Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Baojun apresenta o Yunduo na China, seu compacto elétrico para concorrer com BYD Dolphin, tem motor de 136cv e que possui um jeitão de Honda Fit



A Baojun apresentou o seu novo compacto elétrico na China. Trata-se do Yunduo (nuvem, em mandarim, mas que em alguns mercados será vendido com o nome em inglês, Cloud), um elétrico que estreia com a missão de ficar posicionado como um dos modelos de entrada da marca. No gigante asiático, se fala que o Yunduo vai concorrer diretamente com o BYD Dolphin e ele apareceu com esse jeitão de minivan, onde lembra um Honda Fit ou até mesmo a primeira geração do Mercedes-Benz Classe A.

O design do Yunduo vai ser seguir muito a filosofia do ‘ame ou odeie’, por conta das suas linhas nada tradicionais. Mas não dá pra dizer que estamos diante de um carro que é cópia de outros. É o preço que se paga por ser diferente, claro. Em termos de design, ele possui uma dianteira curta que parece ter dois andares. Ele se destaca por contar com faróis de dois andares, sendo a parte superior com faróis horizontais com luzes diurnas (DRL) em LED e repetidores de setas em duas barras horizontais, com uma barra igualmente em LED que é a responsável por unir os dois faróis superiores.

O para-choque dianteiro conta com o logotipo da marca logo abaixo dessa barra que une os faróis superiores, com uma parte inferior mais proeminente onde ele possui os faróis principais com projetor em LED e uma faixa na parte inferior de luzes auxiliares. Abaixo dos faróis existe um acabamento em branco que não muda de cor em nenhuma das opções de cores e pode esconder sensores e equipamentos de assistência do Yunduo. Os faróis principais e esse acabamento branco estão inseridos dentro de um acabamento em preto brilhante.

O para-choque possui um desenho limpo, com uma câmera que fica mais abaixo do logotipo e um vinco horizontal entre os faróis principais. A parte inferior do para-choque possui uma entrada de ar trapezoidal com uma grelha de barras transversais e com um friso cromado na parte inferior da entrada de ar. Lembra que comentamos pouco acima que o Yunduo parece ter uma dianteira de dois andares? Isso é evidenciado pelo diminuto capô de linhas mais retas sem vincos, mas com um vinco que percorre toda a carroceria e é justamente ele que, na dianteira, é responsável por definir a quebra dos andares.



Depois desse vinco, ele possui um desenho côncavo, justamente onde estão os faróis superiores, enquanto o para-choque possui uma proeminência. De perfil, o Yunduo tem esse perfil de minivan reforçado por conta da coluna A mais inclinada e pela dianteira compacta. Há ainda uma ampla área envidraçada, que acompanha o arco da carroceria na parte superior e as linhas inferiores são ascendentes e retas, se conectando com o vidro traseiro (por meio de um acabamento em preto brilhante) e o outro lado da carroceria.

Os vidros laterais tem janelas vigias na frente da porta dianteira e a janela vigia traseira, garantindo uma ampla área envidraçada. A parte inferior dos vidros conta com um friso cromado. No para-lama dianteiro, o Yunduo possui o bocal de recarga das baterias, enquanto a carroceria não possui muitos vincos. Os mais notáveis são do arco das caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas dianteiros e traseiros e um que fica na parte inferior das portas, muito sutil. Nas saias laterais, ele possui um acabamento em preto brilhante, presente em quase toda a parte inferior da carroceria (cem exceção das caixas de rodas).

Nas saias laterais, ele possui um friso cromado em ‘L’. As portas possuem um desenho limpo, sensação causada principalmente por conta das maçanetas retráteis (pop-up), enquanto os retrovisores tem base nas portas dianteiras, com repetidores de setas. Por fim, todas as versões do ‘hatchvan’ possuem 17 ou 18 polegadas de liga leve ou de alumínio, calçadas com pneus 215/60 R17 ou 215/55 R18. No teto, o Yunduo possui um enorme teto solar panorâmico de 2m². Na traseira, o Yunduo possui um aerofólio com brake-light e bem acima dele existe uma câmera que permite a visão da traseira.

O vidro traseiro é levemente inclinado e possui o friso cromado na parte inferior que vem das laterais. As lanternas têm um desenho verticalmente inclinado e são bem compactas. Assim como os faróis, elas têm uma iluminação em LED e se conectam por meio de uma barra que atravessa o porta-malas com uma faixa em LED na parte inferior das lanternas. As lanternas e essa barra em um friso cromado na parte inferior, enquanto o logotipo da Baojun fica acima da barra. Mais acima, existe um vinco horizontal que também repete o estilo côncavo da dianteira.



Abaixo da barra que une as lanternas existe um vinco horizontal. Já o para-choque traseiro, rente à tampa ao estilo Honda Fit, possui o espaço para a placa e uma área inferior com um acabamento em preto brilhante. Nele, estão os refletores verticalmente inclinados, uma barra cromada e a lanterna de neblina centralizada e na parte bem inferior, que conta com as luzes de ré nos dois lados. Por dentro, o Baojun Yunduo possui um desenho minimalista, sem muitos botões. Começa com o quadro de instrumentos com tela de 8,8 polegadas, personalizável, enquanto o volante tem dois raios, com base inferior achatada e com controles multifuncionais.

O painel ostenta uma tela de 10,1 ou 15,6 polegadas que aglutina uma série de funções do elétrico e possui o sistema Ling OS 2.0 – que ostenta reconhecimento, interação de voz, controle remoto por meio de um aplicativo, controle de cruzeiro adaptativo e um sistema de áudio de 6 alto-falantes. Há ainda atualizações Over-The-Air (OTA), conectividade com internet 4G, acesso a plataformas online de navegação GPS, música e rádio, Bluetooth e USB. Na borda de toda a tela, existem atalhos para algumas funções, como o ar-condicionado que possui funções em toda a parte inferior da tela.

O painel é relativamente baixo, o que deve trazer uma boa sensação para o campo de visão, com porta-copos nas extremidades do capô. O painel conta com diferentes combinações de cores e materiais. A parte de onde fica a central conta com um acabamento diferente que possui uma faixa que imita madeira e que conta com uma faixa de luzes em LED que percorre todo o painel e conta com um total de 256 cores diferentes que podem ser escolhidas. Abaixo dessa faixa em LED ele possui uma outra faixa com as saídas de ar-condicionado que ficam camufladas.

São duas saídas de ar centrais e cada uma das outras duas nas extremidades do painel. O console central tem dois andares, sendo a parte superior com espaço para três porta-copos e espaço para dois smartphones carregarem por indução e a parte inferior do console possui um amplo porta-objetos e com entradas USB e tomada 12V. Os painéis das portas possuem uma faixa que esconde a maçaneta interna da porta, além de uma faixa inferior que destaca os alto-falantes, um em cada lado. Os bancos tem um estilo que lembram sofás italianos clássicos chamados de Bubble, com vários gomos, tanto na dianteira como na traseira.



A segunda fileira de bancos tem encosto que pode ser reclinado em até 135º, enquanto os bancos dianteiros podem ser dobrados, formando duas camas quando se conectam com o banco traseiro – algo que o Renault Twingo de primeira geração fazia. Espaçoso, a marca confirma que existem um total de 18 porta-objetos pelo interior. Os ocupantes da segunda fileira também têm um assoalho plano, saídas de ar-condicionado para os ocupantes e entradas USB, oferecendo espaço para cinco ocupantes.

De acordo com a Baojun, o Yunduo possui uma plataforma modular dedicada para veículos elétricos chamada de GSEV (Global Small Electric Vehicle). Ele possui 4,295 metros de comprimento, 2,700 metros entre os eixos, 1,850 metro de largura e 1,652 metro de altura. O porta-malas tem capacidade de 382 litros, mas pode chegar aos 606 litros de capacidade sem o assoalho do porta-malas. Com os bancos rebatidos, o espaço alcança os ótimos 1.707 litros de capacidade. Já o peso varia de 1.495kg a 1.615kg, dependendo da versão.

Na mecânica, a chinesa equipa o modelo apenas com o motor elétrico síncrono e ímã permanente no eixo dianteiro que desenvolve 136cv e 20,4kgfm. Ele é acoplado a uma bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP), fabricada pela Liuzhou Huating New Energy Technology, de 50,6kWh capaz de oferecer uma autonomia de 460km, no ciclo CLTC. A marca também possui uma bateria mais simples, de 37,9kWh, que mesma química que oferece uma autonomia de 360km. Podendo ser plugado em estações de recarga rápida, ele recupera de 30% a 80% em 30 minutos.



Em termos de desempenho, ele possui velocidade máxima de 150km/h. A bateria pode ser plugada em estações de 220V ou WallBox de corrente alternada (AC) de 3,3kW para a bateria de 37,9kWh. Essa recupera de 20% a 100% em 12 horas, enquanto a bateria de 50,6kWh possui WallBox mais potente, de 6,6kW. Nestas condições ele recupera de 20% a 100% em 8 horas. Em um carregador rápido, a bateria de 37,9kWh recupera de 30% a 80% em 35 minutos com estações de 40kW e a bateria de 50,6kWh faz o mesmo em 30 minutos, quando plugado em uma estação de 52kW.

Outra função da bateria é a função Vehicle-to-Load (V2L) que permite que o fornecimento de energia do carro possa ser usado para carregar ou fornecer energia a um aparelho elétrico. Ele possui uma suspensão dianteira independente McPherson e traseira eixo de torção, com freios sempre a disco no eixo dianteiro e traseiro. A Baojun confirma que ele é vendido com os modos de condução Economy, Economy+, Normal e Sport, que alteram os parâmetros de condução do elétrico.

De série, ele será equipado com sistema eletrônico de estabilização corporal (ESC), ABS com distribuição de força de frenagem, assistente em subidas (HHC), Auto Hold, monitoramento da pressão dos pneus, airbags frontais duplos, laterais dianteiros e de cortina lateral. A lista ainda conta com imagem reversa e câmera panorâmica de 360° ou chassi transparente/imagem panorâmica de 540°, ISOFIX, alerta de pedestres em baixa velocidade, quadro de instrumentos com tela de 8,8 polegadas, central multimídia de 10,1 ou 15,6 polegadas e ar-condicionado automático com filtro de pólen PM2.5.



A lista aumenta com o pacote ADAS chamado de Lingxi 2.0, que adiciona assistência de condução inteligente (condução inteligente na faixa de velocidade total de 0 a 130km/h, mudança de faixa de 30 a 130km/h, partida e parada de acompanhamento automático, retenção de curva acentuada), assistência inteligente ao piloto em alta velocidade (assistente em rampas inteligentes de entrada e saída, regulação inteligente de velocidade, ultrapassagens ativas e mudança de faixa) e assistência de estacionamento inteligente (vertical, diagonal, lateral, vagas de estacionamento e outros).

A lista também traz estacionamento de memória de cena completa (suporta estacionamento de memória de nível cruzado), aviso de colisão frontal, monitoramento de ponto cego, frenagem de emergência ativa (AEB), aviso de saída de faixa e outros. A carroceria contará apenas com as opções de cores, sendo Twilight Purple Cloud, Sea of ​​White Clouds, Blue Mist, White Sky, Golden Clouds, Black Deep Space e Blue Clouds. O interior possui as combinações Emerald, Black Pearl ou Golden Amber.

Na China, ele será vendido com as versões 360 Plus, 360 Pro, 460 Pro e 460 Max, com preços que vão de 95.800 a 123.800 yuans. Ele é produzido na fábrica da SGMW em Liuzhou, Guangxi, na China, e também será feito em Cikarang, West Java, na Indonésia. 







Fotos: Baojun / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander