Nova geração do Opel Corsa já está confirmada e vai chegar em meados de 2027 na Europa

Opel e Vauxhall confirmam o desenvolvimento de uma nova geração do Corsa para a segunda metade desta década, possivelmente chegando em 2027 



Apresentado em 2019 como um dos primeiros compactos da Stellantis a contar com uma opção de motor elétrico, o Opel e Vauxhall Corsa vão ganhar uma nova geração ainda nesta década. A informação foi confirmada durante entrevista e manterá o hatch compacto em linha em um mercado onde rivais compactos são eliminados, como é o caso do Ford Fiesta. No caso do Corsa, as marcas Opel e Vauxhall vão manter o seu em linha até meados de 2035, visto que os ciclos geralmente têm duração de sete anos.

“É escala e compartilhamento inteligente. Temos a sorte de as economias de escala nos permitirem fazer coisas com as quais o cliente não se importa, mas também fazer coisas com as quais ele se importa com a marca.”, disse o Chefe de Design da Opel/Vauxhall, Mark Adams, em entrevista ao Autocar. A nova geração do hatch compacto deve ser criada a partir de uma plataforma modular STLA Small, que deve trazer evoluções importantes em relação à atual plataforma CMP, podendo trazer baterias maiores.

De acordo com Adams, a Stellantis criou com a linha de plataformas STLA “uma caixa de ferramentas e meia, que permite às marcas adicionarem as suas próprias peças”. A nova geração do Corsa deve contar com uma mecânica puramente eletrificada, com uma opção de motor elétrico que vai continuar em oferta. A base STLA deve permitir que os carros possam ter uma modularidade ainda maior que as atuais plataformas e isso será sentido com uma maior eficiência. Atualmente, o hatch compacto conta com opção de motor híbrido-leve de 48V (MHEV) e elétrico (BEV).

Reestilizado ano passado, o Corsa tem motores 1.2 12v PureTech de 75cv e 12,0kgfm, com câmbio manual de 5 marchas, o motor 1.2 PureTech Turbo de 100cv e 20,9kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem de 6 marchas e o 1.2 PureTech Turbo híbrido-leve de 48V (MHEV), de ciclo Miller. Há um pequeno motor elétrico que desenvolve 28cv e 5,6kgfm, integrado com a transmissão automática de dupla embreagem de 6 marchas (chamado de e-DSC6), que envia toda a força do motor para o eixo dianteiro.

Junto com o motor, está associado uma bateria de 48V instalado sob o banco do motorista e com uma capacidade de 898Wh. Juntos, ambos os motores entregam 136cv e 23,4kgfm. O Corsa Electric tem motor elétrico de 136cv e 26,5kgfm, com uma bateria de 50kWh e autonomia de 357km. Outra opção é o motor 156cv e 26,5kgfm e uma bateria de 54kWh, com uma autonomia de 402km.



Fotos: Opel / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citroën deve matar motor 1.6 em favor do 1.0 Turbo 200 para o C3 e ganhar série especial One

Honda explica o motivo do nosso Civic Type-R ser menos potente que o global em até 33cv

Volkswagen lança o Polo Track Rock in Rio, que chega ao país com diferenciais por R$ 92.990

Renault revela teaser do 'Project Aurora', um novo SUV de grande porte para a Coreia do Sul

Toyota Yaris Cross começa a ser produzido em Sorocaba (SP) no último trimestre de 2024

Chevrolet Equinox EV aparece em novo registro de patente no MIIT com as versões 1LT e 3LT

Lexus lança a linha 2025 de NX e ES no Brasil, que ganham mais equipamentos de série

Hyundai lança a nova geração do Santa Fe com design bem diferente do usual na Coreia do Sul

Toyota confirma que desenvolve nova geração do sistema a células de hidrogênio para 2026

Chevrolet confirma início das vendas da nova S10 para produtores rurais e microempresários