Wey apresenta oficialmente a minivan Gaoshan na China, com um motor híbrido de até 486cv
Marca da GWM, Wey apresenta sua minivan Gaoshan na China, que estreia com espaço para até sete ocupantes e com motores híbridos plug-in DHT
A Wey, uma das cinco marcas que a Great Wall Motors (GWM)
possui, apresentou a sua primeira minivan. O modelo estreia com a missão de
colocar a Wey em um segmento que ainda tem muita procura na China, o de
minivans de grande porte. A novidade é chamada de Gaoshan na China, mas pode
ser vendida como High Montain em outros mercados, sendo um modelo equipado com
um motor híbrido plug-in (PHEV) chamado de DHT, o mesmo batismo mecânico que o
Haval H6 possui aqui.
Em termos de design, a Gaoshan se destaca por trazer um
design bem diferente, daqueles que a gente considere ‘ame ou odeie’. A Gaoshan
possui uma enorme grade dianteira de barras cromadas e verticais, com o
logotipo da marca ao centro, enquanto os faróis são conectados ao mesmo desenho
da grade. Compactos, os faróis possuem dois projetores em LED, que garante uma
iluminação inteiramente em Full-LED, com luzes diurnas (DRL) na parte superior,
igualmente em LED. As laterais da grade dianteira possuem um acabamento em
preto brilhante.
Abaixo desta grade gigantesca, ela possui uma entrada de ar
retangular com uma barra horizontal, de acabamento em preto brilhante. Neste
mesmo acabamento está o espaço para a placa dianteira. Fora isso, o para-choque
dianteiro possui apenas um friso cromado em ‘U’, que nas extremidades laterais
do para-choque possuem entradas de ar com um acabamento em plástico preto. No
capô, a Gaoshan possui um pequeno prolongamento da grade dianteira com uma régua
cromada na borda que faz contato com a grade dianteira.
O capô possui vincos que nascem a partir das extremidades da grade dianteira e se conectam com a coluna A. De perfil, a Gaoshan se destaca pelo porte de uma minivan de grande porte. Ela possui uma ampla área envidraçada, com uma enorme porta traseira corrediça. Os vidros laterais possuem uma janela vigia na dianteira, que melhora a visibilidade da minivan, enquanto os vidros são extensos, com um acabamento cromado nas bordas dos vidros. Dos faróis dianteiros, nasce um vinco decrescente que termina apenas próximo das lanternas.
Um vinco ascendente nasce a partir dos frisos cromados do para-choque dianteiro e termina ainda no para-lama dianteiro, onde ele se conecta com um acabamento em preto brilhante de contorno cromado, que esconde câmeras e sensores que auxiliam a condução da minivan. A Gaoshan também traz um vinco na parte inferior das portas, enquanto as saias laterais possuem um friso cromado. As portas possuem maçanetas cromadas que se conectam entre si, com a porta dianteira com abertura convencional e as portas traseiras com abertura corrediça.
A mesma possui retrovisores com base nas portas, com repetidores de setas. Nos dois lados da carroceria, a minivan possui bocais de recarga, sendo uma de combustível e outra que abastece com energia a bateria do sistema híbrido. As rodas são de 18 polegadas, com pneus 245/50 R18. No teto, a minivan possui um teto solar panorâmico. Na traseira, a Gaoshan conta com um aerofólio traseiro com brake-light integrado e um vidro traseiro reto. Abaixo do vidro traseiro, ele possui um friso cromado que é continuidade dos vidros laterais.
Nas lanternas, existe uma barra horizontal, que invade a tampa do porta-malas e se conectam entre si por meio de uma iluminação em LED e nas extremidades a minivan possui lanternas verticais com três barras em LED. Assim como os faróis, a Gaoshan possui lanternas inteiras com iluminação em LED. A tampa do porta-malas, como manda toda boa minivan deste porte, é bem ampla. Possui um espaço para a placa, logo abaixo do logotipo da Wey escrito por extenso, e um vinco horizontal abaixo do espaço da placa.
No para-choque traseiro, a Gaoshan se destaca por trazer refletores, lanternas de neblina e luzes de ré posicionadas horizontalmente, dentro de um acabamento em plástico preto e um contorno deste acabamento com detalhes cromados – inclusive com falsas saídas de ar retangulares. Internamente, a Gaoshan possui um quadro de instrumentos com uma tela de 12,5 polegadas, que é personalizável. Ao lado, a central multimídia também possui uma tela de 12,5 polegadas, que parecem ser uma tela só.
O volante possui três raios, com controles multifuncionais. Ele possui um acabamento em couro com detalhes prateados e em preto brilhante. O painel é relativamente simples e sem muitos botões, quase todas as funcionalidades aglutinadas na tela da central multimídia. Há saídas de ar-condicionado horizontais abaixo da tela da central multimídia e outras saídas de ar-condicionado nas extremidades do painel. Em uma faixa prateado no painel, ao centro, ele possui alguns controles por botão – como atalhos a algumas funcionalidades.
O console central possui dois carregadores de celular por indução, além de um porta-copos com capa. Nos painéis das portas, a minivan tem um design que dá continuidade às linhas do painel, com um friso prateado na mesma altura das saídas de ar-condicionado das extremidades do painel. Há alto-falantes e maçanetas prateadas logo abaixo e um acabamento bitom, que na parte superior é em preto e a inferior em bege. Ainda no interior, a Wey confirmou que a Gaoshan possui espaço para sete ocupantes em disposição de bancos 2+3+2 ou 2+2+3.
Ela também possui uma configuração de seis lugares, com disposição 2+2+2. Essa configuração traz uma segunda fileira de bancos com duas poltronas com ajustes elétricos e várias funcionalidades, entre elas, massageador e aquecimento/resfriamento como algumas das mais comuns. Os bancos também possuem massageadores de gravidade zero possuem funções de ventilação e aquecimento, com reclinarem em até 127º. Atrás dos bancos dianteiros, a minivan possui mesa retráteis do tipo mesinha de avião.
Internamente, a Wey ainda preparou uma pequena geladeira de 12,5 litros de capacidade, que permite 6 a 14 garrafas de água mineral (dependendo do tamanho), que podem ser refrigeradas, que pode ser aberta por cima ou puxada por trás da primeira fileira de bancos. A geladeira pode variar das temperaturas de 0º a 50ºC e mantém essa temperatura por 24 horas. Internamente, a Wey ainda confirmou que a minivan possui sistema de som premium da Harman Kardon, com 8, 16 ou 20 alto-falantes espalhados por todo interior com uma capacidade de 1.600W com sistema surround estéreo 3D.
O painel possui um sistema de iluminação ambiente de 64 cores. A marca confirmou que a minivan possui um sistema de ar-condicionado com purificador de ar de plasma reduz rapidamente a poeira e as bactérias, o ar da cabine AQS inteligente é limpo e a circulação interna é comutada automaticamente após o monitoramento de gases nocivos. O sistema de ar-condicionado possui três zonas de temperaturas e há 11 entradas USB tipo-C espalhadas pela carroceria. Os ocupantes do interior ainda possuem guarda-sóis exclusivos para segunda e terceira filas de ocupantes.
Para os ocupantes da minivan, ela possui um estribo elétrico que é retrátil quando a porta é aberta, facilitando o acesso e a descida de ocupantes da minivan. A porta possui uma abertura deslizante de 79,1 centímetros e altura da porta em 1,350 metro de altura. A Wey não confirmou qual a plataforma da minivan possui 5,045 metros de comprimento, 3,085 metros entre os eixos, 1,960 metro de largura e 1,900 metro de altura. Internamente, o porta-malas possui uma capacidade que varia de 233 litros com sete lugares a 1.725 litros de espaço com a segunda e terceira fileira de bancos rebatida.
A minivan possui uma versão mais longa também, chamada de Executive que possui 5,405 metros de comprimento, 3,275 metros entre os eixos, 1,960 metro de largura e 1,890 metro de altura. Mecanicamente, a minivan possui motor híbrido plug-in formado pelo conjunto DHT. No caso dela, o conjunto é formado pelo motor 1.5 Turbo a gasolina de ciclo Miller que desenvolve 156cv e 23,9kgfm de torque. Esse conjunto está ligado a dois motores elétricos síncronos de ímã permanente, um motor elétrico em cada eixo.
No interior, um motor elétrico desenvolve 177cv e 30,6kgfm e o motor elétrico no eixo traseiro entrega 183cv e 23,6kgfm. Juntos, todos esses motores entregam 486cv e 77,7kgfm. A minivan possui uma capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 170km/h e possui uma transmissão híbrida dedicada DHT de duas marchas, sendo uma marcha para velocidades mais baixas e outra marcha para velocidades mais altas. A versão Executive, mais longa, possui um sistema um pouco diferente.
Nesse caso, o motor 1.5 Turbo de ciclo Miller entrega 170cv e 24,9kgfm, junto com um motor elétrico no eixo dianteiro de 109cv e 17,3kgfm e um motor elétrico instalado no eixo traseiro de 183cv e 23,6kgfm. Juntos, os motores desenvolvem 458cv e 65,6kgfm, com a mesma transmissão DHT, essa com máxima de 200km/h. Em ambas as opções, o sistema híbrido possui um acionamento elétrico distribui de forma inteligente a potência para os eixos dianteiro e traseiro com precisão, liberando o torque suavemente na seção dianteira de aceleração e liberando forte potência – além de uma tração integral nas quatro rodas.
Há modos de condução como Eco, Normal, Sport e Snow. Em ambos os casos, o sistema híbrido possui uma bateria ternária de lítio da SVOLT, sendo uma de 37,96kWh com uma autonomia elétrica de 140km, no ciclo WLTP, e a versão estendida tem bateria de 44,28kWh com autonomia de 170km. Essa bateria possui uma capacidade de recarga de 3,3kW em um WallBox que recupera 100% da bateria em 10 horas. Num WallBox de 6,6kW, a autonomia recupera de 0% a 100% em 6 horas com a bateria de 37,96kWh ou 6h50 na bateria de 44,28kWh.
Em uma estação de recarga rápida, a Gaoshan consegue recuperar de 30% a 80% em apenas 26 minutos. A Wey confirmou que a minivan possui uma suspensão dianteira independente McPherson e uma suspensão traseira independente multilink. De série, ela será vendida com itens como freio de estacionamento eletrônico (EPB), Auto Hold, faróis LED Galaxy, lanternas traseiras de LED em pinheiros verdes, porta deslizante elétrica (com antientalamento), teto solar elétrico com guarda-sol manual pode ser aberto na primeira fila e tampa do porta-malas com abertura elétrica.
Há ainda assistente de memória do espelho retrovisor externo, sistema Follow me Home, volante em imitação de couro (volante em couro microfibra) com aquecimento, interior coberto de camurça e bancos em couro Nappa, bancos com ajuste elétrico de 8 posições do banco do motorista principal e apoio lombar do banco do motorista principal ajustável eletricamente em 4 posições. A lista também possui bancos com memória e massagem lombar de até dez posições, ventilação e aquecimento e sistema de ar-condicionado automático com três zonas de temperatura (zonas esquerda e direita na primeira fila e fila traseira independente).
A minivan também possui sistema automático de controle de qualidade do ar (AQS) com purificação de ar por plasma com função de esterilização ultravioleta (UVC), filtro de poeira do elemento filtrante CN95, geladeira de carro extragrande de 12,5 litros, cockpit de luxo tecnológico com tela integrada com quadro de instrumentos e central multimídia dispostas dentro de uma área de 27 polegadas, Head-Up Display (W-HUD), conectividade com internet 4G, atualização Over-The-Air (OTA), reconhecimento de gestos e facial, monitoramento de fadiga ao dirigir e 6 airbags, no mínimo.
A Wey também possui assistência ao arranque em subida (HHC), assistente de descida de colina (HDC), sensor de pressão dos pneus (TPMS), mitigação de colisão secundária (SCM), controle eletrônico de estabilidade (ESP), prevenção de capotamento (RMI), controle cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem de emergência automática (AEB), aviso de colisão frontal (FCW), assistência de manutenção de faixa (LKA), aviso de saída de faixa (LDW), assistente de engarrafamento (TJA), reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), detecção de ponto cego (BSD) e alerta de colisão traseira (RCW).
Por fim, possui manutenção de faixa de emergência (ELK), centralização da pista (LCK), sistema de estacionamento integrado totalmente automático ou com controle remoto, frenagem de emergência em baixa velocidade (MEB) e outros. A minivan será vendida com as versões Noble, Flagship e Executive. Na China, a minivan terá preços entre 335.800 a 405.800 yuans, dependendo da versão.
Fotos: Wey / divulgação
Comentários
Postar um comentário