Kia apresenta o reestilizado Sorento no exterior, que ganha mudança visual desta 4º geração

Kia revela o novo Sorento ao mundo, que ganha reestilização de meia-vida com a nova filosofia de design Opposites United e traz melhorias em vários pontos



A Kia apresentou o novo Sorento, que ganhou uma reestilização de meia-vida desta quarta geração, se adequando à nova identidade visual da marca, chamada de ‘Opposites United’. Bem dizer, o Sorento ganha uma cara de EV9, mas ainda sendo um utilitário esportivo a combustão ou eletrificado com suas versões híbridas. Posicionado acima do Sportage e abaixo do Telluride, o Sorento é a opção de SUV mais acessível da marca a contar com espaço para sete ocupantes (até poderia dizer que o Sonet também seria, mas esta configuração é exclusiva da Índia).

Em termos de design, o novo Sorento ganha mudanças principalmente na sua dianteira. A reestilização de meia-vida trouxe um novo desenho dos faróis, que possuem um desenho em ‘T’ e a grande parte da iluminação disposta verticalmente. Há luzes diurnas (DRL) em LED horizontal e uma outra iluminação DRL em ‘L’, com quatro projetores em LED (dispostos verticalmente) que garantem iluminação Full-LED. Os faróis ainda possuem um pequeno prolongamento para as laterais. Os faróis se conectam com a grade dianteira, que mantém o Tiger Nose e com uma grelha em preto brilhante e com elementos retangulares.

Quase todo o contorno da grade possui um acabamento prateado, nas laterais e na borda inferior. O para-choque dianteiro ganha um novo desenho, com uma entrada de ar inferior retangular com barras horizontais conectadas a um acabamento em preto brilhante na parte superior, onde fica o espaço para a placa. Abaixo, ele possui um acabamento prateado, enquanto as laterais da entrada de ar inferior trazem os faróis de neblina que aparecem bem camuflados. Nas extremidades laterais, o para-choque dianteiro traz entradas de ar verticais, se conectando com acabamento em plástico preto.



Este está presente em toda a parte inferior da carroceria, inclusive nas caixas de rodas. Em termos de vincos, o para-choque dianteiro possui vincos que partem dos faróis e se conectam com a grade dianteira e outro se conecta com a entrada de ar inferior. Abaixo da grade dianteira, na pequena elevação na cor da carroceria do ‘Tiger Nose’, existe um vinco horizontal que dá continuidade ao desenho da grade. Por fim, toda a borda da entrada de ar inferior possui um vinco. No capô, a Kia redesenhou a peça com um vinco que liga os faróis, na altura das luzes DRL.

Logo acima desse vinco fica o logotipo da Kia e o capô ganha um vinco que nasce a partir do desenho da grade e termina na coluna A do SUV. Há um outro vinco mais interno, que parte do desenho interno dos faróis e que também terminam na coluna A. De perfil, pouca coisa muda. Apenas as rodas que mudam de acordo com cada versão, variando de 17, 18, 19 e 20 polegadas (235/65 R17, 235/60 R18, 235/55 R19 e 255/45 R20). No teto, ele mantém o mesmo teto solar panorâmico, rack de teto e a antena estilo barbatana de tubarão.

De traseira, a reestilização do SUV traz de vez o novo logotipo da marca na tampa do porta-malas, enquanto as lanternas ganham um novo desenho e agora as duas lanternas verticais, que antes não se conectavam, agora passam a se conectar na parte superior. Isso faz com que a iluminação também se conecte, enquanto o para-choque traseiro é novo. Ele ganha um acabamento em plástico preto e com refletores horizontais e um acabamento prateado na parte inferior. Mais abaixo, ele possui as luzes de ré horizontais, ganhando um desenho de para-choque mais limpo que o antecessor.



Por dentro, o painel inteiro ganha um novo desenho. Ele conta com um quadro de instrumentos com uma tela digital de 12,3 polegadas e uma central multimídia ao lado, com uma tela de iguais 12,3 polegadas que possui conectividade com atualizações OTA (Over-The-Air), comandos de voz de IA com reconhecimento de voz natural (controle de botão de comando de voz no volante), intercomunicador de bordo Passenger Talk, Android Auto e Apple CarPlay com conectividade sem fio com reconhecimento de voz, entrada USB com conectividade multimídia, conexão Bluetooth e outros. O volante ganha novo desenho, mas segue de trêa raios e com comandos multifuncionais.

O volante também conta com detalhes em preto brilhante e prateado. No painel, o Sorento também ganha um novo painel, com saídas de ar-condicionado das extremidades que continuam verticais, mas recebem um novo desenho e um acabamento prateado no contorno. Há uma faixa que percorre todo o painel e esconde as saídas de ar-condicionado centrais, logo abaixo da central multimídia e separados pelo botão pisca-alerta. Há uma faixa com luzes em LED de até 64 cores. Abaixo das saídas de ar centrais, ele possui controles do sistema de ar-condicionado.

O console central também foi redesenhado, ganhando um acabamento em preto brilhante. No console ele possui porta-objetos com tampa retrátil e novos controles. Há um seletor para a alavanca de câmbio e mais atrás ele possui um seletor da tração. Ao lado, ele possui dois porta-copos. Mais atrás, ele possui alguns controles como freio eletrônico e outras funcionalidades. Os painéis das portas continuam basicamente os mesmos, mas ganham um novo estofamento com novas combinações de acabamento.



Fora isso, os bancos continuam os mesmos, ganhando novas combinações de cores – como o preto/marrom oliva ou revestidos em couro. Ele ainda possui saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro. “O Sorento continua a ser um jogador-chave no sucesso da nossa linha de SUVs capazes, e é notavelmente creditado como o pioneiro que introduziu a popular série de modelos X-Line. O recém-adicionado Sorento X-Pro completa o círculo, e com a mais recente tecnologia e refinamentos de design da Kia, estamos confiantes de que o Sorento não apenas liderará o segmento, mas o ultrapassará rapidamente.”, disse Steven Center, COO e EVP da Kia America.

Desenvolvido a partir da plataforma modular N3, o novo Sorento possui 4,815 metros de comprimento, 2,815 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,700 metro de altura. O porta-malas varia de 179 litros com sete bancos, 608 litros com cinco bancos ou 1.996 litros de capacidade com a segunda e a terceira fileira de bancos rebatidos. O peso do SUV varia de 1.898kg a 1.974kg, enquanto o tanque de combustível é de 67 litros de capacidade. O novo Sorento possui capacidade de reboque de 750kg sem freio e uma capacidade de reboque de 2.000kg com freio.

Mecanicamente, o novo Sorento possui as opções de motor 2.5 Smartsteam a gasolina que desenvolve 180cv de potência com torque de 23,7kgfm, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas, com tração dianteira (2WD) ou integral (4WD). Em termos de desempenho, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 10,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 195km/h. Há a opção de motor 2.5 Smartstream a gasolina de 194cv e 25,0kgfm, com câmbio automático de 8 marchas e com mesmas opções de tração. A aceleração de 0 a 100km/h é em 9,5 segundos com máxima de 200km/h.



Há o 2.5 Smartstream TGDI a gasolina de 285cv e 43,0kgfm, com câmbio automático de 8 marchas e tração 2WD ou 4WD. Com essa mecânica, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 7,4 segundos e máxima de 211km/h. Ele também possui a opção de motor 3.5 V6 Smartstream MPI a gasolina de 272cv e 33,8kgfm, com câmbio automático de 8 marchas e tração 4WD. Ele possui uma opção de motor a diesel, o 2.2 Smartstream CRDi Turbo Diesel que desenvolve 202cv e torque de 45,0kgfm, com câmbio automatizado de dupla embreagem de 8 marchas DCT e tração 4WD.

De acordo com a Kia, ele acelera de 0 a 100km/h em 9,2 segundos e com máxima de 205km/h. Ele também possui as opções de motor híbrido (HEV) ou híbrido plug-in (PHEV). Começando com o HEV, ele possui o motor 1.6 TGDI a gasolina de 160cv e 27,0kgfm de torque junto de um motor elétrico síncrono de ímã permanente de 60cv e 26,9kgfm de torque que juntos desenvolvem 230cv e 35,7kgfm, com opção de tração 2WD ou 4WD. Há uma bateria de íons de lítio de 1,5kWh, que é carregada pela frenagem do SUV. Com esse conjunto, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 8,6 segundos e tem máxima de 193km/h.

Mecanicamente, ele também possui a opção de motor PHEV, formado pelo motor 1.6 TGDI a gasolina de 160cv e 27,0kgfm junto de um motor elétrico de 91cv e torque de 30,9kgfm. Juntos eles desenvolvem 265cv e 35,7kgfm, com o mesmo câmbio automático de 6 marchas e com uma tração 4WD. Ele conta com uma bateria de 13,8kWh com uma autonomia de 48km, que pode ser carregado em estações de recarga WallBox de 3,3kW. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 8,7 segundos e com máxima de 193km/h. O Sorento possui uma suspensão dianteira McPherson e uma suspensão traseira multilink, com freios a disco ventilados na dianteira e na traseira.



Dependendo da mecânica, o Sorento possui três modos de condução: Eco, Sport e Smart. De série, o novo Sorento adiciona mais equipamentos como entradas USB-C convenientemente localizadas em toda a cabine, o Digital Key 2.0 baseada em banda ultralarga, permitindo conectividade com dispositivos inteligentes Apple e Samsung compatíveis ou um cartão inteligente habilitado para NFC, como chaves virtuais do veículo para trancar, destrancar e dirigir. No pacote Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) da Kia, ele possui 10 recursos como o Forward Collision-Avoidance Assist (FCA), capacidade de detectar pedestres, ciclistas na frente do veículo e veículos que se aproximam ao virar à esquerda em um cruzamento (FCA-JT).

O pacote ADAS incluem o Lane Keeping Assist (LKA) e o Lane Following Assist (LFA), Smart Cruise Control-Machine Learning (SCC-ML), Highway Driving Assist 2 (HDA-2), Digital Camera Mirror e o Surround-View Monitor (SVM), fornecendo imagem mais ampla em cenários de marcha à ré e estacionamento, usando câmeras ao redor do Sorento para exibir uma visão de 360 ​​graus. A lista também possui airbags duplos frontais, airbags laterais, airbag lateral central dianteiro e airbags de cortina, enquanto a lista abrange também freios ABS com EBD, Electronic Stability Control (ESC) com TCS, Vehicle Stability Management (VSM), Trailer Stability Assist (TSA), Hill-Start Assist Control (HSA), Downhill Brake Control (DBC) e Emergency Stop Signal (ESS).

Ele também possui Multi Collision Braking (MCB), Blind Spot Collision Avoidance Assist (BCA), Blind Spot View Monitor (BVM), Rear Cross Traffic Collision Avoidance Assist (RCCA) e outros. Em diferentes mercados, o Sorento é vendido com as versões LX, S, EX, SX e SX-P. O novo Sorento será vendido com as cores Clear White, Silky Silver, Steel Grey, Mineral Blue, Aurora Black, Gravity Blue, Snow White Pearl, Volcanic Sand Brown e Cityscape Green. O interior tem as combinações Black com couro Suede Headliner, Suede Sunvisor e Suede nos pilares A/B. Atualmente, o SUV é produzido na fábrica de Hwaseong, na Coreia do Sul, West Point, Georgia, Estados Unidos, Chu Lai, Vietnã, e Kulim, na Malásia. 







Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citroën apresenta o Basalt Vision como prévia da versão de produção do futuro nacional

Citroën revela primeira imagem teaser do Basalt brasileiro, que estreia no 4º trimestre

Citroën apresenta o C3 1.0 Turbo 200 CVT no Brasil, com motor de 130cv, por R$ 95.990

Volkswagen revela primeiro teaser do novo Taos reestilizado e antecipa mudanças ao nosso

Citroën Basalt tem novas informações e será lançado no Brasil no quarto trimestre deste ano

Mitsubishi lança a sexta geração da L200 Triton na Tailândia com evoluções e até 204cv

Hyundai confirma que Ioniq 5 é o próximo a ser lançado no Brasil após o Palisade

Citroën My Ami Buggy de segundo lote também esgota rapidamente... em apenas 10 horas

Citroën revela novo teaser e confirma Basalt com o motor 1.0 Turbo 200 de 130/125cv

Mopar cria o último pacote como série especial de 220 unidades de Dodge Challenger e Charger