Hyundai assume oficialmente a importação de veículos ao Brasil em acordo com a CAOA

Hyundai e CAOA reeditam parceria e sul-coreana passa a ser responsável pela linha de importados e unificam rede de concessionárias no Brasil



Depois de muitas idas e vindas, a parceria entre a Hyundai e a CAOA ganha novos rumos no Brasil com um novo acordo. Tanto a marca sul-coreana como o grupo brasileiro ajustaram pendências que a coreana já reclamava há muito tempo e ameniza um imbróglio que ambas as partes já tiveram no passado. Em nosso mercado, existiam duas operações da Hyundai, sendo a Hyundai-CAOA e a Hyundai Motor Brasil (HMB). Essa última só se tornou realidade em 2012, quando ergueu a fábrica de Piracicaba (SP) e criou o HB20.

Nestes anos, as duas divisões atuaram de formas independentes. A CAOA cuidou da linha de importados e também produzia alguns modelos sob licença na fábrica de Anápolis (GO), como Tucson, ix35, HR e HD80. Agora, um novo modelo de negócio foi assinado e explicado sobre como funcionará. De acordo com o acordado entre as duas empresas, a HMB passa a ser responsável pelos produtos importados e até mesmo a distribuição final de todo o portfólio na rede de concessionárias, que será unificada. Com isso, toda a rede da marca venderá os nacionais de Piracicaba, de Anápolis e os importados.

Isso deve contribuir muito ao pós-venda, principalmente dos modelos governados pela CAOA, que vinha perdendo rede nos últimos anos. O grupo brasileiro, no entanto, não abriu mão 100% dos veículos importados e passa a ter uma participação monetária em todas as importações feitas pela Hyundai e por meio da sua fábrica de Anápolis. A CAOA será remunerada pela disponibilização da sua capacidade de produção em Anápolis e também será remunerada por unidade produzida. Com a rede unificada, a Hyundai passa a ter 250 lojas em todo o país e todas as lojas terão contratos de concessão atualizados.



Além da comercialização, ficarão responsáveis também pelo pós-venda destes produtos. Isso tanto para modelos atuais, que serão lançados e para aqueles que já saíram de linha. Com essa reorganização, a CAOA passa a contar com 46 pontos de vendas, enquanto todos outros são da HMB. Com essa quantidade de pontos de venda, a CAOA continuará a ter a maior participação no volume de veículos Hyundai comercializados. Nas lojas CAOA, a linha de nacionais HB20, HB20S e Creta passa a ser vendida também e as lojas recebem a mesma padronização internacional de lojas da marca coreana.

Assim, o novo modelo de negócio compreende a produção nacional de veículos feitos em Piracicaba e Anápolis. “A partir de agora, todo o portfólio global da Hyundai passa a ter sua comercialização no Brasil simplificada e agilizada a partir da atualização da parceria entre Hyundai e CAOA, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo, e provendo de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade”, diz Airton Cousseau, Presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

“Estamos orgulhosos em anunciar esse novo modelo de parceria que fará tanto a Hyundai quanto a CAOA crescerem. Nossa fábrica está totalmente preparada para receber os novos veículos e estamos comprometidos em contribuir para que a Hyundai alcance novos patamares de vendas. Temos um profundo carinho pela marca Hyundai, que faz parte da nossa história de sucesso e de nossos projetos futuros”, diz Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente da CAOA. Já o fornecimento de peças dos modelos importados passa a ser de domínio da Hyundai Motor Brasil.



A fábrica de Anápolis também vai ajudar a Hyundai Motor Brasil a produzir novos produtos além dos atuais Tucson e HR que são feitos. Isso porque a fábrica de Piracicaba já opera em capacidade máxima de 200.000 unidades do ano e em três turnos desde 2013. A unificação das operações era um desejo da matriz da Hyundai, que agora poderá trabalhar em um lineup mais atualizado e com a chegada de novos produtos – até mesmo eletrificados. Além disso, tem tudo para trazer agilidade na chegada destes produtos ao nosso mercado e deve marcar o fim da salada de frutas que a CAOA fazia.

Isso porque no lançamento da terceira geração do Tucson, em 2016 aqui, a marca vendia três gerações do SUV simultaneamente, sendo a segunda geração chamada de ix35. Com foco de crescer mais na América Latina, essa cooperação reajustada no Brasil era um passo importante para dar o pontapé inicial de atingir essa meta. “E o Brasil passa a estar nos planos da empresa, tanto como mercado consumidor como polo estratégico para a expansão pela América Latina.”, disse a marca em comunicado. Agora, muito provavelmente, a HMB também passe a ser responsável pela homologação dos seus produtos importados.

Outro ponto interessante é que a parceria entre Hyundai e CAOA, também terão introdução acelerada para o Brasil a maior automação e conectividade veiculares, além de soluções de Inteligência Artificial (IA) e Atualização de Veículos por Software (SDV), que estão começando em mercados como a própria Coreia, Estados Unidos e Europa. A expectativa é diminuir consideravelmente o tempo para trazer essas tecnologias ao Brasil.



Fotos: Hyundai e CAOA / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Volvo lança promoção no mercado brasileiro neste mês de janeiro com toda a linha

Terceira geração do Peugeot 508 chega depois de 2025 como um modelo 100% elétrico

Importados, abril de 2023: Kia Bongo retoma 1ª enquanto SUVs da Land Rover são destaques

Porsche admite um SUV elétrico acima do Cayenne que será "parte sedã, parte crossover"

Ford lança promoção no Brasil com Maverick, Ranger, Bronco Sport e Transit até dia 4/02

Jetour lança oficialmente o Traveller e o Shanhai T2 na China, um off-road de até 619cv

GWM registra imagens de patente do novo Haval H6, que vai ganhar reestilização na China

MINI lança a nova geração do Cooper E no Brasil, elétrico de 184cv e por R$ 209.990

Mercedes-Benz revela nova imagem teaser do SUV da AMG previsto para meados de 2026