Ford quer ser cautelosa e Everest ainda é incerto para ser produzido na Argentina

Ford ainda não tem confirmação sobre a vinda do Everest para o Brasil; SUV da Ranger e rival de Toyota SW4 poderia ser produzido na Argentina



A Ford confirmou, ao sair do Brasil, que concentraria sua produção na Argentina para continuar atendendo os consumidores interessados na Ranger, que ganhou uma nova geração no país. Com um plano bem-sucedido de renovação da linha, a operação voltou ao lucro não só no Brasil, mas em toda América do Sul. Na Argentina, a marca do oval azul já produz a nova Ranger, mas ainda não se tem informações se a picape será o único produto a ser feito localmente – até porque estamos falando de uma unidade com 110.000 unidades de capacidade anuais.

Apesar de atender todos os mercados sul-americanos, ainda assim é um volume alto que pode ser atingido com o sucesso desta geração da Ranger, que pode contar com novas versões ao longo dos anos. Ano passado, durante o lançamento da nova geração da picape foi perguntado a executivos da Ford se ela lançaria o Everest na região. De acordo com o Auto+, a marca ainda vai esperar para confirmar se investe em um segundo produto feito no país vizinho. O grande ponto de cautela é justamente o Toyota SW4, seu maior concorrente.

Vendendo muito bem na Argentina e no Brasil, o SW4 é um concorrente difícil e, se levar em consideração o desempenho comercial de Chevrolet TrailBlazer e Mitsubishi Pajero Sport aqui no Brasil, a cautela é justa. Com a importação dificultando a vida dos produtos por conta de uma alta alíquota de importação, a produção local seria ideal. No entanto, o investimento para a produção argentina seria alto, por mais que compartilhe muitos componentes com a picape. Sem a certeza de um desempenho comercial favorável para o investimento, a Ford quer esperar um pouco.

A marca quer analisar o desempenho comercial da Ranger e ver se a picape será bem aceita na região. Os resultados até o momento no Brasil se mostram satisfatórios e a Ranger se tornou vice-líder do segmento, ficando atrás apenas de outra Toyota, nesse caso, a sua concorrente direta, a Hilux. Vale destacar que, globalmente, os dois produtos da Toyota são os alvos da Ford, seja com a Ranger ou com o Everest. É sabido que a fábrica de General Pacheco, na Argentina, não produzirá veículos que não sejam com plataforma e focará em produtos com base em chassi, o que reforça a teoria que o Everest seria o candidato ideal a ser feito nos nossos vizinhos.

Apesar disso, o fato de a conta ainda não fechar não é definitiva. A resposta de um sinal verde ou vermelho ao SUV deve ser dada nos próximos meses. Se feito na Argentina, muito provavelmente o Everest usaria o mesmo motor da Ranger, o 3.0 V6 Turbo Diesel, que desenvolve 250cv e 61,2kgfm, acoplado a um câmbio automático de 10 marchas e com a tração 4x4 com modo automático, reduzida e bloqueio de diferencial traseiro.



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Lynk & Co revela imagens teaser de um novo SUV, chamado previamente de 'L946', na China

Eletrificados, abril de 2023: vendas crescem 53% e atingem melhor abril da história

Tank registra imagens de patente do 500 com novo motor híbrido plug-in chamado Hi4-Z

Mercedes-Benz prepara nova geração do Classe S com volante yoke e sistema steer-by-wire

BYD revela teaser do Han L na China e antecipa sedã que deve ter porte do nosso Han

Toyota apresenta o novo Corolla Cross na Tailândia, com mudanças visuais de meia-vida

Volkswagen convoca recall de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross com falha em apoio de cabeça

Alfa Romeo revela teaser que pode antecipar a nova geração do Stelvio, que estreia em 2025

Subaru já trabalha na chegada do Forester Hybrid e antecipa teaser do motor HEV