Skoda revela várias imagens teaser do Elroq e confirma várias informações do SUV elétrico
Skoda revela as primeiras imagens teaser do Elroq, que será apresentado ainda neste ano de 2024 na Europa como um SUV compacto elétrico
A Skoda revelou as primeiras (e várias) imagens de patente
do Elroq, seu SUV compacto que ficará posicionado abaixo do Enyaq. Desenvolvido
a partir da inédita filosofia de design chamada de Modern Solid, o SUV compacto
antecipa detalhes da nova plataforma modular MEB-Entry, que estará nos futuros
compactos elétricos das marcas pertencentes ao Volkswagen Group. Previsto para
ser apresentado no outono europeu deste ano (correspondente à nossa primavera),
o Elroq também teve seus primeiros detalhes mecânicos revelados.
“Aumentar nosso portfólio elétrico em vários novos segmentos
atraentes é essencial para nossa estratégia de fornecer aos nossos clientes uma
ampla escolha de novos modelos para escolher e para o sucesso contínuo da Skoda
Auto. O Elroq é um marco em nosso portfólio BEV, o primeiro de uma linha futura
de seis novos modelos totalmente elétricos, após o sucesso do Enyaq e do Enyaq
Coupé. Mesmo o primeiro vislumbre de seu novo e ousado design Modern Solid diz
a você que este carro é algo novo, o equilíbrio perfeito de tamanho, espaço
interno e mobilidade elétrica para a cidade e além. Além disso, o Skoda Elroq é
equipado com tecnologia avançada e sistemas de assistência que sabemos que
nossos clientes valorizam. Estou realmente animado com esta nova adição à nossa
crescente família eletrificada.”, diz Klaus Zellmer, CEO da Skoda.
Em termos de design, o elétrico contará com a inédita filosofia de design chamada de Modern Solid, que vai contar com faróis divididos em dois andares e a substituição do logotipo da marca em favor do nome escrito por extenso. A nova identidade visual quer trazer robustez, funcionalidade e autenticidade, ao mesmo tempo em que transmite uma sensação de segurança e força, olhando para elementos de design típicos da Skoda. Se percebe que ele terá faróis em dois andares com uma parte superior com luzes diurnas (DRL) em LED, de 36 segmentos de luzes individuais, e os faróis principais ficam em posição intermediária.
Os faróis superiores se conectam a uma representação da grade dianteira típica da marca. “O Skoda Elroq está inaugurando uma nova era de design Skoda. Seu visual funcional, minimalista e limpo Modern Solid exala autenticidade e robustez, mantendo assim características de design distintivas da Skoda que são marcas registradas da nossa marca. Ao mesmo tempo, o Modern Solid traz novos e excelentes detalhes visuais, como o Tech Deck Face preto brilhante. Dessa forma, conseguimos estabelecer um novo conceito para a parte frontal, ao mesmo tempo em que fazemos referência às linhas familiares da Skoda. O Tech‑Deck Face será o elemento de design exclusivo da marca no futuro.”, disse Oliver Stefani, Chefe de Design da Skoda.
Os faróis vão contar com um novo design com finas faixas de luzes superiores diurnas e com setas de direção, enquanto os faróis principais terão um desenho mais retangular, com dois projetores em LED Matrix. Esses faróis devem se conectar por meio de vincos no para-choque dianteiro. Os faróis principais também se conectam com entradas de ar verticalmente inclinadas nas extremidades do para-choque dianteiro. Ainda falando da peça, o para-choque contará com uma entrada de ar inferior trapezoidal com pequenas barras horizontais, que tem vincos que se conectam com as entradas de ar verticais das extremidades.
No capô, ele vai trazer o nome da Skoda escrito por extenso, numa área onde ficaria o logotipo da marca. A partir do logotipo, cria-se um par de vincos que marcam o centro do capô, além de outros vincos nas extremidades que se conectam com a coluna A. De perfil, o SUV possui um vinco que nasce a partir dos faróis e que terminam apenas nas lanternas, dando vida a linha de cintura do SUV. Há vincos na parte inferior das portas e no arco das caixas de rodas, que alargam discretamente os para-lamas.
Se percebe que a marca desenhou o SUV com maçanetas convencionais e com retrovisores com base nas portas e repetidores de setas. A marca também destaca o arco da carroceria com a coluna A bem suave, se estendendo até o spoiler traseiro. A Skoda confirma que o SUV possui um coeficiente aerodinâmico de 0,26Cx e ganha rodas com desenho aerodinâmico e otimizadas, que possuem de 19 a 21 polegadas, dependendo da versão. No teto, o Elroq deve trazer um teto solar panorâmico e uma antena estilo barbatana de tubarão. Na traseira, o SUV possui aerofólio com brake-light integrado.
O aerofólio possui um prolongamento para as laterais do vidro, enquanto as lanternas possuem um desenho horizontal e invadem a tampa do porta-malas. As lanternas recebem luzes traseiras com tecnologia 100% em LED e a versão topo de linha oferece indicadores dinâmicos, elementos cristalinos retroiluminados, uma animação ao abrir a porta traseira e uma nova animação Coming/Leaving Home que também envolve os faróis. Internamente, a Skoda confirma que ele terá um quadro de instrumentos com tela de 5 polegadas e um Head-Up Display (HUD) de realidade aumentada.
A central multimídia terá uma tela de 13 polegadas, enquanto os bancos vão contar com estofamentos de materiais sustentáveis, duráveis e práticos. A opção de interior de nível de entrada para o SUV compacto é o Design Selection Studio com tecidos predominantemente cinza escuro. Por exemplo, no Design Selection Loft, estofamento feito de fibra Recytitan em Dark Melange é usado para os painéis das portas, assentos, painel, apoio de braço central e área do joelho. Outra opção de acabamento será o Recytitan consiste em 78% de PET reciclado, por exemplo, de garrafas de bebidas. O restante é obtido de PET novo e fibras recicladas mecanicamente. As fibras não classificadas são processadas sem envolver tratamentos químicos adicionais.
Mecanicamente, a Skoda confirma que o Elroq será desenvolvido a partir da plataforma MEB e com quatro opções de motor: 50, 60, 85 e 85X. Eles variam de uma potência de 170cv a 299cv. A versão 50 possui um motor traseiro único junto de uma bateria de 55kWh. O 60 tem um motor elétrico de 204cv e uma bateria de 63kWh, com máxima de 160km/h para as versões 50 e 60. As versões 85 e 85X são equipadas com uma bateria de 82kWh, sendo a versão 85 com tração traseira e 286cv e a 85X possui tração nas quatro rodas com um motor elétrico que juntos desenvolvem 299cv. Em ambos os casos, a bateria é maior e oferece 560km de autonomia, enquanto tem máxima de 180km/h.
Todas as baterias são de íons de lítio e o Elroq terá uma capacidade de carregamento rápido de até 175kW, recuperando de 10% a 80% entre 25 a 28 minutos. Ele também pode ser plugado e um WallBox de 11kW que recupera a energia da bateria entre 5h30 a 8 horas, dependendo da bateria. O recurso de pré-condicionamento da bateria pré-aquece a bateria em preparação para o carregamento rápido em baixas temperaturas ambientes e, portanto, otimiza a velocidade de carregamento. O processo pode ser iniciado manualmente, pressionando um botão no visor central de infoentretenimento, ou automaticamente no caminho para uma estação de carregamento, com base nos dados de navegação e na temperatura da bateria.
De acordo com a Skoda, o Elroq vai contar com um porta-malas bem grande, com 470 litros de capacidade que pode ser ampliado para 1.580 litros, além de vários porta-objetos no interior que resultam em 48 litros de capacidade. O sistema Simply Clever vai adicionar uma rede de armazenamento prática e opcional para um cabo de carregamento sob a prateleira de encomendas. A prateleira de encomendas em si é ajustável, permitindo o uso inteligente e flexível do espaço de carga. O SUV também possui dois compartimentos de armazenamento adicionais nas laterais do porta-malas. Outro novo recurso é um código QR no porta-malas. Após a digitalização, ele fornece uma visão geral rápida do equipamento e das funções disponíveis no veículo.
O sistema também mostra instruções em vídeo interativas sobre como usar a prateleira de encomendas ou os sistemas de rede, por exemplo. De série, o Elroq será equipado com Travel Assist, Intelligent Park Assist com funções de Estacionamento Remoto e Estacionamento Remoto Treinado, esse último usando um smartphone e o aplicativo MyŠkoda. O elétrico possui até nove airbags, tendo airbags para o motorista e passageiro dianteiro, airbags de cabeça, airbags laterais dianteiros e um airbag central entre os bancos dianteiros já são itens de série. Airbags laterais traseiros estão disponíveis como opcional.
Os consumidores também terão acesso ao app MyŠkoda no smartphone, que combina inúmeras opções e serviços em um único aplicativo. O aplicativo oferece um novo design fácil de usar e direto e agora fornece acesso ao PowerPass para controlar e gerenciar transações de carregamento em redes públicas de carregamento. O aplicativo MyŠkoda também pode ser usado para controlar processos de carregamento em uma WallBox doméstica e para ativar o ar-condicionado do veículo remotamente. Outros serviços específicos para veículos elétricos incluem a integração de paradas de carregamento no planejamento de rotas do sistema de navegação.
As portas do Škoda Elroq elétrico podem ser travadas e destravadas remotamente usando o aplicativo MyŠkoda. O SUV também possui um Skoda Charger WallBox de 11kW que pode ser otimizado para carregamento em casa com seu novo modo de carregamento otimizado para energia solar. De acordo com as primeiras informações, ele será vendido com as versões Connect e Pro. De acordo com a marca tcheca, o Elroq vai se tornar um companheiro ideal para trechos urbanos e rodoviários, para aventuras ao ar livre, sendo uma alternativa elétrica ao Karoq. A marca confirmou que o Elroq ficará posicionado entre o Epiq, um SUV subcompacto elétrico que também está em desenvolvimento, e o Enyaq.
Fotos: Skoda / divulgação
Comentários
Postar um comentário