Yuanhang revela seu sedã premium na China, o Y6, que aparece com 680cv de força elétrica

Yuanhang apresenta o seu primeiro sedã na China, o Y6, que estreia como concorrente elétrico e asiático de Mercedes-Benz EQS e BMW i7 



Certamente você não conhece a marca chinesa Yuanhang, mas ela certamente que ser mais conhecida. A empresa novata surgiu na China com foco no mercado premium e quando falamos em mercado premium é atuar em uma faixa de mercado mais alta que de sedãs como Audi A4, BMW Série 3 ou Mercedes-Benz Classe C, como é logo pensado com a tríade alemã. Neste caso, a Yuanhang quer a fatia mais alta, como A8, Série 7 ou i7 e Classe S ou EQS destas marcas. Assim nasce o Y6.

O sedã aparece como um sedã puramente elétrico premium e de luxo, o que o coloca como um concorrente perfeito para BMW i7 e Mercedes-Benz EQS, além de mirar em outros sedãs elétricos desta mesma atuação, inclusive de marcas chinesas. Ao observar o design do Yuanhang Y6, é possível notar que ele possui linhas limpas, com foco em ser mais clássico que esportivo – justamente querendo fisgar o público de sedãs onde os donos andam apenas nos bancos traseiros. Em termos de design, vemos uma dianteira de linhas limpas.

Ele possui faróis retangulares com cantos arredondados com dois projetores em LED e luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’, com faróis com uma máscara mais escurecida. O sedã também possui o logotipo da marca no para-choque e mais abaixo possui uma câmera de visão dianteira e o espaço da placa em sequência. O para-choque traz uma entrada de ar inferior trapezoidal com duas barras horizontais que estão inseridas dentro de um acabamento em preto brilhante que está presente em quase toda a parte inferior do para-choque. As entradas de ar possuem abertura e fechamento ativo.

Nele, ainda é possível notar faróis de neblinas com luzes verticalmente inclinadas em LED e entradas de ar bem nas extremidades deste acabamento. Existe um friso cromado na parte inferior, que percorre quase a mesma largura do acabamento em preto brilhante. Em termos de vincos, até mesmo o capô possui linhas muito limpas. Se percebe apenas um ressalto nas extremidades, criando uma espécie de ombros no sedã que o deixa com um ar mais invocado – se conectando com as linhas laterais dos vidros.



De perfil, se percebe que o Y6 possui linhas classudas que estão de acordo com sua proposta. Há um caimento de teto suave que não interfere no espaço interno e um terceiro volume que fica mais compacto, enquanto o desenho dos vidros acompanha esse mesmo caimento de teto. A parte inferior dos vidros tem uma linha ascendente, com um acabamento cromado no contorno de todos os vidros – que não tem moldura, reforçando um cuidado mais premium ao sedã. Ao contrário da dianteira, a lateral possui mais vincos como um vinco que nasce na porta dianteira e termina apenas na traseira.

A parte inferior das portas também traz um vinco ascendente que termina nas laterais do para-choque traseiro. Por fim, existem vincos nas caixas de rodas que ajudam a alargar os para-lamas do sedã, mas com vincos que olhando são bem sutis. Ele possui portas com maçanetas retráteis (pop-up) e com retrovisores com base nas portas – com repetidores de setas e também com um acabamento em dois tons, com a parte superior em preto brilhante. No para-lama traseiro, o sedã possui um pequeno bocal de recarga das baterias.

Há um friso cromado nas saias laterais e um acabamento em preto brilhante na parte inferior. Por fim, as rodas variam de 19, 20 ou 21 polegadas (com pneus 245/55 R19, 265/45 R20 e 265/40 R21), que variam de acordo com cada versão. Com um coeficiente aerodinâmico de 0,207Cx, o sedã comprova que suas linhas mais fluídas contribuem para ele ter um dos melhores índices aerodinâmicos – essenciais para um elétrico. No teto, ele possui um enorme teto solar panorâmico de 3,2m², que ilumina a cabine do sedã. Por fim, a traseira conta com linhas igualmente limpas e simples, de um certo ponto.

O vidro traseiro inclinado confere um terceiro volume pequeno, que ainda foi desenhado com um pequeno aerofólio desenhado na própria tampa, que nas extremidades se conectam com o desenho das lanternas. Falando nelas, as lanternas possuem um desenho horizontal, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si, tendo toda uma iluminação em LED. A tampa do porta-malas possui o espaço para a placa e acima tem uma régua cromada com o nome da marca escrito em letra cursiva. Assim como na frente, o para-choque também tem linhas simples na traseira.



Nele, a Yuanhang trouxe apenas um vinco que nasce na parte inferior das portas, passa pelas laterais do para-choque traseiro e se conecta com a outra lateral da carroceria. Abaixo deste vinco existe um acabamento em preto brilhante que possui os refletores horizontais, luzes de ré e lanternas de neblina, enquanto mais abaixo há um novo friso cromado que ajuda a sensação de alargar a traseira. Internamente, estamos diante de um sedã de linhas modernas. Ele se destaca por contar com um quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, personalizável.

O volante tem uma base inferior e superior achatada, com um volante de dois raios e com controles touchscreen com um acabamento em preto brilhante. O aro superior possui uma faixa de centralização de volante no aro e a parte inferior possui um acabamento em preto brilhante. O painel chama a atenção por conta de uma enorme central multimídia com uma tela de 17,38 polegadas, vertical, que aglutina uma série de controles que antes teriam botões espalhados pelo painel. A central multimídia possui um software muito moderno, com chip Qualcomm Snapdragon 8155 de terceira geração.

A central também possui conectividade com o quadro de instrumentos chamado de AliOS, além de ter atualizações Over-The-Air (OTA). A central se conecta diretamente com o console central. O console central tem alguns poucos botões físicos como pisca-alerta, modos de condução e volume do sistema de som. A parte inferior da central multimídia possui uma área dedicada ao sistema de ar-condicionado com todas as funções do ar, ou seja, ao menos no Y6 o motorista ou o passageiro não precisa ficar procurando a área do sistema de ar-condicionado.

O console central também possui dois porta-copos e um compartimento de porta-objetos entre os bancos. Voltando ao painel, ele possui um Head-Up Display (AR-HUD) de realidade aumentada de 70 polegadas. O painel possui três andares. O primeiro deles é onde fica o AR-HUD e um alto-falante central ao centro do painel. O segundo andar fica o quadro de instrumentos e a base da central multimídia, enquanto as saídas de ar-condicionado representam esse terceiro andar. As saídas de ar-condicionado têm uma faixa que percorre todo o painel.



Há as tradicionais saídas de ar-condicionado nas extremidades do painel e as saídas de ar centrais são divididas pela tela da central multimídia, todas as saídas com um formato retangular. Há uma faixa cromada que percorre bem ao centro dessa faixa onde as saídas de ar se camuflam. O console central tem dois andares, com uma parte inferior com entradas USB e de tomada 12V. Nos painéis das portas, ele possui um acabamento em preto brilhante e mais abaixo ele apresenta um acabamento estofado. Os apoios de braços também são em couro.

Já os comandos dos vidros têm um acabamento em preto brilhante. Os painéis de porta na traseira possuem um painel touchscreen horizontal com algumas funcionalidades para os bancos, que possuem capacidade de reclinar com muita amplitude, de 145º, além de serem ajustáveis ​​eletricamente e tendo aquecimento, ventilação e massagem do assento – com couro Nappa. O teto solar possui uma capota revestida de prata com escurecimento inteligente tipo cúpula que impede a entrada dos raios solares e o consumidor possui um sedã com sistema de som de 19 até 27 alto-falantes.

Eles estão nos encostos de cabeça do motorista e do passageiro, além de alto-falantes Sky, com amplificador de potência independente. O sedã também possui um sistema de ar-condicionado automático com três zonas de temperatura ar-condicionado. Como é um sedã mais executivo, ele possui bancos traseiros individuais, separados por um console central que pode contar com uma tela tátil com novas configurações – ao mesmo tempo que também possui um banco traseiro tradicional, com três ocupantes. Por fim, a Yuanhang confirma que o sedã possui faixas em LED personalizáveis espalhadas pelo interior que possuem 256 cores personalizáveis.

Desenvolvido a partir de uma moderna plataforma modular Beyond the Horizon of Drive (BHD), desenvolvida junto com a Bosch, o sedã possui uma arquitetura elétrica de 800V. Além disso, a Yuanhang confirma que o sedã estreia uma base modular que pode ser usada por sedãs, stations wagons, utilitários esportivos, minivans e outros, com uma moderna combinação de suspensão, motor e bateria. A carroceria foi projetada para facilmente alcançar notas máximas em crash-tests, com uma plataforma de liga de alumínio de alto desempenho.



De acordo com a Yuanhang, o sedã possui 5,270 metros de comprimento, 3,130 metros entre os eixos, 2,000 metros de largura e 1,500 metro de altura. Mecanicamente, o Y6 será vendido com diferentes opções de motor, todos elétricos síncronos com ímã permanente. O primeiro deles tem um motor no eixo traseiro que desenvolve 340cv de potência com torque de 40,8kgfm, podendo vir com uma bateria de 88,42kWh que oferece uma autonomia de 720km ou uma bateria de 100,0kWh, com uma autonomia de 810km.

Em ambas as configurações, o Y6 acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima de 205km/h. Com tração integral, ele traz um motor elétrico na dianteira que é o mesmo motor da traseira, ou seja, o sedã passa a desenvolver 680cv e 75,9kgfm ou pode contar com 707cv e 86,6kgfm com um Overboost. O sedã possui três opções de bateria com essa mecânica. A primeira delas é uma bateria de 88,42kWh (81,05kWh úteis) que oferece autonomia de 620km, bateria de 100,0kWh (98,0kWh úteis) com autonomia de 720km e uma bateria de 150,0kWh está em desenvolvimento com autonomia de 1.020km.

Com esse conjunto mecânico, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,2 segundos e tem a mesma máxima de 205km/h. Todas as baterias, tanto de tração traseira ou integral, são ternárias de lítio, fornecidas pela Energy Lithium ou Funeng. Todas as baterias podem ser plugadas em estações de recarga rápida, recuperando 300km em apenas 10 minutos ou chegando dos 20% aos 80% da bateria em 24 minutos. O sedã também possui uma suspensão dianteira independe de duplo braço McPherson e uma suspensão traseira independente multilink, com sistema de freio a discos ventilados na dianteira e na traseira, desenvolvidos pela Brembo.

Há ainda os modos de condução que variam de Sport, Eco, Comfort, Snow e Custom. De série, ele será vendido com 10 airbags (dianteiros, laterais dianteiros/traseiros e de cabeça dianteiros/traseiros e de cortina), detecção de pressão dos pneus, freio ABS, distribuição da força de frenagem (EBD/CBC), assistentes de frenagem (EBA/BAS/BA), sistema de controle de tração (ASR/TCS/TRC), controle de estabilidade da carroceria (ESC/ESP/DSC), assistência paralela, sistema de aviso de saída de faixa, sistema de assistência à manutenção de faixa e centralização da pista.



O sedã também possui controle de sinalização de trânsito, sistema de frenagem ativa/segurança ativa, sistema de visão noturna, sensor de fadiga ao dirigir, aviso de abertura da porta lateral (DOW), aviso de colisão frontal e traseira, sensor de estacionamento dianteiro/traseiro, câmera de visão panorâmica de 360º ou 540º, cruzeiro adaptativo em velocidade total, estacionamento automático ou com controle remoto, assistência automática para mudança de faixa e detecção de desligamento do volante.

A lista continua com assistentes de rampa, ajuste da altura da suspensão a ar, teto solar panorâmico segmentado em duas folhas fixas, portas com fechamento por sucção elétrica e sem moldura, porta-malas elétrico, chave física, remota com reconhecimento facial, Bluetooth ou NFC, volante multifuncional com aquecimento e memória, quadro de instrumentos totalmente LCD com tela de 12,3 polegadas, AR-HUD, carregador sem fio do celular e central multimídia com tela de 17,38 polegadas com chip Qualcomm Snapdragon 8155 com navegação Gaode.

A central também permite telefone, ar-condicionado, iluminação e outros equipamento de controle do carro integrados, além de conectividade com internet 5G e atualizações OTA. Para a condução autônoma de Nível 2, além dos itens citados do pacote ADAS, ele pode ser equipado com até 11 câmeras espalhadas pela carroceria, 20 radares ultrassônicos e cinco radares de ondas milimétricas. Ele terá as cores Aurora Blue, Golden Enamel, Graphite Black and White Snow Top. O interior está disponível nas cores Green/Black ou Beige/Black.

Ele possui seis anos de garantia ou 160.000km. Marca do DaYun Group, a Yuanhang começa a vender o Y6 em cinco versões, com quatro opções de acabamento: Intelligent, Premium, Exclusive e Luxury, com preços que vão de 329.800 a 529.800 yuans. A empresa tem sede em Yuncheng, província de Shanxi, de onde o sedã será produzido. 




Fotos: Yuanhang / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citroën deve matar motor 1.6 em favor do 1.0 Turbo 200 para o C3 e ganhar série especial One

BYD prepara o lançamento do Song Pro para o Brasil, que deve acontecer ainda em julho

Honda explica o motivo do nosso Civic Type-R ser menos potente que o global em até 33cv

Suzuki corta os preços do Jimny Sierra em R$ 20.000 com a chegada da linha 2025

Yuanhang apresenta o seu primeiro SUV na China, o H8, que possui um motor de até 707cv

Chevrolet Equinox EV aparece em novo registro de patente no MIIT com as versões 1LT e 3LT

Toyota confirma que desenvolve nova geração do sistema a células de hidrogênio para 2026

Algumas concessionárias da Renault vendem o Megane E-Tech com preço de R$ 199.990

Renault revela teaser do 'Project Aurora', um novo SUV de grande porte para a Coreia do Sul

Kia confirma que carros híbridos plug-in são um 'conceito difícil de vender', durante entrevista