Fiat prepara mudanças para a Toro com novo motor e ganhar reorganização do lineup
Fiat promete trazer mudanças para a Toro em 2025 com um novo motor Turbo Diesel e mudança lineup; versão Ultra já se despediu do mercado
A Fiat deve promover mudanças para a sua picape
intermediária, a Toro. Atualmente a picape mais antiga em linha da marca, a
Toro deve receber novidades em 2025 que vão promover mais mudanças – assim como
aconteceu em 2023, quando a italiana trouxe algumas mudanças no catálogo e
padronizou a grade dianteira. Agora, 2025 prevê mais mudanças no lineup de
versões e até mesmo na oferta de motores. De confirmado, a picape deve manter o
motor Turbo 270, formado pelo 1.3 16v Turbo que desenvolve 185/180cv e torque
de 27,5kgfm.
Esse motor segue ligado a uma transmissão automática de 6
marchas. Em outubro de 2022, começou a circular apurações que a picape deixaria
de ser oferecida com motor Turbo Diesel 350 e passaria pelo mesmo processo que
o Jeep Renegade passou. No lugar do motor diesel, receberia o motor Turbo 270
com câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4. Depois, surgiu informações que
apenas a versão Ranch teria motor diesel, enquanto a Volcano e a Ultra seriam
descontinuadas. Meio que no mesmo tempo, surgiu informações que a versão Ultra
ganharia opção de tração 4x2.
No entanto, isso não acontecerá. Pelo menos em partes, não, como foi cotada a Toro T270 AT9 4x4, segundo o Autos Segredos. Em abril deste ano, o Auto+ publicou que a Toro poderia passar por mais uma mudança visual em 2025. Caso aconteça, o lançamento é mais previsto para o último trimestre do ano que vem, já como linha 2026. O site confirmou que a picape receberia uma mudança mais brusca em relação ao face-lift de 2021, com novos faróis com luzes diurnas (DRL) em LED com novo desenho da grade e um novo para-choque dianteiro. Na traseira, a Fiat mexeria pela primeira vez na picape ganhando uma nova tampa de caçamba, mas mantendo o formato que se abre em duas folhas.
As lanternas passariam a ser Full-LED, com um novo layout. O para-choque traseiro também mudaria, com as luzes de ré passando para as lanternas. Todas as versões ganhariam novas rodas de liga leve, enquanto a Endurance manteria as calotas, mas de novo desenho também. Por dentro, as mudanças ficariam com uma faixa texturizada no painel e um novo console central. Os ocupantes do banco traseiro ganhariam saídas de ar-condicionado. Mais recentemente, o site Autos Segredos também confirmou que a picape ganhará uma reestilização no ano que vem. Debaixo do capô, a novidade esperada (com reestilização ou não) é o motor 2.2 MultiJet II Turbo Diesel.
Matando o motor 2.0 MultiJet Turbo Diesel 350 atual, de 170cv e 35,7kgfm de força, a Toro ganhará o motor 2.2 Turbo Diesel que ainda não é oferecido no país. O motor entrega 200cv, com torque de 44,9kgfm, câmbio automático de 9 marchas e com tração 4x4. A mudança do motor diesel se fez necessária por conta das novas regras do Proconve L8, que entra em rigor a partir de 2025. O novo motor é uma evolução do 2.0 MultiJet e ele chega antes da reestilização. A previsão é que o novo motor chegue no primeiro semestre e a reestilização ocorra no segundo semestre.
Já o 1.3 poderia ganharia ganhar um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV), que pode ser a novidade da reestilização. No catálogo, a Toro terá versões Endurance, Freedom, Volcano, Ultra e Ranch. Vale destacar que a Ultra já não existe mais desde agosto deste ano, quando saiu do catálogo. A versão deve retornar com o motor flex, sendo rebaixada no catálogo. Se até então ela cumpria um papel de versão topo, acima da Ranch, a Ultra deve ficar logo abaixo da Ranch, mas com motor Turbo 270, de acordo com o Autos Segredos. Com isso, o catálogo deve ficar assim: versões Endurance, Freedom, Volcano e Ultra com motor T270 e Volcano e Ranch com o novo motor 2.2 diesel.
Fotos: Fiat / divulgação
Comentários
Postar um comentário