Dacia revela as primeiras imagens teaser do Bigster, SUV médio acessível e espaçoso

Dacia revela as primeiras imagens teaser do Bigster, o irmão maior do Duster que será apresentado na Europa no Salão do Automóvel de Paris



A Dacia apresentou as primeiras imagens teaser do Bigster, seu SUV médio que ficará posicionado logo acima do Duster. A novidade apareceu rodando em testes em vários mercados nos últimos meses, na Europa, a fim de testar todas as suas capacidades antes de começar a ser produzido. O SUV nasce a partir de uma necessidade da marca romena em ter mais produtos de alto valor agregado, assim como o Duster que traz um bom retorno para a marca. Na Europa, ele será o maior produto da Dacia em linha.

Antecipado por um conceito revelado em meados de 2021, o Bigster nasce com amplo espaço interno e há rumores de que ele seja apresentado com espaço para sete ocupantes. Outros rumores dão conta que ele deva aparecer como um ‘Big Duster’ e isso pode se comprovar com a imagem teaser revelada pela marca em seu Instagram. Trazendo a identidade Dacia Link do logotipo da marca, o Bigster vai trazer linhas retas marcadas por faróis retangulares com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘Y’ e conectado com a grade dianteira que possui o logotipo da empresa.

Nas imagens teaser, se confirma que o Bigster Concept será a fonte de inspiração da marca com imagens da traseira que mostram as lanternas com desenho em ‘V’ e iluminação em LED, enquanto a tampa do porta-malas possui o logotipo da marca escrito por extenso e com uma régua abaixo em plástico preto com espaço para a placa logo abaixo. Toda a parte inferior da carroceria contará com um acabamento em plástico preto, que vai combinar com as linhas mais retas do SUV. Internamente, o Bigster contará com um painel muito parecido com o Duster, com quadro de instrumentos com tela digital.

O painel, de linhas mais retas, contará com uma central multimídia destacada no painel, enquanto o espaço interno realmente será um ponto bastante positivo. No acabamento, o Bigster não deve causar nenhuma impressão de materiais macios porque a proposta do Bigster é ser um SUV médio um pouco mais acessível que seus principais concorrentes. Além disso, o SUV pode oferecer bancos em tecido duráveis e resistentes à água, com detalhes coloridos por toda a cabine, com superfícies texturizadas e com plástico em grande parte, mas de boa qualidade como aconteceu com o Duster.



Desenvolvido a partir da plataforma modular CMF-B, o Bigster contará com cerca de 4,60 metros de comprimento e uma relação entre os eixos superior a 2,70 metros. Mecanicamente, é esperado que ele seja equipado com o motor 1.2 TCe de três cilindros junto de um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV). Na tração, ele deve ser vendido com um sistema chamada de e-AWD, capaz de enviar força para as quatro rodas quando necessário – com cerca de 130cv. Uma opção intermediária deve aliar o motor 1.6 SCe de quatro cilindros que se unem a dois motores elétricos.

Com isso, o motor entrega 143cv de potência. Cada motor elétrico possui uma função diferente. Um deles serve como motor de partida de alta voltagem enquanto o outro motor move as rodas. A caixa de câmbio automático CVT permite uma partida 100% elétrica e reduz significativamente as lacunas na aceleração durante as trocas de marchas, o que melhora o conforto e o desempenho ao dirigir enquanto acelera. O 1.6 SCe de 94cv e 15,1kgfm trabalha junto de dois motores elétricos que desenvolvem 73cv (49cv na dianteira e 24cv na traseira) que, juntos, entregam os 143cv.

Ele também pode ser equipado com um motor mais potente que pode ser uma exclusividade do Bigster, por ser o maior produto da romena. Esse motor pode ser um híbrido (HEV) ou até mesmo um híbrido plug-in (PHEV). Uma outra opção de motor é o motor bicombustível entre gasolina e gás (GLP). Em todas as opções de motor, é esperado que ele seja equipado com os modos de condução Auto, Neve, Lama/Areia, Off-Road e Eco. De série, ele deve ser equipado com uma boa dose de equipamentos, especialmente de segurança – mas nada que extrapole a questão de custo.

Em termos de mercado, a Dacia pode alocar o Bigster na faixa de preços que vai de 25.000 a 35.000 euros. A produção deve começar somente em meados de 2025, quando ele será produzido na fábrica de Mioveni, na Romênia. 



Vídeo-Teaser




Fotos: Dacia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander