Porsche apresenta as primeiras imagens teaser do novo Cayenne, ainda em desenvolvimento
Porsche revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da quarta geração do Cayenne, que contará com opção de motor puramente elétrico
A Porsche apresentou as primeiras imagens teaser do
desenvolvimento da quarta geração do Cayenne, previsto para aparecer nos
próximos anos. O SUV vai se tornar um modelo puramente elétrico e maior que o
Macan. Nas primeiras imagens, o novo Cayenne ainda não mostra muita coisa, mas
certamente terá um design que lembra bastante os últimos lançamentos da marca,
como o Taycan e o próprio Macan de segunda geração. O SUV deve contar com um
design um pouco parecido com o irmão menor, com um caimento mais cupê.
Considerado um dos Porsches mais vendidos do mundo, o
Cayenne vai continuar prezando por sua capacidade de fornecer ampla gama de
qualidades como o desempenho e a excelente oferta de conforto na direção diária
e grande capacidade no off-road. A marca alemã já confirmou que as novas
gerações dos utilitários esportivos vão manter as características dos modelos a
combustão. "O Cayenne sempre definiu o carro esportivo em seu segmento. Em
meados da década, a quarta geração definirá os padrões no segmento como um SUV
elétrico", disse Oliver Blume, CEO da Porsche AG.
“Ao mesmo tempo, na próxima década, nossos clientes ainda
poderão escolher entre uma ampla gama de modelos de combustão e híbridos
potentes e eficientes.", adicionou Blume. Outra informação confirmada pela
marca é que a terceira geração vai continuar em linha com a chegada da quarta
geração, possivelmente recebendo uma nova reestilização nos próximos anos, que
possa fazer o SUV aguentar até meados de 2030. Essas mudanças da terceira
geração, além do design, serão focadas também em tecnologias, motores e na eficiência
dos conjuntos híbridos – a fim de manter o SUV de acordo com regras de emissões
de poluentes.
“Nossa estratégia de produto pode nos permitir entregar mais de 80 por cento de nossos novos carros totalmente eletrificados em 2030 – dependendo da demanda de nossos clientes e do desenvolvimento da eletromobilidade nas regiões do mundo”, diz Blume. Em sua quarta geração, é esperado que o Cayenne passe a usar a nova plataforma modular Premium Platform Electric (PPE), a mesma que é usada hoje pelo novo Macan. Essa plataforma vai permitir que o novo Cayenne tenha um carregamento estável, alta eficiência e um alto nível de conforto e usabilidade diária.
"A flexibilidade da arquitetura PPE nos permite integrar a mais recente tecnologia nas áreas de sistemas de alta tensão, trem de força e chassi. Vamos utilizar o potencial da eletrificação para levar o Cayenne a um nível completamente novo de várias maneiras - por exemplo, no desempenho de direção", disse Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG. O início do desenvolvimento dessa nova geração do Cayenne, com os primeiros testes no campo de provas do Centro de Desenvolvimento em Weissach, os primeiros protótipos camuflados do Cayenne totalmente elétrico já deixaram a fábrica da Porsche.
"Os testes no mundo real começaram, e este é um dos marcos mais importantes do processo de desenvolvimento. Até a data do lançamento, os protótipos terão completado vários milhões de quilômetros de teste em todo o mundo sob condições climáticas e topográficas extremas. Dessa forma, garantimos a durabilidade e a confiabilidade do hardware, do software e de todas as funções do carro de acordo com nossos altos padrões de qualidade", disse Michael Schätzle, Vice-Presidente da Linha de Produtos Cayenne. Vindo com uma arquitetura elétrica de 800V, ele poderá ser carregado em estações de recarga de até 270kW.
Isso significa que o SUV terá capacidade de recuperar a autonomia de 10% a 80% em cerca de 20 minutos ou recuperar 255km de alcance em apenas 10 minutos. O SUV ainda pode ser apresentado com uma bateria de 100kWh, que será capaz de fazer com que ele tenha uma autonomia mínima de 483km. Isso porque a Porsche confirmou que já trabalha em novas baterias prismáticas e modulares, que podem ser menores e trazerem maior densidade. Mecanicamente, o Cayenne EV deve ser apresentado com motor duplo, sendo um motor para cada eixo e desenvolvendo mais que o novo Macan EV deve desenvolver.
Este, terá motor duplo de desenvolverá 611cv e 107,1kgfm, com tração AWD. Este deve ser o motor de entrada do SUV, possivelmente tendo opções mais potentes, possivelmente com até 1.000cv nas versões esportivas. Os testes do utilitário esportivo já começaram na Europa, onde ele começou a ser testado no primeiro trimestre deste ano, ainda com mula de testes. Há rumores que indicam que a nova geração do Cayenne estreie entre 2026 e 2027, podendo até ganhar uma versão a combustão em meados de 2028. A conferir.
Fotos: Porsche / divulgação
Comentários
Postar um comentário