Hyundai Palisade e Ioniq 5 chegam neste semestre; SUV tem dados de consumo revelados
Hyundai trabalha na chegada de Palisade e Ioniq 5 ao Brasil, neste semestre; Palisade, que vem primeiro, tem dados de consumo revelados no InMetro
A Hyundai assumiu oficialmente o controle da sua linha de
importados que estava nas mãos da CAOA e que não últimos anos não estava
recebendo a devida atenção. A linha ficou restrita ao Tucson de terceira
geração, que saiu de linha no mundo em 2020 e o HR, que só continuaram em linha
porque são produzidos na fábrica da CAOA em Anápolis (GO). Agora com a Hyundai
Motor Brasil (HMB) assumindo de vez a importação e venda destes automóveis
(enquanto a CAOA continua parceira da sul-coreana em Goiás), dois modelos já
estão confirmados.
Em 2024, a sul-coreana vai complementar seu lineup com a
chegada do Palisade e do Ioniq 5, que já foram confirmados para chegar ainda
neste ano com um possível terceiro modelo que pode também aparecer ainda em
2024. O Palisade é um SUV de grande porte, que substituiu o espaço deixado pelo
Veracruz, atuando acima do Santa Fe nos mercados onde é vendido. O SUV possui
espaço para oito ocupantes e é equipado com um motor 3.8 V6 a gasolina, que entrega
295cv e 36,2kgfm, associado ao câmbio automático de 8 marchas com opção de
tração dianteira ou integral AWD.
A tração HTRAC passou por atualizações, contando com modos
de condução para Neve além das já conhecidas Normal, Sport e Smart. Em nosso
mercado, o SUV terá um preço acima dos R$ 400.000 e teve detalhes do consumo
antecipados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV): 7,3km/l na
cidade e 9,9km/l na estrada. No InMetro, ele foi registrado nas versões
Signature e Ultimate, mas muito provavelmente seja lançado em nosso mercado em
versão única e possivelmente com a topo de linha, Ultimate. O SUV chegará ao
Brasil via Coreia do Sul, de onde virá, claro, importado.
Logo em seguida do Palisade, o Ioniq 5 fará sua estreia no Brasil. De acordo com o plano da Hyundai antecipado há algum tempo, o Ioniq 5 será o primeiro veículo puramente elétrico da marca, mas não é o primeiro elétrico a chegar aqui. Isso porque o Kona Electric foi o primeiro, mas ele contava também com uma opção de motor híbrido (HEV). O Ioniq 5 também é o primeiro produto da submarca Ioniq, batismo que deu vida a um hatch médio híbrido, híbrido plug-in e elétrico, que foi vendido aqui apenas como híbrido até pouco tempo. A linha Ioniq também conta com o Ioniq 6, um sedã exótico.
E o Ioniq 5 também não tem nada de discreto. Ele é um misto de um gigante hatch médio com um utilitário esportivo. Ele possui 4,640 metros de comprimento e entre os eixos de 3,000 metros, 1,890 metro de largura e 1,600 metro de altura. O porta-malas pode ser de 531 litros de capacidade, mas pode chegar aos 1.600 litros com os bancos traseiros rebatidos. Por aqui, o Ioniq 5 deve ser vendido com um par de motores elétricos que desenvolve 305cv e 61,7kgfm, com uma bateria de 72,6kWh capaz de oferecer uma autonomia de 500km.
Primeiro elétrico desenvolvido a partir da moderna plataforma modular chamada de E-GMP, ela permite que ele seja carregado de forma ultrarrápida e com o sistema Vehicle-to-Load (V2L), que permite funcionar, por exemplo, outros dispositivos de uso doméstico, com a mesma voltagem residencial (110V ou 220V). O Ioniq 5 é muito parecido com o conceito que o antecedeu no mercado, apresentado há alguns anos. Ele traz faróis em LED Matrix com dois projetores que apresentam o estilo técnico muito sofisticado e que chama a atenção.
Segundo a coreana, o nome desse sistema será Pixels Paramétricos. Os faróis se conectam por meio de um acabamento em preto brilhante, com o logotipo da Hyundai no capô. As linhas retilíneas também podem ser vistas no para-choque dianteiro e na parte inferior da peça ele tem um acabamento prateado que percorre toda a parte inferior do carro, visto em caixas de toda, laterais e dianteira. Nas extremidades do para-choque dianteiro ele conta com pequenas entradas de ar horizontais. Nas laterais, o Ioniq 5 possui um design de linhas retas e esportivas, com grandes portas sem molduras e com maçanetas das portas retráteis (pop-up).
Na traseira ele possui lanternas com o mesmo sistema dos faróis, que possui uma iluminação com uma assinatura luminosa em pixels. A traseira possui uma tampa no para-lama com uma barra em preto brilhante que une as lanternas. No interior, o elétrico possui um ótimo espaço interno. Os bancos dianteiros e o apoio de braço central podem deslizar e o banco da segunda fileira também corre sobre trilhos, podendo aumentar a capacidade de bagagem. O painel traz quadro de instrumentos e uma central multimídia com telas lado a lado de 12,3 polegadas. Por aqui, o Ioniq 5 deve ter preços na casa dos R$ 350.000, com lançamento podendo acontecer até meados do fim de outubro.
Fotos: Hyundai / divulgação
Comentários
Postar um comentário