Novo Peugeot 2008 ganha potencial com produção local, motor T200 e por R$ 119.990
Peugeot finalmente traz a segunda geração do 2008 com volume de vendas e produção na Argentina; SUV compacto passa a ter motor T200 de 130cv
Levou quase quatro anos para a Peugeot ter um segundo
produto de volume em nosso mercado. O antigo 2008, lançado aqui em 2015, nunca
foi sinônimo de sucesso em vendas. O SUV compacto teve o azar de ser
apresentado quase que simultaneamente com Honda HR-V e Jeep Renegade, dois
grandes sucessos em nosso mercado. Mas agora, tem tudo para ser bem diferente.
Depois da apresentação do novo E-2008, a Stellantis enfim deu o sinal verde
para o 2008 nas versões a combustão chegar ao nosso país.
Isso aconteceu a partir da união entre PSA e FCA, que deu
vida a Stellantis. Com o grupo mais forte, a Stellantis reviveu o projeto do
SUV compacto ser fabricado aqui na América do Sul, ao lado do 208, na
Argentina. E parece que foi a decisão acertada para ter o 2008 como um produto
de volume, que é algo que a marca do leão está precisando em nosso mercado, ao lado
do 208. Com isso, a marca está com dois produtos entre um dos dois maiores segmentos
do país. Em termos de design, essa geração do 2008 continua com um design muito
atraente.
Vale destacar que a segunda geração do SUV chegou aqui em
2022, importado e apenas elétrico. Agora, a reestilização de meia-vida chega ao
mercado com um novo layout dos faróis, que continuem com desenho mais quadrado.
Com novo layout, os faróis receberam três projetores em LED, que garantem
iluminação Full-LED, na parte superior, com um acabamento escurecido. Os faróis
continuam conectados com a grade dianteira, que possui barras verticais e que
tem elementos em 3D e com o novo logotipo da Peugeot bem ao centro (vale
destacar que o novo 2008 será o primeiro produto da marca a trazê-lo ao nosso
mercado).
Nas laterais da grade dianteira, o SUV traz pequenas barras horizontais com um acabamento prateado e em preto brilhante que também se conecta com os faróis. Esse acabamento em preto brilhante também está na grade dianteira, que possui barras verticais e com detalhes na cor da carroceria. Acima da grade, ele traz o nome 2008 escrito por extenso, ficando entre a grade e o capô. O para-choque dianteiro também recebe mudanças visuais, com uma nova entrada de ar inferior trapezoidal com barras horizontais e com detalhes de acabamento em preto brilhante.
Abaixo da entrada de ar inferior ele ainda possui um friso preto brilhante, que é só interrompido pela parte central da entrada de ar, onde ficam os sensores que auxiliam na condução. Nas extremidades do para-choque dianteiro, ele recebe a nova interpretação das luzes diurnas (DRL) em LED. Sai os dentes de leão com barra vertical única e entra as garras do leão, com três barras verticais com iluminação diurna. Essa iluminação fica um pouco mais baixa e dentro de um acabamento em preto brilhante quando comparada com a iluminação anterior. Nas extremidades, esse acabamento ainda possui finas barras verticais prateadas.
A parte inferior do para-choque dianteiro tem um acabamento em plástico preto, presente em toda a parte inferior da carroceria, inclusive nas caixas de rodas. O capô continua o mesmo do modelo anterior, com vincos centrais em ‘U’. Há vincos nas extremidades do capô, que nascem acima dos faróis e terminam na coluna A. De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, com pneus 215/60 R17, dotadas de um ousado e chamativo desenho que recebe o novo emblema da Peugeot ao centro.
Nas laterais também, ele ganha detalhes como a coluna C com o acabamento em preto brilhante com barras horizontais finas e cinzas, além de uma parte inferior da carroceria com um acabamento em plástico preto nas saias laterais e caixas de rodas e um acabamento preto brilhante (e novo) na parte inferior das portas. A capa dos retrovisores é sempre pintado em preto, tal qual o acabamento do para-lama dianteiro. Este, traz o logotipo maiúsculo do ‘GT’ também é novidade por conta da estreia da versão com motor a combustão.
No teto, ele continua a oferecer teto solar panorâmico nas versões mais completas (GT), mas todas tem rack de teto em preto brilhante e uma antena de teto estilo barbatana de tubarão. Na traseira, as novidades ficam por conta das lanternas, que mantiveram o mesmo formato, mas mudou de layout interno. Elas trazem três seções de barras horizontais duplas, com uma barra inferior para as luzes de seta e de ré. As lanternas continuam se conectando por meio de uma faixa em preto brilhante, que agora traz o nome Peugeot escrito por extenso com uma nova serigrafia que faz parte da nova identidade visual da marca.
A tampa do porta-malas mantém o espaço para a placa traseira que agora tem uma barra em preto acima e no lado esquerdo ele traz o novo logotipo do nome 2008 – e do lado direito tem o logotipo Turbo 200. O para-choque traseiro não muda nada em relação ao antecessor. No interior, o novo 2008 apresenta um jogo de sete erros para testar o que muda nessa reestilização. Isso porque ele mantém o quadro de instrumentos i-Cockpit de 10,0 polegadas, com novos grafismos, de tela digital e com opção de ter mostradores 3D – exclusividade da versão GT.
As versões Active e Allure são equipadas com um quadro de instrumentos com painel digital 2D. No centro do painel, ele possui a central multimídia com tela de 10,3 polegadas atualizada, Peugeot i-Connect, que traz funcionalidades como o myPeugeot. Ele traz uma série de funções de faturas de manutenção e enviam detalhes de navegação para o carro a partir de smartphones. Há conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, vindo ainda com equipado com a navegação GPS, além de ter atualizações Over-The-Air (OTA).
O SUV ainda traz três novas entradas USB-C, além de uma entrada USB-A, além de sistema de som com seis alto falantes (quatro alto falantes e dois tweeters). O carregador por indução de 15W para smartphones. O painel traz controles Widgets ou atalhos, muito fácil de usar e responsivo como um smartphone. Outra novidade é que o interior recebe uma nova manopla de câmbio, que ganha um novo desenho da transmissão, que é o mesmo do 208. O volante também ganha um novo miolo, com o logotipo atualizado da marca francesa e a base achatada na parte superior e inferior.
A parte inferior possui o logotipo GT, na versão GT. O volante possui detalhes em preto brilhante e prateado nas versões mais caras. O volante faz parte da filosofia do i-Cockpit chamado de Sport Drive, por ser compacto, com regulagem de altura e profundidade, ele traz revestimento em couro. O painel e os painéis das portas possuem detalhes cromados em alguns pontos, como maçanetas internas, frisos dos difusores de ar e painel. Todas as versões contam com um revestimento chamado de Carbon, enquanto os bancos variam de acordo com a configuração, podendo mesclar tecido e couro, revestimento 100% em couro, ou Alcântara.
Na versão GT, há elementos exclusivos como pedais esportivos e soleira Peugeot em alumínio, tapetes com bordado GT e costura verde em detalhes internos e painéis de porta. O painel e os painéis das portas possuem uma faixa em LED personalizável em 8 combinações diferentes. Há detalhes cromados aplicados nas maçanetas internas, frisos dos difusores de ar-condicionado e painel, enquanto os pedais são esportivos, em alumínio, assim como a soleira com o nome Peugeot. Há tapetes bordados com o logotipo GT neles.
De série, uma das principais novidades é o Visio Park 360° que adiciona câmeras dianteira e traseira. Com as imagens captadas em alta definição e transmitidas diretamente na tela da central multimídia, o sistema proporciona uma visão geral do entorno do veículo. Desenvolvido a partir da moderna plataforma modular CMP, a segunda geração do 2008 conta com 4,309 metros de comprimento, 2,612 metros entre os eixos, 1,776 metro de largura (1,992 metro com os retrovisores) e 1,548 metro de altura. O SUV compacto possui porta-malas de 419 litros de capacidade, menor que os 434 litros do E-2008.
O motivo dele ter litros a menos é por conta do estepe no assoalho do porta-malas. A altura em relação ao solo é de até 23,0 centímetros, tanque de combustível é de 47 litros e possui um peso que varia de 1.264kg a 1.300kg. Debaixo do capô, todas as versões contam com o motor T200, formado pelo 1.0 12v Turbo 200 Flex. Ele desenvolve 130/125cv de potência (etanol/gasolina) e torque de 20,4kgfm, associado ao câmbio automático CVT, que simula 7 marchas. Essa transmissão possui os modos de condução Automático, Manual e Sport.
De três cilindros, o motor traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão. O consumo é de 8,6km/l na cidade e 9,8km/l na estrada com Etanol e 12,3km/l na cidade e 13,7km/l na estrada com Gasolina. Em termos de desempenho, ele acelera de 0 a 100km/h em 10,1 segundos e tem velocidade máxima de 194km/h.
O câmbio CVT simula 7 marchas e possui três modos de funcionamento. O 1. é o Modo Automático, onde o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia desempenho sem comprometer a eficiência e o conforto; o 2. é o Modo Manual voltado para quem gosta de estar sempre no controle, permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante (paddle-shifts) e; o 3. é o Modo Sport que garante uma tocada mais esportiva e dinâmica, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas, a fim de garantir melhor aproveitamento da potência máxima do Turbo 200.
O SUV possui uma suspensão dianteira independente McPherson com molas helicoidais e suspensão traseira de eixo rígido com molas helicoidais. Os freios são a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira. De série, a Peugeot oferece ao 2008, bons equipamentos de série como ar-condicionado automático digital, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), sensor de chuva, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores externos com comandos elétricos (rebatimento eletrônico a partir da versão Allure) e luzes indicadoras de direção nos retrovisores.
O SUV também conta com câmera e sensor de estacionamento traseiro (versão Active), Vision Park 360° (nas versões Allure e GT) com sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira. Com imagens captadas em alta definição e transmitidas diretamente na tela da central multimídia, o sistema proporciona uma visão geral do entorno do veículo, oferecendo uma ajuda muito precisa para as manobras e estacionamento do veículo, carregamento de smartphone por indução (versões Allure e GT) e outros (confira abaixo). Em sua segunda geração e com produção na fábrica de El Palomar, na Argentina, o 2008 será vendido em três versões: Active, Allure e GT.
Entre as opções de cores, estão cinco opções: Preto Perla Nera (metálica), Branco Nacré (perolizada), Azul Quasar (metálica), Cinza Artense (metálica) e Cinza Selenium (metálica). A última é exclusividade da versão GT. Para atrair novos consumidores, a Peugeot vai oferecer o Peugeot Lions, sendo um programa de fidelização de clientes com benefícios exclusivos. Nele, a marca quer facilitar o dia a dia dos consumidores e trazer um app que oferece atendimento 24 horas via WhatsApp, um manual inteligente alimentado por GPT, agendamento online de serviços e muitas outras funcionalidades.
Outra funcionalidade é o Peugeot Confiance, uma plataforma focada em melhorar e facilitar o dia a dia do consumidor. A marca busca oferecer uma experiência ainda mais positiva e exclusiva com o programa que entrega conveniência, benefícios e segurança. Com o novo 2008, a marca oferece serviços como: três anos de garantia com disponibilidade de veículo reserva, três revisões pelo preço de uma e serviços de atendimento premium, assistência completa e gratuita 24 horas por dia, 7 dias por semana, reboque gratuito, socorro mecânico, hospedagem, serviço de despachante, entre outros.
Há ainda opcionais Mopar com pacotes Estilo, Tecnologia, Lazer e Proteção. No Estilo, oferece ‘Protetor de Soleira Iluminado’ e ‘Pedaleira Esportiva’, no território de Tecnologia o destaque é para o ‘Projetor de Logo’ que mostra o novo brasão da marca no piso ao abrir a porta do carro, além da ‘Câmera de Segurança (DVR)’, que permite ao consumidor gravar sua jornada a bordo deste lançamento da marca. Os acessórios do território Lazer contam com as ‘Barras Transversais de Teto’ com capacidade de 50kg de carga.
Por fim, possui ‘Suporte para Bike’, ‘Engate Reboque’ e os acessórios de Proteção que contam com ‘Protetor de Cárter’ e ‘Tapete para Porta-Malas’ que além da proteção também entrega sofisticação. São mais de 25 itens que entregam ainda mais versatilidade e funcionalidade ao veículo, possibilitando a adequação para diferentes estilos de vida. No Brasil, a Peugeot começa a vender o novo 2008 com bônus de R$ 20.000 nos primeiros dias de vendas. Nas últimas semanas, a marca também apresentou o E-2008 (veja aqui), que chega no mercado com motor elétrico mais potente e continua importado.
2008 Active T200 CVT
De série, o SUV compacto é equipado com faróis dianteiros
com tecnologia em LED, Luzes DRL em formato de ‘garras de leão’ em LED, faixa
em preto brilhante interligada pelas lanternas traseiras com lettering Peugeot,
lanternas traseiras 3D em LED com formato de ‘garra de leão’, luzes indicadoras
de direção nos retrovisores, rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas
Karakoy, grade dianteira e capa do retrovisor em preto brilhante, maçanetas
externas na cor do veículo, barras de teto, antena de teto Shark e badge Turbo
200. O SUV também possui painel de instrumentos em posição elevada, painel com
revestimento ‘Carbon’, friso no painel de porta em preto brilhante, volante de
diâmetro reduzido (Sport Drive) revestido em couro, volante Sport Drive com
comandos de som, bancos em tecido e couro, bancos traseiros bipartidos (60/40)
rebatíveis, maçanetas internas com acabamento cromado, friso cromado nos
difusores de ar e painel e interior escurecido (Dark Interior). Em segurança, a
Peugeot equipa o 2008 com quatro airbags (dois airbags dianteiros e dois airbags
laterais), Hill Assist – sistema de auxílio de partida em subidas, freios com
ABS e REF – distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de
estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após
frenagem brusca, Isofix, cintos de segurança traseiros de três pontos com apoio
de cabeça com regulagem de altura para todos os passageiros, estrutura com
deformação programada (Crash-Box), piloto automático (regulador de velocidade)
e limitador de velocidade, travas elétricas nas portas e porta-malas com
comandos na chave e no painel, trava de segurança para crianças nas portas
traseiras, travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade a
partir de 10km/h, vidros elétricos com anti-esmagamento, limpador e
desembaçador do para-brisas traseiro, alerta sonoro de não colocação do cinto
de segurança do motorista e passageiro, alerta sonoro de portas abertas com o
carro em movimento, alarme perimétrico, Peugeot i-Cockpit 2D, acendimento
automático dos faróis (sensor crepuscular), acionamento automático do limpador
de para-brisas (sensor de chuva), câmera traseira, sensor traseiro de
estacionamento, chave tipo canivete com comandos de abertura das portas, função
'’Follow me Home’ (faróis acesos por tempo determinado), função ‘Lead me to the
Car’ (faróis acesos por tempo determinado), ar-condicionado automático digital
e freio de estacionamento elétrico. A lista possui também vidros elétricos nas
portas dianteiras, com comandos nas portas, vidros elétricos nas portas
traseiras, com comandos nas portas, apoio de braço (banco motorista), volante
com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de
altura, porta-objetos nas portas dianteiras, espelho no para-sol para motorista
e passageiro, console de teto com luz de leitura, iluminação interior traseira,
iluminação no interior do porta-luvas, direção elétrica com assistência
variável, destravamento automático do tanque de combustível e retrovisores
externos com comandos elétricos. Por fim, a central multimídia é a chamada Nova
Peugeot i-Connect 10,3 polegadas com espelhamento sem fio com Apple CarPlay e
Google Android Auto, atalho para reconhecimento de voz no volante, seis alto
falantes (4 alto falantes e 2 Tweeters) e quatro entradas USB.
2008 Allure T200 CVT
Traz os mesmos itens da versão de entrada, mais bancos em couro, Peugeot Driver Assist com alerta de ponto cego, câmera 360º (Visiopark 360º), sensor dianteiro de estacionamento, chave tipo keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas, carregamento do smartphone por indução e retrovisores externos com rebatimento eletrônico.
2008 GT T200 CVT
Por fim, a versão topo de linha agrega itens das demais versões mais faróis dianteiros com tecnologia Full-LED em 3D, grade dianteira na cor do veículo (Body Color), teto bitom, adesivo esportivo na coluna C, badge GT, volante GT e bancos com costura verde GT, costura verde nos detalhes internos e painel de porta, soleira Peugeot em alumínio, tapetes GT bordados e pedais esportivos em alumínio. A lista adiciona também seis airbags (dois airbags dianteiros, dois airbags laterais e dois airbags de cortina) e o pacote Peugeot Driver Assist que inclui alerta de ponto cego, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa. O SUV também oferece Peugeot i-Cockpit® 3D, câmera 360º (Visiopark 360º), troca de marcha no volante (Paddle-Shift) e teto solar panorâmico.
- Peugeot 2008 Active 1.0 12v Turbo 200 CVT – R$ 139.990 (preço promocional de R$ 119.990)
- Peugeot 2008 Allure 1.0 12v Turbo 200 CVT – R$ 149.990 (preço promocional de R$ 129.990)
- Peugeot 2008 GT 1.0 12v Turbo 200 CVT – R$ 169.990 (preço promocional de R$ 149.990)
Fotos: Peugeot / divulgação
Comentários
Postar um comentário