Hyundai confirma Palisade e Ioniq 5 em 2024 no Brasil e vai trazer mais novidades em 2025
Com Hyundai assumindo a importação no Brasil, marca confirma rápida expansão do portfólio até 2025; Palisade e Ioniq 5 puxam lista de lançamentos ainda em 2024
A Hyundai assumiu finalmente a importação dos seus veículos
por completo em nosso mercado, graças a um novo acordo com a CAOA. A nova
parceria entre a marca sul-coreana e o grupo brasileiro definiu que a Hyundai Motor
Brasil (HMB) assume a importação, venda e pós-venda dos carros importantes,
enquanto a CAOA assume o papel de apoio da marca com a produção de alguns
destes modelos na fábrica de Anápolis (GO). No anúncio, a marca coreana
confirmou a expansão da sua linha com lançamentos entre 2024 e 2025.
Nessa lista, estão modelos inéditos que são vendidos em
outros mercados, ao mesmo tempo que confirma o retorno de clássicos nomes que
contribuíram no sucesso da Hyundai no país, pelas mãos da CAOA. Ainda neste
segundo semestre de 2024, a marca confirmou que lançará a dupla Palisade e
Ioniq 5, inéditos em nosso mercado. O Palisade é um SUV de grande porte maior
que o Santa Fe e que chegou como sucessor do Veracruz. Já o Ioniq 5 se tornou o
primeiro veículo puramente elétrico e faz do nome Ioniq uma divisão de
elétricos que conta ainda com o Ioniq 6 no exterior.
Ambos foram confirmados para serem vendidos no Brasil com
importação da Coreia do Sul. Um terceiro produto será confirmado em breve em
nosso mercado, podendo ser ou a nova geração do Kona ou a nova geração do Santa
Fe. A marca ainda não definiu qual será a prioridade de lançamento, mas muito
provavelmente ambos sejam lançados aqui. O Kona foi lançado no final do ciclo
de vida da primeira geração, em 2022, quando a segunda estreou lá fora. Aqui, o
Kona atua acima do Creta, sempre com motores eletrificados, seja ele um híbrido
(HEV) ou elétrico (BEV).
Já o Santa Fe recebeu recentemente uma nova geração no exterior com um design bem ousado e nada parecido com nenhuma outra geração do SUV. “Todo o portfólio global da Hyundai terá sua comercialização no Brasil agilizada, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo. Com isso, vamos promover de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade uma vez que diversas soluções de mobilidade inteligente também estão sendo consideradas”, disse Airton Cousseau, Presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.
As novidades chegam ao nosso mercado e vão dividir o mesmo showroom com HB20, HB20S e Creta (feitos em Piracicaba, São Paulo) nas mais de 250 concessionárias que foram unificadas entre HMB e CAOA. Além disso, foi confirmado que o Tucson continua a ser produzido em Anápolis (GO) com a reestilização da terceira geração. Além dele, o HR continua a ser feito em Goiás e tanto o SUV como o VUC vão contar com uma ampla rede de lojas para comercialização. As duas fábricas são consideradas estratégicas para crescer no país e atender a demanda do mercado nacional e internacional.
“Teremos para o Brasil, já este ano, uma oferta de produtos que vai do HB20 ao Palisade, incluindo opções eletrificadas como o Ioniq 5. Também voltaremos a atuar fortemente nos veículos comerciais com um modelo que foi um grande campeão de vendas em sua categoria, o HR. E o consumidor encontrará todos os modelos nas 250 lojas de nossa rede unificada”, acrescenta Cousseau. Junto com a renovação completa da linha Hyundai com a chegada de novos produtos e velhas caras repaginadas, a coreana vai ampliar a gama de produtos produzidos localmente em Goiás, com anúncio destes novos produtos a ser feito em 2025.
A empresa também confirmou que haverá espaço para o retorno de novos produtos como Elantra, Sonata, Azera e o Tucson – aqui, a marca provavelmente possa estar falando da quarta geração, lançada no exterior em 2020. Não se descarta que os modelos sejam lançados com opção de motores eletrificados. De acordo com a nova parceria entre HMB e CAOA, o grupo brasileiro passa a ter participação monetária em todas as importações feitas pela Hyundai. O grupo brasileiro também será remunerado pela disponibilização da sua capacidade de produção em Anápolis e por cada unidade produzida.
Quem está descartada para o nosso mercado é a picape Santa Cruz. A picape, que seria uma concorrente ideal para as picapes intermediárias, foi apresentada em 2021 na América do Norte e aqui, com uma eventual produção nacional, poderia concorrer diretamente com picapes como Fiat Toro, RAM Rampage e Ford Maverick. No entanto, a HMB deixou claro que novos produtos serão feitos em Goiás e que o anúncio acontece em 2025, ou seja, ainda existe uma remota possibilidade. Isso porque a picape compartilha uma série de componentes com o Tucson de quarta geração, ou seja, se ele também fosse produzido aqui, ela poderia ser produzida localmente.
Nos próximos meses, a Hyundai oferecerá o Banco Hyundai com condições de financiamento para todos os produtos da marca, sejam eles nacionais ou importados. Até o momento, a marca confirmou a vinda de dois produtos. O Palisade é o primeiro. O SUV grande usa o motor 3.8 V6 a gasolina que desenvolve 295cv e 36,2kgfm, associado ao câmbio automático de 8 marchas com opção de tração dianteira ou integral AWD. A tração HTRAC passou por atualizações, contando com modos de condução para Neve além das já conhecidas Normal, Sport e Smart.
Em termos de espaço, o Palidade chegará ao Brasil com opção de oito lugares com uma disposição de bancos 2+3+3 e possivelmente em versão única com preço na casa dos R$ 400.000. De série, foi confirmado itens de série como Ergo Motion Seat, que massageia e ajusta a postura do condutor, e o Remote Smart Parking Drive, com o qual é possível manobrar o carro em espaços apertados estando fora do veículo. Outra novidade confirmada é o Ioniq 5, primeiro elétrico desenvolvido a partir da moderna plataforma modular chamada de E-GMP.
A plataforma permite que ele seja carregado de forma ultrarrápida e com o sistema Vehicle-to-Load (V2L), que permite funcionar, por exemplo, outros dispositivos de uso doméstico, com a mesma voltagem residencial (110v ou 220v). Mecanicamente, é possível que ele seja equipado com o conjunto elétrico traseiro que desenvolve 170cv e 35,7kgfm e bateria de 58kWh, 218cv e torque de 61,7kgfm e bateria de 58kWh ou de 72,6kWh. Ele também possui opção de motor de 235cv e 35,7kgfm de torque e 302cv e 61,7kgfm. A bateria de 58kWh possui autonomia de 470km e a bateria de 72,6kWh tem 480km. Preços devem ficar em torno dos R$ 300.000.
Fotos: Hyundai / divulgação
Comentários
Postar um comentário