Citroën deve matar motor 1.6 em favor do 1.0 Turbo 200 para o C3 e ganhar série especial One

Citroën deve promover mudanças no catálogo de motores do C3 com o fim de linha do motor 1.6 16v e a estreia do motor T200 para o hatch compacto



A Citroën trabalha para abandonar de vez o motor 1.6 16v EC5 Flex, que deve continuar em linha apenas com o C4 Cactus. A nova linha de compactos da marca francesa, que estreou com o novo C3 em 2022, vai passar a ter motores apenas turbinados como é o caso do T200, que é a única opção de motor para a C3 AirCross, segundo produto dessa nova família a estrear aqui, no ano passado. E é justamente esse novo motor 1.0 Turbo 200 que estará no catálogo do hatch compacto.

Previsto para estrear nas próximas semanas, o C3 T200 enterrará de vez o motor 1.6 que é um velho conhecido na marca e vai continuar em linha para mercados de exportação, apenas. A atualização do C3 com esse motor turbinado fará com que o C3 tenha um dos melhores desempenhos do seu segmento, por conta do seu baixo peso. Com isso, ele será equipado com o mesmo conjunto que estreou com o Pulse em 2021, o 1.0 12v T200 Firefly Turbo Flex desenvolve 130/125cv de potência (etanol/gasolina), com torque de 20,4kgfm com ambos os combustíveis, aliado a um câmbio automático CVT que simula 7 marchas, como antecipou o Auto Papo em fevereiro deste ano.

A transmissão traz três modos de condução, que gerencia entre modo Automático, que se ajuste conforme o modo de condução do motorista, e alia performance sem comprometer a eficiência e conforto; o modo Manual é voltado para quem gosta de estar sempre no controle e permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou nas borboletas atrás do volante e; o Sport, que é acionado ao toque de um botão, alterando o mapa de trocas para entregar ainda mais performance. Os testes do hatch com essa nova mecânica começaram no início deste ano (veja aqui).



É esperado também que o C3 ganhe novidades que são algumas reclamações que o hatch recebeu. As novidades vão ficar por conta de um quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas que estreou com a C3 AirCross e chegará também ao C3. Outra novidade será a estreia da série especial One Edition, que aparece junto com o novo motor. Cotada desde o ano passado pelo site Autos Segredos, ela vai trazer novidades como adesivos e novas rodas de liga leve e pintura bitom da carroceria.

Por dentro, as novidades serão novos revestimentos dos bancos. De série, o site antecipa que a Citroën vai oferecer vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, alarme, rodas de liga leve, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, ar-condicionado e direção elétrica. Essa série especial deve ter opções de motor 1.0 6v Firefly Flex e o 1.0 12v Turbo 200 Flex CVT, de acordo com o Autos Segredos mais recentemente. A chegada desse motor turbinado vem para atender as regras do Proconve L8, que entram em rigor a partir de 2025, onde o 1.6 não estará mais enquadrado como regular.

A nova opção de motor ganhará mais uma versão topo de linha, chamada de You. Ele terá novidades em termos de acabamento e diferenciais em relação à atual versão topo de linha, Feel Pack. Além do novo motor, a Stellantis também vai trazer mais ajustes ao hatch, como melhorias na suspensão antecipadas pela Quatro Rodas – e mais atualizações no acabamento interno. Hoje, o catálogo do C3 perdeu a versão de entrada Live 1.0 e começa direto com a versão Live Plus 1.0, Live Pack 1.0, Feel 1.0, Live Pack 1.6 AT e Feel Pack 1.6 AT. O Autos Segredos confirmou que essas novidades estreiam ainda neste mês, nas próximas semanas.



Fotos: Citroën / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD prepara o lançamento do Song Pro para o Brasil, que deve acontecer ainda em julho

Honda explica o motivo do nosso Civic Type-R ser menos potente que o global em até 33cv

Suzuki corta os preços do Jimny Sierra em R$ 20.000 com a chegada da linha 2025

Yuanhang apresenta o seu primeiro SUV na China, o H8, que possui um motor de até 707cv

Chevrolet Equinox EV aparece em novo registro de patente no MIIT com as versões 1LT e 3LT

Toyota confirma que desenvolve nova geração do sistema a células de hidrogênio para 2026

Algumas concessionárias da Renault vendem o Megane E-Tech com preço de R$ 199.990

Renault revela teaser do 'Project Aurora', um novo SUV de grande porte para a Coreia do Sul

Kia confirma que carros híbridos plug-in são um 'conceito difícil de vender', durante entrevista