Toyota apresenta o Land Cruiser 250, substituto do Land Cruiser Prado, e com até 331cv
Toyota apresenta a nova geração do Land Cruiser Prado, agora chamado de 250, e ganha duas dianteiras diferentes; SUV mata geração anterior de 14 anos
A Toyota apresentou a nova geração de um dos seus
utilitários esportivos mais conhecidos no mundo fora-de-estrada, o Land Cruiser
Prado. Abaixo do Land Cruiser, o Prado era conhecido por ser um modelo mais
acessível e com um jeitão mais de SUV. Agora, a nova geração começa a perder o
sobrenome Prado em favor do ‘250’. Isso porque o Land Cruiser tradicional é
chamado de Land Cruiser 300 e agora existe o Land Cruiser 250. Mesmo assim, em
alguns mercados, o sobrenome Prado ainda deve existir.
Agora, a nova geração do Land Cruiser aparece com um desenho
mais robusto que a geração anterior, lançada em 2009 e que contava com 14 anos
de mercado. O Land Cruiser Prado/250 possui um design mais parrudo e com linhas
mais quadradas, com destaque para a dianteira com um desenho mais retro. Aliás,
a dianteira do novo Land Cruiser 250 possui dois desenhos diferentes. Um para a
versão 1958, que presta uma homenagem aos clássicos Land Cruiser. No caso desta
versão, ele possui faróis redondos com uma iluminação com luzes diurnas (DRL)
em LED dentro de um acabamento quadrado.
Nas extremidades laterais deste acabamento em preto ele possui
as luzes de setas de direção e um ponto de luz DRL ao centro. No meio dos
faróis principais, ele possui projetor em LED. Os faróis estão conectados com a
grade dianteira que possui um acabamento prateado com o logotipo da Toyota ao
centro. A grade dianteira está inserida dentro de um acabamento em plástico
preto que está presente em boa parte da dianteira, com uma faixa acima da
grade, no capô, em plástico preto e um acabamento vertical que se conecta com a
parte inferior da carroceria.
Abaixo da grade ele possui o espaço para a placa, mais abaixo tem uma nova entrada de ar e mais abaixo traz um peito de aço prateado. Do acabamento no entorno dos faróis, ele possui uma faixa em plástico preto vertical que se conecta com a parte inferior da carroceria. Abaixo dos faróis, ele possui faróis de neblina circulares com um desenho quadrado no entorno. No capô, o Land Cruiser 250 1958 possui dois vincos que partem da união dos faróis com a grade dianteira para os para-brisas, com uma parte central mais baixa e as extremidades com ressaltos.
Fora da versão 1958, as demais versões do novo Land Cruiser 250 tem um desenho mais moderno. Dele, ele traz faróis retangulares com uma faixa de luzes DRL na parte superior e três projetores em LED, com as setas de direção nas extremidades laterais dos faróis. Abaixo dos faróis ele possui uma grelha com entradas de ar, enquanto todo o design do modelo se mantém o mesmo. Próximo do capô, o Land Cruiser 250 possui um acabamento em plástico preto na área onde ficam os limpadores do para-brisa que se conectam com o desenho inferior dos vidros laterais.
De perfil, o SUV se destaca por trazer linhas mais retas com um capô alto e reto, com uma coluna A reta e um teto que segue esse mesmo desenho. A área envidraçada do Land Cruiser possui um desenho que segue as linhas mais quadradas da carroceria, com uma ampla janela vigia e um pequeno degrau no desenho dos vidros a partir das portas laterais traseiras. Em termos de carroceria, a nova geração possui um vinco que nasce próximo dos faróis e sobe verticalmente na coluna D até voltar e termina na coluna A. As caixas de rodas possuem um desenho mais quadrado que reforçam seu apelo off-road.
As caixas de rodas também trazem vincos que ajudam a alargar os para-lamas. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto. Ele também possui um vinco na parte inferior das portas que nasce na parte inferior da porta dianteira e termina ainda na porta traseira. O Land Cruiser possui um acabamento em plástico preto nas laterais do para-choque dianteiro e traseiro, que se conectam com as caixas de rodas. Ele também traz maçanetas convencionais e com retrovisores com base nas portas, de desenho mais quadrado, e com repetidores de setas integrados.
Por fim, as rodas de liga leve variam de 18 e 20 polegadas, com pneus 245/70 R18, 265/70 R18 ou 265/60 R20, que variam de acordo com cada versão. No teto, o SUV possui uma opção de teto bitom que começa ainda na coluna A e na coluna D, mas que é interrompido pelo desenho dos vidros. Propriamente no teto, o SUV possui rack de teto e um amplo teto solar panorâmico. Ele também possui uma antena estilo barbatana de tubarão. Na traseira, a nova geração possui um desenho mais quadrado, que acompanha o desenho da carroceria. Ele possui um vidro traseiro mais reto com acabamento em preto brilhante nas laterais do vidro traseiro.
Esse acabamento em preto brilhante se conecta com uma faixa em preto brilhante na coluna A e D que permite dividir o teto da carroceria – e permite também que o teto tenha opção de cor bitom, como mencionado. O vidro traseiro pode ser aberto independente da tampa do porta-malas, facilitando o acesso ao compartimento. As lanternas tem um desenho retangular vertical, com iluminação em LED. A parte superior das lanternas tem um vinco que corta toda a traseira e se une com a outra lanterna. A tampa do porta-malas possui uma régua em plástico preto com o nome Toyota em baixo relevo.
Abaixo, ele ganha o espaço para a placa com vincos em ‘U’. Outro vinco horizontal nasce na parte inferior das lanternas e é interrompido pelo espaço para a placa. O entorno das lanternas também possui vincos. Ainda falando nelas, abaixo das lanternas possui refletores quadrados. No para-choque traseiro, ele possui grande parte da peça em plástico preto com uma parte inferior e central prateada. Em algumas versões, o novo Land Cruiser 250 possui para-barras nas caixas de rodas. Internamente, a nova geração do SUV possui um desenho mais moderno, com um quadro de instrumentos com tela digital de 7,0 polegadas ou 12,3 polegadas que traz configurações personalizáveis.
Enquanto isso, o volante é circular de três raios, com o logotipo da Toyota escrito por extenso. O volante possui controles multifuncionais e um acabamento prateado no entorno dos botões. Ao lado do quadro de instrumentos, ele possui uma tela da central multimídia de 8,0 ou 12,3 polegadas, que variam de acordo com cada versão As duas centrais contam com apoio de 6 ou 10 alto-falantes, conectividade com Android Auto, Apple CarPlay e SiriusXM sem fio e atualizações Over-The-Air (OTA) e conectividade com internet 4G. Existe também uma opção de sistema de som premium de 14 alto-falantes da JBL.
Abaixo da central multimídia, ele possui as saídas de ar-condicionado duplas e horizontais, separadas apenas pelo botão pisca-alerta. Abaixo das saídas de ar ficam os controles do ar-condicionado com botões e visores digitais. Parte destes botões são em preto brilhante e a faixa abaixo tem acabamento prateado. Mais abaixo, ele possui o seletor de volume no lado direito e dois botões no lado esquerdo: View (da câmera dianteira ou traseira) e o Hole Up. Logo abaixo, possui entradas USB do tipo A e C. Nas extremidades do painel, ele possui as saídas de ar-condicionado circulares estilo turbina, com um vinco horizontal entre a central multimídia e a saída direita do painel.
No console, a Toyota desenha o SUV com alguns controles no lado esquerdo, próximo do motorista. Entre eles, estão o Modo Select, que muda os modos de condução do Land Cruiser 250 e mais abaixo possui alguns controles por botões com o Drive Mode, MTS, DAC e CRAWL. Ao lado direito destes botões fica a alavanca de câmbio com um acabamento em preto brilhante para o espaço onde fica as letras que indicam onde está o câmbio e detalhes em tom marrom no contorno de todo câmbio. No lado direito do câmbio, há o freio de estacionamento eletrônico e o Auto Hold.
Há alguns outros controles da tração após o câmbio. Na frente do câmbio existe um carregador de condução para smartphones dispostos horizontalmente e no lado direito existe um outro carregador, disposto longitudinalmente. Após o segundo carregador, estão dois porta-copos. Entre os bancos existe o descansa-braço que se abre e permite ali ter um porta-objetos. A parte traseira do console central possui o nome Land Cruiser em baixo relevo e abaixo traz saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro. Nos painéis das portas, a Toyota desenhou o SUV com materiais macios, com maçanetas com detalhes prateados e os controles dos vidros e dos retrovisores próximos do puxador de porta.
Internamente, a nova geração possui espaço para cinco ou sete ocupantes, com disposição 2+3 ou 2+3+2, tendo uma tomada CA que pode alimentar eletrodomésticos. O SUV também possui bancos com estofamento em SofTex que são aquecidos ou ventilados, com ajustes elétricos nos bancos dianteiros. Ele também conta com opção de bancos em couro e uma costura contrastante. A nova geração do Land Cruiser passa a ser produzido a partir da base em chassi TNGA-F, a mesma da Tacoma ou da Tundra. A nova base conta com rigidez 50% maior e uma rigidez torcional 30% maior em relação ao antecessor.
A base também possui uma tecnologia de soldagem não linear de chapas soldadas sob medida (TWB) e chapas de aço de ultra/alta resistência à tração nos lugares certos. Em termos de porte, a nova geração possui 4,920 metros de comprimento, 2,850 metros entre os eixos, 1,980 metro de largura e 1,870 metro de altura. A nova geração possui um porta-malas que varia de 408 a 556 litros com cinco ocupantes e 120 litros com os sete assentos disponíveis. O peso é de 2.518kg a 2.618kg, enquanto a Toyota ainda destaca que o SUV possui ângulo de ataque de 30º, 22º de saída e 25º de ângulo ventral.
A altura em relação ao solo de 22,1 centímetros. Em sua nova geração, ele usará o motor i-Force com o 2.4 Turbo que desenvolve 274cv e 42,8kgfm com câmbio manual de 6 marchas ou 282cv e 43,7kgfm com câmbio automático de 8 marchas. Nos EUA, ele será vendido apenas com o motor híbrido i-Force Max (HEV), que alia o motor 2.4 Turbo junto de uma bateria de níquel-hidreto metálico (NiMH) de 1,87kWh e um motor elétrico que está associado junto com a transmissão automática de 8 marchas. Com esse conjunto híbrido, o SUV desenvolve 331cv e 64,2kgfm, que trabalha junto de uma tração integral nas quatro rodas de série.
A tração possui junto de um diferencial de bloqueio central e uma caixa de transmissão de duas velocidades – alto/baixo. Ele também será vendido com o motor 2.8 Turbo Diesel de 204cv e um torque de 50,9kgfm, com câmbio automático de 8 marchas Direct Shift, com capacidade de reboque de 3.500kg. Outra opção de motor é o 2.7 16v a gasolina que desenvolve 163cv e 25,1kgfm, com câmbio automático de 6 marchas chamado Super ECT. Ambos os motores, 2.8 e 2.7, contam com um conjunto híbrido-leve de 48V (MHEV). Os dois motores a combustão também contam com tração 4WD em tempo integral com um Torsen LSD no diferencial central e bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.
O SUV também pode ser vendido com diferencial traseiro de bloqueio eletrônico, que deve permitir que o modelo enfrentar terrenos difíceis. Como auxílio, a Toyota também oferece Downhill Assist Control (recurso off-road que é padrão e ajuda o motorista a navegar em descidas, limitando a velocidade do veículo) e uma função Crawl Control (atua como um controle de cruzeiro off-road de baixa velocidade, permitindo que o motorista se concentre na direção enquanto o sistema mantém uma das cinco velocidades selecionáveis). As versões mais equipadas possuem desconexão da barra estabilizadora dianteira, sistema Multi-Terrain Select, que agora é funcional tanto em 4WD-High quanto em 4WD-Lowe e um Multi-Terrain Monitor.
A nova geração possui suspensão dianteira Double-Wishbone recém-desenvolvida com amortecedores de tubo duplo, enquanto a suspensão traseira é multilink com molas helicoidais. O SUV possui direção elétrica e um sistema de freios a disco de 17 polegadas na dianteira e na traseira. Ele possui capacidade de reboque de 2.722kg. De série, ele será equipado com controle de estabilidade do veículo (VSC) e um diferencial de deslizamento limitado automático (Auto LSD). Um diferencial traseiro de bloqueio eletrônico é padrão em todos os Land Cruisers e pode ajudar a dividir a potência 50/50 para as rodas traseiras para melhor controle de tração em terrenos acidentados.
Ele também possui o pacote Toyota Safety Sense 3.0 que inclui sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de saída de faixa com assistência de direção, controle de cruzeiro de radar dinâmico de alcance total, assistência de permanência de faixa, assistência de sinalização rodoviária, faróis altos automáticos, Dynamic Radar Cruise Control terá capacidade de Full-Speed Range, Lane Tracing Assist e assistência de direção proativa. Ele também possui Proactive Driving Assist, Proactive Driving Assist, Road Sign Assist, Blind Spot Monitor (BSM), Rear Cross Traffic Alert (RCTA), Hill Start Assist Control (HAC), bancos elétricos aquecidos e ventilados com acabamento em couro, suporte lombar e memória para o condutor.
Outros recursos adicionam espelho retrovisor digital, Head-Up Display (HUD), iluminação de entrada, teto solar elétrico, caixa refrigerada no console central e duas entradas USB-C adicionais na área de carga. Ele será vendido com sete opções de cores externas: Ice Cap, Wind Chill Pearl, Underground, Black, Meteor Shower, Trail Dust e Heritage Blue. As cores externas de dois tons Trail Dust e Heritage Blue apresentam um teto Grayscape. Em outros mercados, ele será vendido com as cores Avant Garde Bronze Metallic e Smoky Blue, e a combinação de duas cores da recém-desenvolvida cor Sand com um teto Light Grey.
Para proteção off-road, os clientes do Land Cruiser podem adicionar trilhos de proteção contra pedras e placas de proteção de aço de alta resistência com cobertura total. Para recuperação off-road, os ganchos de reboque/recuperação dianteiros são padrão. O Land Cruiser 250 será vendido com garantia de três anos e o sistema híbrido possui garantia de oito anos. O SUV será vendido nos EUA com preços entre US$ 56.450 e US$ 62.450. O SUV será produzido nas fábricas de Tahara, região de Aichi, ou em Hamura, região de Tóquio, ambos no Japão. Ele também será produzido em Chengdu, na China.
Fotos: Toyota / divulgação
Comentários
Postar um comentário