Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv
Peugeot inicia processo de renovação para voltar a brigar pelo Top 10; novo 2008 é peça fundamental e chega primeiro como BEV e importado, mas sem preço definido
A Peugeot já vinha desenhando um plano de reestruturação em
nosso mercado há tempos. Desde antes do lançamento do novo 208, em 2020, que foi
o primeiro produto da marca francesa a vir com a plataforma modular CMP. No
entanto, a marca sofreu nos últimos anos por ser basicamente uma marca de um
carro só. Se o 208 ia mal nas vendas, a Peugeot consequentemente também ia mal.
Isso aconteceu porque a antiga PSA (antes da união com a FCA, que deu vida à
Stellantis em 2021), decidiu não trazer o novo 2008 ao país.
Isso aconteceu porque a vinda do novo 2008 ficaria inviável,
como informações que surgiram posteriormente. Isso obrigou a operação
brasileira a renovar o velho 2008, lançado aqui em 2015, mais uma vez. No
entanto, com a Stellantis, o novo 2008 voltou ao jogo, primeiro como o importado
e-2008, puramente elétrico, lançado em 2022. Agora, neste ano de 2024, a
Peugeot vai começar a produzir o SUV compacto na Argentina e o melhor: com
versões a combustão, com motor 1.0 Turbo, que chega em meados de agosto.
Ele chegará à linha de produção de El Palomar, na Argentina,
com a mesma reestilização que o 2008 europeu recebeu no ano passado. E ele
também dará um fim ao 2008 de primeira geração. Mas tudo isso deve ser revelado
em breve. Antes disso, o novo 2008 chega como E-2008 (sim, agora com o ‘E’
maiúsculo). O elétrico antecipa o que veremos por aqui, mas com uma versão mais
refinada do que teremos por que este 2008 elétrico vem da Europa. Mesmo assim, a
futura versão a combustão terá o mesmo design externo e interno do europeu.
E não é preciso de muito para notar o que muda nesta reestilização do SUV compacto elétrico. Na dianteira, as mudanças ficam por conta de novo layout dos faróis que receberam três projetores em LED, que garantem iluminação Full-LED, na parte superior, com um acabamento escurecido. Os faróis continuam conectados com a grade dianteira, que possui barras verticais que tem elementos em 3D e com o novo logotipo da Peugeot bem ao centro (vale destacar que o novo 2008 será o primeiro produto da marca a trazê-lo ao nosso mercado).
Nas laterais da grade dianteira, o SUV traz pequenas barras horizontais com um acabamento prateado e em preto brilhante que também se conecta com os faróis. Esse acabamento em preto brilhante também está na grade dianteira. Acima da grade, ele traz o nome 2008 escrito por extenso, ficando entre a grade e o capô. O para-choque dianteiro também recebe mudanças visuais, com uma nova entrada de ar inferior trapezoidal com barras horizontais e com detalhes em preto brilhante. Abaixo da entrada de ar inferior ele ainda possui um friso prateado, que é só interrompido pela parte central da entrada de ar, onde ficam os sensores que auxiliam na condução.
Nas extremidades do para-choque dianteiro, ele recebe a nova interpretação das luzes diurnas (DRL) em LED. Sai os dentes de leão com barra vertical única e entra as garras do leão, com três barras verticais com iluminação diurna. Essa iluminação fica um pouco mais baixa e dentro de um acabamento em preto brilhante que a iluminação anterior. Nas extremidades, esse acabamento ainda possui finas barras verticais prateadas. A parte inferior do para-choque dianteiro tem um acabamento em plástico preto, presente em toda a parte inferior da carroceria, inclusive nas caixas de rodas.
O capô continua o mesmo do modelo anterior, com vincos em ‘U’. De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve de 18 polegadas diamantadas, com pneus 215/55 R18, de cinco raios. Nas laterais também, ele ganha detalhes como a coluna C com o acabamento em preto brilhante com barras horizontais finas e cinzas e uma parte inferior da carroceria com um acabamento em plástico preto nas saias laterais e caixas de rodas, além de um acabamento prateado novo na parte inferior das portas. No para-lama dianteiro, o logotipo maiúsculo do ‘E’ também é novidade.
No teto, ele continua a oferecer teto solar panorâmico, rack de teto em preto brilhante e uma antena de teto estilo barbatana de tubarão. Na traseira, as novidades são mais sutis e ficam por conta das lanternas, que manteve o mesmo formato, mas mudou o layout interno. Elas trazem três seções de barras horizontais duplas, com uma barra inferior para as luzes de seta e de ré. As lanternas continuam se conectando por meio de uma faixa em preto brilhante, que agora traz o nome Peugeot escrito por extenso com uma nova serigrafia.
A tampa do porta-malas mantém o espaço para a placa traseira que agora tem uma barra em preto acima e no lado esquerdo ele traz o novo logotipo do nome E-2008 – e o direito tem a versão que identifica a versão GT. O para-choque traseiro não muda nada em relação ao antecessor. No interior, o novo 2008 apresenta um jogo de sete erros para testar o que muda nessa reestilização. Isso porque ele mantém o quadro de instrumentos i-Cockpit de 10,0 polegadas, com novos grafismos, de tela digital e com opção de ter mostradores 3D. No centro do painel, ele possui a central multimídia com tela de 10,3 polegadas atualizada, Peugeot i-Connect, que traz funcionalidades como o myPeugeot.
Ele traz uma série de funções de faturas de manutenção e enviam detalhes de navegação para o carro a partir de smartphones. Há conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, vindo ainda com equipado com a navegação GPS, além de ter atualizações Over-The-Air (OTA). O SUV ainda traz três novas entradas USB-C, além de entradas USB-A. Outra atualização é no carregador por indução de 15W para smartphones (contra 5W do 2008 anterior). O painel traz controles Widgets ou atalhos, muito fácil de usar e responsivo como um smartphone.
Outra novidade é que o interior recebe uma nova manopla de câmbio, que ganha um novo desenho com a transmissão manual, que ganha em ergonomia. Com câmbio automático, o novo 2008 mantém o seletor e-Toggle com Park, Ré, Neutro, Drive e B Mode, que funciona como um One Pedal. O volante também ganha um novo miolo, com o logotipo atualizado da marca francesa e a base achatada com o logotipo GT. Os bancos e os painéis das portas possuem costuras contrastantes em verde, indicando que estamos diante de um 2008 com pegada ecológica. Falando em bancos, ele tem acabamento em couro Alcântara.
O painel e os painéis das portas possuem uma faixa em LED personalizável em 8 combinações diferentes. Há detalhes cromados aplicados nas maçanetas internas, frisos dos difusores de ar-condicionado e painel, enquanto os pedais são esportivos, em alumínio, assim como a soleira com o nome Peugeot. Há tapetes bordados com o logotipo GT neles. De série, uma das principais novidades é o Visio Park 360° que adiciona câmeras dianteira e traseira. Com as imagens captadas em alta definição e transmitidas diretamente na tela da central multimídia, o sistema proporciona uma visão geral do entorno do veículo.
Ele oferece uma ajuda muito precisa para as manobras e estacionamento do veículo. Desenvolvido sobre a mesma plataforma modular e-CMP, o novo E-2008 possui 4,304 metros de comprimento, 2,605 metros entre os eixos, 1,815 metro de largura e 1,550 metro de altura. O SUV tem porta-malas com 434 litros e um peso de 1.623kg. O SUV é equipado com um motor elétrico mais potente, que passa a desenvolver 158cv e 26,5kgfm (ante os 136cv e 26,5kgfm do anterior), de tração dianteira. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 150km/h.
Ele é equipado com uma nova bateria também, de íons de lítio de 54kWh que substitui a bateria anterior, de 50kWh. Agora ele oferece uma autonomia de 406km no ciclo WLTP ou 261km no ciclo PBEV do InMetro. A nova bateria possui 18 módulos, cada módulo com 12 células, com total de 216 células. A bateria, fornecida pela CATL, combina com a arquitetura elétrica de 400V e possui resfriamento de água etileno-glicol. O SUV possui três modos de condução: Normal, Eco e Sport. A suspensão é do tipo McPherson e a traseira é eixo de torção, com freios a disco ventilados na dianteira e a disco sólido na traseira.
A bateria pode ser recarregada com um carregador do Tipo 2 para a corrente alternada (AC) com WallBox de 11kW, que substituiu o WallBox de 7,4kW do modelo anterior. Para recarga em estações rápidas, de corrente contínua (DC), ele continua suportando recargas de até 100kW – recuperando até 80% em 30 minutos. Aqui, a Peugeot confirmou que ele será vendido com seis opções de cores para a carroceria: Preto Perla Nera (metálica), Cinza Selenium (metálica), Cinza Artense (metálica), Branco Okenite (perolizada), Azul Vertigo (metálica) e Vermelho Elixir (metálica).
A marca oferece uma garantia de três anos para o SUV e a bateria possui uma garantia de oito anos ou 160.000km, o que ocorrer primeiro. Desde a chegada dos e-208, e-Expert e e-2008, a Peugeot vem trabalhando com sua rede de e-Centers, uma rede de concessionárias estruturada para a apresentação, comercialização e reparos de veículos elétricos; pós-Vendas e Call Center qualificados para garantir excelência na oferta de serviços e de atendimento ao cliente e; uma seleção de parceiros homologados e certificados para auxiliar nas demandas que vão além do produto em si, a fim de oferecer a melhor experiência ao consumidor. Preços ainda não foram definidos e só vão ser revelados junto com as versões a combustão.
E-2008 GT
De série, o SUV compacto possui faróis dianteiros com
tecnologia Full LED, luzes DRL em formato de ‘Garras de Leão’ em LED, faixa em
preto brilhante interligada pelas lanternas traseiras com lettering Peugeot, lanternas
traseiras 3D em LED com formato de ‘Garra de Leão’, luzes indicadoras de
direção nos retrovisores, rodas de liga-leve diamantadas de 18 polegadas Evissa
Dark, grade dianteira na cor do veículo (Body Color), capa do retrovisor em preto
brilhante, maçanetas externas na cor do veículo, teto bitom, barras de teto e antena
de teto Shark. A lista cresce com quadro de instrumentos i-Cockpit em posição
elevada com tela de 10,0 polegadas 3D, painel com revestimento Soft Carbon, volante
Sport Drive revestido em couro e multifuncional com regulagem de altura e
profundidade, costuras verdes contrastantes, bancos em Alcantara com design
esportivo premium, Ambient Lights em LED personalizável, bancos traseiros
bipartidos (60/40) rebatíveis, maçanetas internas com acabamento cromado, friso
cromado nos difusores de ar e painel, costura verde nos detalhes internos e
painel de porta, soleira Peugeot em alumínio, interior Dark Interior, tapetes
GT bordados e pedais esportivos em alumínio. A segurança fica por conta dos seis
airbags (2 airbags dianteiros, 2 airbags laterais e 2 airbags de cortina), freios
com ABS e REF (distribuição eletrônica de frenagem), cintos de segurança
traseiros de três pontos para todos os passageiros, apoios de cabeça traseiros
com regulagem de altura, travamento automático das portas e do porta-malas em
velocidade a partir de 10km/h, limpador e desembaçador do para-brisas traseiro,
alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança do motorista e passageiro,
alerta sonoro de portas abertas com o carro em movimento, retrovisor externo
com desembaçador (por temperatura), retrovisor interno eletrocrômico, ISOFIX, Electric
Parking Brake (freio de mão com acionamento elétrico), kit de reparação dos
pneus e o Peugeot Driver Assist. Este pacote adiciona alerta de ponto cego, alerta
de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento
automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, piloto automático
inteligente (ACC) e alerta e correção de permanência em faixa. A lista aumenta
com acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva), sensores
de estacionamento dianteiros e traseiros, Visiopark 360º (com câmera 360º), chave
Keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas, função
'Follow me Home' e Lead me to the Car (faróis acesos por tempo determinado), fechamento
automático dos vidros pela trava elétrica, alarme volumétrico e perimétrico, central
multimídia Peugeot i-Connect de 10,3 polegadas integrada ao painel com espelhamento
sem fio com Apple CarPlay e Google Android Auto, com reconhecimento de voz no
volante, 6 alto-falantes (4 alto falantes + 2 Tweeters), quatro entradas USB
(3C + 1A), navegação GPS na central multimídia ou integrada ao cluster digital
3D, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital com função automática, direção
elétrica com assistência variável, console de teto com luz de leitura, vidros
elétricos nas portas dianteiras e traseiras, com comandos nas portas e antiesmagamento,
retrovisores externos com comandos elétricos e rebatimento eletrônico e destravamento
interno para carregamento. Ele também traz travas elétricas nas portas e
porta-malas com comandos na chave e no painel, apoia braço com porta-objetos
central, banco do motorista com regulagem elétrica, porta-objetos nas portas
dianteiras, espelho no para-sol para motorista e passageiro, Hill Assist (sistema
de auxílio de partida em subidas), banco traseiro rebatível (60/40), console de
teto com luz de leitura em LED (dianteira e traseira) e bancos dianteiros
(motorista e passageiro) com aquecimento individual.
- Peugeot E-2008 GT – R$ 250.000*
*estimado
Fotos: Peugeot / divulgação
Comentários
Postar um comentário