BYD lança oficialmente o King no Brasil com motor híbrido plug-in por R$ 175.800

BYD lança no Brasil o seu primeiro sedã híbrido em nosso mercado, o King, que estreia com duas opções de motor plug-in e parte de R$ 175.800



A BYD apresentou o seu primeiro sedã médio no Brasil com mudanças nos planos iniciais em relação a um sedã híbrido. De acordo com o planejamento inicial, a marca apostaria no Qin como seu sedã médio, mas o Destroyer 05 é um produto bem mais moderno. “Destroyer 05?”, você me perguntaria. Sim, esse é o batismo do King, sedã que acaba de chegar ao Brasil, lá na China. O batismo King deve ser o nome global do sedã e começou a ser usado inicialmente assim aqui na América do Sul.

Em termos de design, o King não muda nada em relação ao Destroyer 05, a não ser pelo batismo. Os faróis são horizontais e finos, com uma luz diurna (DRL) em LED em ‘L’, com dois projetores em LED. A parte superior dos faróis contam com um acabamento prateado na parte superior, presente também na grade dianteira que une os dois faróis – que possuem um pequeno prolongamento para as laterais. A parte superior da grade possui um acabamento em preto brilhante com o logotipo da BYD em destaque. A grade principal fica logo abaixo, com um desenho retangular que possui cinco barras horizontais que nas extremidades possui outras cinco barras horizontais menores.

Entre essas barras menores, o King possui dez pequenas barras horizontais que são divididas em dois verticalmente. Na frente da grade ele possui o espaço para a placa, na parte inferior. Nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, ele possui (falsas) entradas de ar verticalmente inclinadas com um acabamento em preto brilhante e com vincos em ‘C’ no entorno dessa entrada de ar. A parte inferior da grade dianteira possui uma entrada de ar trapezoidal fina que é conectada com um acabamento em preto brilhante na parte inferior – com um friso cromado. No capô, o sedã possui linhas mais vincadas.

É possível perceber que o sedã possui dois vincos mais centrais que partem do logotipo da marca, além de vincos que estão mais nas extremidades, que nascem a partir da parte superior dos faróis. De perfil, o King possui um desenho que conta com uma carroceria de três volumes bem definidos, com um vinco que nasce a partir das laterais do capô e dá vida à linha de cintura do sedã, que cresce ascendentemente a partir da porta traseira até chegar na traseira. Há um vinco na parte inferior e nas laterais do para-choque dianteiro.



Ele passa pelas portas que também cresce ascendentemente e se conecta com os arcos das caixas de rodas. Os vidros laterais possuem um desenho que acompanha o arco da carroceria, tendo um acabamento cromado no contorno, que é um pouco mais grosso nas janelas vigia. O King tem retrovisores com repetidores de setas e com base nas portas, além de maçanetas convencionais nas portas e dois bocais, sendo um da gasolina e outro para recarga das baterias. Por fim, as rodas são de liga leve e tem 17 polegadas com cinco raios, calçadas com pneus 215/55 R17. O teto do sedã tem um desenho limpo.

Chegando na traseira, as linhas tem um desenho que conversa com os atuais produtos da BYD, com lanternas que são horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si por meio de uma barra em LED. A lanternas possui uma iluminação toda em LED, com uma barra que corta toda a traseira e quatro pares de barras horizontais abaixo. Acima da barra que une as lanternas está o logotipo da BYD e acima a tampa do porta-malas possui um desenho que parece formar um aerofólio que se conecta com o vinco da linha de cintura das laterais.

Abaixo das lanternas existe um vinco horizontal e outro vinco também horizontal fica na parte inferior da tampa. Esse vinco se conecta com o para-choque e se conecta com um friso em ‘C’ que está nas extremidades, onde existe falsas saídas de ar. Há um vinco horizontal que se conecta com os vincos das caixas de rodas traseiras. A parte inferior possui um acabamento em preto brilhante para onde fica o espaço da placa e nas extremidades ele possui refletores e luzes de ré. Abaixo, existe um friso cromado em toda a parte inferior do para-choque e mais abaixo tem um acabamento em preto brilhante.



O painel possui um desenho que também lembra os últimos lançamentos da marca. O volante tem a base inferior achatada, com três raios e controles multifuncionais. Com o logotipo da BYD ao centro, ele traz acabamento prateado no contorno dos controles multifuncionais. O painel possui quadro de instrumentos com tela digital de 8,8 polegadas LCD e uma central multimídia com tela de 12,8 polegadas que é giratória assim como todos os veículos da marca. A central possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, conexão com internet, além de vir com atualizações Over-The-Air (OTA).

O painel possui uma faixa que percorre todo o painel e conecta as duas saídas de ar-condicionado das extremidades do painel, com um desenho retangular e um acabamento prateado – esse acabamento possui um friso prateado que percorre todo o painel e corta as saídas de ar. Abaixo da central multimídia, ele possui duas saídas de ar centrais e mais abaixo está o console central. Nele, o King possui um carregador de smartphone por indução, dois porta-copos e logo em seguida possui um câmbio automático por seletor, botão Start/Stop e mais alguns controles por botão.

Neste espaço ele possui botão de pisca-alerta, além dos modos de condução EV e HEV, além do freio de estacionamento eletrônico e outros. De dois andares, o console central ainda possui uma parte inferior onde ele possui espaço para smartphones ou objetos e carregadores com entradas USB, com duas portas na dianteira e duas portas na traseira. O console central ainda traz saídas de ar-condicionado para os ocupantes dos bancos traseiros. Os painéis das portas do King possuem um acabamento com maçaneta estilo barbatana e conta com uma faixa de acabamento prateado.



Há controle dos vidros, das portas e dos retrovisores elétricos no encosto dos braços. O sedã também possui banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições, e no caso da versão topo de linha, ele tem banco do passageiro que pode ser ajustado em até quatro posições. De acordo com a BYD, o sedã é desenvolvido a partir da plataforma modular e-platform3.0 e possui 4,780 metros de comprimento, 2,718 metros entre os eixos, 1,837 metro de largura e 1,495 metro de altura. O sedã médio possui porta-malas de 450 litros de capacidade, 48 litros no tanque de combustível e 12,0 centímetros de altura em relação ao solo.

“Desembarcado recentemente do EXPLORER NO. 1 BYD no Porto de Suape (PE), o BYD King chega com grande entusiasmo da mídia especializada, gerando expectativa e curiosidade sobre o modelo que tem grande potencial de desbancar o modelo líder em vendas há anos. Trazemos um novo conceito que irá revolucionar o segmento dos sedãs, um dos mais importantes do mercado, que perdeu espaço nos últimos anos. Queremos que os brasileiros embarquem no BYD King, onde o futuro da mobilidade converge com a elegância e a sustentabilidade, e cada jornada se torna um exemplo do estilo de vida moderno”, destaca Tyler Li, Presidente da BYD Brasil.

Mecanicamente, o King é equipado com o motor 1.5 16v que desenvolve 110cv e 13,7kgfm, junto de um motor elétrico. Eles variam de acordo com cada versão, assim como a bateria muda junto. O King será vendido com as versões GL e GS. A GL alia o motor 1.5 16v a combustão com o motor elétrico de 179cv e 32,2kgfm, que juntos desenvolvem 209cv de potência. Ele possui uma transmissão automática CVT, mas que dispensa polias e correia. Essa transmissão possui uma espécie de planetária com duas grandes engrenagens que administram a potência combinada dos motores.



Essa versão GL é equipada com uma bateria Blade de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 8,3kWh que oferece uma autonomia elétrica de 55km, de acordo com o ciclo NEDC. Essa bateria permite ser carregada por meio de um WallBox de 3,3kW. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 7,9 segundos e tem velocidade máxima de 185km/h. Já a versão GS, topo de linha, alia o mesmo motor 1.5 16v de 110cv junto de um motor elétrico mais potente, de 197cv e 33,1kgfm que juntos possuem uma potência combinada de 235cv. Junto a este motor, está a mesma transmissão CVT e uma bateria LFP de 18,3kWh que oferece 120km de autonomia, no ciclo NEDC – ou 80km no PBEV do InMetro.

Essa bateria é recarregada por um WallBox de 6,6kW, que possui função Vehicle-to-Load (V2L), que permite alimentar com energia objetos externos por meio de um cabo específico. Com esse motor elétrico mais potente, o sedã conta com um desempenho mais animador, marcado por uma aceleração de 0 a 100km/h em 7,3 segundos e uma máxima de iguais 185km/h. O sistema DM-i prioriza a energia elétrica com dependência mínima de combustível. A integração da bateria Blade de 18,3kWh do GS permite um consumo de combustível de 25,6km/l, e um alcance total, com tanque cheio e carga completa, de até 1.200km de autonomia híbrida.

Ainda falando sobre a mecânica, o King possui uma suspensão dianteira McPherson e uma suspensão traseira por barra de torção. Há freios a disco ventilados na dianteira e freios a disco na traseira, sólidos. De acordo com a BYD, o sedã será vendido com seis anos de garantia sem limite de quilometragem para o sistema elétrico, baixa tensão e chassi. Já a bateria Blade possui uma garantia de oito anos, também sem limite de quilometragem. O King será vendido com três opções de cores, como o Branco, Cinza ou Preto, enquanto o interior possui sempre a mesma combinação Cinza e Preto. O sedã já está disponível nas 100 concessionárias da marca. 



King GL

De série, ele será vendido com antena impressa no vidro traseiro, faróis dianteiros de LED, faróis de neblina traseiros, ajuste manual da altura do farol, faróis automáticos (acendimento automático), função Follow Me Home (iluminação temporizada após desligar o carro), luzes diurnas (DRL) em LED, luz de placa traseira, lanternas traseiras em LED, quadro de instrumentos com tela de 8,8 polegadas em LCD, volante multifuncional, carregamento sem fio para celular e tomada 12V. O sedã também possui bancos com revestimento premium sustentável, bancos traseiros bi-partidos rebatíveis, ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções, sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil, sistema de direção assistida elétrica (C-EPS) e freios ABS. A versão GL também possui controle de tração, sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem, assistência de partida em rampas, função de frenagem confortável, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico, sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares, sensor de estacionamento traseiro com 4 radares, sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), chave presencial, ajuste da coluna de direção manual em 4 direções, seis airbag (dois frontais para motorista e passageiro, laterais dianteiras e cortina lateral (dianteira e traseira). A lista cresce com cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento e limitação de força, aviso sonoro de cinto de segurança do motorista não afivelado, aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado, aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado, desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível, desbloqueio elétrico do porta-malas, limpador de para-brisa intermitente, desembaçador elétrico do vidro traseiro, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores e espelho retrovisor com aquecimento. Por fim, adiciona rebatimento elétrico dos retrovisores, central multimídia com tela flutuante rotativa de 12,8 polegadas com conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android e atualização remota por Over-the-Air (OTA), além de Sistema DiLink com pacote de tráfego de internet 4G, GPS integrado e comandos de voz. Fecha a lista itens como câmera 360 graus, compatibilidade com cartão NFC (que deve ser adquirido à parte diretamente na concessionária), sistema de som com seis alto-falantes, quatro entrada USB do tipo A, ar-condicionado digital de uma zona com saída de ar para o banco traseiro, filtro de ar PM2.5, rodas de liga leve de 17 polegadas e kit reparo dos pneus.



King GS

A versão topo de linha, além de uma mecânica mais potente, adiciona função Vehicle-to-Load (V2L), que permite alimentar com energia objetos externos por meio de um cabo específico, luz central dianteira do tipo contínua, ajuste elétrico do banco do passageiro em quatro direções, iluminação ambiente interna multicolor, sistema de som com oito alto-falantes e ar-condicionado digital Dual Zone. 



Preços

  • BYD King GL 1.5 DM-i Hybrid Plug-in – R$ 175.800
  • BYD King GS 1.5 DM-i Hybrid Plug-in – R$ 187.800




Fotos: BYD / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitsubishi revela teaser da reestilização do Outlander, que estreia neste semestre

Volkswagen registra o batismo Udara, que pode ser usado pela futura picape nacional

Geely e Geometry revelam as primeiras imagens teaser do Xingyuan, novo compacto elétrico

Fiat antecipa Giga Panda (ou Multipla) e a nova geração do Fastback para a Europa, em teaser

Dodge revela teaser da nova geração do Attitude no México, elevado a sedã médio

Nissan revela primeiro teaser da nova geração do Patrol, que estreia no dia 4 de setembro

Cadillac XT5 de segunda geração é antecipado em primeiras imagens de patente na China

Chevrolet lança no Brasil o novo Blazer EV, que volta ao país 100% elétrico e entregando 347cv

Ford revela teaser da Ranger Black no Brasil, que retorna em breve com base na XLS

Mercedes-Benz lança novas versões de EQE, EQE SUV e EQS SUV com preços mais competitivos