Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV
Toyota inicia desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla Electric, depois da Hilux Revo EV Concept revelada no final de 2022; primeiras unidades iniciam testes na Austrália
A Toyota parece que vai mesmo desenvolver uma versão
elétrica para a Hilux ainda neste ano de 2024. A picape média contará com uma
opção 100% elétrica em meados de alguns meses e algumas unidades serão cedidas
para a BPH na Austrália para testes iniciais. A unidade criada para testes é a
primeira Hilux Cabine Dupla Electric que apareceu em primeiras imagens com
certa inspiração na Hilux Revo Concept, revelada no final de 2022, com Cabine
Simples. O teste da Hilux Electric será realizado nas operações da BHP em Port
Hedland, na Austrália Ocidental.
A picape será usada em uma variedade de aplicações
tradicionalmente realizadas por veículos leves movidos a diesel. No final deste
mês de novembro, a Toyota inicia a bateria de testes que durará cerca de 12
meses, com a BHP fornecendo um feedback para a Toyota após a conclusão do
teste. “A Toyota há muito defende uma abordagem multicaminho para a
descarbonização e, quando fazemos algo, queremos ter certeza de que estamos
fazendo certo”, disse o Presidente e CEO da Toyota Austrália, Matthew Callachor,
que representou uma oportunidade emocionante para ambas as empresas.
“Unir-se à BHP para ajudar a desenvolver ainda mais este
protótipo Hilux BEV é um passo importante na criação de tecnologias de baixa
emissão no espaço de veículos comerciais leves, particularmente para uso em
ambientes de mineração adversos e exigentes. Este teste também é uma
demonstração do comprometimento demonstrado por ambas as partes com o Memorando
de Entendimento assinado no ano passado, que alavanca os pontos fortes de ambas
as empresas para desenvolver tecnologias novas, seguras e estimulantes para
abordar a descarbonização”, disse Callachor com a parceria.
"Nossa ambição de eletrificar nossa frota de veículos leves e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em nossas operações depende da tecnologia facilitadora que só pode ser alcançada por meio de colaborações como esta, com fornecedores líderes como a Toyota. Com cerca de 5.000 veículos leves em nossas unidades na Austrália, estamos ansiosos para testar a Hilux Battery Electric e ver o potencial que ele pode trazer, não apenas para reduzir o uso de diesel na mineração, mas também para todos os motoristas da Hilux", disse a Presidente da BHP Austrália, Geraldine Slattery.
Por outro lado, o Diretor de Compras da BHP Group, Rashpal Bhatti, disse que a parceria com a Toyota á uma excelente oportunidade de trabalhar com grandes fornecedores para alcançar melhores resultados. “O caminho para descarbonizar nossas operações é algo que não podemos trilhar sozinhos. Para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias, estamos colaborando com fabricantes de equipamentos originais e partes interessadas na indústria. Nosso trabalho com a Toyota destaca nosso comprometimento compartilhado em desenvolver soluções que, em última análise, tornem o mundo um lugar mais seguro e sustentável para viver e trabalhar”, disse o Sr. Bhatti.
A operação de Port Hedland com a BHP é o maior porto de carregamento de minério de ferro da Austrália e um dos maiores do mundo. Da Revo Concept de 2022, o modelo que aparece na Austrália conta com o mesmo bocal de recarga da bateria no para-lama dianteiro, enquanto a carroceria cabine dupla possui diferenciais. Sai de cena o para-choque dianteiro em favor de um para-choque dianteiro alto e off-road com protetores nos faróis e na grade dianteira, além de trazer luzes diurnas (DRL) em LED. Na caçamba, sai a caçamba original em favor de uma caçamba voltada ao trabalho.
A picape também conta com diferenciais como um sistema de iluminação, uma antena mais potente e uma série de novos equipamentos. Não se tem informações sobre qual é a mecânica que equipa a Hilux Electric de testes, mas há rumores que seja o mesmo conjunto visto no bZ4X. Este conta com um motor de 218cv e 34,2kgfm de torque e uma bateria de íons de lítio de 74kWh e vai oferecer na picape uma autonomia de 200km a 250km, tendo tração 4x2 e uma capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em 12,0 segundos. Também foi confirmado por meio do Presidente da Toyota na Tailândia, Noriaki Yamashita, que a Hilux elétrica aparece em sua versão de produção em 2025.
De acordo com a Agência Reuters, a picape média deve ser usada em empresas e testes em outros países, como seis unidades que serão enviadas para a cidade turística de Pattaya, na Tailândia. "Quanto maior a autonomia, maior a bateria, o que significa que o peso do veículo também se torna significativamente maior, o que significa que a capacidade de carga pode ser muito menor.", disse o Vice-Presidente Executivo da Toyota Motor Asia, Pras Ganesh, para a Reuters. Além da Ásia e Oceania, também é esperado uma picape elétrica pela Toyota na Europa. De acordo com o Emmanuel Beaune, Chefe da Divisão de Veículos Comerciais para a Europa, destacou que existe uma grande demanda por picapes elétricas no porte da Hilux. A produção deve acontecer na Tailândia, onde ela deve ser exportada a outros mercados.
Fotos: Toyota / divulgação
Comentários
Postar um comentário