Volvo confirma primeiro sedã elétrico em teaser com o ES90, substituto elétrico do S90
Volvo apresenta o primeiro teaser do ES90, substituto elétrico do S90 que será lançado dentro de alguns meses, novo membro de uma nova geração de elétricos
A Volvo prepara o seu primeiro sedã elétrico para os
próximos meses. O ES90 dará continuidade ao S90 e será o primeiro veículo não
SUV elétrico da marca, depois de uma lista que conta com EX30, XC40, C40 e
EX90. O ES90 deve seguir os mesmos passos do EX90, de quem vai compartilhar
alguns componentes como a plataforma e possivelmente as mesmas células de
baterias. Após o desenvolvimento do EX90, a Volvo confirmou que vai criar seus
elétricos com as mesmas células de bateria em todos.
Eles vão compartilhar o mesmo núcleo fundamental de
sistemas, módulos, software e hardware, chamado pilha de tecnologia Volvo Cars
Superset. Com isso, todos os novos elétricos da sueca vão contar com a mesma
base de tecnologia e software como uma forma de manter os módulos e
funcionalidades iguais e reduzindo o custo de produção. Além disso, o sistema
pode ser configurado de muitas maneiras diferentes. A empresa também confirmou
que os novos sistemas iguais da marca devem permitir que os sistemas sejam como
blocos de construção.
Isso porque a tecnologia Superset vai continuamente melhorar a aumentar a pilha de tecnologia dos futuros elétricos, o que garante que os carros sejam realmente melhores com o tempo. Isso porque todo o trabalho de engenharia seria concentrado em melhorar as células de bateria únicas, que poderiam ser substituídas nas baterias. Tanto que o desenvolvimento mais recente de um ES90 deve contribuir os consumidores do EX90 e isso deve acontecer com os próximos elétricos que são esperados para os próximos anos, como é o caso do EX60.
“A pilha de tecnologia Volvo Cars Superset é uma verdadeira virada de jogo: ela permite que todo o nosso esforço de engenharia seja canalizado para uma única direção que impulsiona todos os nossos produtos, em vez de trabalhar em projetos de carros específicos. Nossos engenheiros trabalharão em um superconjunto, constantemente melhorando, crescendo e expandindo suas capacidades e recursos. Isso permite uma qualidade dramaticamente melhorada, maior velocidade de lançamento no mercado e carros continuamente melhores para nossos clientes.”, diz Anders Bell, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Volvo Cars.
A tecnologia Superset vai contar ainda com um circuito fechado em dados, conectividade, software e computação central. Falando justamente nessa mudança computacional, a Volvo confirmou que esse pilar deve trazer uma mudança significativa quanto a mudança para a eletrificação da linha. “Ao criar um processo de desenvolvimento em circuito fechado, seremos capazes de melhorar infinita e incansavelmente todos os aspectos dos nossos carros, graças aos insights em tempo real e aos recursos avançados de computação dentro dos nossos carros, bem como pelos nossos engenheiros em nossos centros de desenvolvimento.”, disse a marca em comunicado.
A nova plataforma SPA3, que estreia com o EX60, será um outro ponto importante para esse processo ‘blocos de construção’ que a marca planeja em seus carros. Evolução direta da plataforma SPA2, a SPA3 vai introduzir várias atualizações importantes como a maior capacidade de computação central aprimorada, o que nos permitirá garantir maior desempenho e melhorar os recursos por meio de nossa pilha de tecnologia. Outro ponto desta nova plataforma é que ela ganhará em termos de escalabilidade, podendo criar produtos menores que o EX30 até veículos maiores que o EX90.
“A modularidade e a capacidade de atualização do SPA3 permitirão menores custos de investimento – com menor variância também – em relação às vendas, o que, por sua vez, deve levar a um fluxo de caixa futuro mais forte.”, disse a marca. O primeiro produto com essa plataforma será produzido na fábrica de Torslanda, na Suécia. Voltando ao ES90, a marca apresentou as primeiras imagens do sedã sem mencionar muito nele. Em termos de design, o ES90 deve se inspirar nas atuais linhas do S90 com um desenho dos vidros laterais que continuam muito similares.
Previsto para ser revelado em meados de março de 2025, o sedã mostrou sua silhueta em três imagens. Apesar das imagens, pouco se percebe dele. Se nota um caimento suave da carroceria, mas que não o faz um sedã cupê. Ele possui um vinco que nasce no para-lama dianteiro e termina nas lanternas, com maçanetas que parecem embutidas e uma dianteira mais em cunha que vai favorecer a aerodinâmica. Na traseira, se percebe que as lanternas devem se conectar entre si, assim como acontece hoje. Desenvolvido a partir da plataforma modular SPA2, ele pode contar com bateria de até 111kWh.
Mecanicamente, é cotado que o ES90 compartilhe a mesma mecânica com o EX90, que usa dois motores elétricos que juntos desenvolvem 408cv e 77,5kgfm na versão Twin Motor, o Twin Motor Performance E2 com 503cv e 92,8kgfm ou o Twin Motor Performance EE que rende 517cv e 92,8kgfm. No SUV, o desempenho que ele consegue fazer é acelerar de 0 a 100km/h em 4,9 segundos e máxima de 180km/h. Com bateria de 111kWh (107kWh úteis), da CATL, a autonomia deve ser de 600km, com produção na China – onde internamente ele é chamado de ‘Projeto V551’.
Vídeo-Teaser
Fotos: Volvo / divulgação
Comentários
Postar um comentário