Haval apresenta a reestilização do Dagou, também conhecido como Big Dog na China
GWM e Haval apresentam na China o novo Dagou (vendido lá como Big Dog) com mudanças de meia-vida e adere ao novo logotipo da marca chinesa
A Great Wall Motors (GWM) fez com que a sua marca, a Haval,
apresentasse na China a reestilização do Dagou – também conhecido como Big Dog.
O SUV passa por atualizações sutis em seu design externo e interno, a fim de se
manter moderno pelos próximos anos. Convivendo com a geração posterior, a
primeira geração do Dagou recebeu essas mudanças visuais e mantém a mesma
mecânica formada apenas por motores a combustão. Além de novidades de design, o
SUV fica mais equipado e adere ao novo logotipo.
Em termos de design, a reestilização não foi muito profunda.
Na frente ele mantém os mesmos faróis circulares com três projetores em LED
horizontais e as luzes diurnas (DRL) em LED são circulares, ficando nas extremidades
dos faróis. A diferença é que agora os faróis possuem um acabamento que o
integra diretamente com a grade dianteira. Sai de cena o acabamento em plástico
preto por um acabamento prateado, que é visto também na grade. A grade recebe
um desenho maior, ficando mais retangular e com duas barras horizontais, sendo
a barra superior mais grossa.
A barra superior também é a responsável por trazer o nome
Haval escrito por extenso com o novo padrão global do logotipo – com as barras
igualmente prateadas, assim como as bordas. A grelha da grade também é nova e
recebe elementos horizontais. O para-choque dianteiro muda bem pouco. As
novidades ficam por conta de um acabamento em plástico preto no contorno dos
faróis de neblina, assim como as pequenas entradas de ar que ele possui ao lado
do espaço da placa dianteira. Abaixo do espaço da placa, há um falso ‘peito de
aço’ prateado com três entradas de ar.
O capô também não muda e mantém o vinco em ‘U’ que possui nas extremidades da peça e que terminam na coluna A e vincos mais centralizados que partem acima da grade dianteira. De perfil, as mudanças são ainda menores. Ele ganha apenas novas rodas de liga leve, que variam de 18 e 19 polegadas (235/65 R18 e 235/60 R19). Na traseira, as mudanças ficam por conta de novas lanternas, que recebem um novo layout e continuam verticais, com uma iluminação inteiramente em LED. A diferença é que agora elas passam a se conectar entre si.
A barra em preto brilhante que antes apenas trazia o logotipo da marca, agora possui uma barra iluminada em LED que se conecta com as lanternas, enquanto o logotipo fica menor e de acordo com a nova tipografia do logotipo. A tampa do porta-malas e o para-choque traseiro continuam os mesmos também. Por dentro, novamente as mudanças são sutis demais. Ele continua a ter um quadro de instrumentos com uma tela de 10,25 polegadas, LCD, enquanto a central multimídia possui uma tela maior, de 12,3 polegadas.
A diferença é que a central multimídia recebeu aperfeiçoamentos e continua dentro de um acabamento em preto brilhante em ‘U’ deitado. A central recebeu novos botões físicos na parte inferior e nas laterais da tela. O volante também recebeu novidades com um novo desenho do raio inferior, mais fino. Ele continua a ser de três raios e possui controles multifuncionais, com o logotipo da marca ao centro. Todas as saídas de ar-condicionado do interior são verticais, seja nas extremidades laterais do painel, as saídas de ar centrais e as saídas de ar na traseira.
Outra novidade é que o painel recebeu um pequeno porta-objetos em seu topo. Fora isso, o painel continua exatamente o mesmo, mantendo a mesma forma do painel, do console central, bancos e dos painéis das portas. Os bancos, apesar de serem os mesmos em design, receberam melhorias ao contar com funções de ventilação e massagem nas versões mais equipadas. Desenvolvido a partir da plataforma modular LEMON, o Dagou possui 4,620 metros de comprimento, 2,738 metros entre os eixos, 1,890 metro de largura e 1,780 metro de altura.
O porta-malas possui capacidade de 500 litros, enquanto o tanque de combustível comporta 61 litros. Em termos de aptidões, o SUV possui altura em relação ao solo de 20,0 centímetros que o permitem ter ângulo de ataque de 24º, ventral de 22º e de saída de 30º. Mecanicamente, o Dagou conta com motor 1.5 Turbo a gasolina que desenvolve 183cv de potência com torque de 28,0kgfm acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem DCT de 7 marchas, com tração dianteira. Outra opção de motor é o 2.0 Turbo a gasolina de 238cv de potência e 39,2kgfm de torque.
O câmbio é acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 9 marchas, também DCT. Com essa motorização, a tração é 4WD. Com ambos os motores, ele possui três modos de direção: Light, Comfort e Sport. De condução, o 1.5 Turbo possui os modos Normal, Eco, Sport e Snow. Com o 2.0 Turbo, ele tem os modos de condução Normal, Sport, Eco, Snow, Mud, Sand, Grass, Gravel e Bumpy Road. Há uma suspensão independente McPherson e suspensão traseira independente multilink, com freio a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira.
De série, a Haval adicionou alguns itens como estacionamento com controle remoto e assistência ao motorista em alta velocidade, Head-Up Display (HUD), câmera de visão de 540 graus ao redor do veículo e carregamento sem fio. Ele ainda possui oito airbag sendo dois frontais e airbags laterais para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros e airbags de cortina, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, controle de estabilidade, ABS antibloqueio, sistema de distribuição de força de frenagem, controle de tração, cintos de segurança com pré-tensionados com força limitada e de três pontos no banco central traseiro.
Há lembrete de cinto de segurança não colocado, sistema automático de assistência à frenagem e outros. A lista também possui aviso de saída de faixa, assistência de manutenção de faixa com centralização da pista, aviso de colisão frontal, assistência de cruzeiro inteligente, reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de velocidade, desbloqueio automaticamente das portas em caso de colisão, sistema secundário de mitigação de colisão, alerta de fadiga e frenagem de emergência em baixa velocidade. A lista possui ainda sensor de estacionamento dianteiro/traseiro, câmera panorâmica de 360 graus ou 540 graus, controle de cruzeiro e sistema de estacionamento automático.
O SUV também possui teto solar panorâmico que pode ser aberto, porta-malas elétrico, sistema de partida sem chave, função de entrada sem chave, volante multifuncional e em couro com paddle-shift no volante, HUD exibe display digital, carregamento sem fio de celular, fixação ISOFIX, quadro de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 12,3 polegadas com sistema de navegação por satélite, Bluetooth, interconexão/mapeamento de telefonia móvel com conectividade Yilian e CarPlay, sistema de controle de reconhecimento de voz, Wi-Fi, internet 5G e atualizações FOTA.
Há entradas USB do tipo C sendo três entradas na primeira fila e duas entradas na segunda fila de bancos, assim como tomada 12V na primeira fila, seis alto-falantes, farol alto e baixo adaptativo, vidros elétricos dianteiros e traseiros com One Touch, espelho retrovisor externo com ajustes elétricos com antirreflexo eletrônico, sensor de chuva e ar-condicionado automático digital com saída de ar na traseira, com filtro de ar-condicionado CN95. Na China, o Big Dog é vendido com preços entre 123.900 até 149.900 yuans, sendo vendido em três versões:
Lá ele oferece garantia de três anos e é vendido com cinco cores de carroceria para escolher: White Dog, Greyhound, Black Dog, Orange Dog e Brown Dog. O exterior laranja está vinculado ao interior preto/laranja exclusivamente, enquanto as demais opções de cores tem interior em preto e o preto/laranja é opcional. Nos primeiros dias de pré-venda na China, ele vendeu mais de 28.000 unidades, sendo que possui uma média anual de 120.000 unidades. Atualmente ele é produzido na fábrica de Tianjin, na China.
Fotos: Haval / divulgação
Comentários
Postar um comentário