JAC lança a picape Hunter no Brasil, com motor 2.0 Turbo Diesel de 191cv e por R$ 289.990

JAC revela a sua nova picape no Brasil, a Hunter, que marca retorno da marca ao motor a combustão com um 2.0 Turbo Diesel de 191cv de potência



A JAC deixou de oferecer veículos a combustão em 2022, quando saíram de linha o trio composto por T40, T50 e T60. Depois disso, a marca se tornou puramente eletrificada. Mas parece que agora houve um passo atrás da decisão com a chegada da sua primeira picape média com motor a combustão no país, a Hunter. Ela conviverá com a iEV330P, que continua em linha até o lançamento da Hunter EV, que será lançada no país ainda neste ano. A nova picape média passa a ser vendida também para pessoa física, depois da iEV330P ser voltada ao consumidor jurídico.

A Hunter possui um design muito mais interessante que a sua antecessora. A picape estreia em nosso mercado com uma dianteira que é dividida em dois andares. A parte superior possui luzes diurnas (DRL) em LED, onde ficam também as luzes de direção. A Hunter possui um acabamento em plástico preto que está no contorno destes faróis superiores e se emolduram também com a grade dianteira até a parte inferior do para-choque dianteiro. A grade dianteira possui um desenho mais quadrado e possui um acabamento escurecido, com uma grelha que lembra um estilo em colmeia.

O logotipo da JAC fica na parte superior da grade, com um logotipo em preto brilhante, que fica bem discreto na grade apesar do tamanho do logotipo. O logo ainda é sustentado por uma barra em plástico preto com uma barra cromada, que se conectam com os faróis superiores. A grade se conecta com a parte inferior do para-choque, que já é em plástico preto. Abaixo da grade ele possui uma área com espaço para a placa ao centro e dois ganchos de reboque nas extremidades. Nas extremidades do para-choque dianteiro, ele possui os faróis principais com um desenho mais quadrado.

Esses faróis principais se conectam com os faróis de neblina de desenho horizontal que fica mais abaixo, por um acabamento em preto brilhante, que está no contorno de ambas as iluminações. A JAC destaca que toda a iluminação de faróis é Full-LED. No capô, a picape possui um capô alto com vincos que partem acima da grade e se conectam com as colunas A da picape, além de um par de vincos centrais que terminam no para-brisa. Esses dois vincos criam ressaltos nas extremidades do capô, parecendo formar um ‘V’.



De perfil, a Hunter se destaca por contar com um desenho mais comum de picapes. Ela possui vincos que partem dos faróis superiores e continuam logo abaixo dos vidros. Falando neles, a picape possui uma linha de cintura com um vinco que nasce no para-lama dianteiro e continua nas laterais da caçamba, onde ele se conecta com um vinco da parte inferior das portas. A linha de cintura traz as maçanetas cromadas e o para-lama dianteiro possui um acabamento cromado em ‘C’ e com um detalhe em preto brilhante.

Quase toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, como nas caixas de rodas e nos para-choques, mas não nas saias laterais. A Hunter possui retrovisores com base na coluna das portas com repetidores de setas integrados e com a capa dos retrovisores cromadas. A novidade também possui rodas de liga leve de 18 polegadas de alumínio, com medidas 265/60 R18. No teto, a picape possui rack de teto funcional e uma antena estilo barbatana de tubarão – além de um teto solar elétrico. De traseira, a picape possui um santoantônio de fábrica com o logotipo da marca nas laterais.

A traseira possui lanternas verticais e retangulares com uma iluminação em LED, enquanto a tampa da caçamba traz o logotipo da marca em baixo relevo, com a maçaneta da tampa da caçamba em preto brilhante na parte superior. Há um vinco na parte superior e outro na parte inferior das lanternas, com o nome da picape no lado direito da tampa. O para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto com refletores, lanternas de neblina e luzes de ré nas extremidades, além de um apoio de pé central. A picape também possui para-barro nas caixas de rodas de série.



Internamente, a picape também mostra uma evolução em relação à antecessora. Ela possui um quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas configurável com comandos no volante, enquanto o volante possui base inferior achatada e tem dois raios, com controles multifuncionais e detalhes prateados. O aro superior do volante possui uma faixa vertical de centralização de volante. O painel possui linhas retas (com acabamento soft touch), marcadas por vincos horizontais que na área central conta com uma central multimídia com tela de 13,0 polegadas, vertical. A central traz conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.

A central também possui conectividade Bluetooth e nas extremidades da tela ficam as saídas de ar centrais do ar-condicionado, com detalhes prateados no contorno. As saídas de ar das extremidades possuem um desenho mais quadrado, também com um acabamento prateado no contorno. Abaixo da central multimídia, a JAC desenvolveu a picape com alguns controles físicos para atalhos do sistema de ar-condicionado e o console central possui tomada 12V e entradas USB-A no lado direito. Mais abaixo, a picape possui espaço de celular carregar por indução.

O console central também possui uma área prateada para o câmbio e alguns outros controles. Ela possui uma pequena alavanca de câmbio com acabamento preto brilhante e prateado, além de uma pequena alavanca dos modos de condução do câmbio, freio de estacionamento eletrônico e após a alavanca de câmbio possui o seletor da tração da picape (2H, 4H e 4L). No lado direito, existem alguns controles adicionais de ventilação e desembaçamento. Após o console existem dois porta-copos e um porta-objetos com descansa-braço. Os painéis das portas têm um acabamento macio ao toque, maçanetas prateadas e os controles dos vidros e retrovisores.



A picape possui bancos com acabamento premium em couro marrom e os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos e com ventilação. Ainda no interior, a Hunter possui saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro e há uma iluminação em LED no painel e no console central personalizável em algumas cores. A picape é desenvolvida a partir de uma base em chassi e possui 5,330 metros de comprimento, 3,110 metros entre os eixos, 1,965 metro de largura e 1,920 metro de altura. A picape possui caçamba com 1,520 metro de comprimento, 1,590 metro de largura e 47,0 centímetros de altura.

Falando em caçamba, a JAC confirma que a picape possui uma capacidade de carga em caçamba de 1.400kg, o maior da categoria, e 1.000 litros de capacidade. A picape traz tanque de combustível de 76 litros, peso de 2.050kg e uma capacidade de reboque com freio de 5.250kg (com o peso da picape em Peso Bruto Total de 3.450kg) ou capacidade de reboque sem freio de 4.200kg. A Hunter possui uma altura em relação ao solo de 24,0 centímetros, ângulo de ataque de 27º, de saída de 23º e ventral de 16,7º.

Debaixo do capô, a novidade traz o motor 2.0 Turbo Diesel de 191cv e 46,9kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas da ZF – com os modos de direção Normal, Sport, Eco e Mu. A picape também possui uma tração 4x4 com as opções 4x2 (traseira), 4x4 High (integral) e 4x4 Low (reduzida). “Uma característica muito importante da picape Hunter é a sua capacidade de carga de 1.400kg, muito superior às demais picapes a diesel do Brasil, modelos que levam de 1.000 a 1.050kg”, reforça Nicolas Habib, COO da JAC Motors.



Em termos de desempenho, a Hunter acelera de 0 a 100km/h em 11,9 segundos e com velocidade máxima de 185km/h. O consumo de diesel é de 8,6km/l na cidade e 9,3km/l na estrada. A suspensão dianteira é independente com mola helicoidal, dupla bandeja e suspensão traseira com eixo integral e feixe de molas. A picape possui direção assistida eletronicamente com modos de configuração (Comfort, Normal e Sport), com freios a disco na dianteira e na traseira. Além da versão automática, a JAC confirmou que ainda neste ano começa a vender a Hunter com câmbio manual com este motor a diesel e a versão elétrica 4x4 também chega neste ano.

De acordo com a chinesa, a Hunter será vendida com as cores Branco Nevada, Prata Imperial, Cinza Gelo, Chumbo Mercúrio, Preto Onix e Vermelho Rubi. Em pós-venda, a JAC confirmou que terá 120 pontos de oficinas credenciadas em todo Brasil. “Como o picapeiro roda três vezes mais do que o cliente normal (3.000km mês em vez de 1.000km), a ampliação da rede de atendimento foi um dos principais pilares para o lançamento da Hunter”, adicionou Nicolas Habib. A marca ainda possui algumas concessionárias físicas, que também vão vender a picape aos consumidores.

“Hoje estamos distribuindo as primeiras unidades da Hunter HD 4x4 AT para nossa rede, de modo que o consumidor já pode conhecê-la pessoalmente. As primeiras unidades serão entregues em outubro”, afirma Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. De acordo com a JAC, a picape começa a ser vendida ainda neste mês e as versões manual e elétrica vão chegar entre novembro e dezembro. 



Hunter HD

De série, a picape possui direção assistida eletronicamente com modos de configuração (Conforto, Normal e Esporte), tração 4x4 com reduzida, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa (Auto Hold), rodas em alumínio de 18 polegadas e com roda do estepe em aço de mesma medida, teto solar elétrico, bancos em couro (dianteiros ventilados), ajuste elétrico do banco do motorista (6 posições) e do passageiro (4 posições). A picape possui central multimídia tipo iPad com tela de 13 polegadas touchscreen com conectividade Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto Smartphone. A picape adiciona itens como quatro autofalantes e quatro tweeters, porta USB dianteira e traseira e conector 12V dianteiro, rack no teto, estribo plataforma em alumínio, faróis e lanternas em LED, luzes de condução diurna (DRL), faróis e lanternas de neblina, ajuste elétrico da altura dos faróis, acendimento automático dos faróis, função “Follow me Home”, retrovisores externos com ajuste elétrico, indicador de direção, aquecimento dos retrovisores e rebatimento. A Hunter adiciona itens como interior com detalhes em couro na cor café (marrom escuro), volante multifuncional revestido em couro com regulagem de altura, painel de instrumentos em LED de 7 polegadas configuráveis através de comandos no volante, ar-condicionado digital com saídas de ar traseira, porta objetos central com sistema de refrigeração, seis airbags (frontal, lateral e cortina), câmera panorâmica 360º com visão 3D, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema Keyless (reconhece a presença das chaves, abre as portas e permite a partida utilizando o botão Start/Stop), Anti-Lock Braking System (ABS), freio com distribuidor eletrônico de força (EBD), controle de partida em rampa (HHC), sistema de controle de tração (TCS), controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), modos de condução (Normal, Econômico, Esporte, Lama), cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e alarme de a­fivelamento. Por fim, a picape média possui apoio de braço central no banco traseiro, travamento automático das portas a 15km/h, sistema de retenção para criança (ISOFIX) e outros. 



Preço

  • JAC Hunter HD 2.0 Turbo Diesel AT8 4x4 – R$ 289.990 



Fotos: JAC / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fang Cheng Bao revela novas imagens teaser do Bao 8 e confirma parceria com a Huawei

Volkswagen revela teaser do SUV subcompacto para 2025 e tem nome com até cinco letras

GWM lança linha PcD do Ora 03 no mercado brasileiro por R$ 129.600 iniciais

Rivian revela teaser de uma fantasia de Halloween da R1T com inspiração no 'K.I.T.T.'

Stellantis e Citroën destacam produção nacional sem resíduo sólido emitido em Porto Real

BYD passa a vender o Dolphin Mini para PcD no mercado e hatch aparece por R$ 99.800

Ford revela primeiro teaser do novo Expedition, que será apresentado em breve nos EUA

Kia revela novos vídeos teaser da Tasman, a primeira picape média da sul-coreana

Ford diz que Brasil precisa tomar posição na eletrificação de forma mais ampla