Lancia revela primeiro teaser do Gamma, que retorna em 2026 e será produzido em Melfi
Lancia confirma primeiro teaser do Gamma, que será produzido a partir de 2026 com base modular STLA, e confirma que novidade será feita na fábrica de Melfi
A Stellantis deu uma oportunidade para a Lancia voltar ao
seu patamar de marca europeia de volume com a chegada de uma nova geração para
o Ypsilon, mas isso não deve se limitar ao hatch compacto. A italiana tem
planos de lançar novos produtos e um deles será o Gamma, segundo produto da
linha. A novidade será revelada em 2026 depois do seu fim de linha em 1984. A
novidade, ao que tudo indica, será um sedã de perfil cupê que vai poder
concorrer com modelos como BMW Série 4 e Audi A5.
A nova geração do Gamma será desenvolvida a partir da
moderna plataforma modular STLA Medium e a sua produção será na fábrica de
Melfi, na Itália, que a Stellantis se orgulha de dizer que é uma fábrica de excelência.
O CEO da Lancia, Luca Napolitano, confirmou que o segundo produto dessa nova
fase da Lancia será o Gamma, que é mais um produto desenhado e desenvolvido na
Itália. “Este local, reconhecido como uma das fábricas de excelência do grupo,
foi escolhido pela elevada qualidade de produção e pelo papel estratégico que
desempenha na transição para a mobilidade elétrica.”, destacou a Stellantis em
comunicado.
A cidade de Melfi fica localizada na região de Basilicata e é conhecida por ser uma área onde está todo o símbolo de know-how industrial italiano. A unidade de Melfi também cumprirá um papel fundamental da produção de automóveis da Stellantis, sendo uma das primeiras fábricas europeias que vão produzir elétricos em alta escala. Enquanto o novo Ypsilon será o último modelo da marca a ter uma opção de motor a combustão (e já vai oferecer uma opção elétrica junto), o Gamma deve ser o primeiro produto da Lancia a ser desenvolvido 100% para ser elétrico.
Ao ser criado a partir da base STLA Medium, o Gamma poderá oferecer uma autonomia de até 700km, dependendo da bateria que será escolhida pela Lancia. "O novo Lancia Gamma representa um marco na nossa jornada rumo ao futuro. Ele encarna o compromisso da nossa marca com a sustentabilidade e o alto desempenho, celebrando a elegância inconfundível que define a Lancia há décadas. Ao produzi-lo na histórica fábrica de Melfi, fortalecemos o nosso vínculo com a rica herança automóvel de Itália, o Gamma irá demonstrar o que de melhor a Lancia representa: inovação, estilo e uma busca constante pela excelência", afirmou Napolitano.
"Nosso segundo carro principal, programado para estrear em 2026, será chamado de 'Gamma'. O carro-chefe da Casa Lancia será um carro italiano bonito e elegante, bonito por fora e bonito por dentro, onde realmente parecerá que você se sente na sala de estar de uma casa italiana. A plataforma STLA Medium será perfeita para a Lancia, pois um BEV nativo será muito eficiente e garantirá altos níveis de conforto, oferecendo uma versão de tração dianteira e tração nas quatro rodas.”, disse Napolitano. Com cerca de 4,70 metros de comprimento, o Gamma teve apenas uma imagem revelada até o momento. Na imagem, é possível ver que o sedã contará com lanternas que vão se conectar entre si por meio de uma barra horizontal na traseira.
As lanternas também terão um prolongamento vertical nas extremidades, enquanto a parte inferior da tampa do porta-malas vai trazer o nome Gamma já com a serigrafia do modelo de produção. Depois do Gamma, o Delta retorna em 2028 possivelmente como um hatch médio, também 100% elétrico. O anúncio da produção do Gamma em Melfi é acompanhado pelo retorno da Lancia a outros países europeus como França, Bélgica e Espanha, que contarão com cerca de 70 concessionárias nos próximos anos. Estima-se que 50% das vendas globais da empresa venham de países fora da Europa. Mais detalhes vão surgir nos próximos meses.
Fotos: Lancia e Stellantis / divulgação
Comentários
Postar um comentário