BYD registra imagens de patente do Qin L, um novo sedã médio-grande com motor PHEV

BYD registra imagens de patente do Qin L na China, um novo sedã de grande porte que terá motor híbrido plug-in (PHEV) DM-i de quinta geração



A BYD registrou as primeiras imagens de patente do Qin L no Patentes: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o MIIT. O novo sedã da marca chinesa será apresentado ainda neste ano de 2024 e marcará a estreia do sistema híbrido plug-in (PHEV), chamado de DM-i, de quinta geração. O sedã não terá um parentesco com o Qin, que é um sedã médio. Justamente por isso, a BYD o batizou de Qin L, sendo um sedã de grande porte quase similar a um Honda Accord ou Toyota Camry.

De acordo com as primeiras imagens, o Qin L faróis afilados e horizontais, com uma iluminação diurna (DRL) em LED e com dois projetores em LED, que garantem uma iluminação Full-LED. Os faróis são conectados diretamente com a grade dianteira, que traz a insígnia da dinastia Qin ao centro. Ainda falando dos faróis, as luzes DRL se conectam entre si por uma barra em LED que fica entre a barra prateada e a entrada de ar principal. Ele possui um para-choque dianteiro com uma grade hexagonal com pequenas barras horizontais cromadas e um espaço para a placa, ao centro.

A parte superior dessa grade possui um vinco que se conecta com as extremidades, onde tem uma entrada de ar verticalmente inclinada – que também possui um vinco na parte inferior que chega na entrada de ar inferior. Posicionada na parte inferior do para-choque dianteiro, a entrada de ar trapezoidal é fina, tendo ainda a companhia de um friso cromado logo abaixo. Quase toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante. Só não chega a sua totalidade por conta dos arcos das caixas de rodas no para-lamas sem o acabamento.



O capô possui um desenho com muitos vincos. São dois deles centrais, que partem da insígnia da dinastia Qin e outros dois pares mais nas extremidades, que se conectam com a coluna – e que conferem ao desenho linhas mais esportivas. De perfil, o Qin L lembra um pouco do Qin, justamente pelo desenho dos vidros laterais. Todo o contorno dos vidros tem um acabamento cromado, inclusive com uma janela vigia. O sedã tem retrovisores com base na coluna das portas, com repetidores de setas integrados.

A partir dos faróis, ele possui um vinco decrescente que nasce e define a linha de cintura do sedã, terminando ainda na porta traseira. Em contrapartida, outro vinco, logo acima, começa na parte traseira, nasce e termina nas lanternas. Ele também possui um terceiro vinco profundo na parte inferior das portas, além de vincos nas caixas de rodas que alargam os para-lamas. O sedã possui portas com maçanetas convencionais, enquanto as rodas são de 16, 17 ou 18 polegadas, com pneus 225/60 R16, 225/55 R17 ou 225/50 R18.

As rodas do modelo registrado no MIIT têm um desenho raiado e parecem ser diamantadas, com detalhes em preto brilhante. Há bocal nos dois para-lamas traseiros, sendo um para combustível e outro para a bateria. Já no teto, o sedã possui teto solar panorâmico como destaque. Na traseira, o Qin L possui lanternas horizontais, que invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si por meio de uma barra iluminada. As lanternas iluminadas em LED têm três seções de iluminação.



A tampa do porta-malas parece formar um aerofólio na própria tampa e tem vincos que cortam a traseira do sedã. A tampa possui o logotipo da marca, prateado, enquanto ela possui um vinco horizontal na parte inferior das lanternas, além de oferecer uma boa abertura. O para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto na parte inferior, com espaço para a placa e com refletores e luzes de ré horizontais nas extremidades. Há um acabamento prateado em ‘U’ invertido onde ficam uma espécie de difusor de ar com aletas verticais que ajudam na aerodinâmica inferior da carroceria.

Nas extremidades laterais do para-choque, existem vincos em ‘L’ que invadem um porta-malas. Desenvolvido a partir da plataforma modular e-platoform3.0, o sedã possui 4,830 metros de comprimento, 2,790 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,495 metro de altura. O MIIT ainda confirma que o sedã possui um ângulo de ataque de 13º e um de saída de 14º. O peso varia de 1.660kg a 1.800kg, dependendo da versão – e da bateria. O Qin L deve ser equipado com a nova geração dos motores DM-i, híbrido plug-in (PHEV), formado pelo motor 1.5 16v a gasolina de 100cv junto de um motor elétrico de 163cv.

Ele está equipado com uma bateria de 10,08kWh que oferece autonomia de 60km. Uma versão mais potente usa o mesmo motor 1.5 junto de um motor elétrico mais potente, de 218cv. Nesse caso, a bateria é maior, de 15,87kWh, que oferece autonomia elétrica de 90km. Em ambos os casos, a velocidade máxima é de 180km/h e a bateria é de ferro de lítio fosfato (LFP). 



Patentes: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China – MIIT / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitsubishi revela teaser da reestilização do Outlander, que estreia neste semestre

Volkswagen registra o batismo Udara, que pode ser usado pela futura picape nacional

Geely e Geometry revelam as primeiras imagens teaser do Xingyuan, novo compacto elétrico

Fiat antecipa Giga Panda (ou Multipla) e a nova geração do Fastback para a Europa, em teaser

Dodge revela teaser da nova geração do Attitude no México, elevado a sedã médio

Nissan revela primeiro teaser da nova geração do Patrol, que estreia no dia 4 de setembro

Cadillac XT5 de segunda geração é antecipado em primeiras imagens de patente na China

Chevrolet lança no Brasil o novo Blazer EV, que volta ao país 100% elétrico e entregando 347cv

Ford revela teaser da Ranger Black no Brasil, que retorna em breve com base na XLS

Mercedes-Benz lança novas versões de EQE, EQE SUV e EQS SUV com preços mais competitivos