Ford apresenta o Mustang Dark Horse R nos EUA, voltado apenas para competições
Ford revela o Mustang Dark Horse R, uma versão esportiva do cupê voltada para consumidores que usam o esportivo em competições como Mustang Challenge
A Ford apresentou, junto com a sua divisão Ford Performance,
o Mustang Dark Horse R, que aparece aos consumidores interessados em ter uma unidade
para colocar em competições nos Estados Unidos. Baseado diretamente no Mustang
Dark Horse, o Dark Horse R será usado em competições como o Mustang Challenge,
uma categoria que é aprovada pelo International Motor Sports Association
(IMSA). Mecanicamente, ele é equipado com o motor 5.0 V8 Coyote de quarta
geração, sendo o terceiro membro da linha voltado para corridas, depois do GT3
e GT4.
"O Mustang Dark Horse R preenche a lacuna entre o Dark
Horse e o Mustang GT3 e GT4. Os veículos Mustang baseados em produção têm
corrido desde o início, até mesmo quando venceram o Tour de France de 1964. O
Dark Horse R oferece aos nossos clientes apaixonados não apenas um carro de
corrida acessível e construído de fábrica, mas também uma série de corridas
para competir com outros entusiastas do Mustang.", afirmou Mark Rushbrook,
Diretor Global da Ford Performance Motorsports. A marca destaca que o esportivo
apresentado agora conta com uma extensão natural das capacidades encontradas em
todos os Dark Horse.
“O Mustang Dark Horse R foi desenvolvido com os entusiastas
de corrida do Mustang em mente. A Ford Performance se apoiou em inúmeras áreas
de especialização desenvolvidas ao longo de anos de corrida do Mustang e se
aprimorou em um pacote agressivo, mas acessível, para os clientes pegarem e
brincarem.”, disse Jim Owens, Gerente de Marketing do Ford Mustang. Projetado
apenas para uso em pista, a novidade aparece compartilhando uma série de
componentes com o Dark Horse de rua, apresentado há alguns meses. A carroceria
do R é fornecida pela Flat Rock Assembly Plant.
Mais leve, a carroceria ainda possui alguns diferenciais como ganchos de reboque dianteiros e traseiros, pontos de apoio reforçados e arcos de amarração na parte inferior da carroceria. Internamente, as novidades ficam por conta de bancos de corrida Recaro com padrão FIA, volante de liberação rápida Sparco, cintos de corrida Sparco FIA, sistema de supressão de incêndio Sparco FIA, redes de segurança Safecraft FIA, teclado do motorista e controles de botão e sistema de exibição, registro de dados MoTeC e célula de combustível. Mecanicamente, ele traz o motor 5.0 V8 Coyote preparado para competição.
O motor desenvolve 507cv de potência com torque de 57,7kgfm, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas, da Tremec 3160, além de um diferencial de deslizamento limitado da Torsen com relação de transmissão final de 3,73, aerodinâmica e pinças/rotores de freio traseiro da Brembo, um sistema de óleo atualizado, resfriamento de transmissão aprimorado, resfriamento diferencial atualizado, sistema de escape de corrida Borla e cárter de óleo desenvolvido pela Ford Performance. A carroceria possui gaiola de proteção, amortecedores Multimatic DSSV, placas de cambagem dianteiras ajustáveis, barras estabilizadoras ajustáveis e seleção de soldagem de costura.
Em termos de sistema de freios, o Dark Horse R possui sistema ABS para carros de alto desempenho, pinças de freio de corrida e rotores da Brembo na dianteira. Ele também possui pastilhas de freio da Brembo, dutos de refrigeração do freio de corrida, rodas Ford Performance Parts R1 Flow-Formed de 19 polegadas (19” x 10,5” dianteiras, 19” x 11” traseiras), calçadas com pneus de corrida slick da Michelin 19 polegadas personalizado para Mustang Challenge, vendido separadamente, e parafusos de roda MSI com porcas de roda abertas. “Os proprietários do Mustang Dark Horse R terão a oportunidade de correr e testar suas habilidades de direção com outros entusiastas do Mustang em algumas das pistas mais incríveis do mundo”, disse Rushbrook.
“A nova série Mustang Challenge é uma adição perfeita à nossa família IMSA e somos gratos aos nossos parceiros de longa data na Ford por confiarem em nós para sermos o órgão sancionador desta nova plataforma espetacular. Quando eu era um garotinho indo para a pista de corrida, lembro vividamente do estrondo dos carros de corrida Mustang e sua potência V8, então imaginar um campo completo de Dark Horse Rs avançando na Curva 1 pela primeira vez em um fim de semana de corrida IMSA trará de volta uma enxurrada de memórias e será inspirador.”, disse o Presidente da IMSA, John Doonan.
De acordo com a Ford, cada rodada do Mustang Challenge será gerenciada pelo Ford Performance Racing School, que consiste em duas sessões de treinos, uma sessão de qualificação e duas corridas de velocidade. A Ford destacou que o cupê será vendido nos Estados Unidos com um preço de US$ 145.000 e as entregas começaram ainda neste ano de 2024, inclusive para as primeiras corridas.
Fotos: Ford / divulgação
Comentários
Postar um comentário