Neta apresenta o Aya, a versão atualizada e rebatizada do V, que aparece na China
Neta atualiza o V com uma reestilização de meia-vida na China e muda seu nome global para Aya; SUV subcompacto aparece com motor de 95cv
A Neta, uma marca da Hozon Auto, confirmou a estreia de uma
novidade para a China e para os demais mercados onde atua. Hoje, a marca possui
uma presença nos mercados asiáticos e do sudeste asiático, mas se expande de
maneira rápida e outros continentes – e possui planos, inclusive, para
desembarcar na América do Sul. Elétrico, o Aya aparece como um dos poucos
remanescentes dos primeiros produtos da marca. A mudança no design do elétrico
serve justamente para garanti-lo em linha por mais algum tempo até uma nova
geração.
Apesar de ser tratado como uma reestilização, o Aya também
pode ser entendido quase como uma estreia por conta do novo nome. Em termos de
design, ele não muda muito em relação ao antecessor, o V. Na dianteira, ele
mantém os faróis horizontais com luzes diurnas (DRL) em LED com formato em ‘L’ e
com projetor em LED, enquanto o para-choque dianteiro possui um desenho liso em
sua grade parte. Há uma entrada de ar inferior que fica maior que no
antecessor, com uma entrada de ar trapezoidal com grelha entrelaçada.
A parte inferior da entrada traz um friso prateado, enquanto todo o contorno da entrada de ar possui um acabamento em preto brilhante. Este se conecta com o acabamento presente em toda a parte inferior da carroceria, com acabamento em plástico preto. Nas extremidades do para-choque dianteiro, ele possui uma entrada de ar vertical com acabamento em plástico preto. O contorno dessa entrada de ar possui vincos em ‘L’. Falando em vincos, a dianteira possui um vinco horizontal abaixo dos faróis, enquanto no capô ele ostenta o logotipo da Neta escrito por extenso.
Este é um elemento que comprova que o Aya é um dos primeiros produtos da marca, que tinha o logotipo por extenso. Ainda falando de capô, a Neta desenha vincos que nascem próximo dos faróis e terminam nas colunas A. De perfil, o Aya possui um desenho de um SUV, mas ao mesmo tempo é um compacto. Ele possui um desenho do teto com um caimento suave, porém não cupê. O desenho dos vidros é um pouco mais arredondado na parte superior e não acompanha as linhas do teto. Na parte inferior, os vidros tem um desenho ascendente até chegar na janela vigia.
Em termos de vincos, ele possui um vinco que nasce a partir dos faróis e termina na porta dianteira e outro vinco que nasce nas maçanetas das portas dianteiras e termina nas lanternas. Outra linha da carroceria bem notória é um vinco na parte inferior das portas, que também é ascendente. Já as caixas de rodas possuem vincos que ajudam a alargar os para-lamas. Falando nele, o para-lama dianteiro direito e esquerdo do Aya guardam os bocais de recarga da bateria. Em toda a parte inferior da carroceria ele possui acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas.
Nas caixas de rodas dianteiras, ele possui repetidores de setas integrados no acabamento plástico. Já nas saias laterais ele possui um friso prateado. Os retrovisores possuem base nas portas e as maçanetas são convencionais. Também se nota que o Aya pode contar com uma carroceria pintada em dois tons, sendo a coluna D com um acabamento em preto que ajuda a ligar o vidro vigia com o vidro traseiro. Já as rodas variam de acordo com a versão, mas aparece com rodas de 16 polegadas calçadas com pneus de medidas 185/55 R16.
De traseira, o Aya possui a sua maior mudança em relação ao V. Sai as lanternas com desenho bumerangue em grande proporção e entra lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas, mais finas, e que se conectam entre si. As lanternas ainda ganham uma iluminação em LED que deixa o desenho do SUV mais moderno. Ele possui um aerofólio com brake-light e um vidro traseiro mais inclinado. A tampa do porta-malas recebe um desenho com vinco na parte superior das lanternas, que cria um pequeno aerofólio no próprio desenho da tampa.
Ainda se nota um vinco horizontal que corta a traseira e termina verticalmente nas extremidades dos para-choques. A tampa também possui o logotipo Neta escrito por extenso e o para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto na parte inferior, onde fica alocado o espaço para a placa. O para-choque também guarda os refletores horizontais conectados com lanternas de neblina. Ligando-os a parte inferior existe pequenos frisos prateados. Por dentro, a Neta trouxe novidades também ao modelo, mas não chega a ser mudanças bruscas, com as linhas do painel sendo as mesmas – assim como os painéis das portas.
Ele possui um quadro de instrumentos fino com tela de 12 polegadas, horizontal, no topo do painel que deve favorecer a uma boa leitura. O volante é de dois raios, com base inferior e superior achatada, com comandos em preto brilhante. O painel possui linhas horizontais, com a tela de 14,6 polegadas da central multimídia quebrando as linhas horizontais por ser o único elemento vertical. Há uma faixa que percorre todo o painel horizontalmente e vai esconder as saídas de ar-condicionado centrais (que ficam próxima da central) e das extremidades, todas com desenho retangular.
Abaixo da linha onde ficam as saídas de ar fica um acabamento em couro. Falando na central multimídia, a Neta comenta que a tela possui atalhos na parte inferior da tela, como o comando do ar-condicionado, menu tela inicial e outros recursos que vão facilitar a usabilidade. Abaixo da central existe um compartimento de porta-objetos fundo, que deve ajudar os motoristas a guardarem pertences como celular, chaves e moedas. No console central, o Aya possui dois porta-copos e um espaço para pôr o smartphone, com carregador por indução.
O console também possui porta-objetos, enquanto há entrada USB e tomada 12V na dianteira logo abaixo do porta-objetos abaixo da central multimídia. Entre a entrada e a tomada e o compartimento acima fica o botão do pisca-alerta. Os painéis das portas são comuns, com botões dos vidros e comandos elétricos dos espelhos no lado do motorista e há um acabamento em couro. Para os ocupantes do banco traseiro, ele não possui saídas de ar-condicionado, mas possui uma entrada USB e um porta-objetos para celulares, enquanto eles carregam. O Aya possui espaço para quatro ou cinco ocupantes.
Desenvolvido a partir da mesma plataforma modular HPC 3.0 do V, o Aya possui 4,070 metros de comprimento, 2,420 metros entre os eixos, 1,690 metro de largura e 1,540 metro de altura. O porta-malas possui uma capacidade de 335 litros, que podem ser expandidos para 588 litros com a segunda fileira de bancos rebatida. O Aya ainda possui uma altura em relação ao solo de 15,0 centímetros e um peso de 1.151kg. Mecanicamente, ele é equipado com um motor elétrico dianteiro síncrono magnético permanente de 95cv e 15,3kgfm de torque junto de uma bateria da CATL de 40,7kWh e de fosfato de ferro-lítio.
De acordo com a marca, no ciclo WLTC ele possui autonomia de 338km e 401km no ciclo CLTC. A bateria possui um sistema de gerenciamento de temperatura constante chamado de HEPT 3.0. Essa bateria pode ser recarregada em estações de recarga WallBox de 6,6kW ou em estações de recarga rápida de 45kW, de 0 a 100% da bateria entre 6 e 8 horas com WallBox ou recuperando de 30% até 80% da bateria em menos de 30 minutos em uma estação de recarga rápida. A marca também destaca que o SUV possui o sistema de recarga Vehicle-2-Load (V2L).
Este sistema permite que o fornecimento de energia do carro possa ser usado para carregar ou fornecer energia a um aparelho elétrico. Em termos de desempenho, a Neta fala que o Aya acelera de 0 a 50km/h em 4,1 segundos e chega aos 100km/h em 12,0 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 125km/h. O SUV ainda possui uma suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção, enquanto os freios são a disco sólidos na dianteira e na traseira. Contando com os modos de condução Normal e Sport, o Aya
De série, ele será vendido com chip automotivo MT8675 atualizado com 8 núcleos de 7 nanômetros, maior em 40% em comparação com o chip 8666 e melhora a capacidade de processamento gráfico de 8+64G. Ele ainda possui sistemas do pacote ADAS que permitem que ele tenha uma assistência de condução de Nível 2. Ele pode ser equipado com um radar de ondas milimétricas de longo alcance, uma câmera de alta detecção e 12 radares ultrassônicos, equipados com um sistema de interação de voz de cabine inteligente de IA, volante multifuncional revestido em couro premium e bancos com revestimento em couro premium.
A lista adiciona banco traseiro bipartido e reclinável, banco do motorista ajustável manualmente em seis posições e banco do passageiro ajustável manualmente em quatro posições. Há carregamento móvel sem fio, sistema de travagem elétrica inteligente (EHB), freio de mão elétrico (EPB), direção assistida elétrica (EPS), airbags frontais duplos, sistema de travagem antibloqueio (ABS), sistema eletrônico de distribuição da força de frenagem (EBD), sistema de controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESC), assistência em descidas (HDC), assistência ao arranque em subidas (HAC), sensor de estacionamento traseiro e câmera traseira.
A Neta também confirma que ele é equipado com controle de cruzeiro automático (ACC), gravador de condução (DVR), monitoramento de pressão dos pneus, aquecimento do vidro traseiro, sistema de aquecimento de bateria de baixa temperatura, frenagem automática de emergência (AEB), sistema automático de assistência ao estacionamento (APA), controle de cruzeiro automático de baixa velocidade (TJA), sistema de aviso de colisão frontal (FCW), sistema de alerta de colisão de pedestres (PCW), assistência de manutenção de faixa (LKA) e sistema de aviso de saída de faixa (LDW).
Por fim, a chinesa confirma que o Aya possui farol alto/baixo inteligente (HBA), sistema de alerta de ponto cego (BSD), sistema de reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), sistema de reconhecimento de semáforos (TLR), sistema de aviso de partida frontal (SGW), sistema de alerta de direção sonolenta (DDW) e outros. Na China, ele será vendido com preço inicial de 69.800 yuans e oferecerá as cores White Blue Cloud, Clear Gray Sky, Baby Blue, Half Sugar Milk Tea e Green Laurel, sendo que algumas possuem a opção de teto pintado em preto. O Aya é produzido em Zhejiang, na China, mas também é feito em fábricas na Tailândia e Indonésia.
Fotos: Neta / divulgação
Comentários
Postar um comentário