Mitsubishi lança a sexta geração da L200 Triton na Tailândia com evoluções e até 204cv

Mitsubishi apresenta a nova geração da L200 Triton na Tailândia e antecipa o que veremos no Brasil em alguns meses; picape aparece com até 204cv



A Mitsubishi apresentou em Bangkok, na Tailândia, a sexta geração da sua picape média, a Triton. A picape passa a ser vendida com uma geração inteiramente nova depois do lançamento da quinta, em 2015. Agora, a picape passa a ser vendida com um design de linhas mais maduras que deixam ela de acordo com a nova identidade visual da marca e com uma evolução do Dynamic Shield. Além do design, a nova geração evolui em termos de chassi e carroceria, além de ganhar mais equipamentos de série e mais conectividade.

Com cerca de 5,6 milhões de unidades no currículo desde 1970, a picape média é vendida atualmente em 150 países e é um dos principais produtos da marca, ao mesmo tempo que é uma das picapes médias mais vendidas do mundo. Em termos de design, a nova geração se destaca por contar com uma dianteira que mantém a estrutura de faróis divididos em dois andares. Agora, a picape possui faróis superiores mais finos e com três ‘L’ que funcionam como luzes diurnas (DRL) em LED. Os faróis principais são separados apenas pelo ‘X’ que continua lá, cromado ou preto brilhante.

Neste acabamento, a picape possui o espaço para os faróis de neblina na parte inferior, que tem um acabamento retangular e os faróis são redondos. Acima, os faróis principais possuem um desenho mais quadrado e compacto em relação à geração anterior. Nos faróis principais ela possui projetores em LED e repetição de setas. O acabamento que une toda a iluminação da picape se conecta diretamente com a nova grade dianteira, com um desenho mais quadrada e com três aberturas horizontais, com o logotipo da marca na barra superior. Acima dele, o nome Mitsubishi também aparece escrito por extenso.

O para-choque dianteiro possui um desenho mais simples, com o espaço da placa abaixo da grade e um ressalto na parte inferior do para-choque para um peito de aço na cor da carroceria e com aberturas adicionais para a entrada de ar, divididas em três setores. No capô, a picape possui um desenho mais alto e reto, com vincos que nascem a partir dos faróis superiores e que ajudam a criar o ressalto central do capô. Outro par de vincos nasce acima dos faróis superiores e continuam até a coluna A da picape.



De perfil, a nova geração da L200 Triton possui um desenho que também é evolutivo. A picape passa a contar com um desenho dos vidros que lembra bastante a quinta geração, com um leve crescimento ascendente a partir da metade das portas traseiras, enquanto a carroceria possui alguns vincos. Os mais destacados são aqueles que nascem a partir dos faróis superiores, passando por todo para-lama dianteiro e morrendo antes da porta dianteira. A partir da porta dianteira, o vinco continua de forma decrescente, fica horizontal e termina na porta traseira.

Ele continua nas laterais da caçamba, onde termina na base inferior das lanternas e chega até invadir um pouco da tampa do porta-malas. Outro vinco é visto acima das maçanetas das portas traseiras, que cortam toda a lateral da caçamba e também terminam nas lanternas. A parte inferior das portas possuem um desenho trapezoidal abaixo do vinco que corta a parte inferior das portas. As caixas de rodas possuem um desenho mais quadrado e traz vincos que ajudam a alargar os para-lamas dianteiros e traseiros, de forma discreta.

A picape possui bocal de recarga de combustível na lateral da caçamba, porém mais próximo da porta traseira, enquanto as maçanetas são convencionais – com acabamento na cor da carroceria, cromado ou preto brilhante – e os retrovisores possuem base na coluna das portas, com repetidores de setas integrados. Por fim, a picape possui rodas de aço ou de liga leve, que variam de 17 e 18 polegadas (265/65 R17 ou 265/60 R18, All Terrain ou Highway Terrain). No teto, ela possui alguns vincos longitudinais e uma antena compacta próxima do para-brisa, enquanto a mesma ainda possui racks de teto que são funcionais.

Na traseira, a nova geração pode contar com santoantônios de fábrica que possuem um prolongamento para as laterais da caçamba ou até mesmo opções mais simples deste equipamento. Em termos de design, a nova Triton ganha lanternas maiores, retangulares e verticais, com um pequeno prolongamento na extremidade inferior. Agora as lanternas ganham uma iluminação em LED em ‘T’ deitado, enquanto a tampa da caçamba possui um desenho mais limpo. Há o fim dos vincos laterais inferiores que terminam na tampa da caçamba e um vinco superior vertical nas extremidades da tampa.



O brake-light continua na tampa, acima da maçaneta que é cromada ou em preto brilhante, dependendo da versão. Mais abaixo, possui o logotipo da marca e os emblemas nas extremidades. O para-choque traseiro possui acabamento em plástico preto na parte superior, com degrau central com espaço para a placa e um acabamento prateado em grande parte da peça. A Mitsubishi possui a inédita versão Athlete (também conhecida como GSR na Austrália) que possui um desenho mais invocado (o modelo laranja das imagens). Nesta, a picape possui grade dianteira na cor da carroceria e elementos cromados se tornam preto brilhante.

Com isso, o Dynamic Shield na dianteira, capa dos retrovisores, maçanetas, arco das caixas de rodas com apliques, santoantônio, maçaneta traseira da caçamba, para-choque traseiro, rack de teto e rodas. Há um destaque especial aos para-choques. O para-choque dianteiro possui um acabamento em preto brilhante e a parte inferior tem um aplique cinza fosco, com duas entradas de ar retangulares com o espaço da placa ao centro. Na traseira, a picape possui um para-choque traseiro com detalhes igualmente em preto brilhante com o mesmo aplique cinza na parte inferior.

No interior, a nova geração da L200 Triton se destaca por conta do volante de três raios multifuncional, com detalhes prateados. O quadro de instrumentos conta com mostradores analógico e digital, com uma tela central de 7 polegadas. O painel da picape ganha linhas mais retas (chamadas de Horizontal Axis), marcadas por linha que acompanham o quadro de instrumentos e continuam no painel, enquanto a parte central possui uma central multimídia com tela destacada de 9 polegadas que possui conectividade com Smartphone Link Display Audio (SDA), Android Auto, Wireless Apple CarPlay, Satellite Navigation, Bluetooth, Rádio Digital Audio Broadcast (DAB) AM/FM e entradas USB.



Logo abaixo da central multimídia existem alguns botões que funcionam de atalhos para algumas funcionalidades e nas extremidades inferiores da tela possuem seletores giratórios. A central multimídia é sustentada por um acabamento prateado onde estão as duas saídas de ar-condicionado centrais (separadas apenas pelo botão de pisca-alerta), enquanto as saídas de ar das extremidades do painel são verticais e com o mesmo tom do acabamento, prateado, no contorno. Abaixo das saídas de ar centrais, a picape possui o sistema de ar-condicionado de Mono ou Dual Zone, dependendo da versão.

No ar Dual Zone, ele possui alguns controles abaixo do sistema de ar-condicionado com novos atalhos e botões com modos de ar, circulação de ar e ventilação. Mais abaixo, o console central possui o botão Start/Stop ao lado de entradas USB. Logo abaixo, existe um compartimento de recarga por indução para smartphones e a alavanca de câmbio possui um acabamento preto brilhante e um prateado junto com a coifa do câmbio. Mais atrás do câmbio fica o botão dos modos de condução e o seletor de tração, com acabamento prateado e preto brilhante.

Entre os bancos existe um descansa-braço com porta-objetos. Os painéis das portas não se conectam com as linhas do painel e contam com uma área onde fica a maçaneta interna prateada e com detalhes em acabamento em preto e os controles multifuncionais dos vidros elétricos e do comando dos vidros dos retrovisores. Internamente, a japonesa confirma que a picape ganha mais porta-objetos e espaço interno. A picape ainda possui bancos dianteiros oferecem apoio firme para a parte inferior das costas, enquanto as áreas dos ombros oferecem facilidade de movimento com um formato aberto, o que ajuda a reduzir a fadiga do motorista.



"Como uma picape que se encaixa em uma nova era, desenvolvemos a novíssima Triton com ainda mais Mitsubishi Motors-ness. Os principais recursos da novíssima Triton foram desenvolvidos exclusivamente pela Mitsubishi Motors, incluindo uma estrutura e carroceria robustas em formato de escada, chassi resistente, motor potente e amigável ao motorista e sistema 4WD que alcança excelente dirigibilidade e estabilidade na estrada. Com a produção prevista para atingir 200.000 veículos em mais de 100 países, a novíssima Triton é um modelo extremamente importante que fornecerá suporte fundamental para a Mitsubishi Motors, bem como o primeiro veículo estratégico global a ser lançado no início de nossa fase de crescimento. Aguarde nossos desafios que começam aqui.", disse Takao Kato, Presidente e Diretor Executivo da Mitsubishi Motors.

De acordo com a nipônica, a nova geração da L200 Triton se destaca por contar com uma nova base em chassi em com uma área transversal 65% maior que a do modelo anterior, aumentando a rigidez de flexão da carroceria em 60% e um aumento de rigidez de torção da carroceria em 40%. A nova geração se destaca também por ser mais leve, graças ao uso de aço de alta resistência no chassi, que oferece uma condução mais confortável e que parece menos estar diante de uma picape. A carroceria da picape também ficou mais leve por conta de aços de alta resistência.

Em termos de porte, a nova geração será vendida com Cabine Simples, Cabine Estendida e Cabine Dupla. Nessa última, a marca confirma que ela possui 5,320 metros de comprimento, 3,130 metros entre os eixos, 1,865 metro de largura e 1,795 metro de altura. Na caçamba, a picape conta com 1,555 metro de comprimento e 1,545 metro de largura, com uma altura de 82,0 centímetros. A caçamba ainda conta com uma área da superfície superior do canto do para-choque foi ampliada e reforçada com uma estrutura para ser usada como espaço para os pés, melhorando assim a praticidade.



A picape também conta com protetor de caçamba e oferece opções de capota marítima. Mecanicamente, a picape conta com uma nova geração de motor 2.4 Turbo Diesel DOHC com três níveis de potência, que variam de acordo com cada versão. As versões mais simples contam com 150cv e 33,6kgfm de torque com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 6 marchas. Outra opção possui 184cv e 43,8kgfm, com mesmas opções de câmbio manual ou automático de 6 marchas. Por fim, as versões topo de linha contam com o motor 2.4 Turbo Diesel de 204cv e 47,9kgfm, com mesmas opções de transmissão.

Em todas as três configurações, a picape possui sistema de tração Super Select 4WD-II. Essa nova geração do sistema de tração melhora o desempenho em curvas aplicando frenagem leve na roda dianteira interna ao fazer curvas. Os modelos de tração nas duas rodas e nas quatro rodas são equipados com LSD ativo (um tipo de controle de freio). A picape possui a capacidade de travar uma roda no ar e distribuir mais força para uma roda que possui tração graças a um sistema de distribuição de torque para as rodas que ajudam a picape a sair de condições difíceis de off-road.

Esse mesmo sistema ajuda a picape a melhorar sua estabilidade em superfícies escorregadias e também proporciona uma experiência de direção esportiva. A tração conta com os modos 4WD, 2H (tração traseira), 4H (tração integral nas quatro rodas), 4HLc (diferencial central bloqueado) e 4LLc (diferencial central bloqueado com marchas mais baixas), enquanto uma opção AYC ajuda a melhorar o desempenho em curvas aplicando frenagem leve na roda dianteira interna ao fazer curvas. A picape possui os modos de condução Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock.



A nova geração também conta com uma maior capacidade de reboque de 750kg (sem freio) ou 3.500kg (com freio), peso que varia de 2.000kg a 2.170kg, capacidade de caçamba de 1.030kg a 1.110kg, tanque de combustível de 75 litros e 17 litros para o Arla32. A nova geração possui ângulo de ataque de 30,4º, ângulo ventral de 23,6º e de saída de 22,8º. A altura em relação ao solo é de 22,8 centímetros. Os sistemas de suspensões, dianteiras e traseiras, também foram completamente redesenhados para oferecer desempenho, conforto e dirigibilidade de alto nível, tanto dentro quanto fora da estrada.

Agora, a picape passa a contar com uma estrutura Double Wishbone para a suspensão dianteira, que prioriza confiabilidade e durabilidade, ao mesmo tempo que traz ganhos em aderência à estrada e conforto de condução. A suspensão traseira passa a contar com maior conforto de condução, mantendo a sua resistência e usa um sistema de molas de lâmina mais leve junto com amortecedores mais grossos. Outro ganho dito pela Mitsubishi é que a nova L200 Triton passa a contar com um diâmetro de raio menor e os freios são a disco ventilado na dianteira e na traseira é a tambor.

Entre as novidades, a picape passa a contar com Adaptive Cruise Control (ACC) que rastreia aceleração, desaceleração e parada do veículo da frente, e faz o cruzeiro mantendo uma distância predefinida entre os veículos. Recursos avançados de segurança (ADAS) foram aprimorados junto com a retenção do sistema Forward Collision Mitigation (FCM), Blind Spot Warning (BSW) com Lane Change Assist (LCA), Adaptive Cruise Control (ACC) e Rear Cross Traffic Alert (RCTA), Active Stability & Traction Control (ASTC, que melhora a estabilidade em estradas sinuosas), Hill Descent Control (HDC, que mantém uma velocidade definida em declives para permitir dirigir com confiança), e o Hill Start Assist (HSA, que evita o recuo em partidas em aclives).



A lista cresce com Driver Attention Alert (DAA), Automatic High Beam, Lane Departure Prevention (LDP) com Emergency Lane Assist (ELA), Front Cross Traffic Alert (FCTA), Câmera 360º Multi Around View Monitor, Driver Monitor System (DMS), Intelligent Speed Limiter (ISL), Rear Automatic Emergency Braking, Tyre Pressure Monitor System (TPMS), Traffic Sign Recognition (TSR) e Blind Spot Warning & Lane Change Assist. A picape também ganha direção elétrica Electric Power Steering (EPS), até oito airbags, Rear Autonomous Emergency Braking (R-AEB), Lane Departure Warning (LDW), Active Stability Control (ASC) e Trailer Stability Assist (TSA).

A lista continua com Active Traction Control (ATC), Anti-lock Braking System (ABS), Electronic Brakeforce Distribution (EBD), Brake Override System (BOS), ISOFIX, ar-condicional Mono ou Dual Zone e outros. Os modos de direção atualizados e Active Yaw Control (AYC) controlado eletronicamente combinado com o sistema Super Select 4WD-II. A Mitsubishi confirma que a picape será vendida com novas opções de cores. Agora, o catálogo conta com as opções Yamabuki Orange Metallic, Blade Silver Metallic, White, Red, White Diamond, Solid White, Graphite Gray Metallic, Impulse Blue e Jet Black Mica.

Internamente, a picape possui as combinações Black Basic, Black Silver Stitching, Black Leather Appointed com Silver Stitching e o Black Leather Appointed com Orange Stitching, esse último exclusivo da versão Athlete/GSR. De acordo com a marca, a nova geração da picape será vendida com as versões GLX, GLX+, GLX-R, GLS e GSR. Atualmente ela é produzida na fábrica de Laem Chabang, na Tailândia, mas em meados de 2025 deve ser feita também em Catalão (GO), para atender o nosso mercado. 








Fotos: Mitsubishi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citroën apresenta o Basalt Vision como prévia da versão de produção do futuro nacional

Mitsubishi revela mais um teaser do novo Outlander, que estreia no próximo dia 1º/10

Volkswagen reestiliza a Amarok no Brasil e a lança a picape média por R$ 309.990 iniciais

Hyundai aumenta a gama, traz o Palisade ao Brasil em versão única e por R$ 449.990

Peugeot lança promoção no Brasil com 208, 2008, Partner Rapid, Expert e Boxer até outubro

Jeep lança promoção no Brasil com Renegade, Compass e Commander até dia 4/10

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Citroën apresenta o Basalt em versão de produção em primeiro teaser para a Índia

Lucid revela teaser de um SUV menor que o Gravity que aparece no final de 2026