JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil
Quieta em termos de novidades, JAC prepara um ano de 2024 com novidades e picape Hunter T9 é a primeira aposta como picape média diesel e elétrica
Faz algum tempo que a JAC se mantém quieta em nosso mercado,
sem muitas novidades. Mas este ano de 2024 deve ser frutífero para a marca em
termos de lançamentos com a chegada de três novidades. Uma delas será a chegada
de uma nova picape média, que vai substituir a iEV330P. Chamada de Hunter ou T9
dependendo do mercado, a novidade estreia com um design mais refinado e um
interior completamente revisto, com uma opção de motor a combustão, diesel, e
outra puramente elétrica.
Essa deve seguir o mesmo legado da iEV330P, que vai abrir
caminho para a novidade. A Hunter já está em nosso mercado desde o ano passado,
quando a chinesa começou os testes com a picape e não se importou em escondê-la
com camuflagens. Há exato um ano, a picape era flagrada pela primeira vez em
uma concessionária e também rodando pelas ruas do país. Essa será a primeira
novidade da JAC a voltar a ter uma opção de motor a combustão na linha, depois
da reviravolta que a empresa fez em nosso mercado ao se tornar 100% elétrica.
Lançada em 2020 na China, a Hunter/T9 estreia em nosso
mercado com um motor 2.0 Turbo Diesel que desenvolve 150cv e 36,7kgfm ou 170cv
e 41,8kgfm, além de um motor 2.4 Turbo a gasolina de 210cv e 32,6kgfm. O motor
a gasolina está atrelado a um câmbio manual de 6 marchas e o motor diesel
possui opção de câmbio manual de 6 marchas ou automática de 8 marchas (da alemã
ZF), com tração 4x2 ou 4x4. A proposta da JAC em nosso mercado é finalmente
entrar no segmento com uma picape média que possa ser adquirida por pessoas
físicas e jurídicas, uma vez que hoje a iEV330P é destinada para atender
consumidores jurídicos.
A picape possui 5,330 metros de comprimento, 3,110 metros entre os eixos, 1,965 metro de largura e 1,920 metro de altura, com capacidade de carga na caçamba de 1.000kg, que a permite por em pé de igualdade com as principais picapes médias do mercado. Na China, ela ainda oferece uma versão alongada com 5,620 metros de comprimento e 3,400 metros entre os eixos. Ela possui uma caçamba de 1,81 metro de comprimento, 1,590 metro de largura e altura de 47 centímetro. Essa versão longa, no entanto, não deve ser oferecida em nosso mercado. O que está confirmado é o lançamento da versão tradicional.
Essa foi confirmada por Sergio Habib, Presidente da JAC e da SHC, em entrevista ao canal A Roda. “Nós vamos lançar uma picape elétrica e, agora, [também] vamos lançar uma picape a diesel”, disse o executivo, sem definir quando a picape será lançada. “Eu fui obrigado [a lançar uma picape a diesel]. Não queria lançar. Estamos nomeando pessoal no interior e o que você vê é o seguinte: uma das forças da Toyota é que quem compra picape precisa de um produto resistente e precisa de rede”, adicionou Habib.
“Essa picape diesel é a maior do mercado. Vai ter uma excelente garantia e tem a maior capacidade de carga, 1.400kg”, adicionou Habib – podendo ter confirmado a vinda da versão alongada da picape. Aqui, a picape chega com motor 2.0 Turbo Diesel de 170cv e 41,8kgfm, com câmbio automático de 8 marchas e a tração 4x4. De acordo com informações do Autos Segredos, a Hunter será vendida com duas versões equipadas com motor diesel e uma versão da elétrica, que em breve surge na China – e chega aqui em um segundo momento. Visualmente, a picape possui uma cara agressiva.
A imponente dianteira conta com faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com luzes diurnas (DRL) em LED e repetidores de setas, conectados por um acabamento em preto plástico no entorno e que conecta com a grade dianteira e a parte inferior do para-choque. A grade dianteira é ampla com seis barras verticais duplas cromadas e o logotipo da JAC, ao centro e na parte superior. A grade possui o acabamento em plástico preto no entorno. As extremidades do para-choque dianteiro têm faróis principais conectados com os faróis de neblina por um acabamento em preto brilhante.
A parte inferior do para-choque possui espaço para a placa. O capô da picape possui vincos que nascem a partir da grade dianteira e na parte superior dos faróis superiores. O vinco que nasce a partir da grade termina na coluna A da picape e o vinco que nasce acima dos faróis termina ainda no para-lama dianteiro. De perfil, a Hunter possui um vinco que nasce no para-lama dianteiro, abaixo de um acabamento cromado e em preto brilhante próximo da porta dianteira. Esse vinco define a linha de cintura da picape e invade as laterais da caçamba.
Esse vinco se conecta com a parte inferior da carroceria nas laterais da caçamba e se conectam com o vinco na parte inferior das portas. A picape possui base dos retrovisores na coluna das portas, com repetidores de setas integrados. As maçanetas são convencionais e as caixas de rodas são alargadas por um acabamento em plástico preto. As rodas são de liga leve de 18 polegadas e existe estribos de série na picape, assim como santoantônio. No teto, a picape possui um rack de teto funcional prateado e uma antena estilo barbatana de tubarão.
Na traseira, a picape possui lanternas verticalmente retangulares, com iluminação em LED. A tampa do porta-malas possui o nome JAC em baixo relevo e dois vincos que se conectam com o desenho das lanternas, sendo um na parte superior e outro na inferior. A parte superior possui uma maçaneta em preto brilhante e o para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto com espaço da placa ao centro e nas extremidades possui refletores, lanternas de neblina e luzes de ré. Por dentro, a picape abusa das linhas mais retilíneas que reforçam seu lado mais robusto.
O painel possui um quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas, configurável, com um volante de dois raios de base inferior achatada e controles multifuncionais. A picape possui volante com acabamento em couro e prateado, com o aro superior com uma faixa vertical de centralização do volante. O painel possui uma central multimídia de tela vertical com tela de 10,4 polegadas e duas saídas de ar-condicionado verticais nas laterais da tela e com um acabamento prateado no entorno. Abaixo da central existem alguns controles por botões. Nas extremidades, as saídas de ar-condicionado são mais quadradas.
O console central é alto e largo, com alguns controles para a tração da picape, além do câmbio automático compacto e o seletor dos modos de condução e freios de estacionamento eletrônico. O console possui carregador de smartphones por indução, dois porta-copos e um acabamento prateado do console, além de entradas USB e tomada 12V. Os painéis das portas possuem um acabamento macio nas portas com inserção de couro, como é possível ver nas imagens da picape no exterior. Os bancos também são em couro, assim como uma faixa no painel, no console central e no encosto dos braços das portas.
A picape contará com uma farta e extensa lista de equipamentos de segurança (como sete airbags, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego traseiro cruzado, alerta de ponto cego, assistente de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de pressão dos pneus, câmera de 360° e outros), que aliado a um potencial bom custo/benefício pode atrair consumidores. A versão elétrica, ainda em testes na China, será mais eficiente que a iEV330P vendida hoje para pessoas jurídicas no país. Esta usa um motor elétrico na traseira de 150cv de potência com torque de 33,7kgfm. Equipada com bateria de 67,2kWh, ela possui uma autonomia de 320km e a velocidade máxima de 97km/h. Mais detalhes devem ser revelados em breve. As versões a diesel devem ter preços de até R$ 270.000, segundo estimativas. Confira abaixo os flagrantes da picape nos últimos meses.
Flagras
Fotos: JAC / divulgação
Comentários
Postar um comentário