Jeep lança o novo Wrangler no Brasil, que estreia em versão única Rubicon por R$ 499.990
Jeep reestiliza o Wrangler no Brasil, que passa a ser vendido apenas com a versão Rubicon e a carroceria de quatro portas, com preço de R$ 499.990
A Jeep apresentou oficialmente o novo Wrangler no mercado
brasileiro, depois do lançamento do modelo renovado na América do Norte em
2023. Desta vez, a marca mudou o lineup do off-road e reduziu a quantidade de
versões. No lançamento da linha 2022, 2023 e 2024, a marca contava com as
versões Sahara, Unlimited Sahara e Unlimited Rubicon. As versões Unlimited
possuem carrocerias de quatro portas, enquanto apenas uma versão tinha duas portas
no país. Agora, é como se a Jeep oferecesse apenas o Unlimited Rubicon, que
passa a ser versão única.
“A Jeep vem renovando o seu portfólio no Brasil, já
trouxemos atualizações para o Renegade, Compass e Commander e claro, não
poderiam faltar os nossos símbolos máximos de capacidade off-road: o Wrangler e
a Gladiator. Eles são únicos no mundo. Sua capacidade de vencer desafios
impressiona qualquer amante de carros e de aventuras. Esses dois modelos
entregam, ao mesmo tempo, o legítimo design Jeep, sua legendária capacidade 4x4
off-road e a possibilidade de explorar o máximo de liberdade ao ar livre”, comenta
Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.
“E trazê-los em sua versão Rubicon, com equipamentos e
tecnologias diferenciados de tudo que vemos no mercado brasileiro, mostra como
a marca Jeep atende a demanda de seus clientes por produtos únicos e capazes de
levar nossos clientes a lugares que nenhum outro modelo é capaz”, completa
Hugo. Em termos de design, a reestilização do Wrangler faz com que ele mude um
pouco seu design ao trazer uma nova grade dianteira que traz as sete entradas
de ar que estão mais finas e que estão menores em altura.
O para-choque dianteiro não ganha um novo desenho, se mantendo o mesmo do antigo Rubicon, com dois ganchos vermelhos de reboque, além de um acabamento nas extremidades para os faróis de neblina e o espaço para a placa ao centro. Os faróis de neblina receberam um novo acabamento plástico, que tem um desenho mais retangular. O capô continua o mesmo, com saídas de ar com estilo de guelras e com o nome da versão nas laterais do capô. Falando em laterais, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve, que passam a ser de 17 polegadas, 255/75 R17, com pneus de 35 polegadas, de uso misto.
Outra novidade é que o Wrangler possui uma nova antena que foi transferida para o para-brisa, que ganha um desenho mais compacto. A marca ainda adicionou novidades para a capota do Wrangler, chamada de High Altitude, que traz a capota elétrica Sky One-Touch como padrão. Na traseira, nada muda em relação ao modelo apresentado em 2017. O novo Wrangler conta as novas opções de cores Cinza Anvil, Azul Hydro e Azul Earl, enquanto ele mantém as opções de cores Preto, Branco Bright, Cinza Granite e Vermelho Firecrakcer.
Internamente, as novidades ficam por conta de um painel com novidades. Apesar de manter o quadro de instrumentos analógico-digital, ele possui um computador de bordo com uma tela de 7 polegadas no meio de dois mostradores analógicos, enquanto o volante é de três raios com controles multifuncionais. O maior destaque fica pela central multimídia que fica maior e passa a ter uma tela de 12,3 polegadas, que possui conectividade com Uconnect 5 que, para ser mais larga, teve que mudar as saídas de ar-condicionado centrais para a parte inferior da central, ganhando um desenho horizontal.
A central passa a ter uma conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de poder ser equipada com novo recurso Trails Off-Road é um assistente inovador para levar a sério as capacidades de trilha do Wrangler. A central ainda pode permitir que o Wrangler seja o primeiro veículo a vir com guias de trilhas de aventuras off-road integradas, podendo planejar uma trilha off-road e com guias detalhados para 62 trilhas do Jeep Badge of Honor. A marca ainda fala que o interior ganhou em refinamento em relação ao modelo atual, com materiais de melhor qualidade.
O console central ganha novas entradas USB-C e os ocupantes da segunda fileira de bancos também recebem entradas USB-A e USB-C – ao todo, ele conta com sete portas USB espalhadas pela cabine, além de vir com algumas tomadas 12V. O painel também ganha novidades como um painel com novas superfícies suaves ao toque, em tecido ou poliuretano, com costuras de realce em contraste. A versão Rubicon que chega ao Brasil conta de série com o pacote Premium Cabin, que adiciona vidros dianteiros acústicos e espuma adicional de isolamento acústico no para-brisas, na capota dianteira e nas colunas B, proporcionando uma condução ainda mais silenciosa.
Na lista de equipamentos, a Jeep também adicionou novidades como novos bancos elétricos para os passageiros dianteiros. De acordo com a marca, a versão Rubicon conta com o selo Trailrated, um selo desenvolvido pela Jeep para os veículos que conseguem credenciais de veículo com potencial off-road extremo. Para ganhar esse selo, ele passa por testes em difíceis terrenos e conta com a tração 4x4, capacidade de imersão de até 76 centímetros e velocidade de 8km/h, articulação dos eixos e a possibilidade de desconexão da barra estabilizadora dianteira, uma boa altura em relação ao solo de 26,8 centímetros, boa capacidade de manobrabilidade e outros.
Desenvolvido a partir de uma base de chassi Body-on-Frame, o Wrangler possui 4,785 metros de comprimento, 3,008 metros entre os eixos, 1,894 metro de largura e 1,853 metro de altura. O Wrangler ainda possui um porta-malas de 498 litros de capacidade, 81 litros no tanque de combustível e um peso de 2.051kg. Há um ângulo de ataque de 41,4º, 20,3º de ângulo central e 36,1º de ângulo de saída. Mecanicamente, o novo Wrangler possui o motor 2.0 Hurricane Turbo, que desenvolve 272cv de potência e 40,7kgfm de torque, acoplado sempre ao câmbio automático de 8 velocidades e a tração 4x4 Rock-Trac.
A tração 4x4 Rock-Trac que possui relação reduzida 4:1 e crawl ratio de 77:1 permite ao modelo entregar o máximo de força em baixa velocidade, para maior controle, além de aumentar a quantidade de torque disponível nas rodas. Há também bloqueio eletrônico dos diferenciais, chamados de Tru-Lok, que trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade e evitando que as rodas sem contato com o solo girem em falso. Ele proporciona que a roda em contato com o solo tenha o máximo torque possível para superar os mais difíceis obstáculos.
Com isso, ele pode bloquear apenas o eixo traseiro ou então os eixos traseiro e dianteiro em conjunto. Nessa condição, a entrega de força acontece nas rodas para ajudar em qualquer aventura, em qualquer situação off-road. O Wrangler também possui desconexão da barra estabilizadora dianteira, feita eletronicamente por meio do botão Sway Bar que aumenta a articulação da suspensão em até mais 30%, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e que ambas as rodas mantenham contato com o solo, garantindo maior capacidade de tração.
Ele também possui o sistema Off-Road+ que ajusta automaticamente os modelos para as condições do terreno. Atua nos principais sistemas, como acelerador, controle Select-Speed, controle de tração e trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para o terreno. Se habilitado em 4-HI, ele adapta a operação para velocidades mais altas, para uso em dunas, por exemplo. Se habilitado em 4-LO, ele ajusta a operação para um off-road de baixa velocidade, ideal para terrenos com pedras (rock crawling).
Outro elemento off-road é a Câmera Off-Road que traz uma câmera frontal chamada de Off-Road TrailCam oferece linhas de grade que exibem o caminho à frente dos pneus, permitindo que o condutor literalmente encare de frente qualquer obstáculo. O Wrangler também possui o Rock Rails, que protege a cabine com trilhos de aço, de roda a roda. Além disso, os trilhos de aço atrás das rodas traseiras ajudam a proteger a caixa de roda, permitindo a travessia de terrenos muito acidentados sem preocupação.
Há ganchos de reboque off-road na dianteira e traseira, além do Off-Road Pages, que acessa em tempo real os dados de desempenho off-road que otimizam a experiência durante as aventuras, como inclinação lateral e vertical, coordenadas e outros. A parte inferior da carroceria conta com protetores com placas de aço de alta resistência no cárter, transmissão, tanque de combustível e caixa de transferência. Segundo a Jeep, ele acelera de 0 a 100km/h em 7,6 segundos e possui a velocidade máxima de 156km/h. O consumo é de 7,5km/l na cidade e 8,2km/l na estrada.
Na atual geração lançada aqui em 2019, o Wrangler conta com capô, portas, tampa do porta-malas e moldura do para-brisa confeccionados em alumínio, a solução perfeita para otimizar o peso. O aço tradicional, porém, não foi totalmente deixado de lado, e segue presente na região dos para-lamas, bom para off-road, já que há maior resistência para o caso de eventuais impactos. A carroceria do Wrangler ainda foi projetada para que as portas e o teto possam ser removidos. A Jeep possui uma garantia de três anos e vem importado ao nosso mercado. Atualmente o Wrangler é produzido na fábrica de Toledo Assembly Complex, localizada em Ohio, nos Estados Unidos.
Wrangler Rubicon
De série, a versão conta com tração 4x4 Rock-Track com
relação reduzida 4:1, bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok, barra
estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica, protetores para pedra, dois
ganchos para reboque frontais, um gancho para reboque traseiro, Hill Descent
Control (HDC), Off-Road Pages, Trail Rated Badge, TrailCam – câmera frontal off-road,
eixos Dana 44, nova câmera frontal Off-Road, Crawl Ratio: 77:1 e Reduzida: 4:1,
teto e portas removíveis, para-brisa rebatível, faróis Full LED e lanternas em
LED, caixas de rodas pintadas na cor da carroceria, novas rodas de 17 polegadas
com pneus 245/75 R17 de uso misto, aviso de colisão frontal com frenagem de
emergência (AEB), comutação automática dos faróis, monitoramento de pontos
cegos, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), central multimídia Uconnect de
12,3 polegadas com conectividade via Apple Carplay e Android Auto Wireless, quadro
de instrumentos com tela analógica-digital com tela de 7 polegadas, câmera de
ré e sistema de som premium Alpine com nove alto falantes e subwoofer. A lista
ainda possui bancos revestidos em couro, bancos dianteiros com ajustes
elétricos, ar-condicionado Dual Zone, sistema de escoamento de água para
lavagem interna, tapetes de borracha All-Weather by Mopar, monitoramento da
pressão dos pneus, airbags frontais e laterais, controle de estabilidade (ESC),
sistema eletrônico anticapotamento (ERM), Hill Start Assist (HSA) e sensor de
estacionamento traseiro.
- Jeep Wrangler Rubicon 2.0 Turbo Hurricane AT8 4x4 – R$ 499.990
Fotos: Jeep / divulgação
Comentários
Postar um comentário