ajudam a definir os vincos das caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas. Outro vinco notável é na parte inferior das portas, com um desenho trapezoidal e mais fundo na parte inferior da carroceria. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, enquanto os retrovisores têm base nas portas e trazem repetidores de setas integrados.
As maçanetas são convencionais, enquanto as rodas do Raptor variam de 18 a 19 polegadas (com pneus 245/60 R18 ou 255/60 R19), dependendo da versão. O bocal de combustível e de recarga da bateria ficam nos para-lamas traseiros, nos dois lados. No teto, ele possui dois grandes rack de tetos, que são altos, assim como um teto solar simples e mais na traseira existe uma antena estilo barbatana de tubarão. Opcionalmente, ele pode trazer uma bandeja fixada nos racks de tetos, como mostram algumas imagens mais abaixo. Ao estilo do Defender, ele também pode contar com acessórios laterais estilo escada, que dá acesso ao teto.
De traseira, ele possui o estepe pendurado como elemento mais vistoso. Ele também remete a clássicos fora de entrada como Jeep Wrangler, Ford Bronco e até mesmo o Land Rover Defender. O vidro traseiro é retangular e acima dele está o brake-light, inserido dentro de um discreto aerofólio. A tampa do porta-malas é amplamente tomada pelo estepe, possui maçaneta vertical e abre lateralmente (da esquerda para a direita). O estepe conta com uma tampa na cor da carroceria que protege o aro e traz o nome da marca, Haval, em destaque. A tampa do estepe também possui uma câmera de ré.
As lanternas são verticais e estão inseridas dentro de um acabamento em plástico preto. As lanternas são divididas em três seções. A primeira e a terceira têm o mesmo tamanho e formato quadrado, enquanto a segunda possui iluminação de piscas e luzes de ré. As lanternas se conectam com o para-choque traseiro em plástico preto assim como acontece na dianteira. Na traseira, ele possui um acabamento cinza (como na dianteira) que guarda o espaço da placa ao centro e as extremidades laterais do para-choque estão os refletores com um desenho retangular, conectados ao acabamento cinza central.
Internamente, o Haval Raptor possui um painel que lembra alguns outros modelos da marca. Ele traz um quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, personalizável e com várias informações. Acima do quadro de instrumentos ele possui um Head-Up Display (W-HUD, de 9 polegadas), enquanto o volante é circular com três raios e comandos multifuncionais. O logotipo da Haval aparece escrito por extenso no volante, que possui detalhes em preto brilhante e prateado. No painel, o grande destaque fica por conta da central multimídia com tela de 14,6 polegadas, destacada do painel, com chip Qualcomm Snapdragon 8155.
O painel mescla linhas horizontais e verticais. Ele possui saídas de ar-condicionado centrais horizontais e conectadas abaixo da central multimídia. Nas extremidades, as demais saídas de ar-condicionado são verticais. As quatro saídas contam com detalhes prateados. Abaixo das saídas centrais, a Haval desenhou botões físicos ao estilo Peugeot. Os botões em sua grande maioria são para o sistema de ar-condicionado, que também possui funções na central multimídia. Falando nela, a central conta com atalhos dispostos verticalmente no lado esquerdo da tela. Abaixo dos botões físicos do ar-condicionado e no lado esquerdo, o SUV possui o botão Start/Stop. Na frente do passageiro, ele possui linhas mais horizontais e um porta-objetos.
O console central lembra de alguns irmãos do Raptor com uma alavanca de câmbio compacta que possui botões físicos nos dois lados da alavanca. Há entradas USB, tomada 12V, espaço de recarga para smartphones por indução de 50W e atrás da alavanca de câmbio ele possui um seletor dos modos de condução – que são Standard, Economy, Sports, Snow, Sand, Mud e Four-Wheel Drive. A direção possui os modos Sporty, Comfortable e Light. Em seguida, existe espaço para dois porta-copos. Nos painéis das portas, as maçanetas são cromadas e no lado do motorista existem controles dos quatro vidros e dos espelhos retrovisores.
Os dois painéis de portas dianteiros possuem espaço para garrafas. Falando nisso, a Haval destaca a existência de 44 porta-objetos no habitáculo do SUV. De acordo com a Haval, o SUV possui 4,800 metros de comprimento (com o estepe e sem ele, são 4,680 metros), 2,738 metros entre os eixos, 1,916 metro de largura e 1,822 metro de altura. Com espaço para cinco ocupantes, o Raptor possui porta-malas de 586 litros de capacidade (que podem ser expandidos para 1.404 litros com a segunda fileira de bancos rebatida), um ângulo de ataque de 25º, ventral de 20,1º e de saída de 32º.
A altura em relação ao solo é de 22,1 centímetros e o tanque de combustível possui capacidade de 55 litros. Ele consegue atravessar trechos de até 58,0 centímetros de profundidade. Mecanicamente, o SUV possui um conjunto Hi4 que traz motor 1.5 Turbo a gasolina de Ciclo Miller, recirculação dos gases de escape de baixa pressão que desenvolve 167cv e 24,7kgfm. Ele trabalha junto a dois motores elétricos de ímã permanente e síncrono, sendo o motor do eixo dianteiro de 95cv e 16,3kgfm e um motor elétrico no eixo traseiro de 204cv e 35,7kgfm de torque, que garante uma tração 4WD.
Os dois motores elétricos, juntos, desenvolvem 299cv e torque de 52,0kgfm, enquanto unindo o motor 1.5 Turbo a força combinada é de 378cv e 76,5kgfm nas versões de entrada ou 383cv e 76,5kgfm nas versões mais caras. Em ambos os casos, a transmissão é a automática DHT de duas velocidades, desenvolvida especialmente para veículos híbridos plug-in. As versões de 378cv contam com uma bateria de 19,09kWh de fosfato de ferro-lítio que oferece uma autonomia puramente elétrica de 102km, no ciclo NEDC, ou 81km no WLTC. As versões com motor de 383cv possuem uma bateria de 27,54kWh igualmente de fosfato de ferro-lítio com autonomia de 145km, também no ciclo NEDC, ou 115km no WLTC.
Em termos de desempenho, ele acelera de 0 a 100km/h em 6,0 segundos com 378cv e 6,2 segundos com 383cv e atinge a velocidade máxima de 190km/h. O consumo de combustível é de 16,7km/l a 16,4km/l de média, com uma autonomia híbrida superior a 1.000km. A GWM ainda confirma que o SUV pode ser carregado em estações de recarga rápida de até 33kW ou com um WallBox de 3,3kW – além de oferecer energia a outros equipamentos elétricos (V2L). Ele possui uma suspensão independente McPherson na dianteira e multilink na traseira, com direção elétrica e freios a disco ventilado na dianteira e na traseira.
De série, ele possui 11 sensores que trabalham para um pacote ADAS chamado de Coffee Pilot, que inclui entrada e saída inteligentes de rampas, prevenção inteligente de faixas de fusão, proteção inteligente contra mudança de faixa, monitoramento de fadiga distraída, prevenção inteligente de veículos grandes e reconhecimento inteligente de cruzamentos complexos de bifurcações. Estes itens permitem que ele tenha uma condução autônoma de Nível 2. Ele também possui navegação GPS de alta definição personalizada, imagem panorâmica de 540º, Head-Up Display (W-HUD), quatro porta-copos e dois porta-copos elevados.
Ele também traz apoio de braço com temperatura controlada, carregamento sem fio para smartphones com dissipação de calor, sistema de som muda de acordo com a versão, tendo opções com 4, 8 ou 10 alto-falantes. Ele também possui luzes de acampamento, aquecimento do volante, um gravador de direção, um espelho retrovisor antirreflexo e um sistema de qualidade do ar. Ele ainda possui sistema de recuperação de energia de freio, One Pedal, sistema de estacionamento eletrônico, oito airbags (duplos frontais, laterais dianteiros/traseiros e de cortina para cabeça dos ocupantes dianteiros/traseiros), cintos de segurança de três pontos e lembrete de cinto de segurança não colocado.
Há fixação Isofix, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, ABS, sistema de distribuição de força de frenagem, controle de freio integrado e controle de tração. O SUV também conta com sistema secundário de mitigação de colisão, desbloqueio das portas automaticamente em caso de colisão, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, imagem panorâmica de 360 ou 540 graus, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de descida íngreme e de subida, bloqueio do diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, chave remota, ou Bluetooth, ou partida sem chave, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, bancos com imitação de couro, banco dianteiro com aquecimento e ventilação e bancos elétricos com função de memória.
Ele possui central multimídia com atualização FOTA, Wi-Fi, Huawei HiCar, Carlink da ICCOA, projeção de tela móvel, sistema de controle de reconhecimento de voz, conectividade com Bluetooth e outros. Ele também conta com exibição de temperatura externa, faróis Full LED com ajuste de altura e com acendimento automático, luzes diurnas em LED e lanternas em LED. Há lanternas de neblina, iluminação do porta-malas, vidros elétricos dianteiros e traseiros com um toque e antiesmagamento, espelhos retrovisores aquecidos e com rebatimento elétrico e memória, ar-condicionado Dual Zone com saída de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro, com filtro de poeira e gestão da qualidade do ar AQS por gerador de plasma e função de limpeza da cabine.
Na China, ele será vendido com as versões Hi4 102 Air, Hi4 102 Pro, Hi4 145 Pro e Hi4 145 Changyue. As cores que ele possui são Rainforest Green, Valley Blue, Autumn Yellow, Glacier Blue, Ink Silver, Tea Green, Mist Rose, Bamboo Green, Magma Red, Twilight Purple, Sunset Orange, Nature Green, Rain Black e Flower Purple. O interior terá as cores Black, Black/Brown e Black/Beige. Os preços variam de 165.800 a 183.800 yuans. Ele será produzido na fábrica de Baoding Plant da Great Wall Motor. Na China, a Haval confirmou que existem cerca de 25.000 pedidos em menos de um mês de vendas.
Fotos: Haval / divulgação
Comentários
Postar um comentário